Pesquisar
Close this search box.

Dicas para Iniciantes em Arte para Jogos 2D

Dicas valiosas para quem quem quer começar a fazer Arte para Jogos 2D

A criação da Arte para Jogos 2D é um processo de várias etapas. Envolve habilidade e criatividade. Nos tempos modernos, também requer proficiência em softwares de edição de imagens específicos de ponta, mas, mesmo após todos esses anos, ela ainda é um aspecto crucial dos jogos.

A escolha do seu estilo de arte 2D é importante, mas a escolha deve ser feita com plena compreensão de que nenhum é superior ao outro. E nem que jogos 2D sejam inferiores aos jogos 3D! Ainda é muito possível fazer sucesso com jogos 2D no mercado atual.

Continuam a existir jogos em qualquer estilo de arte. Em 3D, temos jogos populares como Call of Duty, Cyberpunk, GTA e muitos outros jogos AAA. Já em 2D, há sucessos recentes como Orie and the Blind Forest, Limbo e Shovel Knight que tem diferentes estilos artísticos, mesmo dentro do 2D.

Depende do gênero do jogo, da engine que está sendo usada como Godot Engine (site oficial), GameMaker Studio (site oficial) ou Unity (site oficial), do orçamento, tamanho da equipe e do estilo artístico preferido do estúdio de desenvolvimento de jogos.

Portanto, se você estiver confuso sobre se deve fazer um jogo em 2D e quer dicas para arte seus desenhos, pixel art ou ilustrações da forma certa, vamos falar sobre Arte para Jogos 2D e, se ficar com dúvidas, deixe um comentário.

Comece a Criar Jogos 2D e Muito Mais

Está pronto para começar a aprender a fazer jogos 2D? Então, não perde tempo e corre para conhecer um curso que pode transformar você de um entusiasta em um desenvolvedor de jogos profissional! Com ensino avançado das principais engines como a Godot, Unity e Unreal, e estratégias certas, sua visão pode se tornar um jogo que as pessoas ao redor do mundo adorarão jogar.

A indústria dos jogos está em constante expansão, oferecendo uma vasta gama de oportunidades profissionais. Se você busca uma carreira emocionante e criativa, o desenvolvimento de jogos é o caminho certo. Mas como entrar nesse mundo competitivo e dinâmico?

O Curso Game.Dev de Desenvolvimento de Jogos 2D é a resposta. Projetado para equipar você com as habilidades e conhecimentos essenciais, este curso é sua porta de entrada para o mercado de trabalho dos jogos. Desde a criação de sprites até técnicas avançadas de codificação, otimização e muito mais, você aprenderá tudo o que precisa para se destacar. Inscreva-se agora e comece sua jornada para se tornar um desenvolvedor de jogos de sucesso!

Como Fazer Arte para Jogos 2D?

Se você decidir fazer arte 2D para o seu jogo, poderá surgir a pergunta: como fazer arte de jogo 2D? A seguir, pretendemos explicar todo o processo detalhadamente.

Escolha o tipo de arte do jogo 2D

O primeiro passo na criação de arte de jogo 2D é determinar o estilo artístico. Um jogo deve ter um estilo artístico uniforme. Não pode ter vários estilos de arte simultaneamente e mudar uns dos outros sem pensar.

Portanto, antes de começar a produção artística, cada empresa de desenvolvimento de jogos seleciona um estilo artístico específico e só começa a trabalhar depois que essa parte estiver definida. Abaixo está uma lista de estilos de arte 2D comuns na indústria de jogos. Esta não é uma lista exaustiva, mas você pode usá-la como ponto de partida:

Arte Monocromática: O estilo de arte monocromático é um estilo de arte que se concentra no uso limitado de cores. Uma única cor ou matiz primária é selecionada e todo o estilo artístico gira em torno dela. Na maioria das vezes, o tom selecionado é preto e o jogo tem um estilo sombrio de arte em preto e cinza. Alguns jogos que seguem o estilo de arte monocromático incluem Limbo e Contre Jour.

Arte de pixel: Os recursos visuais são criados digitalmente usando pixels. Nas eras anteriores dos jogos, os pixels na tela eram limitados devido às limitações de desempenho dos dispositivos de jogos da época. Isso criou um estilo de arte distinto que ainda é usado apesar dos avanços tecnológicos. O estilo artístico é usado principalmente pela nostalgia que evoca no jogador. Alguns jogos que seguem esse estilo artístico incluem Shovel Knight e Stardew Valley.

Stardew valley
Stardew Valley

Arte vetorial: A arte vetorial é um tipo de arte que gira em torno de fórmulas matemáticas específicas. A vantagem mais significativa deles é que podem ser ampliados para qualquer tamanho sem perder qualidade. Isso lhe confere uma aparência distinta. Os jogos que usam esse estilo de arte 2D incluem Vector Runner, N++ e Eufloria.

Arte recortada: A arte recortada é um estilo que imita o estilo artístico semelhante ao papel. Assemelha-se ao estilo de um mundo de jogo e personagens recortados de um pedaço de papel. Alguns jogos que usam esse estilo artístico incluem Fran-now, South Park e Legend of Bum-Bo.

Arte Doodle: A arte do Doodle é inspirada em rabiscos, que são esboços e rabiscos desenhados à mão. Aquela coisa de um artista aleatório tomando notas e desenhando algo para passar o tempo. Muitas vezes, é um rabisco. Os jogos que seguem esse estilo artístico tentam emular intencionalmente um estilo semelhante. Esses jogos incluem West of Loathing, Hidden Folks e Epic Pen.

