Pesquisar
Close this search box.

Design de Personagens para Jogos

Saiba mais sobre Design de Personagens para Jogos

Já parou para pensar, ou melhor, já olhou a sua lista de descobrimento de jogos da Steam hoje? (O que aliás, ter o seu jogo na lista é uma boa dica de como promover um game).

Já percebeu quantos jogos existem e quantos jogos novos são lançados todos os dias? Quantos personagens novos são nos apresentados a cada nova lista? E, sinceramente, de quantos você se lembra?

O design de personagens para jogos requer mais do que um enredo bem escrito e uma jogabilidade divertida – ele também precisa de um desenvolvimento de personagem sólido e envolvente, para que esses personagens se tornem únicos e marcantes.

Todos os jogadores e aqueles que querem ser criadores de jogos certamente já ouviram falar ou conhecem a Tifa Lockheart, o Sonic (ou o Mario. Conhece o Mario?), o Ryu. Mas você se lembra do Max? Um personagem de Street Fighter! Ou conhece o Scott? Também do Street Fighter. Não sabe quem é? Talvez porque o design deles não é tão marcante quanto o de Ryu e Ken, mas acredite: Você os viu muitas vezes enquanto jogava.

Os designers e escritores de jogos geralmente apresentam a história e as motivações do personagem. O artista conceitual dos personagens cria os esboços iniciais dos personagens e inimigos do jogo e, em seguida, produz os recursos de arte digital que se tornam objetos animados no mundo do jogo.

Mas sem o trabalho de um bom designer de personagens, todo esse trabalho de criação de história, desenvolvimento e trabalho de programação de um jogo em Unity (site oficial) ou Unreal Engine (site oficial) não vale de nada.

Vamos falar sobre o Design de Personagens para Jogos e como fazer um bom trabalho de criação, além de dicas para você trabalhar na área e, se você ficar com dúvidas, é só deixar aí nos comentários.

Como Trabalhar com Design de Personagens?

Você ama videogames e imagina como seria criar o seu próprio, mas a ideia de aprender programação e mudar de carreira parece um desafio distante? Com o nosso curso, nós trazemos uma proposta diferente: aprender a criar jogos no seu tempo livre, sem a necessidade de se tornar um programador ou deixar seu trabalho atual.

Imagine poder criar pequenos projetos, jogos que contam histórias que você sempre quis contar, ou simplesmente experimentar suas ideias em um ambiente divertido e sem pressões. Nosso curso é desenhado para quem acha que não tem tempo ou paciência para aprender programação do zero. Através de ferramentas intuitivas e lições que cabem na sua rotina, você vai ver que é possível sim, trazer suas ideias para a vida digital.

Não é sobre mudar de carreira; é sobre adicionar mais paixão à sua vida. E quem sabe? Talvez isso se torne mais do que um hobby. Mas se não se tornar, tudo bem também! O importante é a satisfação de criar algo seu, no seu tempo e do seu jeito.

Clique aqui para começar a transformar sua paixão por jogos em criação. Afinal, por que só jogar quando você pode criar?

Como Fazer o Design de Personagens para Jogos?

Projetar personagens de jogos é um processo iterativo que consiste em várias etapas. Aqui está a visão geral do processo e o detalhamento passo a passo.

Pesquisa e Ideação

Tudo começa com uma ideia e segue para a história de fundo. Antes de colocar as mãos no design, pesquise a história do personagem e entenda seu conceito em profundidade. Familiarize-se com o gênero do jogo, ambiente, configurações e mecânica e defina uma história de fundo de acordo. Você pode buscar inspiração no mundo real para encaixar o personagem no mundo do jogo e fazer com que o jogo pareça mais realista.

Para pesquisa, analise jogos, filmes, literatura e outras mídias semelhantes. Além disso, colete referências visuais, incluindo arte conceitual, ilustrações e imagens que se alinhem com o estilo, personalidade e papel pretendidos do personagem. Demonstre o papel do personagem como protagonista, antagonista ou personagem coadjuvante e identifique seus traços de personalidade, objetivos, visão, processo de pensamento e movimentos gerais.

