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Saiba Tudo sobre Tecnologias de Captura de Movimento para Jogos

já parou para pensar em Tecnologias de Captura de Movimento para Jogos na hora de desenvolver seus games?

Quando se está desenvolvendo um jogo em 3D (embora jogos 2D clássicos, como Prince of Persia, já trabalhavam com isso), um dos processos mais complexos e caros que podem levar anos para ficar prontos é o processo de captura de movimentos.

Não só pelo custo das tecnologias de captura de movimento para jogos, mas também pela necessidade de um grande espaço, câmeras e props, o motion capture pode ser uma das partes mais complexas de se criar jogos.

Não é a toa que muitos desenvolvedores iniciantes preferem começar com jogos simples em Godot Engine (site oficial) do que se aventurar pelos movimentos fluidos e graciosos que uma engine como a Unity (site oficial) pode oferecer se usado em conjunto com as tecnologias de captura.

O desenvolvimento de jogos evoluiu notavelmente com a integração de tecnologias avançadas, entre elas, a captura de movimento, ou “mocap”, destaca-se por revolucionar a maneira como os personagens e ambientes são animados. Esse processo não só melhora a imersão e a realidade dos jogos mas também redefine a interação dos jogadores com o mundo virtual.

Vamos falar sobre as tecnologias de captura de movimento para jogos, bem como os softwares que podem ser usados e os motivos para usar esses recursos e, se tiver dúvidas, é só deixar um comentário.

Por Que Utilizar Captura de Movimento em Jogos?

A captura de movimento é empregada nos jogos para atingir um nível de realismo e precisão na animação de personagens que seria difícil, se não impossível, de alcançar com métodos tradicionais. Diferentemente das técnicas de animação tradicionais, que dependem da interpretação e criação de artistas, a mocap oferece uma precisão baseada na realidade, capturando não apenas os movimentos gerais, mas também as nuances e a expressividade que caracterizam o comportamento humano e animal.

Neil Newborn, o Astarion de Baldur’s Gate 3 e vencedor do TGA 2023, participou de vários jogos fazendo captura de movimentos, incluindo Final Fantasy, Planeta dos Macacos, Detroit Become Human e Resident Evil

Ao registrar os movimentos reais de humanos ou objetos, ela permite que essas ações sejam replicadas com fidelidade nos personagens do jogo, desde expressões faciais até a dinâmica complexa de movimentos corporais.

Isso não só enriquece a narrativa como também cria uma conexão mais profunda entre o jogador e o personagem, já que os movimentos naturais e fluidos são intuitivamente reconhecidos e valorizados por nossa percepção e resulta em animações que refletem com fidelidade a complexidade e a fluidez dos movimentos reais, proporcionando uma conexão mais natural e emocional com os jogadores.

Tecnologias de Captura de Movimento: Tipos e Métodos

Existem vários métodos de captura de movimento, cada um adequado para diferentes tipos de projetos e objetivos. A captura óptica, por exemplo, utiliza câmeras para rastrear marcadores ou luzes refletivas, enquanto a captura inercial usa sensores montados no corpo para registrar movimentos sem a necessidade de câmeras externas.

Outra abordagem é a captura de movimento baseada em visão computacional, que analisa o vídeo dos atores sem marcadores, usando algoritmos avançados para determinar o movimento.

Integração da Captura de Movimento no Pipeline de Desenvolvimento de Jogos

Integrar a captura de movimento no desenvolvimento de jogos requer um planejamento cuidadoso e uma compreensão clara dos objetivos narrativos e de gameplay. Os dados de mocap devem ser limpos e editados para se adequar ao estilo e às necessidades do jogo, o que pode incluir a adaptação de movimentos para se ajustarem a personagens não humanos ou a mundos com física única. Esse processo envolve uma colaboração estreita entre animadores, desenvolvedores e diretores de jogo para garantir que os movimentos capturados reforcem a história e a jogabilidade.

Compreendendo os Tipos de Movimento no Desenvolvimento de Jogos

Expressões faciais
Capturando expressões faciais (fonte: VFX)

No desenvolvimento de jogos, a mocap pode ser utilizada para capturar uma gama variada de movimentos, incluindo gestos faciais, locomoção e interações físicas entre personagens ou com objetos do ambiente.

Isso vai desde a captura de expressões faciais detalhadas, que exigem equipamentos específicos capazes de registrar até os menores movimentos dos músculos faciais, até a captura de ações corporais completas, como correr, saltar ou realizar movimentos de combate.

