Pesquisar
Close this search box.

Saiba Quais Ferramentas de Desenvolvimento Jogos 2D Você Deve Usar

Existem diversas Ferramentas de Desenvolvimento Jogos 2D, mas trouxemos para você só as melhores

Se olharmos para o mercado e para os games lançados, dá a impressão de que fazer um jogo 2D é muito mais fácil do que um game 3D, então você que quer trabalhar com desenvolvimento de jogos vai pensar em começar a desenvolver jogos 2D antes de tentar pensar em todo o trabalho de modelagem 3D e a criação de todo um mundo. Mas, mesmo para um jogo 2D, ainda há algumas decisões importantes a se tomar.

Você tem que pensar em como serão as fases e o level design delas, o design dos personagens, músicas e a história do jogo (e temos várias dicas de como fazer tudo isso aqui no site), mas a decisão mais importante é: quais ferramentas de desenvolvimento jogos 2D eu devo usar?

O mercado está cheio delas, com Godot Engine (site oficial), GameMaker Studio (site oficial) e Unity (site oficial) sendo as mais populares e utilizadas entre os desenvolvedores.

Porém, não são as únicas e tem diferentes níveis de dificuldade e variadas curvas de aprendizado para você dominar. Algumas dependem de codificação e outras você vai apenas clicar e arrastar os elementos para a tela.

Então, vamos falar delas aqui para que você possa se decidir pelas ferramentas de desenvolvimento de jogos 2D da sua preferência e, se tiver dúvidas, deixe aí um comentário.

Transforme Ideias em Games!

Está pronto para começar a aprender a fazer jogos 2D? Então, não perde tempo e corre para conhecer um curso que pode transformar você de um entusiasta em um desenvolvedor de jogos profissional! Com ensino avançado das principais engines como a Godot, Unity e Unreal, e estratégias certas, sua visão pode se tornar um jogo que as pessoas ao redor do mundo adorarão jogar.

A indústria dos jogos está em constante expansão, oferecendo uma vasta gama de oportunidades profissionais. Se você busca uma carreira emocionante e criativa, o desenvolvimento de jogos é o caminho certo. Mas como entrar nesse mundo competitivo e dinâmico?

O Curso Game.Dev de Desenvolvimento de Jogos 2D é a resposta. Projetado para equipar você com as habilidades e conhecimentos essenciais, este curso é sua porta de entrada para o mercado de trabalho dos jogos. Desde a criação de sprites até técnicas avançadas de codificação, otimização e muito mais, você aprenderá tudo o que precisa para se destacar. Inscreva-se agora e comece sua jornada para se tornar um desenvolvedor de jogos de sucesso!

Quais as Melhores Ferramentas de Desenvolvimento Jogos 2D?

Com um ecossistema próspero de mecanismos e estruturas de jogos, cada opção tem vantagens e desvantagens. Uma engine multifuncional fornecerá mais recursos, mas não será necessariamente a escolha ideal para gêneros de jogos específicos. Por outro lado, estruturas menores podem ser uma delícia de se trabalhar, oferecendo excelente desempenho e simplicidade ao custo da escalabilidade.

Em suma, não existe uma solução única e avaliar múltiplas opções é crucial. Vamos explorar alguns dos melhores softwares para desenvolvimento de jogos 2D abaixo:

Unity

Unity é atualmente a engine de jogo mais popular para jogos 2D e 3D e geralmente é a escolha preferida da maioria dos desenvolvedores de jogos. Com sua interface amigável, documentação extensa, armazenamento de ativos variado, milhares de recursos criados pela comunidade para ajudar os recém-chegados a se atualizarem e compatibilidade entre plataformas, o Unity tem muito a oferecer para amadores e profissionais de todos os níveis.

Embora a engine possua inúmeros recursos voltados para o desenvolvimento de jogos 3D, o Unity também é uma opção robusta para jogos 2D. Sua arquitetura flexível de componentes, sistema de física eficiente, recursos de renderização otimizados e ferramentas como o editor de mapas de blocos ajudam a agilizar os fluxos de trabalho de desenvolvimento de jogos 2D.

Na verdade, muitos jogos indie 2D populares foram criados com Unity – como Cuphead, um dos títulos de jogos mais amados lançado em 2018, Hollow Knight, que apresenta lindas artes desenhadas à mão em todo o jogo, e Dead Cells, um roguelite metroidvania apresentando mecânica de combate souls-lite, cada um deles recebendo elogios da crítica de jogadores de todo o mundo.