Criação de arte conceitual

A arte conceitual inclui a representação visual inicial e a definição de certas características, anatomia, estilo e humor do personagem do jogo. Ele explora ideias para projetar a aparência, os traços de personalidade e o papel de um personagem no jogo. O processo inclui definir a aparência geral do personagem no papel ou software.

Neste processo, você deve criar vários esboços, desenhos e pinturas digitais enquanto explora sua imaginação e diferentes direções visuais. Você pode seguir estas dicas para alcançar a perfeição em seu design de arte conceitual.

Experimente várias formas, designs, cores e estilos de arte. Criar designs únicos e atraentes e escolha o estilo de arte perfeito para o personagem. Você pode experimentar vários estilos de arte, como abstrato, estilizado e realista, e escolher o que melhor se adapta.

Conceitual do personagem
Arte conceitual do personagem Solas de Dragon Age Inquisition

Anatomia do Personagem

A anatomia do personagem envolve compreender e representar a estrutura subjacente, atributos físicos do corpo, esqueleto, posicionamento das articulações, estrutura muscular, anatomia facial, etc. Ao definir a anatomia, entenda o estilo de arte em profundidade e divida-o em formas. Você deve saber como deseja que seu personagem fique após esse processo.

Você pode reunir referências visuais, fotografias, ilustrações e diagramas anatômicos da anatomia humana, animal ou de formas e estudá-los detalhadamente. Durante o estudo, entenda as proporções, analise estilos artísticos específicos e a estética visual do personagem, estrutura óssea, músculos e articulações. Por fim, adicione detalhes anatômicos e exageros de acordo com a história, ambiente e representações visuais do jogo.

Estilo, Roupas, Acessórios e Armas

Uma das partes mais importantes do design de personagem para jogos. As roupas, armas e acessórios devem combinar com o tema do seu jogo e, acredite, se forem bem feitas, podem definir muito dele. Você consegue pensar no Kratos, de God of War, sem sua pele cinza, traço vermelho no rosto e as icônicas Lâminas do Caos?

Esses fatores são importantes para o design do personagem. Você deve criar a arte conceitual com base na localização geográfica e na representação cultural do jogo. Se o seu jogo for baseado no tema floresta, crie seu personagem e escolha roupas, acessórios, armas e outros itens que representem o tema floresta.

Juliet e kratos
Designs de personagens que funcionaram bem

Se for baseado em uma cidade, praia ou algum outro local, projete as roupas, armas e outros elementos de acordo. Seu personagem deve pertencer ao plano de fundo. Não faça com que pareça um estranho ao ambiente. Além disso, essas roupas e armas tornarão o personagem mais atraente e fácil de conectar.

Por outro lado, também é possível trabalhar com um design de personagens que fuja completamente do tema. Por exemplo, já imaginou um jogo protagonizado por uma cheerleader usando uma motosserra e com uma cabeça pendurada na cintura? Cheerleaders e motosserras são duas coisas que não costumam estar relacionadas mas o jogo Lollipop Chainsaw provou que isso funciona.

Expressões Faciais e Corporais

Antes de iniciar esta etapa, você deve estar bem familiarizado com seu personagem e seu papel no jogo. Você deve saber o que isso traz para a história, como reage a determinadas situações e quais são seus objetivos. Você deve conhecer melhor o humor do seu personagem.

O que é isso: inteligente, inteligente, alegre, triste, zangado, travesso, pateta ou reservado? Considere a vibração geral da jogabilidade, história e personagem e defina o humor e as expressões de acordo.

Mangás e animes, por exemplo, tem muitos personagens do tipo “cara legal, inocente, obstinado e que ama lutar”. Por exemplo, Goku, em Dragon Ball. Dai (ou mais conhecido por aqui como Fly) em Dragon Quest. Luffy de One Piece. Gon em HunterxHunter.

Uns anos atrás, toda a mídia que apresentava um novo personagem vinha aquela expressão zangada e marrenta, usava roupas escuras, estava sempre revoltado e nunca sorria. Os chamados personagens “edge”. Bons exemplos desse tipo de personagem são o Vegeta, em Dragon Ball, e o Shadow, em Sonic.