Essa versatilidade permite aos desenvolvedores uma rica biblioteca de animações realistas que podem ser aplicadas em diferentes contextos dentro do jogo, desde cenas de diálogo até intensas sequências de ação.

Ao utilizar dados de mocap, os desenvolvedores podem garantir que os movimentos dos personagens se alinhem com as leis físicas reais, proporcionando uma experiência de jogo mais convincente e envolvente.

Impacto da Mocap na Sensação do Jogador e na Fluidez

A captura de movimento tem um impacto significativo na percepção do jogador sobre a fluidez e a naturalidade dos personagens e do mundo do jogo. Animações criadas a partir de mocap oferecem uma transição suave entre movimentos, evitando as desconexões visuais que podem ocorrer com animações programadas manualmente.

Essa fluidez aumenta a imersão, permitindo que os jogadores se envolvam mais profundamente na história e no ambiente do jogo. Além disso, a capacidade de capturar nuances e detalhes finos dos movimentos humanos contribui para a autenticidade dos personagens, reforçando a suspensão da descrença essencial para a experiência de jogo.

Como a Captura de Movimento Melhora a Legibilidade do Personagem no Jogo?

A legibilidade de um personagem em um jogo, ou seja, a capacidade de o jogador compreender rapidamente o estado, as intenções e as emoções do personagem, é crucial para uma jogabilidade eficaz e envolvente.

A mocap desempenha um papel vital nesse aspecto, capturando expressões faciais e linguagem corporal que comunicam de forma clara e instantânea o que o personagem está sentindo ou tentando fazer. Isso não apenas enriquece a narrativa, mas também fornece aos jogadores pistas visuais que podem influenciar decisões de jogabilidade e estratégias em tempo real.

O Que Compõe um Setup Completo de Captura de Movimento para Jogos?

Um setup completo de captura de movimento para jogos envolve uma série de componentes tecnológicos e logísticos. Isso inclui câmeras de alta velocidade ou sensores infravermelhos dispostos ao redor de um espaço de captura, trajes de mocap equipados com marcadores refletivos ou sensores, e softwares especializados para processar os dados capturados.

Atores fazendo a captura de movimentos
Atores fazendo a captura de movimentos. (fonte: VFX)

Adicionalmente, é essencial um espaço suficientemente grande e configurado adequadamente para permitir a livre movimentação dos atores ou objetos durante a captura. Essa configuração permite a captura detalhada dos movimentos em três dimensões, que depois são mapeados nos modelos 3D dos personagens dentro do ambiente do jogo.

Softwares de Captura de Movimento

  1. Autodesk MotionBuilder
    • É uma ferramenta chave para a criação de movimentos de personagens realistas de forma rápida e fácil, muito utilizada em videogames para trazer um realismo profundo aos personagens.
    • Site oficial: Autodesk MotionBuilder​.
  2. Adobe After Effects
    • Conhecido por sua capacidade de criar gráficos em movimento e efeitos visuais. Embora não seja um software de captura de movimento puro, é amplamente usado para compor e ajustar animações criadas a partir de dados de captura de movimento.
    • Site oficial: Adobe After Effects​.
  3. Maya
    • Um software de animação 3D usado por profissionais para desenvolvimento de jogos, animações e efeitos visuais. Suporta uma vasta gama de tarefas de animação, incluindo captura de movimento.
    • Site oficial: Maya​.
  4. Daz Studio
    • Oferece ferramentas para a criação e renderização de cenas animadas, permitindo a personalização de personagens e cenários. É uma opção popular para artistas que buscam criar conteúdo detalhado com facilidade.
    • Site oficial: Daz Studio​.
  5. Adobe Character Animator
    • Permite animar personagens em tempo real utilizando uma webcam para capturar expressões faciais e movimentos, transformando arte em personagens animados interativos.
    • Site oficial: Adobe Character Animator​.

Equipamentos de Captura de Movimento

Além dos softwares, o processo de captura de movimento requer equipamentos específicos, como câmeras e trajes com sensores. Uma configuração típica de captura de movimento para desenvolvimento de jogos geralmente inclui:

  • Câmeras de captura de movimento: Especializadas em rastrear marcadores refletivos ou LEDs.
  • Trajes de captura de movimento: Com marcadores refletivos ou sensores embutidos para capturar movimentos corporais.
  • Luvas de captura de movimento: Para capturar movimentos detalhados das mãos.
  • Software de captura de movimento: Para processar os dados capturados e mapeá-los em modelos 3D animados.
  • Capacetes ou headsets com câmeras: Para captura de movimentos faciais e expressões.
  • Marcadores refletivos ou LEDs: Usados em trajes ou diretamente no corpo do ator.
  • Bastões de captura ou adereços: Para a captura de movimento de objetos.
  • Estações de trabalho e servidores: Para processamento e armazenamento dos dados capturados.
  • Softwares específicos para análise e edição: Como MotionBuilder, Maya e Blender, que integram os dados de movimento aos modelos 3D.
  • Sistemas de captura facial especializados: Incluindo câmeras de alta resolução e softwares para rastrear expressões faciais detalhadas.

