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GameMaker vs RPG Maker: Qual Melhor Escolher para o Desenvolver de Jogos de RPG?

Na dúvida de qual engine é melhor para o seu primeiro jogo? GameMaker vs RPG Maker? Saiba as vantagens de cada um

O desenvolvimento de jogos tem evoluído significativamente ao longo dos anos, com inúmeras ferramentas e motores disponíveis para os desenvolvedores.

Entre essas ferramentas, duas das mais populares para criar jogos de RPG são o RPG Maker (site oficial) e o GameMaker (site oficial).

Ambos os motores têm suas próprias características únicas e histórias de desenvolvimento, mas, ao examinar mais de perto, será que o GameMaker supera o RPG Maker na escolha de melhor engine? E em diversos aspectos?

Nesta matéria sobre GameMaker vs RPG Maker, vamos falar sobre qual é a escolha superior para o desenvolvimento de jogos de RPG, considerando suas histórias, pontos fortes e fracos, e finalmente, explicaremos por que uma é melhor do que a outra e, se ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

História dos Makers

Desde o lançamento dos primeiros videogames, os jogadores sonham em fazer seus próprios jogos. Na época do antigo Atari 2600, fazer os jogos era mais simples e a quantidade de desenvolvedoras terceirizadas e a falta de um bloqueio no console levou o mercado a ficar saturado de jogos.

Apenas com o passar dos anos que as empresas de games passaram a regulamentar mais quem poderia ou não criar jogos para seus consoles e distribuí-los de forma controlada e licenciada. Mas, o mesmo não se aplicava aos personal computers, ou PC.

Qualquer um com conhecimento poderia fazer um software ou criar jogos e distribuí-los, vender em lojas ou procurar publishers para lança-los ao público. Os “makers” vieram para facilitar esse processo, com interfaces intuitivas e visuais, que eliminavam a necessidade de aprender a codificar e programar.

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RPG Maker

O RPG Maker (site oficial) é uma ferramenta de desenvolvimento de jogos que remonta ao início dos anos 90. Seu primeiro lançamento foi em 1992 no Japão, e desde então, a série RPG Maker passou por várias iterações e melhorias ao longo dos anos.

O RPG Maker foi projetado para ser acessível a desenvolvedores iniciantes, permitindo que eles criem jogos de RPG 2D sem a necessidade de codificação complexa. Ele ganhou popularidade devido à sua simplicidade e ao fato de que qualquer pessoa pode criar um jogo sem experiência anterior em programação.

Com uma interface intuitiva, o RPG Maker possibilita aos desenvolvedores a criação de mundos complexos, histórias envolventes e personagens memoráveis através de um sistema de eventos e comandos acessível.

A ferramenta inclui um vasto conjunto de gráficos e sons pré-instalados, permitindo que os criadores se concentrem no desenvolvimento do jogo em si, sem se preocuparem tanto com a arte e a música, embora também permita a importação de recursos personalizados. Isso oferece aos desenvolvedores a liberdade de personalizar seus jogos de acordo com sua visão única.

Desde sua primeira versão, o RPG Maker evoluiu significativamente, apresentando melhorias nas interfaces de usuário, capacidades gráficas, sistemas de áudio, e flexibilidade de script. As versões mais recentes, como RPG Maker MV e RPG Maker MZ, introduziram suporte para programação em JavaScript, permitindo aos desenvolvedores uma maior customização e controle sobre os sistemas de jogo, incluindo mecânicas de combate, interface do usuário, processamento de dados, entre outros.

O RPG Maker fornece um editor de mapas baseado em tilesets, facilitando a construção de mundos de jogo. Os usuários podem colocar diferentes tiles para criar terrenos, estruturas, e outros elementos visuais. O sistema de camadas permite a sobreposição de tiles para criar efeitos visuais mais complexos sem a necessidade de tiles adicionais.

