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Jogos e NFTs: 73% dos gamers acreditam que em algum momento possuirão NFTs

Segundo pesquisa inédita feita pela bayz®, 66% dos gamers brasileiros já conhecem ou pelo menos ouviram falar de tokens não-fungíveis

Os NFTs ou tokens não-fungíveis viraram um fenômeno nos últimos anos, sendo um dos termos mais buscados no Google em 2021. Os ativos criados a partir da tecnologia blockchain ganharam espaço não apenas no interesse dos brasileiros por conhecer um novo universo, como também por fazer parte dele, adquirindo as identidades digitais de um item.

É o que mostra a pesquisa da bayz® – “Jogos em web3: Potencial de Adoção na População Gamer Brasileira” – realizada em parceria com a Offerwise. O estudo aponta que 73% dos gamers que já conhecem ou ouviram falar de NFTs têm convicção ou quase certeza de que, em algum momento, possuirão um ativo digital. O universo contempla 66% dos brasileiros que se consideram gamers e afirmam conhecer, em algum nível, os tokens não-fungíveis.

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As motivações para possuir NFTs variam. Entre os participantes da pesquisa, 41% acreditam na valorização e na possibilidade de possuir um asset que pode valer muito dinheiro; 37% acreditam que os NFTs podem se tornar grandes oportunidades de negócios para eles; 37% também se interessam em possíveis benefícios que os NFTs podem trazer, como acesso a produtos e serviços exclusivos; e 32% trazem a expectativa de ter a possibilidade de interferir sobre as decisões em produtos e serviços, especialmente dentro dos games.

Para o cofundador da bayz®, João Borges, a pesquisa é reveladora sobre o interesse e conhecimento por parte do público gamer em NFTs. Segundo o executivo, quanto mais as pessoas começarem a conhecer sobre esse universo, mais entenderão que os NFTs não trazem apenas benefícios financeiros. “Há muitas possibilidades que as empresas e marcas podem explorar com os NFTs, como oferecer experiências diversificadas e exclusivas, que em muitos casos podem ultrapassar o valor monetário”, destaca.

A pesquisa traz um cenário atualizado sobre o comportamento dos gamers do país quando o assunto são os jogos na web3, também conhecida como a “terceira fase da internet”, uma rede transparente e descentralizada, com base na inteligência artificial e tecnologia blockchain. Considerando os jogos Play & Earn, aqueles que oferecem formas de benefício monetário enquanto o usuário investe tempo em seus jogos, 56% dos entrevistados afirmam ter conhecimento sobre a modalidade e 28% já jogaram alguns desses jogos.

“Tendo em vista que os investimentos das desenvolvedoras e incubadoras de guildas desses jogos ganharam mais força a partir de 2021, ambos níveis de conhecimento e de adoção dessa nova categoria também são bastante altos, resultados que mostram que estamos no caminho de crescimento e que o mercado deverá expandir até sua fase de adoção massiva e consolidação”, afirma o executivo.

A pesquisa traça, ainda, um paralelo entre o comportamento de compra nos games em geral e nos jogos NFT. Foram abordados jogadores multiplataforma, em que o smartphone, o computador e o console de videogame foram os dispositivos com os principais focos. 63% dos jogadores de celular declararam ter comprado ao menos 1 jogo pago nos últimos 12 meses, além dos ativos e itens dentro dos jogos, sendo que 37% destes compraram frequentemente.

Quando perguntados sobre quais tipos de ativos, 23% declaram ter comprado ‘tokens e NFTs’ e quanto aos métodos de pagamento, 9% já usaram cripto nas transações. Quando vamos para computador, a parcela de jogadores que gastou com CD-Roms de jogos, cópias digitais ou mesmo DLCs (conteúdo extra para download, como pacotes de expansão e outros complementos) é de 62% e não muito diferente do comportamento nos jogos de celular. Nessa plataforma, já sobe para 29% a parcela que comprou ‘tokens e NFTs’ e para 13% quem usou criptomoeda para pagar.

Sobre a bayz®

A bayz® constrói e mantém as comunidades de jogos web3 mais engajadas, embarcando jogadores, desenvolvedoras e marcas para participar do futuro dos jogos. Fundada em 2021, a empresa já investiu US$1,5 milhão em diversos títulos de jogos blockchain, entre eles Metasoccer, Axie Infinity, Castle Crush, Monkey League e Thetan Arena. A bayz® também é a representante oficial de um dos maiores metaversos descentralizados do mundo, o The Sandbox.

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