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Como Fazer Publicidade em Jogos Mobile do Jeito Certo

Aprenda como a Publicidade em Jogos Mobile é importante para o seu jogo

Não faz muito tempo, os desenvolvedores demoravam muito tempo e gastavam muito dinheiro para criar um jogo para celular. Eles tinham que escrever códigos complexos e únicos para vários elementos comuns, como menus e botões, e para os componentes mais complexos, isso demandava praticamente todo o esforço de uma equipe inteira de desenvolvimento.

Tudo mudou com o advento de motores de jogos como Unreal Engine (site oficial) e Unity (site oficial): o tempo necessário para desenvolver um jogo foi reduzido significativamente.

Agora você pode simplesmente construir um jogo em uma estrutura pronta, e é em parte por isso que existem tantos jogos e aplicativos nas lojas agora. Então hoje os desenvolvedores enfrentam um novo desafio: como tornar o jogo perceptível ao público e como monetizá-lo?

Temos, em resumo, duas maneiras de fazer isso: a Certa e a Errada! A Errada é certamente fazer aquelas propagandas chatas que não refletem o seu jogo corretamente que vemos em vários momentos na rede social?

Aquelas onde vemos uma mãe e uma filhinha morrendo de frio e uma mão vem e começa a consertar a casa, mas no fim faz uma coisa claramente muito estúpida e falha e escreve na tela “você faz melhor?” Ou aquela coisa de um cavaleiro e um monte de tesouro e você tem que puxar uma barrinha de ferro para fazer o tesoura cair sobre o cavaleiro, mas a mão erra e cai tudo na lava?

Neste artigo, falaremos sobre o que é marketing de jogos para celular da forma correta e explicar por que ele é importante, além de como comercializar um jogo para celular com sucesso e, se você tiver dúvidas, é só deixar aí nos comentários.

O que é marketing de jogos para celular?

O marketing de jogos para celular refere-se às estratégias e táticas usadas para promover e anunciar jogos para celular para públicos-alvo. O objetivo do marketing de jogos para celular é aumentar o número de downloads, gerar receita e reter jogadores.

Propagandas bizarras de jogos mobile

O marketing de jogos para celular inclui as seguintes técnicas:

  • Otimização da loja de aplicativos (ASO) – otimizando os metadados e a descrição do jogo para melhorar a visibilidade nos resultados de pesquisa da loja de aplicativos.
  • Marketing de influenciadores – parceria com influenciadores de mídia social e criadores de conteúdo para promover o jogo para seus seguidores.
  • Marketing de mídia social – uso de plataformas de mídia social para anunciar o jogo e interagir com os jogadores.
  • Publicidade paga – usando canais pagos, como redes de anúncios móveis, anúncios em jogos e anúncios em mídias sociais para gerar downloads e receitas.
  • Marketing de conteúdo – criação de conteúdo envolvente, como postagens em blogs, vídeos e infográficos, que atrairão e educarão jogadores em potencial sobre o seu jogo.
  • Gestão de comunidade – construir e gerir uma comunidade de jogadores em torno do jogo, incluindo fóruns, grupos de redes sociais e outras plataformas online.

O marketing de jogos para celular é um componente crucial da indústria de jogos para celular. Ajuda desenvolvedores e editores de jogos a atrair e reter jogadores, gerar receita e alcançar sucesso no mercado altamente competitivo de jogos para dispositivos móveis.

Uma das maiores vantagens do marketing de jogos para celular é que você pode atingir o público-alvo a qualquer hora e em qualquer lugar. À medida que o número de jogadores de smartphones continua a crescer, o potencial para os desenvolvedores de jogos usarem o marketing móvel aumenta. É possível dirigir-se aos jogadores independentemente da hora e do local e personalizar a publicidade em conformidade para que possam tomar uma decisão de compra imediata.

Melhores Estratégias para Publicidade em Jogos Mobile

O principal objetivo ao promover um jogo para celular é chegar ao topo das lojas o mais rápido possível. Aloque uma grande parte do seu orçamento para o seu lançamento e maximize os seus downloads no menor tempo possível.

Isso aumentará a visibilidade do aplicativo. Porém, tome cuidado: avalie seus pontos fortes, pois é realmente difícil superar apps e jogos com grande número de downloads.

Ao preparar um novo jogo para lançamento, vale a pena traçar uma estratégia de marketing. Reunimos algumas dicas úteis para ajudá-lo a atingir seu público-alvo.

Pesquisa de mercado

As abordagens à pesquisa de mercado podem variar dependendo se você está criando um jogo do zero ou se vai anunciar um jogo que já existe.

Se este é seu primeiro aplicativo móvel, recomendamos que você dê uma olhada no Google Trends, que ajuda você a conhecer as tendências atuais em todo o mundo. O Google é o mecanismo de busca mais popular do mundo, então não tem erro. Com este serviço, você descobrirá rapidamente se o seu jogo terá mesmo um público-alvo.

