Notícias

Mario 64: Modders fazem port para PC sem emulador!

Mario 64 é um jogo de plataforma popular para modders há anos, pois os romhacks adicionaram o mecanismo de posse de boné do Odyssey, adicionaram um editor de níveis e até o transformaram em um jogo totalmente novo. Mas isso é algo completamente diferente. Alguém lançou silenciosamente uma nova versão do Mario 64 que roda nativamente no PC via DirectX, sem necessidade de emulador. É executado na resolução nativa do seu monitor e até suporta controladores Xbox sem problemas. É surreal estar jogando um Mario 64 de alta resolução e alta taxa de quadros no PC, mas da pra fazer exatamente isso.

Mario 64: Modders fazem port para PC sem emulador! | b3eaf29d xr9iukeb4stb4mxnqgj7fc 650 80.jpg | Married Games Notícias | Mario 64

Confira também: Crucible: Confira o novo jogo da Amazon Games!

Ao contrário de muitos projetos de mods para PC e jogos de fãs, que são documentados em blogs de desenvolvimento ou tópicos de fórum há anos, esse lançamento aparentemente surgiu do nada. O arquivo se espalhou pelo Reddit, Youtube e mídias sociais e é fácil de rastrear, apesar de nenhuma fonte singular óbvia. Esta porta para PC é possivelmente o resultado de Mario 64 ser descompilado em 2019, dando aos programadores um melhor acesso ao funcionamento interno do jogo.

Os arquivos descompilados estão disponíveis ao público no Github e, em um antigo tópico do Reddit no r / n64, alguém sugere casualmente “o que aconteceria se você compilasse o código-fonte como um aplicativo do Windows e se isso fosse interrompido de que maneira nós poderíamos usar esse código para emular ainda mais a n64 e criar uma porta para pc? ” Bem, agora nós sabemos.

E esse port do Mario 64 está rodando bem no PC?

A videogamechronicle foi adquirida na porta; que roda no DirectX12 (o que significa que você precisará estar no Windows 10 para jogá-lo) e roda muito bem em resoluções como 4K widescreen. O jogo original rodava no 240p do N64, a 30 fps ou menos. A porta do PC parece ter um problema de execução adequada em altas taxas de quadros – nos 144Hz do meu monitor, ela foi visivelmente acelerada; mas limitar a taxa de atualização para 60 Hz resolveu o problema. É possível que ele possa ser executado a mais de 60 fps, mas limitar a 60 foi uma solução fácil e rápida.

As texturas de Mario 64 obviamente não se sustentam em alta resolução, mas os modelos de personagem para Mario e a maioria dos inimigos usam cores no lugar das texturas, então elas se adaptam muito bem e ficam nítidas e brilhantes em alta resolução.

Lucas Votto
O autorLucas Votto
Redator
Estudante de Jogos Digitais e aspirante a programador. Viciado por jogos de LEGO e estratégia.

Deixe uma resposta