Crie os ativos 2D

A segunda etapa para criar arte de jogos 2D é criar ativos 2D. Existem diferentes tipos de ativos 2D. Abaixo listamos cada um deles:

Arte conceitual: A arte conceitual é uma arte de jogo bidimensional feita para visualizar os diferentes recursos artísticos a serem criados para o jogo. É um método de idealização que ajuda os artistas a criar arte de jogos 2D de qualidade superior. O papel do artista conceitual é trazer à tona as ideias iniciais para todos os recursos do jogo e definir o visual.

Personagens: Os personagens podem ser humanos e não humanos, como criaturas e animais. Estes são criados com base no conhecimento profundo da anatomia do corpo. O design de personagens é vital, pois vários aspectos individuais dos personagens, como sua personalidade, são expressos por meio de sua caracterização visual.

Ambiente: Os ambientes podem ser diferentes terrenos em que o jogo se passa. Varia de jogo para jogo, e o ambiente desempenha um papel crucial na imersão. Os artistas de level design devem colaborar com os designers de níveis em jogos com níveis.

Adereços: Adereços são itens e objetos colocados no jogo. Isso inclui caixas, baús, utensílios, armas, veículos, etc. Alguns acessórios nos jogos são interativos, enquanto outros geralmente são fixos. O desenho do adereço é feito considerando este aspecto.

Escolha o software certo

Você deve escolher o software certo para aprender como criar arte de jogos 2D da melhor maneira possível. Existem várias ferramentas importantes para isso disponíveis à sua disposição no mundo hoje. Abaixo listamos alguns deles.

Photoshop: O Photoshop, da Adobe, é um software editor gráfico com diversos recursos. Ele pode ser usado para edição de fotos e também é uma poderosa ferramenta de desenho. O Photoshop está disponível para Windows e Mac. Existem também vários tutoriais disponíveis que ajudam você a aprender como fazer arte de jogos 2D.

Ilustrador: Illustrator é outro software da Adobe. Mas está mais focado em ilustrações em estilo vetorial. É um dos softwares líderes para fazer arte 2D para videogames. Desde o design de personagens e logotipos, ele pode ser usado em uma ampla variedade de casos de uso.

CoralDraw: CorelDraw é um editor de gráficos vetoriais. É fundamental na criação de arte conceitual e arte promocional. É um aspecto crucial no pipeline de arte de vários dos principais estúdios de desenvolvimento de arte de jogos. É benéfico na criação de sprites 2D. Como o CoralDraw é um famoso software de edição gráfica, existem vários recursos disponíveis para ajudá-lo a aprender como fazer arte 2D para jogos usando-o.

Photoshop
Photoshop

Sketchbook: Este é um software de desenho e ilustração. Está disponível em diversas plataformas, inclusive mobile. É um software diversificado que pode ser usado para criação de personagens, criação de texturas, etc.

Inkscape: O Inkscape é gratuito. Um editor de vetores de código aberto. É adequado para design de personagens e objetos. Também pode ajudar na criação da IU.

Erros que você deve evitar ao criar arte de jogo 2D

Falta de compreensão do público-alvo: A arte do jogo 2D que você cria deve estar alinhada com as preferências do público-alvo. Por exemplo, se você pretende criar um jogo simples com mecânica fácil de aprender e mestre voltado para crianças, seria desnecessário criar uma arte de jogo 2D elaborada. Pode até afetar negativamente o jogo.

Estilo de arte inconsistente: Se você finalizou um estilo artístico, deverá seguir esse estilo artístico específico durante todo o jogo. Você não pode implementar o estilo artístico em algumas áreas do jogo e depois implementar um estilo artístico diferente em outros lugares. A menos que seja uma escolha estilística intencional.

Imprecisão: Além disso, tente garantir que a arte do jogo seja precisa. Observe que precisão não significa realismo. Mas a precisão em termos de escala, aderência à estrutura anatômica, etc. Você pode fazer isso se forem escolhas intencionais para melhorar o apelo visual do jogo. Se uma escala desproporcional faz parte do mundo e da narrativa do jogo, então um desvio da norma faz muito sentido.

Otimização ruim: Os jogos são renderizados em tempo real. Portanto, os recursos visuais também precisam mudar em tempo real. Isso significa que o visual do jogo precisa ser otimizado em um formato melhor para garantir que todos os recursos do jogo sejam carregados com qualidade sem afetar negativamente o desempenho.

Apressando o trabalho: A arte do jogo de qualidade requer tempo. Exige que os artistas pensem muito em cada trabalho que precisam concluir. Apressar o trabalho comprometeria a qualidade geral.

FAQ Rápido

Quais são os diferentes tipos de arte de jogos 2D?

Existem vários tipos de arte de jogos 2D. Entre eles estão monocromático, vetorial, recorte, doodle e pixel art.

Quais são alguns dos softwares usados para criar arte de jogos 2D?

Adobe PhotoShop, Illustrator e CorelDraw são alguns softwares de criação de arte de jogos 2D.

Quais são alguns erros a evitar ao criar arte de jogos 2D?

Os erros que você deve evitar incluem falta de compreensão do público-alvo, imprecisão, má otimização e trabalho apressado.

Quais são alguns exemplos de jogos em 2D feitos em Unity?

Cuphead, um dos títulos de jogos mais amados lançado em 2018, Hollow Knight, que apresenta lindas artes desenhadas à mão em todo o jogo.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre Blender, no nosso site.

Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5
Quer saber se vale a pena jogar a última obra de Akira Toryama? Então veja nossa analise de Sand Land
Conheça o robusto HD portátil SSD T-FORCE M200
Aprenda como enviar comandos aos personagens do seu jogo com o Signals no Godot
Saiba mais sobre os processos e mecanismos de Renderização no Blender