Pesquisar
Close this search box.

Texturização e Iluminação Em Jogos 3D: Princípios Básicos

Entenda os fundamentos básicos da Texturização e Iluminação Em Jogos 3D: Princípios Básicos

Lembra dos primeiros jogos em 3D que começaram a surgir nos consoles e PCs? Os jogos eram meio quadradões demais, poucos polígonos e principalmente, eram lisos. Veja por exemplo, o primeiro jogo do Star Fox.

Compare o Fox McCloud do Super Nintendo com ele nos Super Smash Bros mais modernos e você vai ver que a texturização e iluminação em jogos 3D fazem toda diferença.

O impacto visual da Texturização e Iluminação Em Jogos 3D na criação de jogos em Unity (site oficial) ou Unreal Engine (site oficial) não pode ser desprezado. Elas são o ingrediente silencioso, porém crítico, que dá ao jogo sua autenticidade e apelo visual. Este processo meticuloso aprimora a experiência imersiva do jogador, adicionando detalhes realistas aos personagens e ambientes.

Ter esses pequenos detalhes no cenário, por exemplo, é o que faz o jogador saber qual caminho seguir, onde tem uma beirada que ele pode pular e se agarrar e seguir com a aventura. Você pode pensar que aquelas coisas são apenas detalhes para deixar o cenário mais bonitinho, mas não é!

‍Neste artigo, examinaremos os fundamentos da texturização 3D e discutiremos por que ela é uma parte essencial da arte do jogo. Vamos ver as texturas 3D e exploremos como elas moldam a experiência de jogo do jogador e, se tiver dúvidas, é só deixar aí nos comentários.

Antes da gente continuar, deixa eu te falar uma coisa legal…

Agora é a hora de levar sua paixão por jogos a novas alturas. E como você faz isso? Com a nossa aula online que estamos preparando para você!

Com a nossa Super-Aula ao vivo e exclusiva, no Studio Married Games, você terá acesso a um conhecimento que pode transformar sua visão de desenvolvimento de jogos em uma realidade tangível. 

Desde os conceitos básicos até estratégias avançadas para superar barreiras técnicas e iniciar seus projetos, estamos aqui para guiar você por cada passo dessa jornada empolgante. Se inscreva agora e a gente avisa você quando essa aula vai rolar! Clica aí!

As vagas estão se esgotando rapidamente. Inscreva-se imediatamente para não perder essa oportunidade exclusiva de estar entre os 100 aspirantes a desenvolvedores que darão vida aos seus sonhos. A hora de agir é agora. Dê o primeiro passo para realizar seu sonho.

O Papel das Texturas 3D nos Jogo

As texturas na arte do jogo desempenham um papel fundamental além da mera decoração; eles são fundamentais na criação de um mundo envolvente com o qual os jogadores podem interagir em um nível profundo e intuitivo.

Ao texturizar modelos 3D, os artistas garantem que cada parte do jogo pareça real e se encaixe perfeitamente no estilo e tema geral. A influência de uma textura de modelo 3D bem trabalhada é substancial, transformando vértices e polígonos frios e rígidos em personagens ou ambientes aconchegantes, convidativos e relacionáveis.

Star fox
Uma texturização bem básica

‍Por exemplo, o personagem Fox McCloud, que falamos antes, tem uma forma básica sem texturas nos primeiros jogos. Mas com as texturas certas, o personagem ganha uma personalidade distinta – o pelo parece macio, as roupas parecem mais resistente e o metal reflete a luz, dando a cada componente a sua própria vida. É assim que a texturização nos permite não apenas ver, mas também sentir o mundo do jogo.

