Pesquisar
Close this search box.

Como Fazer Arte Conceitual de Personagens de Videogame

Entenda mais sobre a arte conceitual de personagens de videogame

Consegue me falar um jogo sem personagens? Talvez alguns games antigos, como o Pong do Atari 2600, possamos dizer que as barras que controlamos não seriam exatamente personagens e, nesse caso, até poderia ser o caso.

Mas, desde o lançamento de um Pac-Man ou aquela seta que representava uma nave em Asteroids, os personagens são uma das principais atrações de um game!

Em um jogo, os personagens desempenham um papel vital de levar a aventura do começo ao fim. Eles ajudam a avançar no enredo do seu jogo, o que eventualmente proporciona uma experiência incrível aos jogadores em cada nível.

Sejam os heróis, os NPC, os vilões ou mesmo aqueles personagens que vão só ficar andando pelo cenário, os personagens carregam o game nas costas.

Portanto, ao criar jogos, seja em jogos 2D ou jogos 3D, a criação do conceito de personagens interessantes é tão importante quando o design dos personagens e aumentarão o envolvimento do usuário e a geração de receita de forma bastante conveniente. Mas, e como eu faço a arte conceitual de personagens de videogame?

Criar a arte conceitual do personagem é começar a tirar ele da sua imaginação e passá-lo para o papel. Desde as primeiras ideias, os primeiros rascunhos, as anotações sobre a personalidade e ideias gerais sobre o que ele fará, como irá se parecer ou agir, antes de começar a programar em uma engine como Unity (site oficial) e Unreal Engine (site oficial).

Não esquecendo que tudo isso é uma ideia inicial e, no final, ele pode ficar tão diferente do conceito que mal seria reconhecido. Neste post, discutiremos os fundamentos da arte conceitual de personagens de videogame com suas diretrizes passo a passo e, mais algumas dicas. Se você ficar com dúvidas, deixe um comentário.

Como Começar sua Carreira de Criador de Jogos?

Você ama videogames e imagina como seria criar o seu próprio, mas a ideia de aprender programação e mudar de carreira parece um desafio distante? Com o nosso curso, nós trazemos uma proposta diferente: aprender a criar jogos no seu tempo livre, sem a necessidade de se tornar um programador ou deixar seu trabalho atual.

Imagine poder criar pequenos projetos, jogos que contam histórias que você sempre quis contar, ou simplesmente experimentar suas ideias em um ambiente divertido e sem pressões. Nosso curso é desenhado para quem acha que não tem tempo ou paciência para aprender programação do zero. Através de ferramentas intuitivas e lições que cabem na sua rotina, você vai ver que é possível sim, trazer suas ideias para a vida digital.

Não é sobre mudar de carreira; é sobre adicionar mais paixão à sua vida. E quem sabe? Talvez isso se torne mais do que um hobby. Mas se não se tornar, tudo bem também! O importante é a satisfação de criar algo seu, no seu tempo e do seu jeito.

Clique aqui para começar a transformar sua paixão por jogos em criação. Afinal, por que só jogar quando você pode criar?

O que é Arte Conceitual de Personagens de Videogame?

Artes conceituais do sonic
Artes conceituais do Sonic

Refere-se à visualização e ao esboço adequados da aparência física, humor e comportamento de cada personagem de videogame na forma de esboços desenhados à mão.

É necessário anos de experiência no setor, pesquisa completa e criatividade excepcional para conceituar a evolução dos personagens de jogos com qualidade e perfeição.

Esses esboços são posteriormente avaliados para garantir que correspondam perfeitamente ao enredo do jogo.

Exceto em casos onde o jogo é mais voltado pro humor ou non-sense, você vai fazer um personagem que combine com o enredo da história. Um game de guerra, em geral, terá soldados. Um game de esportes, terá esportistas.

Atualmente, a conceituação de personagens está emergindo como um dos principais elementos de design de jogos para atrair a atenção e a curiosidade dos usuários finais de maneira magnífica. O artista conceitual tem que colaborar com profissionais como artistas 2D e 3D, escritores de histórias e assim por diante para alcançar os resultados desejados sem problemas.

