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Dicas e Melhores Práticas de Level Design para Jogos

Saiba mais sobre as Melhores Práticas de Level Design

Já falamos algumas vezes sobre level design, como criar níveis e maneiras de usar o level design, mas hoje vamos nos aprofundar na evolução do Level Design, explorar os estágios da criação de nível de jogo e fornecer dicas valiosas e as melhores práticas de level design para jogos 2D.

O level design é um aspecto crítico do desenvolvimento de jogos que molda a experiência de jogo para os jogadores. Criar níveis de jogo imersivos e envolventes requer combinar criatividade, conhecimento técnico e uma compreensão profunda da psicologia do jogador.

Afinal, não adianta fazer um estágio muito fácil, sem desafio e emoção, mas também não podemos fazer uma fase impossível de passar, que só irá causar frustração.

No desenvolvimento de jogos em engines como GameMaker Studio (site oficial), Unity (site oficial) e Unreal Engine (site oficial), as funções de um designer de níveis e de um designer de jogos podem parecer semelhantes, mas envolvem responsabilidades distintas que contribuem para a experiência geral do jogo.

Um designer de jogos tem uma visão mais ampla de todo o jogo e de sua mecânica. Seu papel envolve conceituar e definir a jogabilidade geral, os sistemas e as regras que regem o jogo. Os designers de jogos atuam como visionários e estrategistas criativos, prevendo como os jogadores interagirão com o jogo.

Balancear o desafio com a diversão é um dos aspectos mais complicados do level design. Então, como fazer isso? Vamos dar essas dicas no texto a seguir e, se você tiver dúvidas, é só deixar aí nos comentários.

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A Evolução do Level Design em Jogo

Level Design refere-se à criação de níveis de jogo, mapas ou ambientes em videogames. Envolve projetar o layout, desafios e interações dentro de um nível específico, com o objetivo final de oferecer aos jogadores uma experiência agradável e significativa. O Level Design eficaz aumenta o envolvimento do jogador, incentiva a exploração e impulsiona a narrativa.

O Level Design de videogame já percorreu um longo caminho desde os primeiros dias dos videogames. No passado, restrições limitadas de tecnologia e hardware influenciaram fortemente o design.

Os jogos costumavam ser lineares e diretos devido a limitações técnicas. No entanto, os designers de níveis ganharam mais liberdade criativa com os avanços tecnológicos e ferramentas de desenvolvimento de jogos.

Level design
Level Design

Durante as décadas de 1980 e 1990, o Level Design se concentrou no refinamento de plataformas 2D e jogos estilo arcade. Os desenvolvedores tiveram que trabalhar com restrições rígidas de memória, levando a níveis compactos e diretos. À medida que a tecnologia avançava, o design em nível 3D tornou-se predominante no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, trazendo mais complexidade e profundidade aos ambientes de jogo.

Os estágios do design de jogos de nível

Projetar níveis de jogo envolventes e bem estruturados requer uma abordagem sistemática e uma combinação de criatividade e conhecimento técnico.

Etapa 1 – Conheça seus Limites: Antes de mergulhar de cabeça no Level Design, é importante conhecer as limitações do mecanismo de jogo, plataforma, memória, capacidades gráficas e recursos. Conhecer essas limitações com antecedência o ajudará a definir metas realistas e a economizar tempo em ideias que podem não ser viáveis. Essas restrições afetam a complexidade do seu Level Design e os recursos que você pode usar. Aceite essas restrições como desafios criativos que aumentarão a singularidade do seu nível.

Etapa 2 – Produzir ideias e criar estrutura: Com uma compreensão clara das restrições, é hora de dar asas à sua criatividade e desenvolver ideias para o Level Design. Esboce conceitos básicos e visualize o layout, os principais pontos de referência e os desafios potenciais. Considere como esses elementos se encaixam no tema geral e na história do jogo.

À medida que você desenvolve ideias, elabore uma estrutura aproximada para o seu nível. Considere o fluxo e o ritmo do jogo. Como os jogadores progredirão no nível? Que desafios ou obstáculos eles encontrarão? Certifique-se de que a estrutura do seu nível seja consistente com a experiência geral de jogo e apoie as emoções e interações pretendidas.

Etapa 3 – Diagramas de Bolhas: Os diagramas de bolhas são uma ferramenta valiosa para visualizar as conexões entre diferentes áreas e elementos do seu nível. Crie bolhas para representar locais ou desafios importantes e use linhas para ilustrar os caminhos dos jogadores.