Um ponto forte do RPG Maker é sua capacidade de importar recursos personalizados, incluindo gráficos, músicas, efeitos sonoros, e até mesmo scripts. Isso permite que os desenvolvedores transcendam as limitações dos assets padrão incluídos no software, possibilitando a criação de jogos com uma identidade visual e sonora única.

GameMaker

O GameMaker (site oficial), por outro lado, teve origens semelhantes em termos de acessibilidade, mas com uma abordagem diferente. Foi criado por Mark Overmars nos anos 90 e originalmente chamado de Animo. Posteriormente, foi adquirido pela YoYo Games e renomeado como GameMaker.

Desde então, o GameMaker passou por várias atualizações e melhorias significativas, tornando-se uma ferramenta de desenvolvimento versátil para jogos 2D e 3D. Ele é conhecido por oferecer aos desenvolvedores mais controle sobre seus jogos, permitindo-lhes programar em sua própria linguagem chamada GML (GameMaker Language).

GameMaker Studio destaca-se no cenário de desenvolvimento de jogos pela sua linguagem própria, a GameMaker Language (GML), uma linguagem de script que permite um controle preciso sobre a lógica de jogo, com sintaxe similar à da linguagem C.

Isso oferece aos desenvolvedores uma flexibilidade significativa na implementação de funcionalidades complexas, sem a sobrecarga associada a linguagens de programação mais convencionais. Além disso, a integração de um motor de física avançado permite a simulação de elementos físicos realistas, como gravidade e colisões, essenciais para jogos que demandam uma interação dinâmica e autêntica com o mundo do jogo.

A plataforma suporta desenvolvimento multiplataforma, facilitando a exportação de jogos para uma vasta gama de sistemas operacionais e dispositivos, incluindo Windows, macOS, iOS, Android, além de consoles como PlayStation, Xbox, e Nintendo Switch.

Essa capacidade multiplataforma assegura que os desenvolvedores possam alcançar uma audiência ampla sem a necessidade de reescrever ou adaptar seus jogos para cada plataforma específica, otimizando o processo de desenvolvimento e lançamento.

Adicionalmente, o GameMaker Studio é complementado por uma comunidade ativa e um marketplace vibrante, onde recursos, extensões e suporte podem ser compartilhados entre desenvolvedores. Isso não só acelera o processo de desenvolvimento através do acesso a uma vasta biblioteca de assets e funcionalidades pré-prontas, mas também promove uma cultura de colaboração e aprendizado contínuo dentro do ecossistema do GameMaker, enriquecendo ainda mais as possibilidades criativas e técnicas disponíveis para os desenvolvedores de jogos.

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Pontos fortes e fracos dos Makers

Os “makers” de jogos, como RPG Maker, GameMaker Studio, Unity e Unreal Engine, são plataformas de desenvolvimento que democratizaram a criação de jogos eletrônicos, cada uma oferecendo diferentes níveis de complexidade e flexibilidade para atender a uma ampla gama de desenvolvedores, desde entusiastas e iniciantes até profissionais experientes. Essas ferramentas abrangem uma variedade de gêneros e formatos de jogos, permitindo a personalização profunda através de linguagens de script específicas ou interfaces visuais intuitivas.

A existência desses makers tem um impacto significativo no setor, pois reduz a barreira de entrada para a indústria de jogos e estimula a inovação e a criatividade, ao mesmo tempo que fortalece comunidades ativas de desenvolvedores que compartilham recursos, conhecimentos e suporte, contribuindo para a evolução constante do desenvolvimento de jogos.

Pontos fortes do RPG Maker

  1. Acessibilidade: O RPG Maker é conhecido por sua facilidade de uso. Ele fornece uma interface intuitiva que não requer habilidades de programação avançadas, tornando-o acessível a iniciantes e está até disponível para consoles.
  2. Base de Recursos: O RPG Maker vem com uma vasta quantidade de recursos pré-fabricados, incluindo personagens, tilesets e música. Isso economiza tempo para os desenvolvedores, especialmente aqueles sem habilidades de design.
  3. Comunidade Ativa: Existe uma comunidade vibrante de fãs e desenvolvedores que compartilham recursos, tutoriais e suporte online. Isso pode ser uma grande vantagem para quem está começando.