Texturização de Personagens Modelos 3D

Para conseguir tais efeitos, os artistas usam dois tipos principais de materiais:

  • Os materiais básicos são mais simples e frequentemente usados para objetos que não precisam interagir dinamicamente com o sistema de iluminação do jogo, fornecendo uma base sólida para a criação de uma estética estilizada ou quando o desempenho é uma prioridade.
  • Os materiais PBR (Physically-Based Rendering), por outro lado, marcam um passo significativo em direção ao realismo, essencial para experiências de jogos modernas. Esses materiais imitam de forma realista como a luz interage com diferentes superfícies, graças a uma mistura de volume, rugosidade e, como falamos aqui, texturas.
  • Esta abordagem garante que cada material, seja metal brilhante ou pedra bruta, interage com a luz de uma forma crível, melhorando significativamente o apelo visual do jogo. A diferença é clara e impressionante quando mudamos de materiais básicos para PBR na texturização de modelos 3D. O PBR nos permite adicionar muito mais detalhes e cores a cada modelo.
Diffuse texture
Isso aí é a Claire de Resident Evil!

Compreender texturas e materiais

A escolha da textura e do material influencia significativamente a narrativa visual e a texturização ambiental de um jogo, moldando a forma como os jogadores percebem e interagem com o mundo do jogo.

  • Diversidade de texturas: a arte de textura 3D não envolve apenas a aplicação de uma camada visual; trata-se de escolher a textura certa para o contexto certo. Por exemplo, a texturização do ambiente de um jogo requer diversas texturas para criar um mundo crível e envolvente. Da rugosidade de uma antiga parede de pedra à elegância de uma interface futurista, cada textura desempenha um papel na definição do cenário.
  • Propriedades dos materiais: As propriedades dos materiais em um jogo estão intimamente ligadas às texturas utilizadas. Por exemplo, uma superfície de metal brilhante precisa de uma textura que reflita a luz de forma realista, enquanto uma rocha coberta de musgo requer uma textura que lhe dê uma sensação úmida e orgânica. A resposta do material à luz e à sombra é amplamente definida pela sua textura. Você pode aprender mais sobre isso em nosso guia “Como desenhar materiais: texturas, reflexos e transparências”.
  • Interação de texturas e materiais: A interação entre diferentes texturas e materiais pode criar um ambiente dinâmico e em camadas. Essa interação é essencial na texturização de ambientes, onde vários elementos formam uma cena coesa. Por exemplo, combinar texturas ásperas e foscas com texturas brilhantes e reflexivas pode adicionar profundidade e contraste a um ambiente, melhorando a imersão do jogador.

Veja esse fanfilm de Megaman, por exemplo. Embora o trabalho dos artistas envolvidos no processo da criação dos robôs seja incrível, podemos ver como a textura escolhida para eles é muito brilhante, dando aquele ar de artificialidade aos robôs. Observe como a textura altera a cor e afeta as propriedades percebidas do material na superfície, como rugosidade e refletividade.

A arte da texturização no desenvolvimento de jogos é um processo complexo e cuidadoso. Envolve compreender as propriedades físicas dos materiais, como eles interagem com a luz e como contribuem para a atmosfera geral do jogo. Essa compreensão é fundamental na criação de ambientes 3D que sejam visualmente atraentes e que ressoem emocionalmente com os jogadores.

Texturização de modelos 3D em 7 etapas

A arte da texturização 3D envolve técnicas meticulosas e uma abordagem criativa para dar vida aos modelos. Neste guia abaixo, exploramos brevemente como criar texturas para modelos 3D e como criar texturas visualmente atraentes para uma experiência de jogo realista em apenas 7 etapas:

1. Selecionando o software certo: A etapa inicial na texturização 3D é escolher o software que se adapta à complexidade e proficiência do seu projeto. Seja Blender, Maya ou 3DS Max, cada ferramenta oferece recursos exclusivos que atendem a diferentes necessidades de texturização.‍

2. Preparação do modelo: Uma etapa crucial antes da texturização é a preparação do modelo. Isso inclui refinar sua geometria e otimizar seu design, o que é fundamental para determinar quanto tempo leva para deixar um modelo 3D pronto para texturização.

3. Mapeamento UV: O processo começa com o mapeamento UV, onde o modelo 3D é apresentado em um plano 2D. Acertar nesta etapa é fundamental para aprender como criar texturas que combinem perfeitamente com os contornos do modelo.‍

4. Pintura de texturas: Nesta fase, ferramentas digitais são usadas para pintar texturas diretamente no mapa UV. Esta parte do processo de texturização de modelos 3D é onde o modelo ganha características únicas, agregando detalhes como variações de cores, cicatrizes e outras características que contribuem para o realismo do modelo.