O diagrama de bolhas irá ajudá-lo a analisar o fluxo do jogo e identificar possíveis gargalos ou becos sem saída. Dessa forma, você pode mapear dinamicamente a estrutura geral do seu nível e garantir uma experiência de jogo suave e envolvente.

Etapa 4 – Mapas aproximados: Depois que a estrutura e as conexões estiverem estabelecidas, é hora de criar mapas de nível aproximado. Esses mapas podem ser esboços simples ou layouts digitais criados com software de Level Design. Nesta fase, concentre-se no panorama geral e enfatize o layout geral, os principais pontos de referência e os principais elementos do jogo.

Etapa 5 – Finalizando o Level Design: Conforme você avança, adicione mais detalhes e aprimore seu Level Design. Ajuste a localização do inimigo, ajuste os elementos ambientais e adicione dicas visuais para guiar os jogadores intuitivamente pelo nível.

Etapa 6 – Considere a perspectiva e a experiência do jogador: Certifique-se de que o nível oferece desafios e oportunidades de sucesso. Teste e melhore seu design e obtenha feedback de outras pessoas para identificar áreas de melhoria. Por fim, lembre-se de otimizar o desempenho do seu nível. Use os recursos de forma eficiente para garantir uma experiência de jogo tranquila e agradável, especialmente em níveis abertos ou complexos.

Melhores Práticas de Level Design Recomendadas no Mundo dos Jogos

Seguir essas dicas e práticas recomendadas pode melhorar as habilidades de design de sua equipe e criar níveis de jogo envolventes e atraentes. Lembre-se de que o Level Design é uma arte que combina criatividade, conhecimento técnico e pensamento centrado no jogador.

1. Crie um documento de design de jogo (GDD): Antes de pensar em como nivelar o design, é essencial ter um roteiro claro. Desenvolva um documento abrangente de design de jogo que descreva a visão geral do jogo, a mecânica do jogo, a história e os personagens. Este documento servirá como referência durante todo o processo de Level Design.

Especifique detalhes sobre os objetivos, tema e emoções pretendidas de cada nível. Defina os desafios que os jogadores enfrentarão e como esses desafios se relacionam com a história do jogo. Um documento de design de jogo bem estruturado ajudará a manter a consistência e garantir que seus níveis contribuam de forma coerente para a experiência do jogo.

Level design
Level Design

2. Projete com um Propósito: Cada elemento do seu nível deve servir a um propósito e contribuir para a experiência do jogo. Evite adicionar elementos apenas por motivos decorativos ou estéticos.

Em vez disso, certifique-se de que cada decisão de design apoie a mecânica do jogo, a história ou a jornada emocional que você deseja que os jogadores sigam.

3. Concentre-se na autenticidade e na imersão: Um Level Design imersivo mergulha os jogadores mais profundamente no mundo do jogo e faz com que eles se sintam parte da narrativa. Preste atenção à narrativa ambiental, onde o próprio design do mundo transmite informações sobre a tradição e a história do jogo.

Incorpore imagens, áudio e atmosfera realistas e consistentes para criar uma experiência autêntica. Dê vida ao mundo do jogo adicionando elementos dinâmicos às suas rotinas, como efeitos climáticos ou personagens não jogáveis. Um ambiente bem projetado e envolvente aumenta a conexão emocional e o prazer do jogador.

4. Equilibre Desafio e Recompensa: Encontrar o equilíbrio certo entre desafio e recompensa é fundamental no Level Design. Os desafios devem ser estimulantes e levar os jogadores a desenvolver estratégias e a melhorar as suas competências. No entanto, evite sobrecarregá-los com dificuldade ou frustração, pois isso pode levar à desistência do jogo.

Coloque estrategicamente recompensas e power-ups em todo o nível para motivar os jogadores a explorar e superar obstáculos. Um equilíbrio entre desafio e recompensa garante que os jogadores tenham uma sensação de realização e progresso, tornando a experiência de jogo gratificante e satisfatória.

5. Teste e iteração: O teste de jogo é uma etapa importante no processo de Level Design. Teste seus níveis com diferentes tipos de jogadores para obter feedback valioso. Observe como eles interagem com o ambiente, seus desafios e se as emoções pretendidas são evocadas. Use esse feedback para revisar seu Level Design e fazer as melhorias e ajustes necessários.

6. Considere o fluxo do jogador: Entenda como os jogadores navegam em seus níveis e garanta um fluxo suave e intuitivo. Evite layouts de níveis confusos ou confusos que podem levar à frustração.

Use dicas visuais, geometria de nível e instruções sutis para guiar os jogadores naturalmente através do nível. Um fluxo de jogo bem projetado incentiva o envolvimento e a imersão dos jogadores, permitindo que eles se concentrem nos desafios e na história do jogo sem distrações.