Pontos fracos do RPG Maker

  1. Limitações de Flexibilidade: O RPG Maker pode ser restritivo para desenvolvedores que desejam criar jogos fora do gênero RPG tradicional. Personalizar a mecânica do jogo pode ser desafiador.
  2. Gráficos Genéricos: Devido ao uso comum de recursos pré-fabricados, os jogos criados no RPG Maker podem parecer genéricos e semelhantes entre si, a menos que os desenvolvedores invistam tempo em personalização.
  3. Desempenho Limitado: À medida que os jogos se tornam mais complexos, o RPG Maker pode enfrentar limitações de desempenho, especialmente em jogos com gráficos avançados e mecânicas complexas.

Pontos fortes do GameMaker

  1. Flexibilidade Total: O GameMaker oferece total flexibilidade aos desenvolvedores. Com a linguagem GML, é possível criar praticamente qualquer tipo de jogo, não se limitando ao gênero RPG.
  2. Controle Preciso: Os desenvolvedores têm controle preciso sobre a lógica do jogo, permitindo criar mecânicas complexas e únicas.
  3. Desempenho Avançado: O GameMaker é otimizado para desempenho, permitindo que jogos de alta qualidade sejam criados sem comprometer a velocidade ou a qualidade.

Pontos fracos do GameMaker

  1. Curva de Aprendizado: A curva de aprendizado do GameMaker, especialmente para iniciantes, pode ser íngreme devido à necessidade de aprender a linguagem GML. Isso pode ser intimidante para alguns desenvolvedores.
  2. Recursos Limitados: Em comparação com o RPG Maker, o GameMaker pode exigir mais trabalho na criação de recursos gráficos e sonoros, a menos que você adquira ou crie esses recursos separadamente.

Veredito GameMaker vs RPG Maker

Após considerar as características e as histórias de ambos os motores, fica claro por que o GameMaker é uma escolha superior para o desenvolvimento de jogos de RPG em muitos casos.

  1. Flexibilidade: O GameMaker oferece uma flexibilidade inigualável. Enquanto o RPG Maker é projetado principalmente para jogos de RPG tradicionais, o GameMaker permite que os desenvolvedores criem RPGs, bem como uma ampla variedade de outros gêneros de jogos, incluindo ação, quebra-cabeças e plataformas.
  2. Controle Preciso: O GameMaker oferece aos desenvolvedores um nível de controle mais preciso sobre a lógica do jogo. Isso significa que você pode criar mecânicas de jogo mais complexas e exclusivas, o que é essencial para muitos jogos de RPG modernos.
  3. Desempenho Avançado: Enquanto o RPG Maker pode enfrentar limitações de desempenho à medida que os jogos se tornam mais complexos, o GameMaker é otimizado para desempenho, garantindo que seu jogo funcione suavemente, mesmo com gráficos avançados e jogabilidade complexa.
  4. Acessibilidade Aprimorada: Embora o GameMaker tenha uma curva de aprendizado mais íngreme devido à linguagem GML, ele também oferece uma série de recursos visuais que podem ajudar os desenvolvedores a começar, tornando-o mais acessível do que nunca para iniciantes.
  5. Criatividade Sem Limites: Com o GameMaker, sua criatividade não é limitada pelas restrições do RPG Maker. Você pode criar exatamente o jogo que imagina, sem se preocupar com as limitações de um motor específico.

