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Como Criar Níveis Envolventes em Jogos: Indo Além do Level Design

Aprenda como criar níveis envolventes em jogos

Já falamos aqui no Blog da Married Games sobre Level Design e como você deve fazê-lo durante a criação do seu jogo, seja ele em Godot Engine (site oficial), Unity (site oficial), GameMaker Studio (site oficial) ou Unreal Engine (site oficial), mas e quanto a concepção desses níveis? Como criar níveis envolventes em jogos e não apenas um cenário cheio de armadilhas, pontas e fossos da morte?

(Não que um nível assim não possa ser envolvente, Super Meat Boy está aí para provar!)

Criar níveis envolventes em jogos é uma arte que demanda um equilíbrio entre desafio, inovação e diversão. A elaboração de cenários que capturam a atenção dos jogadores e os mantêm engajados do começo ao fim exige uma compreensão profunda tanto da narrativa quanto da mecânica do jogo.

Ao definir uma visão clara, considerar as ações do jogador, utilizar contraste e variedade, e estabelecer regras consistentes para o mundo do jogo, desenvolvedores podem projetar cenários que não apenas desafiam os jogadores, mas também os mergulham em experiências memoráveis e imersivas.

Vamos falar as principais estratégias cruciais para o desenvolvimento de níveis memoráveis, focando na definição da visão, nas possibilidades de ação do jogador, no uso de contraste e variedade, e nas regras do mundo do jogo.

Defina sua Visão

A visão do nível é o alicerce sobre o qual toda a estrutura será construída. Antes de iniciar o desenho ou a programação, é fundamental ter uma compreensão clara do que se deseja alcançar. Isso inclui o tema central do nível, os objetivos do jogador, a atmosfera desejada e como isso se encaixa na narrativa geral do jogo.

A visão serve como um guia, garantindo que todos os elementos do nível – desde a paleta de cores até a trilha sonora e os desafios apresentados – trabalhem em conjunto para criar uma experiência coesa e imersiva.

A definição da visão também envolve entender o público-alvo do jogo. Considerações sobre a faixa etária, experiência com jogos similares e preferências de gameplay ajudam a moldar níveis que não apenas desafiam, mas também encantam os jogadores.

A visão deve ser clara o suficiente para servir de referência durante todo o processo de desenvolvimento, mas também flexível para permitir ajustes com base em feedbacks e testes de jogabilidade.

Pense nas Ações que o Jogador Pode Fazer

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O personagem escala paredes? Aproveite isso e use para criar desafios

O design de níveis se beneficia enormemente de uma compreensão detalhada das ações disponíveis para os jogadores. Cada mecânica de jogo – seja pulo, corrida, escalada ou solução de puzzles – oferece oportunidades únicas para desafios e exploração.

Ao projetar um nível, é crucial pensar em como essas ações podem ser utilizadas para avançar na narrativa, superar obstáculos e descobrir segredos. A variedade nas ações disponíveis contribui para uma experiência de jogo dinâmica e evita que os níveis se tornem monótonos ou previsíveis.

A integração das mecânicas de jogo com o design do nível estimula a criatividade dos jogadores. Oferecer múltiplas maneiras de superar um desafio ou alcançar um objetivo não apenas aumenta a recompensa pelo sucesso, como também encoraja a exploração e a experimentação.

Ações que interagem com o ambiente de maneiras inovadoras podem transformar um simples cenário em um playground interativo, onde cada canto esconde uma nova possibilidade.

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Use Contraste e Variedade

O contraste e a variedade são elementos-chave para manter os jogadores engajados. A alternância entre áreas densamente povoadas e espaços abertos, desafios intensos e momentos de calmaria, ambientes claros e sombrios, contribui para uma experiência de jogo rica e variada. Essa dinâmica não apenas previne a monotonia, mas também amplia o impacto emocional do jogo, criando momentos de tensão e alívio que se destacam na memória do jogador.

A variação dos desafios apresentados ao longo do nível é igualmente importante. Misturar quebra-cabeças, combates, plataformas e exploração oferece ao jogador uma experiência mais completa e impede que o jogo se torne repetitivo. Cada tipo de desafio deve ser cuidadosamente equilibrado para adequar-se à curva de aprendizado do jogador, garantindo que cada nova tarefa seja desafiadora, mas alcançável.

Defina as Regras do Mundo

As regras do mundo do jogo são fundamentais para a criação de níveis envolventes. Ele funciona como o nosso mundo? Tem regras diferentes? Temos uma matéria sobre como criar mundos que vale a pena ser vista se você está pensando nisso!

Essas regras definem o que é possível dentro do universo do jogo, incluindo a gravidade, o clima, o comportamento dos objetos e personagens não jogáveis, e muito mais.

A consistência dessas regras é vital para a imersão do jogador; uma vez estabelecidas, devem ser mantidas ao longo de todo o jogo para evitar confusão ou frustração.

Por outro lado, a manipulação dessas regras pode servir como uma poderosa ferramenta de design e dar mais variedade e novos desafios aos players.

Alterações na gravidade, por exemplo, podem transformar completamente a maneira como o jogador interage com o ambiente, oferecendo novos desafios e perspectivas.

No entanto, tais variações devem ser introduzidas de maneira lógica e integradas à narrativa do jogo, para que sejam percebidas como uma expansão das possibilidades do mundo, em vez de contradições.