Godot

Godot Engine é um software totalmente gratuito e de código aberto que cresceu em popularidade nos últimos anos, especialmente entre desenvolvedores independentes. Projetado para ser flexível e modular, Godot traz uma arquitetura baseada em nodes e suporta múltiplas linguagens de programação, como C#, C/C++ e GDScript. E, graças aos esforços da comunidade, suporta até outras linguagens populares, como Lua e Python.

Assim como no Unity, é possível criar jogos 2D e 3D com Godot, que possui ferramentas nativas para criação de mapas de blocos e suporte total para colisões 2D, iluminação e muito mais. Ele também exporta jogos para todas as principais plataformas desktop e móveis, sendo assim um mecanismo de jogo versátil e uma escolha sólida para desenvolvedores de todos os níveis de habilidade – o que também é totalmente gratuito!

Jogos 2D notáveis criados com Godot incluem Hyper Light Drifter, Brotato, Wrought Flesh, Lumencraft e Gravity Ace.

GameMaker 2

Com um legado que remonta a 1999, o GameMaker Studio 2 é a mais recente iteração deste icônico mecanismo de jogo projetado especificamente para jogos 2D.

Embora não esteja repleto de recursos como Unity e outros players importantes do setor, o conjunto de ferramentas do GMS2 agiliza a criação e a iteração em jogos 2D: seu fluxo de trabalho de arrastar e soltar (também conhecido como programação visual) o torna acessível para iniciantes e uma ótima opção para aqueles. procurando construir um protótipo rápido de seu jogo. Para quem busca adicionar funcionalidades mais complexas aos seus jogos, o GMS2 possui sua própria linguagem baseada em JavaScript, GameMaker Language (GML).

Esta engine de desenvolvimento de jogos 2D vem com preços acessíveis e permite exportar jogos para uma variedade de plataformas diferentes, como PC, Nintendo Switch, Xbox, PlayStation e até mesmo o repositório de jogos de navegador do Opera GX.

Solar 2D

Anteriormente conhecido como Corona, Solar 2D é uma estrutura totalmente de código aberto projetada especificamente para a construção de jogos e software 2D. Este mecanismo é semelhante ao Godot no sentido de que é totalmente gratuito – não há taxas ou royalties ocultos ao longo do caminho.

Além disso, utiliza a linguagem de script Lua, conhecida por ser muito acessível e fácil de aprender, para lidar com a lógica e o comportamento do jogo, mas também é possível usar linguagens mais populares como C++ e Java.

Outras vantagens incluem um mecanismo de simulação física, adaptado para 2D, uma estrutura de UI integrada, inúmeras APIs para áudio, entradas de toque, gráficos e integração com outras plataformas. A comunidade, embora menor, é muito ativa e prestativa, a documentação é divina e a estrutura em si é simples, mas às vezes pode parecer muito simples.

No entanto, é uma boa escolha para iniciantes e veteranos. Alguns jogos feitos com Solar 2D incluem Supertype, Coromon e uma franquia chamada Tim the Fox.

Stencyl

Desenvolvido com a simplicidade em mente, Stencyl é um software de desenvolvimento de jogos 2D para iniciantes que se inspira enormemente no Scratch do MIT, que também usa codificação visual baseada em blocos de arrastar e soltar em vez da programação tradicional baseada em texto.

Ele também vem com uma série de comportamentos e modelos pré-programados para gêneros de jogos comuns, como plataformas 2D, RPGs e até jogos de aventura simples. No entanto, esta simplicidade deve ser tratada como uma lâmina de dois gumes: comparado com motores mais robustos, como Unity e Godot, Stencyl pode parecer muito restritivo.

Com ele os desenvolvedores modifiquem os modelos pré-construídos em vez de codificar tudo desde o início, economizando muito tempo e permitindo que eles se concentrem em outras áreas do desenvolvimento de jogos, como design, criação de ativos e marketing.

Mas para quem procura facilidade de uso e deseja aprender como implementar a lógica do jogo através de uma interface visual e intuitiva, não há como errar com este motor de jogo. Alguns jogos notáveis feitos com este motor de jogo incluem Mibibli’s Quest e Super Dangerous Dungeons.

Ren’Py

Você já quis criar seu próprio romance visual? Com Ren’py você pode! Este mecanismo de romance visual de código aberto é construído em Python para jogos e é voltado para o desenvolvimento de jogos baseados em texto com narrativas ramificadas e ficção interativa.

