Serial Cleaner: Análise

Game Review | Married Games
Serial cleaner: análise | 6c093bc4 serialcleaner | married games análises, pc, plataformas, playstation, steam, switch, xbox | curve digital, draw distance, nintendo switch, pc, playstation 4, singleplayer, xbox one | serial cleaner

Preço: 99

Moeda do preço: BRL

Sistema operacional: Windows 10, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S, Xbox Series X, Nintendo Switch

Categoria da aplicação: Game

Classificação do editor:
5

Serial Cleaner é jogo de ação/indie lançado em 14 de julho de 2017, desenvolvido pela Draw Distance e distribuido pela Curve Digital onde um “Faxineiro” é contratado para limpar cenas de crimes executadas por um serial killer extremamente perigoso.

Encubra a cena do crime

Cabe você utilizar dos seus dons de “faxina” para ganhar uma grana extra, ajudar sua mãe a manter a casa e suprir suas necessidades nos jogos de azar.

Capa do game serial cleaner
O faxineiro ostenta com sua caranga durante sua “fuga”.

Os anos 70 precisam de um Herói

Disponíveis nas plataformas Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One, Linux e Mac, o game se passa na década de 70 e possui um mapa muito temático com carros da época, vestimentas e até skins personalizadas.

Na pele de Bob Leaner, o game mistura ação com furtividade lembrando muito a pegada de outros como Ape Out e Hotline Miami (sem a parte de ação desenfreada) onde o jogador deve esconder corpos e retirar evidências do crimes sem ser pego usando para se esconder armários, arvores e até caixas.

Mecânicas divertidas

Esconde, aspira e coleta

Em Serial Cleaner temos 3 principais objetivos dentro do mapa: esconder os corpos dentro do carro ou em lugares bônus de acordo com cada mapa para esconder ou se livrar do corpo de modo divertido.

Também temos que limpar uma porcentagem do sangue do mapa com nosso fiel aspirador que faz muito barulho e devemos tomar cuidado para não alertar os policiais.

Por ultimo mas não menos importante, coletar as evidências. Nenhum trabalho é completo se essas 3 coisas não forem completadas(a não ser que tenham 2 objetivos ou menos) e o faxineiro não pode fugir no seu carro.

Se esconde que a polícia ta vindo ai!

Os inimigos possuem uma visão em arco, muitas vezes não temos como passar deles sem chamar alguma atenção e durante todo o game você precisa se esconder dos polícias e agentes que te descobrem utilizando esconderijos como caixas e armários à dutos e passagens secretas que te levam a outra parte do mapa

Só tome cuidado pois do outro lado por ter alguém te esperando!

Como está o dia/noite por aí?

Uma característica extra do game muito divertida são os dados reais.

Mas o que seria dados reais?

De acordo com o horário da sua região o mapa fica de dia ou de noite, isso faz uma grande imersão do jogo com a vida real.

Serial cleaner: análise | 2b15279d dianoite min | married games análises, pc, plataformas, playstation, steam, switch, xbox | curve digital, draw distance, nintendo switch, pc, playstation 4, singleplayer, xbox one | serial cleaner
O mesmo mapa mas com horários diferentes.

Observando o mapa

No inicio do jogo os objetivos são fáceis. Esconda 2 corpos e retire 1 evidência, mas a medida que o jogo se desenrola, fica cada vez mais difícil de encontrar os corpos no mapa e as evidências do crime. Porém para facilitar as coisas, apertando barra de espaço podemos ver o mapa todo com todas as suas propriedades desde onde os corpos estão e quais dutos e passagens estão conectadas.

Isso facilita muito para achar os objetivos e traçar a melhor estratégia para não ser pego.

Serial cleaner: análise | e76508ff imagem 2021 02 07 202536 | married games análises, pc, plataformas, playstation, steam, switch, xbox | curve digital, draw distance, nintendo switch, pc, playstation 4, singleplayer, xbox one | serial cleaner
Fica bem fácil de traçar o melhor caminho até o objetivo.

Reformando a casa

Serial cleaner: análise | 28d5fe37 imagem 2021 02 07 125813 min | married games análises, pc, plataformas, playstation, steam, switch, xbox | curve digital, draw distance, nintendo switch, pc, playstation 4, singleplayer, xbox one | serial cleaner
A casa ganha papeis de paredes e até um videogame!