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Voltar no tempo é uma das regras que podem ser usadas na hora de criar desafios

Pense nas Habilidades do Personagem e Como Elas Interagem com o Level

O design de níveis deve sempre levar em consideração as habilidades disponíveis para o personagem do jogador, criando cenários que não apenas testem essas habilidades mas também incentivem o jogador a explorá-las em sua totalidade.

A interação entre o personagem e o ambiente deve ser intuitiva e recompensadora, com cada habilidade oferecendo múltiplas aplicações práticas que podem ser descobertas e aperfeiçoadas ao longo do jogo. Esta abordagem não apenas aumenta a profundidade do gameplay como também permite aos jogadores um senso de maestria e progressão.

A descoberta de novas formas de utilizar uma habilidade em diferentes contextos pode transformar completamente a experiência de jogo, proporcionando momentos de revelação e satisfação que são essenciais para a construção de níveis envolventes.

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Testar e Aprimorar

A fase de teste é crítica no desenvolvimento de qualquer jogo. Testar um nível extensivamente, com jogadores de diferentes perfis, é fundamental para identificar problemas de design, dificuldades desbalanceadas e oportunidades de aprimoramento. Feedbacks diretos dos testadores oferecem insights valiosos sobre como o nível é percebido e experienciado, permitindo ajustes finos que podem significativamente elevar a qualidade do jogo.

Além dos testes com usuários, a análise de dados de gameplay também pode revelar padrões e tendências importantes, ajudando a refinar ainda mais o balanceamento de desafios e recompensas, bem como a adequação das habilidades do personagem aos desafios propostos.

Equilibre Desafio e Recompensa

A dinâmica entre desafio e recompensa é fundamental para manter os jogadores engajados e motivados. Um nível bem projetado deve propor desafios que estejam alinhados com a progressão de habilidades do jogador, aumentando gradualmente em dificuldade para evitar frustrações ou monotonia.

Celestia
Seja desafiador e não frustrante

Por outro lado, as recompensas por superar esses desafios precisam ser significativas e percebidas como valiosas pelo jogador, seja na forma de itens, pontos, habilidades, ou mesmo desbloqueio de novas áreas e segredos.

A recompensa ideal varia conforme o tipo de jogo e o perfil do jogador, exigindo uma compreensão clara do público-alvo. Em jogos de aventura ou RPG, por exemplo, itens raros ou poderes únicos podem ser extremamente satisfatórios.

Em contrapartida, em jogos de puzzle ou estratégia, a solução de desafios particularmente complexos pode ser recompensada com o desbloqueio de conteúdo narrativo exclusivo, aumentando a imersão e o investimento emocional no jogo.

Aprenda com os Outros

Observar e aprender com jogos bem-sucedidos é uma maneira eficaz de ganhar perspectiva sobre o que funciona (ou não) em termos de design de níveis. Analisar jogos que são referências em engajamento e imersão pode oferecer inspiração e insights sobre técnicas de design, estruturação de narrativas e balanceamento de gameplay.

Entretanto, é crucial abordar essa inspiração com o objetivo de entender os princípios subjacentes ao sucesso desses jogos, em vez de simplesmente replicar elementos específicos. A capacidade de extrair lições valiosas e adaptá-las ao contexto único do seu jogo é o que distingue desenvolvedores inovadores dos que apenas seguem tendências.

A Parte Mais Difícil: Seja Original

A originalidade é o que faz um jogo se destacar em um mercado saturado. Incorporar elementos únicos, seja na mecânica de jogo, no design de níveis, na narrativa ou na estética, pode cativar a atenção dos jogadores e criar uma experiência memorável. Não tenha medo de experimentar e desafiar convenções, buscando sempre oferecer algo novo e excitante.

A originalidade, contudo, não deve sacrificar a acessibilidade ou a jogabilidade. O equilíbrio entre inovação e intuitividade é essencial para que os jogadores se sintam motivados a explorar e interagir com os aspectos únicos do seu jogo.

Você ama videogames e imagina como seria criar o seu próprio, mas a ideia de aprender programação e mudar de carreira parece um desafio distante? Com o nosso curso, nós trazemos uma proposta diferente: aprender a criar jogos no seu tempo livre, sem a necessidade de se tornar um programador ou deixar seu trabalho atual.

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Não é sobre mudar de carreira; é sobre adicionar mais paixão à sua vida. E quem sabe? Talvez isso se torne mais do que um hobby. Mas se não se tornar, tudo bem também! O importante é a satisfação de criar algo seu, no seu tempo e do seu jeito.

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FAQ Rápido sobre Como Criar Níveis Envolventes em Jogos

Como posso começar a criar níveis envolventes em jogos?

Comece definindo a visão do nível, pense nas mecânicas e na interação dos jogadores. Teste exaustivamente e esteja aberto para fazer ajustes baseados no feedback.

Qual é a importância do equilíbrio entre desafio e recompensa?

O equilíbrio entre desafio e recompensa mantém os jogadores motivados, garantindo que se sintam recompensados após superar dificuldades, o que é crucial para a engajamento e satisfação.

Como posso testar efetivamente os níveis que criei?

Realize testes com jogadores de diferentes perfis e use ferramentas de análise de dados para entender como eles interagem com o jogo, ajustando o design conforme necessário.

Por que é importante aprender com outros jogos?

Analisar outros jogos pode oferecer insights valiosos sobre design de níveis bem-sucedido, ajudando a evitar erros comuns e inspirando inovações no seu próprio projeto.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre Criar Games 2D, no nosso site.

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