Calcule o plano de mídia com antecedência. Antes de começar a promover seu jogo, você precisa calcular seu orçamento publicitário. Para fazer isso, pergunte-se algumas perguntas:

  • quantas instalações você quer conseguir (ou outras ações direcionadas, como compras no aplicativo)?;
  • quais os prazos para cumprimento das metas?;
  • qual é o custo de uma instalação (CPI – custo por instalação) ou ação alvo (CPA – custo por ação)?.

Faça uma lista de KPIs (em inglês Key Performance Indicators. São os Indicadores-Chave de Desempenho observados por um negócio). Ao analisar a eficiência de aplicativos, incluindo jogos, os profissionais de marketing normalmente consideram os seguintes indicadores:

  • CPI (custo por instalação) – custo de instalação;
  • ARPU (Receita Média por Usuário), LTV (Lifetime Value) – lucro que um usuário traz;
  • Taxa de Retenção – taxa de retorno dos usuários no aplicativo;
  • Taxa de Churn – porcentagem de usuários que não renovam ou cancelam suas assinaturas durante um período específico;
  • DAU, WAU, MAU – número médio de usuários ativos únicos que entraram no aplicativo por dia/semana/mês;
  • Taxa de conversão – a porcentagem de usuários que realizaram a ação alvo no aplicativo;
  • Duração da sessão – a quantidade de tempo gasto no aplicativo.

Você não deve gastar todo o seu orçamento de publicidade em uma ferramenta. Experimente diversas opções de publicidade, teste-as e encontre a melhor solução. Também, não tenha pressa e configure análises de alta qualidade. É importante considerar não só a eficiência das campanhas publicitárias, mas também o comportamento dos usuários que elas trouxeram.

Publicidade em jogos mobile
Claro que você deve escolher o isqueiro

Se o jogo já existe, estude os métodos de aquisição de jogadores que seus concorrentes estão utilizando. Baixe e explore jogos semelhantes ao seu e de gênero semelhante. Avalie seu projeto honestamente e pense na aparência do seu jogo em comparação com os concorrentes. Com isso, você aprenderá como melhorá-lo e atrair o público-alvo.

Preste atenção em como você apresenta o título e a descrição ao público-alvo, como são as capturas de tela dos jogos, como o roteiro do vídeo é construído e quais palavras-chave você usa. A preparação e implementação cuidadosas irão ajudá-lo a se destacar da multidão e alcançar o sucesso.

Considere o nicho do seu jogo. Por exemplo, jogos hipercasuais têm sessões de jogo mais curtas, mecânicas mais simples e, portanto, um público de jogo mais amplo do que jogos casuais, intermediários e pesados.

Siga as tendências nas redes sociais: memes, danças e sons virais, notícias de grande repercussão – tente aproveitar todas as oportunidades para tornar o seu projeto popular.

Teste de jogo e lançamento

Quando a versão beta chegar ao ponto de jogabilidade, teste o jogo, mas apenas com a participação de testadores, jornalistas e blogueiros. Considere as sugestões deles ao fazer edições e, no momento em que o jogo chegar ao mercado, você terá boas críticas garantidas. Antes de entrar no mercado, corrija o máximo de bugs possível. Certifique-se de que a qualidade do jogo esteja de acordo com os padrões da indústria.

Na fase de soft launch, mostre o jogo para um mercado menor. Observe seu desempenho, corrija os bugs encontrados e depois amplie e vá para outras regiões ou imediatamente para o mercado internacional. Paralelamente ao jogo em si, corrija a estratégia de marketing e entrega de conteúdos, sem esquecer a localização para novos mercados.

O teste pode ser dividido em duas etapas:

  • Teste alfa: O jogo está em desenvolvimento. Em primeiro lugar, as falhas de software e hardware são corrigidas.
  • Teste beta: O jogo está pronto para ser lançado e não deve apresentar grandes bugs.

Também vale a pena testar a atividade do público, incluindo a disposição para fazer compras no jogo. Se eles perderem em comparação com as médias ou metas do mercado, você deve ajustar o jogo e testá-lo novamente. O ponto chave é não perder o momento em que fica claro que não vale a pena gastar mais tempo e dinheiro em testes.

Os testes devem ser contínuos para que os usuários possam se divertir jogando a cada nova versão lançada. No entanto, o foco deve estar na correção de problemas de design.

Vídeos promocionais

Publicidade no mobile
Spoiler: o jogo real não vai ter nada a ver com isso

Os vídeos permitem que potenciais usuários visualizem a jogabilidade, o que é sempre um prazer de assistir, principalmente se for um gênero casual. Exemplos disso são alguns dos jogos mais populares da App Store e Google Play Store: Roblox, Candy Crush Saga e Clash of Clans.

A publicidade deve evocar emoções nos jogadores em potencial que os levarão a baixar o jogo. É por isso que vídeos em que o jogador comete erros obviamente estúpidos e perde fazem tanto sucesso. Ele incentiva os usuários a baixar o jogo e jogar melhor.