Estágios da Criação de Arte Conceitual

A arte conceitual dos personagens não é necessária apenas na construção de jogos, mas também é amplamente aplicada em filmes, animações, quadrinhos, etc., para aumentar o envolvimento do usuário com o enredo de forma surpreendente. Mas a arte conceitual do personagem do jogo envolve várias etapas que você precisa conhecer.

1. Referência e Pesquisa

Ao conceituar a aparência e a personalidade de um personagem de videogame, será uma excelente ideia navegar minuciosamente pelos portfólios de outros estúdios de jogos.

Da mesma forma, a leitura de contos de fadas, romances e outras obras literárias também aumentará a sua criatividade e capacidade de inovação. Além disso, você também precisa observar atentamente o ambiente ao seu redor, incluindo natureza, pessoas, lugares, etc.

Todas essas boas práticas oferecerão muita inspiração e ideias únicas ao determinar a aparência de vários personagens em um projeto de desenvolvimento de videogame.

Tartarugas ninja
Primeiros esboços das Tartarugas Ninja

2. Elaboração

Nesta fase, você deve criar um esboço dos personagens do jogo visualizados em posturas, humores e expressões distintas. Isso o ajudará a ter uma ideia adequada sobre como você deve proceder no final ao projetar a aparência de seus personagens de jogo.

Ao criar esses rascunhos, você pode mostrar para os seus colegas, ouvir ideias, mudar os detalhes, pegar as referências de outros jogos, outras mídias. Isso o ajudará a observar certas etapas, como silhueta, equilíbrio da composição de cores e assim por diante, ao retratar a aparência e a personalidade de vários personagens do jogo em um esboço.

3. Projeto

Depois de ter a ideia exata, é hora de executar a tarefa real de representar os personagens do jogo, compreendendo as expressões, posturas, figurinos e outros detalhes ideais ao preparar o esboço final com base no enredo e nos objetivos do jogador.

Em jogos 2D ou 3D, a arte conceitual dos personagens sempre ajuda a dar vida aos personagens desenhados à mão que servirão como os protagonistas, vilões e inimigos do seu jogo. Esse processo ainda não está isento de mudanças.

Mesmo durante a criação do personagem em pixel art ou em modelagem 3D, você pode descobrir que algo que você idealizou não ficará bom na tela como estava no papel e ter que adaptar sua ideia ou, até mesmo, jogar tudo fora e começar do zero.

4. Entrega

Quando você terminar o trabalho de design de conceito de personagem atribuído, é hora de entregá-lo ao próximo grupo de profissionais de arte de jogos 2D e 3D. Eles darão corpo e vida aos seus personagens esboçados por meio de argila, modelagem, renderização, etc., usando ferramentas avançadas de arte e design de jogo.

Dependendo do tamanho da sua equipe, o profissional de criação de arte em pixel ou em 3D é você mesmo, então, com esse material pronto é hora de pôr a mão da massa e dar vida ao seu personagem. A criação da arte conceitual de personagens de videogame é só um pedaço do desenvolvimento de jogos, mas, no final é uma das mais importantes.

Exemplos de Arte Conceitual de Personagens

Seja lidando com projetos de jogos 3D ou 2D, você precisa dedicar tempo suficiente para elevar a qualidade da arte conceitual do personagem. Isso ajudará a vincular seus segmentos de usuários alvo à história do jogo em cada nível. No momento, todo estúdio de jogos trabalha em vários tipos de arte conceitual de personagens:

Arte Conceitual do Personagem Humano

A representação de personagens humanos do jogo geralmente ajuda a criar uma identificação mais imediata com os jogadores. Um guerreiro medieval, uma exploradora de tumbas, um assassino furtivo, ou até mesmo um simples encanador com bigode. Figuras humanas são quase imediatamente relacionais com os jogadores.