Ferramentas para criar level design

Muitas ferramentas úteis de desenvolvimento de jogos oferecem interfaces intuitivas, recursos robustos e flexibilidade para diferentes gêneros e plataformas de jogos. Aqui estão algumas ferramentas importantes que os designers de níveis usam para o desenvolvimento de jogos. A escolha das ferramentas depende dos requisitos específicos do projeto do jogo e das preferências do designer.

1. Unreal: Unreal Engine é um motor de jogo líder desenvolvido pela Epic Games. É amplamente utilizado para Level Design em vários gêneros, incluindo jogos de tiro em primeira pessoa, jogos de RPG e aventuras em mundo aberto.

Oferece um editor fácil de usar com diversas ferramentas para criar ambientes detalhados e interativos.

O sistema Blueprint permite que os designers criem mecânicas de jogo sem amplo conhecimento de programação.

Os recursos de renderização em tempo real do Unreal Engine também permitem a visualização rápida de designs de níveis.

2. Unity: Unity é outro mecanismo de jogo popular, conhecido por sua versatilidade e facilidade de uso. É adequado para Level Design 2D e 3D, tornando-o adequado para uma ampla variedade de jogos.

Unity oferece um editor visual, ferramentas de gerenciamento de ativos e uma extensa biblioteca de plug-ins que ampliam as possibilidades de Level Design. Seu sistema baseado em componentes permite que os designers montem elementos de jogo e tornem os níveis mais flexíveis.

Unreal engine
Unreal Engine

3. Houdini: Houdini, desenvolvido pela SideFX, é uma poderosa ferramenta de criação de conteúdo processual amplamente utilizada na indústria de jogos. Destaca-se pelo seu fluxo de trabalho baseado em nós na criação de ambientes complexos e dinâmicos. Houdini é especialmente útil para criar grandes mundos abertos, terrenos e ativos processuais. Ele permite que os designers de níveis criem paisagens únicas e realistas com eficiência.

4. World Machine: World Machine é um software especializado em geração de terrenos que pode ser usado para criar paisagens e terrenos realistas para níveis de jogo. Fornece um conjunto de ferramentas para modelagem, texturização e geração de mapas de altura, tornando-se uma ferramenta indispensável para projetar ambientes naturais em jogos.

5. Substance Designer e Substance Painter: Substance Designer e Substance Painter, desenvolvidos pela Allegorithmic (que agora pertence a Adobe), são ferramentas robustas de criação de texturas e materiais. Eles permitem que os designers de níveis criem texturas altamente detalhadas e realistas e as integrem perfeitamente em seus designs de níveis. O Substance Painter é útil para criar mapas de textura de alta qualidade para modelos 3D.

6. Maya e 3ds Max: O Maya e o 3ds Max da Autodesk são softwares de modelagem e animação 3D padrão do setor. Eles são inestimáveis para a criação de recursos 3D, modelos de personagens e acessórios de nível.

7. Tiled: Tiled é um editor de níveis 2D fácil de usar e de código aberto, usado principalmente para projetar níveis em jogos 2D. Ele oferece edição baseada em blocos e suporta vários conjuntos de blocos, tornando-o adequado para jogos de plataforma, jogos de cima para baixo e outros gêneros 2D.

8. Photoshop e GIMP: Adobe Photoshop, GIMP e outros editores de imagem são indispensáveis para criar e editar texturas 2D, elementos de UI e arte conceitual para níveis de jogo.

9. Zbrush: ZBrush é um software de escultura poderoso que permite aos designers de níveis criar modelos e esculturas 3D detalhados para jogos.

FAQ Rápido

Qual é a definição de Level Design?

Level Design refere-se à criação de níveis de jogo, mapas ou ambientes em videogames. Envolve projetar o layout, desafios e interações dentro de um nível específico, com o objetivo final de oferecer aos jogadores uma experiência agradável e significativa.

Como o Level Design contribui para a experiência do jogador?

O Level Design eficaz aumenta o envolvimento do jogador, incentiva a exploração e impulsiona a narrativa, moldando a experiência de jogo para os jogadores.

Quais são os estágios do design de jogos de nível?

Os estágios incluem: Conheça seus Limites, Produzir ideias e criar estrutura, Diagramas de Bolhas, Mapas aproximados, Finalizando o Level Design, Considerar a perspectiva e a experiência do jogador.

Qual é a importância de um documento de design de jogo?

Um documento de design de jogo ajuda a manter a consistência, descreve a visão geral do jogo, a mecânica, a história e os personagens, contribuindo para a experiência do jogo.

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