5. Sombreamento: O sombreamento adiciona profundidade e dimensão às texturas. Envolve a criação de sombras e realces para dar a ilusão de uma superfície tridimensional, que é um aspecto crucial de como tornar as texturas dos modelos 3D mais realistas.

6. Iluminação e renderização: Esta etapa envolve ajustar a interação da textura com a luz. A iluminação adequada destaca os detalhes da textura, enquanto a renderização garante que a textura pareça consistente em diversas condições de iluminação e ângulos de visão.‍

7. Ajuste fino: O estágio final da texturização 3D inclui fazer ajustes e ajustar as texturas para garantir que elas interajam corretamente com a iluminação e as condições ambientais do jogo.

Compreender como criar texturas e modelos 3D de textura de maneira eficaz é crucial para criar ambientes de jogo imersivos e verossímeis. A combinação certa dessas etapas resulta em texturas que melhoram o apelo visual do jogo e contribuem significativamente para a experiência geral do jogo.

Texturizando Passo a Passo

  • Etapa 1 – Preparação do Modelo: Comece criando ou importando um modelo 3D para um software 3D ou mecanismo de jogo. Você deve garantir que a texturização do seu modelo 3D esteja devidamente otimizada com geometria limpa e coordenadas UV atribuídas à sua superfície.
  • Passo 2 – Mapeamento de Textura: Use técnicas de mapeamento UV para desembrulhar a superficie do modelo que criará um modelo 2D. Este mapa UV servirá como guia para aplicar texturas com precisão e consistência em diferentes partes do modelo.
  • Passo 3 – Criação de Textura: Crie ou adquira texturas que combinem com a aparência desejada do modelo. As texturas incluem mapas de cores, mapas especulares, mapas normais e outros tipos que definem propriedades específicas de materiais e detalhes de superfície.
  • Etapa 4 – Aplicação de Textura: Importe as texturas para o seu software 3D ou mecanismo de jogo e atribua-as às partes correspondentes do modelo usando o mapa UV. Em seguida, aplique as texturas com base na cor, refletividade e detalhes da superfície.
  • Etapa 5 – Refinamento de Textura: Ajuste as texturas ajustando parâmetros como intensidade da cor, rugosidade, brilho ou resistência ao impacto. Você pode experimentar diferentes configurações para obter o efeito visual desejado e fazer com que as texturas se misturem perfeitamente com o modelo.
  • Etapa 6 – Iluminação e Renderização: Configure condições de iluminação apropriadas em seu software 3D ou mecanismo de jogo para exibir as texturas com precisão. Certifique-se de que as texturas respondam de forma realista à iluminação, projetem sombras e interajam com o ambiente virtual.
  • Etapa 7 – Teste e Iteração: Teste seu modelo texturizado em diferentes condições de iluminação e visualização. Faça ajustes para melhorar a qualidade visual e garantir que as texturas aumentem o apelo estético visual do modelo 3D e aumentem o realismo.

Melhores ferramentas de software para arte de textura 3D

Quando se trata de aprender como criar texturas para modelos 3D, escolher as ferramentas de software certas é uma grande parte do processo. Cada ferramenta oferece recursos e fluxos de trabalho exclusivos, tornando essencial escolher uma que se alinhe aos requisitos do seu projeto e às suas habilidades em arte de textura 3D. Aqui estão algumas das soluções mais comuns:

  • Blender: Uma ferramenta versátil e gratuita de código aberto, o Blender é amplamente preferido por seu conjunto abrangente de ferramentas de texturização. É ideal para artistas que procuram uma solução econômica sem comprometer a funcionalidade. O Blender suporta todo um pipeline 3D, incluindo modelagem, rigging, animação, simulação, renderização, composição, rastreamento de movimento, edição de vídeo e criação de jogos.
  • Maya: Conhecido por sua robustez e amplamente utilizado na indústria profissional, o Maya é uma escolha poderosa para texturização de alta qualidade e projetos complexos. Oferece recursos avançados para criar texturas realistas e é particularmente eficaz no tratamento de detalhes complexos. Maya é a escolha certa para profissionais que buscam profundidade e precisão em seu trabalho de textura.
  • 3DS Max: Conhecido por sua interface amigável, o 3DS Max é outra escolha popular entre os artistas de jogos. Ele é excelente em modelagem e texturização de polígonos e é particularmente adequado para criar texturas para visualizações arquitetônicas e ambientes de jogos.