Enquanto o RPG Maker pode ser uma opção sólida para iniciantes que desejam criar jogos de RPG tradicionais sem a necessidade de programação, o GameMaker oferece uma versatilidade e flexibilidade muito maiores. Veja um comparativo sobre eles:

GameMaker StudioRPG Maker
FocoJogos 2D em geral, com suporte limitado a 3D.Especificamente para a criação de jogos de RPG em 2D.
Linguagem de ProgramaçãoGameMaker Language (GML), uma linguagem própria, similar a C.Usa um sistema baseado em eventos com opções para scripting em Ruby ou JavaScript, dependendo da versão.
Facilidade para IniciantesOferece um sistema de drag-and-drop para desenvolvimento sem código, além de GML para funcionalidades avançadas.Interface intuitiva e sistema de eventos simplificado facilitam para iniciantes, sem necessidade de conhecimento prévio em programação.
Suporte MultiplataformaExtensivo suporte para Windows, macOS, HTML5, Android, iOS, PlayStation, Xbox, e Nintendo Switch.Suporte varia de acordo com a versão, incluindo Windows, macOS, Android, iOS e, em algumas versões, HTML5.
PersonalizaçãoAlta personalização através de GML e importação de assets personalizados.Permite a importação de assets personalizados e customização através de scripts.
Comunidade e RecursosVasta comunidade com acesso a um mercado de assets, scripts e extensões.Comunidade ativa que oferece recursos, tutoriais e suporte.
Motor de FísicaInclui um motor de física integrado para simulações realistas.Geralmente depende de scripts para funcionalidades de física avançadas.
Animações e GráficosSuporta animações complexas e tem capacidades limitadas para jogos em 3D.Focado em gráficos 2D, com suporte a animações baseadas em sprites.
Licença e PreçoOferece diferentes planos de licença, incluindo uma versão gratuita com funcionalidades limitadas.Versões variadas, algumas gratuitas e outras pagas, dependendo da complexidade e recursos oferecidos.

Ele permite que os desenvolvedores de jogos explorem sua criatividade ao máximo, criando jogos de RPG e uma variedade de outros gêneros com controle preciso e desempenho avançado. Portanto, para aqueles que buscam criar jogos de RPG que se destaquem e ofereçam experiências únicas, o GameMaker é a escolha superior.

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Inventar um jogo é um processo técnico, mas também criativo e extremamente gratificante. Com as ferramentas e estratégias certas, sua visão pode se tornar um jogo que as pessoas ao redor do mundo adorarão jogar. Mãos à obra e bom desenvolvimento!

A indústria de jogos oferece uma ampla gama de oportunidades de carreira e é um setor em constante crescimento. Ser um desenvolvedor de jogos requer habilidades e conhecimentos específicos, mas também oferece a oportunidade de trabalhar em projetos criativos e inovadores.

Fazer um curso de desenvolvimento de jogos pode ser benéfico para quem deseja seguir uma carreira nessa área, fornecendo as habilidades e conhecimentos necessários para se destacar no mercado.

É importante se manter atualizado com as últimas tendências e tecnologias da indústria para avançar na carreira de desenvolvimento de jogos. Com o avanço da tecnologia e o aumento do número de jogadores, o futuro da indústria de jogos é promissor e oferece muitas oportunidades de carreira emocionantes.

FAQ Rápido

O GameMaker é gratuito?

O GameMaker oferece uma versão de avaliação gratuita com limitações de recursos. Para acesso completo a todos os recursos e exportação para todas as plataformas, é necessária uma licença paga, que pode variar dependendo das necessidades do desenvolvedor.

O que é o RPG Maker?

O RPG Maker é uma série de motores de desenvolvimento de jogos que permitem aos criadores desenvolver jogos de RPG 2D sem a necessidade de codificação complexa. É conhecido por sua acessibilidade e recursos pré-fabricados.

Quais tipos de jogos podem ser criados com o GameMaker?

O GameMaker é conhecido por sua versatilidade na criação de uma variedade de gêneros de jogos, incluindo plataformas, RPGs, quebra-cabeças, jogos de ação, entre outros. Sua flexibilidade permite a criação de jogos para diversas plataformas.

Qual é a principal diferença entre o RPG Maker e o GameMaker?

A principal diferença é a flexibilidade. O RPG Maker é mais adequado para jogos de RPG tradicionais, enquanto o GameMaker permite a criação de uma ampla variedade de gêneros de jogos, oferecendo controle preciso sobre a lógica do jogo.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre Motivos para usar a Unity, no nosso site.

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