Defina a personalidade do seu personagem, as expressões corporais e faciais dele e mostre-o em diferentes poses. Você deve apresentar uma visão de 360 ​​graus do personagem para torná-lo realista e verossímil. No caso de um personagem 3D, você pode girar o personagem em diferentes direções para analisar como ele fica quando gira. Se for um personagem 2D, desenhe ele em vários ângulos diferentes e veja como ele fica.

Limitações

Você pode colocar certas restrições ou limitações ao seu personagem. Você pode tornar o personagem incapaz de realizar algumas tarefas como saltos altos, rolagens ou quaisquer outras tarefas que façam o personagem parecer imperfeito. Essas limitações tornarão o personagem mais realista e envolvente.

Depois de considerar esses pontos, crie alguns designs, finalize um e prossiga para concluir o restante do processo. Você pode fazer as alterações finais, animar o personagem e renderizá-lo. Além disso, garanta suas funcionalidades adequadas e visualize o design antes de finalizá-lo.

O que torna um bom personagem de videogame?

Will wright
Will Wright

Escritores de jogos, designers e artistas de personagens trabalham juntos para desenvolver personagens divertidos e verossímeis.

Um bom personagem de videogame incorpora alguns elementos diferentes para ajudar a torná-lo completo e complexo.

Essas dicas foram traduzidas do site Master Class e vieram do próprio Will Wright! Não sabe quem é? É só o criador de The Sims! Veja e aproveite a sabedoria de quem está a anos do mercado:

História sólida: um bom personagem de videogame tem personalidade (mesmo que seja improvável) e sua história tem detalhes suficientes para que o jogador possa ter uma boa noção de quem ele é e o que deseja.

Até mesmo os protagonistas misteriosos revelam informações suficientes para despertar a curiosidade do jogador, fazendo-o querer saber mais.

Motivação forte: Um bom personagem é alguém com motivações plausíveis e um olhar único que expressa quem é. Definir a história do seu personagem e a relação com a missão do jogo ajudará a concretizar suas motivações.

Evoca simpatia: O personagem deve ressoar com o jogador, evocar empatia e emoção, e ser alguém por quem o jogador possa torcer e se ver. Sem esses elementos, os personagens podem parecer superficiais, clichês ou chatos, o que pode resultar em um experiência negativa de videogame para o jogador.

Como projetar um personagem de videogame

Os personagens podem fazer ou quebrar uma experiência de jogo. Com isso em mente, aqui estão alguns elementos que contribuem para um excelente design de personagens de videogame:

1. Tenha uma ideia geral

Descubra o tipo de personagem que a história precisa. Comece com alguns traços mais amplos antes de mergulhar nos detalhes. O personagem principal é um pacifista benevolente ou um anti-herói rude?

Eles são um trapaceiro insincero ou um mago sério? Use a inspiração de outros artistas de jogos e seus personagens originais icônicos para ajudar a gerar novas ideias e informar seu próprio processo de criação (e virar os tropos de cabeça para baixo). Depois de ter uma ideia geral, você pode começar a refinar os detalhes.

2. Estabeleça uma história de fundo

Uma história de fundo forte é pertinente para construir um bom personagem. Alguma história de fundo é revelada no início do videogame, enquanto outras informações são divulgadas conforme o jogo avança. Uma história de fundo detalhada não significa necessariamente que todos os detalhes de sua vida anterior precisem acabar no jogo.

Definir a história do personagem, bem como as relações com os outros e o mundo ao seu redor pode ajudá-lo a compreender melhor o personagem. Eles foram relutantemente colocados em ação ou foram motivados pela insistência da família de que nunca seriam heróis? Dar a si mesmo uma ideia melhor de quem é o personagem no início ajudará a informar o arco potencial do personagem, o que ele precisará para crescer e se desenvolver e onde poderá acabar.

