Pesquisar
Close this search box.

Blender no Notebook: Superando as Limitações do Teclado Integrado

Saiba como configurar corretamente o Blender no Notebook para contornar a falta do teclado numérico

O Blender no Windows usa tanto o teclado numérico quando o botão do meio do mouse como parte do controle e maximiza o uso de todas as teclas do teclado fazendo com que os números no teclado numérico façam coisas diferentes dos números na parte superior do teclado. Controlar a sua modelagem enquanto manipula objetos no Blender é simples e fácil.

Porém, o Blender no Notebook não tem nenhuma desses duas opções: O teclado numérico com as setas ou o botão do meio do mouse. E agora? Como fica para você usar o Blender (site oficial) sem essas funções?

Existe sim uma solução: A emulação. No próprio Blender, prevendo essas questões, lhe dá opções de emulação de teclas que você não tem no seu notebook.

Mas como ativá-las? Fica aqui comigo que eu vou te explicar direitinho como você vai configurar e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

Ativando a emulação do Blender no Notebook

Uma maneira simples de emular um teclado numérico sem realmente ter um é ativar uma configuração nas preferências do usuário do Blender. As Preferências do Usuário são a última opção disponível quando selecionamos o Menu Editar na parte superior da tela.

Blender no notebook
Acessando as configurações do Blender

Para emular usando um teclado numérico no Blender, vá para Preferências do Usuário. Na guia “Entrada”, marque a primeira caixa chamada “Emular NumPad”. Isso fará com que os números na parte superior do teclado funcionem como aqueles em um teclado numérico.

Blender no notebook
Ativando a emulação

Como Emular Teclado Numérico nas Preferências do Usuário

Aqui vamos habilitar as opções “Emulate Numpad” para que o Blender use a linha de números do seu notebook. E também se você não tiver um mouse, “Emulate 3 Button Mouse”, assim ao pressionar Alt e o botão esquerdo do trackpad no seu notebook o Blender vai reconhecer como se fosse o botão do meio do mouse.

Esta não é uma solução perfeita porque perdemos a funcionalidade original dos números superiores do teclado (embora eles não sejam usados ​​com tanta frequência quanto o teclado numérico).

Para superar isso, mostrarei algumas maneiras adicionais de contornar o uso do Blender sem teclado numérico, apenas alguns parágrafos abaixo neste tutorial.

Teclados e teclados numéricos acessíveis para o Blender

Devo ressaltar que os teclados com teclado numérico são extremamente acessíveis. Se você estiver usando um desktop, um teclado básico da Amazon que resolve o problema. Se você tiver um laptop sem teclado numérico, também poderá comprar um teclado numérico externo USB ou sem fio por um preço bem barato.

Use o menu circular para comandos do teclado numérico

Muitos dos comandos no teclado numérico estão disponíveis usando um menu circular que aparece quando pressionamos a tecla de acento no canto superior esquerdo do teclado.

Menu circular para comandos
Menu circular para comandos

A partir daqui podemos entrar em todas as visualizações normalmente acessadas pressionando números no teclado numérico. Por exemplo, a visualização da câmera normalmente é zero no teclado numérico. Em vez disso, podemos pressionar a tecla de acento e clicar na opção “Visualizar câmera” no menu circular. Isso não nos permite executar comandos complexos que seriam feitos com o teclado numérico, como “Control + Alt + NumPad0” para definir a câmera para a visualização atual.

Mapeie teclas de atalho personalizadas para substituir o NumPad

No Blender, temos controle total sobre nossos atalhos de teclado. Isso significa que podemos mapear comandos do teclado numérico para diferentes botões do teclado. Para alterar os atalhos de teclado no Blender, vá em Editar – Preferências e clique na aba Keymap. Há uma grande lista expansível de atalhos para o Blender. Expanda a guia “Visualização 3D” e depois a guia “Visualização 3D (Global)”.

Blender no notebook
Mapeamento de teclas

Rolando para baixo na lista, você encontrará os comandos atribuídos ao teclado numérico.

Blender no notebook
Teclado numérico

Para alterar um atalho do mapa de teclado atribuído ao teclado numérico, clique no comando de atalho atual exibido e você será solicitado a pressionar uma tecla no teclado para substituí-la.

Blender no notebook
Escolha a tecla que será o novo atalho

Se você deseja que o comando seja uma combinação de teclas como “Alt”, “Ctrl” ou “Shift”, expanda a seta para mais opções.

Blender no notebook
Escolha a tecla de atalho auxiliar

Clique nas opções abaixo do comando (shift, ctrl, alt, etc) para destacá-las. Isso indica que o atalho é uma combinação do toque de tecla designado e do comando destacado. Por exemplo, se você deseja alterar o atalho “Vista frontal” de “NumPad 1” para “Control + 1”, selecione a caixa que diz “NumPad1” e pressione “1” no teclado. Em seguida, clique para destacar “Ctrl” na opção abaixo.

Quero Aprender Mais Sobre Blender

Nós estamos preparando um curso de Blender especialmente para você que quer entrar no mercado de 3D e trabalhar desde jogosanimações, visualização arquitetônica (Arch-Viz) ou até mesmo no cinema cara. Já pensou? Então, é só deixar seu contato aí conosco e vamos tornar isso em realidade. Então já deixa seu nome e e-mail aqui em baixo que temos várias outras dicas sobre o Blender.

FAQ Rápido

Como faço para simular o teclado numérico do meu laptop?

Para usar o teclado numérico em um laptop, habilite a tecla NumLock no teclado. A tecla NumLock é usada para converter parte do teclado principal para funcionar como um teclado numérico em vez de letras. Quando ativado, o NumLock permite usar as teclas 7-8-9, u-i-o, j-k-l e m como teclado numérico.

Como faço para usar as teclas do teclado numérico sem o teclado numérico?

Para ativar o teclado numérico, encontre a tecla de bloqueio numérico (geralmente denominada NumLock, Num Lk ou Num). Após localizá-lo, procure a tecla Fn ou Alt. Se a cor da tecla Fn ou Alt corresponder aos números alternativos, pressione-a em conjunto com a tecla de bloqueio numérico.

Qual é a alternativa ao NumPad no Blender?

Para emular usando um teclado numérico no Blender, vá para Preferências do Usuário. Na guia “Entrada”, marque a primeira caixa chamada “Emular NumPad”. Isso fará com que os números na parte superior do teclado funcionem como aqueles em um teclado numérico.

Por que meu NumPad não está funcionando no Blender?

Verifique se você pressionou Numlock no teclado. Além disso, o Windows pode ser configurado para usar o keypad numérico para simular o movimento do mouse.

Se você quer aprender um pouco mais sobre o Blender, veja também: Alias, se você ainda tem alguma dúvida sobre como configurar o Blender para seu notebook, deixe uma mensagem aqui em baixo nos comentários ou acesse o nosso Discord, lá nos temos uma área dedicada ao Blender. Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre Desenvolvimento De Plugins, no nosso site.

Saiba como acabar de vez com o erro OpenGL no Blender
Sua carreira do sonhos é ganhar muito dinheiro Criando Jogos? Então veja como dar os primeiros passos
Jogo de ação com múltiplas batalhas superpoderosas apresenta narrativa inédita ambientada no mundo dos quadrinhos de Invincible, da Skybound Comics
Desenvolvedores independentes e artistas podem inscrever seus projetos gratuitamente para participar do BIG Festival 2024 e Artists' Alley, na gamescom latam 2024
Conheça Sites para Criar Jogos e crie seus games sem baixar ou instalar nada
Quer saber como Desenvolver Jogos no Celular? Veja esses aplicativos