Embora os detalhes específicos dos equipamentos possam variar dependendo do projeto, alguns dos fabricantes e tecnologias líderes incluem:

  • Vicon: Oferece sistemas de captura de movimento de alta precisão, utilizados tanto em pesquisas quanto na indústria do entretenimento.
  • OptiTrack: Conhecido por seus sistemas de captura de movimento acessíveis e de alta qualidade, frequentemente usado em jogos e efeitos visuais.
  • Xsens: Proporciona trajes de captura de movimento portáteis que não exigem câmeras externas, permitindo gravações em praticamente qualquer ambiente.

Para uma implementação eficaz da captura de movimento, é fundamental escolher o software e os equipamentos que melhor se ajustam às necessidades do seu projeto. Para improvisar equipamentos de captura de movimento, desenvolvedores iniciantes podem usar:

  1. Webcams e smartphones: Utilize dispositivos que você já possui. Smartphones podem ser fixados em capacetes de bicicleta ou headsets ajustáveis para capturar expressões faciais de ponto de vista estável.
  2. Fitas refletivas: Adquira em lojas de materiais de construção ou online. Coloque-as em um traje escuro para criar pontos de referência visíveis.
  3. OpenPose: Software gratuito de código aberto para captura de movimento a partir de vídeos, útil para análise de pose.
  4. Sensores de movimento de baixo custo: Considere usar controladores de movimento de consoles de videogame, que podem ser encontrados em lojas de eletrônicos ou online.
  5. Arduíno com sensores de movimento: Para desenvolvedores DIY, criar um sistema com Arduíno e sensores de movimento é uma opção acessível.
  6. Blender: Para processamento e animação dos dados capturados, Blender é uma poderosa ferramenta de modelagem 3D gratuita.

Desafios e Considerações na Captura de Movimento

A captura de movimento enfrenta vários desafios técnicos e criativos. A necessidade de espaços de captura especializados e equipamentos caros pode ser uma barreira para estúdios menores. Além disso, capturar a sutileza das emoções humanas, especialmente nas expressões faciais, exige uma atenção meticulosa aos detalhes e pode requerer tecnologias adicionais de captura facial. A mocap também levanta questões sobre a autoria e interpretação, já que os movimentos capturados são performances de atores reais.

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A indústria de jogos oferece uma ampla gama de oportunidades de carreira e é um setor em constante crescimento. Ser um desenvolvedor de jogos requer habilidades e conhecimentos específicos, mas também oferece a oportunidade de trabalhar em projetos criativos e inovadores.

Fazer um curso de fazer jogos 2D pode ser benéfico para quem deseja seguir uma carreira nessa área, fornecendo as habilidades e conhecimentos necessários para se destacar no mercado. É importante se manter atualizado com as últimas tendências e tecnologias da indústria para avançar na carreira de desenvolvimento. Então, não perca mais tempo e comece a estudar conosco!

FAQ Rápido sobre Tecnologias de Captura de Movimento para Jogos

O que é captura de movimento?

A captura de movimento é uma técnica que registra movimentos físicos humanos e os transforma em animações digitais para personagens de jogos, proporcionando a eles movimentos realistas e expressivos.

Quais equipamentos são usados na captura de movimento?

A captura de movimento requer trajes especiais com marcadores, câmeras de captura de movimento de alta precisão, luvas sensoriais para detalhes das mãos e softwares específicos para análise e aplicação dos dados capturados.

Por que usar captura de movimento em jogos?

A técnica enriquece os jogos com animações altamente realistas, melhorando a experiência de imersão dos jogadores. É especialmente valorizada em jogos que buscam uma narrativa envolvente e personagens expressivos.

Captura de movimento é cara?

Embora o custo possa ser elevado devido aos equipamentos e softwares especializados, o investimento é justificado pela significativa melhoria na qualidade das animações e pela experiência aprimorada do usuário.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre Unreal Engine, no nosso site.

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