3. Descubra seu arco

Depois de descobrir onde seu personagem começa e onde termina, você pode começar a estabelecer como ele mudará ao longo do caminho. Crie uma jornada emocional e física para eles realizarem e observe como esses elementos afetam tanto o protagonista quanto os personagens ao seu redor. A forma como seu personagem reage aos problemas ou conflitos ajudará a definir quem ele é para o jogador, levando a uma maior compreensão e empatia de seu comportamento ao longo do jogo.

4. Adicione traços de caráter

Assim como no cinema, na televisão e na literatura, os traços do personagem são um aspecto extremamente importante na criação do personagem . Faça uma lista das peculiaridades, maneirismos e qualquer outra coisa que o faça funcionar. Eles são perigosamente impulsivos? Eles têm problemas para falar?

Eles são lobos solitários ou querem desesperadamente fazer parte de uma equipe? Dê ao seu personagem traços de caráter que façam sentido para a personalidade que você está construindo. Fazer com que seus personagens pareçam pessoas reais (mesmo que eles não sejam realmente projetados como seres humanos) pode ajudar a trazê-los à vida para o jogador, levando a uma dinâmica jogador/personagem mais forte e a uma melhor experiência de jogo.

5. Defina relacionamentos

O design do seu personagem vai além da aparência e do som. Seus personagens também são definidos por seus relacionamentos com outras pessoas, o que afeta a forma como o jogador os percebe. Eles desafiam regularmente as ordens ou são os animais de estimação dos professores?

Eles são agressivos com seus companheiros de equipe e personagens não-jogadores (NPCs) ou são amigáveis com todos? Eles falam demais ou são anti-sociais? Todos esses relacionamentos ajudam a definir quem é seu personagem e como ele opera em seu mundo, permitindo ao jogador compreender melhor seu comportamento e ações.

6. Forneça uma estética adequada

Muitos videogames vêm com designs de personagens pré-estabelecidos, alguns dos quais se tornaram icônicos ao longo dos anos. Mario, o protagonista titular da franquia Super Mario, tem uma estética tão icônica que é reconhecível até mesmo para quem não está familiarizado com videogames.

No entanto, alguns jogos, como os RPGs, deixam a estética por conta do jogador, permitindo-lhe personalizar seus personagens com uma série de recursos diferentes. Você pode mudar tudo, desde o tipo de armadura que eles usam, até o tamanho do nariz e os sons que fazem enquanto lutam.

Quer você pré-estabeleça o design ou deixe-o para o jogador, os recursos devem corresponder ao mundo que você criou. A estética contribui para a essência geral do personagem e pode ajudar a mergulhar ainda mais o jogador na narrativa do jogo.

FAQ Rápido

Os designers de jogos criam personagens?

À medida que o storyboard é feito, os designers começam a criar os personagens. Esboços dos personagens principais são desenhados e redesenhados até ficarem perfeitos.

O que é um designer de personagens de jogos?

Um designer de personagens (ou artista de personagens) é um tipo de artista conceitual que conceitua personagens, mostrando ação, anatomia e figurinos de diferentes perspectivas que os definem e atualizam.

Posso criar personagens de jogos com IA?

Nem sempre foi fácil criar um personagem, mas com o surgimento de ferramentas de IA e geradores de arte, como o starryai, agora qualquer um pode criar o seu próprio! Essas ferramentas tornaram o design de personagens mais acessível do que nunca. Mas mesmo com essas ferramentas, você ainda deve dedicar tempo e esforço se quiser que a sua se destaque.

É fácil se tornar um designer de jogos?

Tornar-se um designer geralmente requer um diploma de bacharel em design de jogos, ciência da computação, programação de computadores ou áreas afins.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre desenvolvimento de plugins, no nosso site.

Aprenda como Criar seus Jogos e todas as etapas do desenvolvimento
Saiba mais sobre a função do Modificador Boolean no Blender
Descubra o que faz, quanto ganha e como se tornar um Desenvolvedor de Games Profissional
Saiba mais sobre as Melhores Práticas de Level Design
Você sabe que é possível fazer jogos com JavaScript pode ser usada para fazer jogos? Mas, surge a questão de saber se ela é boa para essa tarefa.
Dicas valiosas para quem quem quer começar a fazer Arte para Jogos 2D