Ao escolher a ferramenta certa para texturização, considere a complexidade do seu projeto e sua familiaridade com o software. Os iniciantes preferem o Blender por sua facilidade de acesso e recursos de aprendizagem abrangentes. Por outro lado, Maya e 3DS Max são excelentes opções para projetos mais avançados que exigem trabalhos de texturização complexos. Em última análise, a melhor ferramenta é aquela que complementa seu fluxo de trabalho e aprimora sua capacidade de criar arte de textura 3D impressionante.

Aprender a Modelar, Texturizar e Muito Mais

Na hora de fazer suas texturas 3D, lembre-se de que texturizar modelos 3D é uma mistura de paciência, habilidade e criatividade. Trata-se de escolher as ferramentas e técnicas certas para dar vida ao mundo do jogo.

Seja através das texturas detalhadas de um personagem ou das nuances sutis de um ambiente, cada textura que você cria adiciona profundidade e realismo ao seu jogo.‍ Aprender a criar texturas é uma jornada repleta de oportunidades de inovação e expressão artística. Este processo pode transformar um modelo simples em um elemento de jogo vibrante e envolvente!

Você ama videogames e imagina como seria criar o seu próprio, mas a ideia de aprender programação e mudar de carreira parece um desafio distante? Com o nosso curso, nós trazemos uma proposta diferente: aprender a criar jogos no seu tempo livre, sem a necessidade de se tornar um programador ou deixar seu trabalho atual.

Imagine poder criar pequenos projetos, jogos que contam histórias que você sempre quis contar, ou simplesmente experimentar suas ideias em um ambiente divertido e sem pressões. Nosso curso é desenhado para quem acha que não tem tempo ou paciência para aprender programação do zero. Através de ferramentas intuitivas e lições que cabem na sua rotina, você vai ver que é possível sim, trazer suas ideias para a vida digital.

Não é sobre mudar de carreira; é sobre adicionar mais paixão à sua vida. E quem sabe? Talvez isso se torne mais do que um hobby. Mas se não se tornar, tudo bem também! O importante é a satisfação de criar algo seu, no seu tempo e do seu jeito.

Clique aqui para começar a transformar sua paixão por jogos em criação. Afinal, por que só jogar quando você pode criar?

FAQ Rápido sobre Texturização e Iluminação Em Jogos 3D: Princípios Básicos

Qual é o papel das texturas 3D nos jogos?

As texturas 3D desempenham um papel crucial na criação de ambientes envolventes e realistas, transformando modelos frios em personagens e ambientes convidativos.

Quais os principais tipos de materiais usados na texturização 3D?

Os dois principais tipos são materiais básicos e materiais PBR (Physically-Based Rendering), sendo estes últimos mais realistas e essenciais para jogos modernos.

Quais são as etapas essenciais na texturização de modelos 3D?

As etapas incluem seleção do software, preparação do modelo, mapeamento UV, pintura de texturas, sombreamento, iluminação/renderização e ajustes finos.

Quais são algumas das ferramentas de software comuns para texturização 3D?

Algumas das ferramentas comuns incluem Blender, Maya e 3DS Max, cada uma oferecendo recursos específicos para diferentes necessidades de texturização.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre Prop Artist, no nosso site.

Aprenda como a Publicidade em Jogos Mobile é importante para o seu jogo
Procurando um Curso Unity do Zero ao Profissional? Então veja a melhor opção
Saiba como escolher o melhor Curso de Blender 3D
Veja os principais Cursos de C# para Unity e embarque em uma emocionante carreira de criação de jogos
Veja o que achamos de Horizon Forbidden West no PC
Procurando um Cursos para Jogos 2D? Então veja qual escolher