É claro, a primeira regra é: a publicidade do seu jogo deve refletir o seu jogo de verdade! Não adianta fazer uma propaganda super elaborada de um estilo de gameplay ou gráficos que você não tem pois isso só vai levar a rejeição dos seus usuários que vão baixar o jogo, abrir e desinstalar imediatamente!

De acordo com Tapjoy, os usuários de jogos para celular são muito mais propensos a prestar atenção aos anúncios em jogos (41%) do que online (17%), em revistas impressas (15%) ou em outdoors (15%). No contexto dos jogos para celular, três tipos de publicidade visual são considerados os mais eficazes:

  • Anúncios em vídeo – Anúncios estáticos dificultam a transmissão da experiência do usuário. Anúncios em vídeo que mostram a jogabilidade, contam uma história ou uma combinação de ambos promovem melhor os jogos. Um anúncio em vídeo não deve durar mais do que meio minuto e deve incluir algo emocional ou visualmente marcante para atrair a atenção.
  • Anúncios jogáveis – Anúncios jogáveis são um formato de anúncio online mais eficaz que vídeos. Serve como um grande incentivo para instalar. Essa abordagem de teste antes de comprar provavelmente reduzirá as taxas de rejeição porque aqueles que baixarem seu aplicativo terão expectativas muito claras antes de instalá-lo.
  • Anúncios em vídeo premium – Este é um tipo de anúncio gamificado em que os usuários visualizam seu anúncio e recebem recompensas no jogo por seu tempo. Por exemplo, um usuário pode receber moeda do jogo por assistir a um vídeo de 30 segundos. De acordo com o OpenX, 77% dos usuários assistiriam a um anúncio de 30 segundos se recebessem um desconto por isso.

Campanhas publicitárias nas redes sociais

Por que uma promoção nas redes sociais é melhor do que um blog ou site? É simples – as pessoas, incluindo seus usuários, são preguiçosas e não têm tempo para pesquisar seu site ou ler o FAQ em busca de respostas para suas perguntas. Mas, a pergunta mais importante que você deve se fazer é:

A fan page está nas redes sociais onde os usuários passam mais tempo? Além disso, novidades, atualizações e informações sobre descontos aparecem em seu feed. Isso torna o processo de interação mais fácil, rápido, descontraído e, portanto, mais eficiente. Como resultado, o envolvimento com seu produto aumenta.

Anúncios em mídias sociais são uma das formas mais lucrativas de atrair usuários atualmente. Eles permitem segmentar com precisão seu público e avaliar ações pós-download, como compras no aplicativo.

A publicidade nas redes sociais tem muitas vantagens:

  • Isso o ajudará a atingir seu público-alvo mais rapidamente do que o crescimento orgânico.
  • Você pode definir parâmetros, decidir quem deseja atingir e atingir o público certo.
  • Relatórios e análises detalhados de suas contas de anúncios ajudarão você a entender se sua campanha foi bem-sucedida e se você precisa ajustá-la.

Por que existem anúncios falsos?

A publicidade enganosa ocorre principalmente quando as empresas tentam se destacar de seus rivais no mercado de jogos para celular. Parecendo o próximo grande sucesso ou imitando a mais nova moda, as empresas podem atrair os jogadores para seus produtos com muito mais facilidade do que se parecessem outro jogo de combinar três.

Embora os jogos de combinar três já existam há anos e pareçam praticamente iguais, a embalagem brilhante de um novo anúncio muda a aparência e o entusiasmo dele para novos jogadores. Isso os leva a jogos que, de outra forma, não teriam baixado.

Naturalmente, um grande número de jogadores sente decepção ou frustração depois de baixar e jogar um jogo que não esperavam. Então, por que as empresas ainda fazem isso? Mesmo com um grande número de jogadores excluindo esses jogos para celular depois de ficarem desapontados, vários jogadores superarão o erro e manterão o jogo.

Esses são jogadores que muitas vezes não teriam baixado o jogo sem o anúncio emocionante que os atraiu inicialmente. As empresas acabam saindo na frente no longo prazo como resultado da veiculação de tais anúncios equivocados.

FAQ Rápido

O que é marketing de jogos para celular?

O marketing de jogos para celular é a promoção de jogos móveis para alcançar mais downloads, receitas e retenção de jogadores. Envolve estratégias como ASO, marketing de influenciadores e publicidade paga.

Quais são as técnicas incluídas no marketing de jogos para celular?

As técnicas incluem otimização da loja de aplicativos (ASO), marketing de influenciadores, marketing de mídia social, publicidade paga, marketing de conteúdo e gestão de comunidade.

Quais são as melhores estratégias para publicidade de um jogo para celular?

Aloque uma parte significativa do orçamento para o lançamento, pesquise o mercado, defina KPIs, teste várias opções de publicidade e acompanhe os resultados com análises detalhadas.

Por que campanhas publicitárias nas redes sociais são eficazes para jogos móveis?

As campanhas nas redes sociais permitem segmentar o público-alvo com precisão, alcançar resultados mais rápidos do que o crescimento orgânico e fornecer relatórios detalhados para ajustar estratégias conforme necessário.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre Curso de Criação de Jogos, no nosso site.

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