Khajit
Não é exatamente um humano, dá pra entender a ideia

Os artistas conceituais geralmente recebem responsabilidades como conceituar e desenvolver esboços desenhados à mão de personagens humanos, bem como suas roupas, equipamentos e armas, conforme o enredo do jogo.

Arte Conceitual de Personagens de Desenho Animado

Você já percebeu quanto tempo e esforço são gastos na criação de personagens de desenhos animados populares como Mickey Mouse, Pato Donald, Pluto e assim por diante? Ao contrário dos personagens humanos, os mascotes precisam atrair a atenção por seu carisma e garantir que alguém se interesse em conhecê-los ou o trabalho estará todo perdido.

O processo geralmente começa com a arte conceitual do personagem para alcançar os melhores resultados com a integração da criatividade e perfeição. Sem isso, os personagens se tornam só uma vaga lembrança em alguma página perdida de uma velha revista de games. Alguém lembra do Awesome Possum?

Arte Conceitual de Personagem de Fantasia

Esta categoria envolve basicamente vampiros, lobisomens, zumbis, demônios, sereias, etc., que são frequentemente mencionados em vários contos populares e lendas. Adicionar esses personagens torna seus jogos altamente emocionantes até o fim.

Dragões de skyrim
Arte conceitual dos dragões de Skyrim

Estes personagens também podem ser usados como protagonistas ou vilões do seu jogo, mas, é quase sempre certo que eles serão os minions ou chefes que o jogador encontrará pelo caminho. Fazer uma boa arte conceitual de um personagem de fantasia é essencial para criar o clima correto do seu jogo.

Pense em um chefe inimigo como um minotauro. Fazer só um humano pelado com cabeça de touro não parece interessante para os jogadores enfrentarem. Mas, adicione uns detalhes como uma armadura, armas grandes e alguns poderes e a coisa muda de figura.

Arte Conceitual de Animais

Como personagens do jogo, os animais também ajudam a cativar a atenção e a emoção dos jogadores no nível final. Você lembra das galinhas de Kokari Village? Elas podem parecer apenas galinhas comuns, mas há um conceito interessantes delas atacarem os jogadores até a morte caso sejam provocadas.

Personagens animais também podem ser marcantes se idealizados corretamente e tiverem suas artes conceituais bem feitas e transportadas para o mundo dos jogos de forma convincente. Quer um exemplo? O cavalo morto-vivo de Skyrim, Shadowmare, é lembrado por todos os jogadores não somente por seu design e arte, mas pela sua aparição no jogo que é muito única.

FAQ Rápido

O que é Arte Conceitual de Personagens de Videogame?

Arte Conceitual de Personagens de Videogame é o processo de visualização e esboço da aparência física, personalidade e comportamento dos personagens de um jogo através de desenhos à mão.

Quais são os estágios da criação de Arte Conceitual de Personagens?

Os estágios incluem pesquisa, elaboração, projeto e entrega. Começa-se com referências e ideias, passa-se para a criação de rascunhos, depois o design final e, por fim, a implementação pelos artistas de jogo.

Qual a importância da Arte Conceitual de Personagens?

Ela é essencial para definir a identidade visual dos personagens, contribuindo para a imersão dos jogadores e a coesão do mundo do jogo com sua história.

Como a Arte Conceitual de Personagens influencia a experiência do jogador?

Ela cria personagens memoráveis e identificáveis, aumentando o envolvimento emocional dos jogadores e incentivando-os a explorar e interagir com o universo do jogo.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, nosso guia para criar jogos, no nosso site.

Durante a conferência TecToy Showcase, transmitida on-line neste sábado (22), fabricante revelou detalhes dos primeiros produtos da Zeenix, sua nova divisão gamer
BioWare abraça suas raízes narrativas em um RPG single player; Assista uma emocionante sequência de gameplay estendida que prepara a história e os desafios
TEAMGROUP na Computex 2024 apresenta novos produtos com o lema: "Elevate Gaming . Empower AI"
Saiba se vale a pena jogar Fabledom
Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!