Seu foco é tornar mais fácil contar uma história cativante e criar romances visuais dinâmicos com poucas habilidades de programação necessárias.

Além disso, com o Ren’py, os desenvolvedores podem aproveitar as vantagens das bibliotecas e recursos do Python para gerar conteúdo de forma processual. Isso pode aumentar muito a profundidade de um romance visual, adicionando elementos aleatórios à história, o que aumenta sua capacidade de reprodução.

Embora não seja um software de desenvolvimento de jogos versátil como a maioria nesta lista, Ren’py é uma estrutura poderosa adaptada especificamente para romances visuais – e excelente nisso. É a tecnologia por trás de jogos populares como Doki Doki Literature Club, Andromeda Six e Butterfly Soup.

RPG Maker

Lançado pela primeira vez no início dos anos 90, o RPG Maker se estabeleceu desde então como um motor de jogo especializado no desenvolvimento de jogos de RPG. Ele fornece um kit de ferramentas acessível e modelos para mecânicas comuns encontradas nesses títulos, permitindo aos desenvolvedores criar RPGs sem codificação.

A simplicidade serve como uma faca de dois gumes: apesar de não ter flexibilidade para os desenvolvedores que desejam dar vida a ideias mais variadas, o RPG Maker é incrível para agilizar o desenvolvimento de RPGs 2D baseados em turnos. Ele também é usado para testar protótipos e conceitos sem programação intensiva.

Além disso, os desenvolvedores podem modificar praticamente todos os recursos, enredos e regras do jogo por meio do editor intuitivo e das ferramentas visuais do RPG Maker. Títulos notáveis criados com RPG Maker incluem OneShot, Omori, Nepenthe e Grimm’s Hollow.

Outras Engines para Games 2D

Embora mecanismos de jogos completos forneçam as ferramentas mais robustas para o desenvolvimento de jogos 2D, também é possível usar estruturas mais leves para casos de uso específicos! Eles podem atuar como base sobre a qual os jogos são construídos sem a complexidade do seu mecanismo de jogo normal.

Por exemplo, Phaser é uma estrutura HTML5 + JavaScript ou TypeScript de código aberto popular. Ele fornece módulos como um mecanismo de física e um sistema de partículas voltado para projetos baseados na web que exigem velocidade e simplicidade. Ainda assim, é possível criar jogos envolventes e aclamados pela crítica, como Vampire Survivors.

Da mesma forma, Three.js é uma estrutura 3D que pode ser aproveitada para criar jogos 2D de desempenho incrível para navegadores, aproveitando ao mesmo tempo, os recursos 3D como shaders e iluminação avançada. LÖVE é outra estrutura de desenvolvimento de jogos que usa a linguagem Lua flexível e fácil de aprender, oferecendo um poderoso conjunto de ferramentas perfeito para iterações rápidas de conceitos de jogos.

Em suma, embora não seja rico em recursos como os motores de jogos mais populares, optar por uma estrutura de escopo menor é um caminho perfeitamente viável para projetos mais simples com requisitos técnicos claros, como prototipar diferentes jogos 2D o mais rápido possível.

FAQ Rápido

Qual é a melhor ferramenta para desenvolver jogos 2D?

Depende das necessidades do desenvolvedor e do projeto. Algumas opções populares incluem Unity, Godot e GameMaker Studio 2.

Quais as principais ferramentas para jogos 2D?

Algumas das principais opções são Unity, Godot, GameMaker Studio 2, Solar 2D, Stencyl, Ren’Py e RPG Maker.

Como escolher a ferramenta certa para o meu projeto?

Considere fatores como versatilidade, facilidade de uso, desempenho, compatibilidade com plataformas e suporte da comunidade ao fazer sua escolha.

Quais são alguns exemplos de jogos em 2D feitos em Unity?

Cuphead, um dos títulos de jogos mais amados lançado em 2018, Hollow Knight, que apresenta lindas artes desenhadas à mão em todo o jogo.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre Blender, no nosso site.

Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5
Quer saber se vale a pena jogar a última obra de Akira Toryama? Então veja nossa analise de Sand Land
Conheça o robusto HD portátil SSD T-FORCE M200
Aprenda como enviar comandos aos personagens do seu jogo com o Signals no Godot
Saiba mais sobre os processos e mecanismos de Renderização no Blender