Bob deixa claro que só aceita esse trabalho por causa do dinheiro e como há muito dinheiro envolvido ele acaba comprando coisinhas para a casa da mamãe.

De acordo com que a campanha avança, o faxineiro ganha mais grana e passivamente melhora e reforma sua casa.

Confira outras análises imperdíveis 😉

Gameplay

Furtivo e frenético

Apesar do tema furtivo do game, nunca estamos em total segurança. Policias têm a área de procura muito grande e ficam andando de um lado para o outro toda hora. A medida que o jogador progride, mais policiais vão sendo adicionados e dificultam a memorização dos caminhos que eles fazem.

Muitas vezes o jogador se pega correndo por ai tentando juntar os corpos e evidências o mais rápido possível antes que os tiras percebam sua presença.

Frustrante e Formidável

O jogo se torna muito frustrante as vezes devido a dificuldade em que os mapas são construídos. “Pegue 6 corpos e 4 evidências”, o mapa além de ser muito grande, possuí no minimo (na caso de uma missão assim) 6 policias. Não parecem muitos, mas eles tomam conta de muita parte do mapa andando e voltando por aí.

Se você for pego, o mapa reinicia e os corpos e as evidências mudam de lugar!

Quantas vezes eu mesmo perdi o mapa no ultimo corpo ou na ultima evidência por apertar um só botão errado. Isso frustra demais o jogador mas aumenta a vontade de bater aquela fase e ao longo do tempo se torna cada vez mais divertido sair correndo entusiasmado que vai conseguir completar o mapa.

Um belo armário

Serial Cleaner possui skins para o faxineiro que possuem referências pesadas de jogos e cinema. No mapa é possível coleta-las e disponibiliza elas para equipar no menu principal.

Contratos Bônus

A campanha principal de Serial Cleaner possui 20 contratos.

Antes mesmo de completa-la, os contratos bônus ficam disponíveis para jogar. Ao coletar rolos de filmes escondidos pelos mapas, missões inspiradas em filmes são desbloqueadas para jogar a qualquer momento com uma dificuldade moderada pra difícil mas que nunca perdem a graça.

O mapa todo é bem desenhado e tematizado de acordo com o filme coletado.

“Que música é essa???”

Serial Cleaner possui uma ótima mecânica de sons. Passos, rádios, home theater’s e até micro-ondas podem ser usados para distrair policias até a direção desejada. Fique atento porque seus passos e aspiradores fazem sons diferentes que aumentam o raio de detecção dos policiais.

Serial cleaner: análise | e59bb4e9 ezgif. Com video to gif 1 | married games análises, pc, plataformas, playstation, steam, switch, xbox | curve digital, draw distance, nintendo switch, pc, playstation 4, singleplayer, xbox one | serial cleaner
O losango mostra o tamanho da área de efeito do som.

♫Me diga aonde você vá que eu vou varrendo♫

Serial Cleaner possui um leque de músicas bem variadas e que combinam com a época do game deixando a gameplay mais fluida e bem mais divertida.

Conquistas

Serial Cleaner possui 28 conquistas.

Prós

  • Extremamente divertido
  • Referências muito conhecidas
  • Mecânicas simples

Contras

  • Movimentação travada
  • I.A muito simples
  • Mapas frustrantes

Veredicto

Gráfico: 6/10

Serial Cleaner não possui muito detalhes mas mapas muito bem ambientados com temáticas dos anos 70 muito vivas.

Mecânicas de Gameplay: 9/10

Mesmo que seja construído em cima de mecânicas muito básicas, o game consegue ser extremamente divertido pelo nicho e tipo de gameplay que ele nos proporciona. Se esconder e aparecer, usar dutos e ventilações e se livrar dos corpos da maneira mais divertida são um dos pontos mais bem feitos desse jogo.

Trilha Sonora: 7/10

Serial Cleaner possui boas músicas mas que acabam sendo repetitivas dependendo de quantas vezes você morre e reinicia o mapa. Fora isso, uma trilha sonora bem feita e parecida com a da época.

História: 7/10

A história do jogo é extremamente curta. Ela é contada a partir de pequenos diálogos em formato de texto que ocorrem em cortes de cenas ou quando Bob atende o telefone. Mas sua reviravolta vale a pena de ver já que até então não sabíamos a identidade do assassino e seu ajudante.

Jogabilidade: 6/10

Os controles do jogo apesar de simples podiam confundir o jogador se tivesse vários objetos no mesmo lugar já que só existem 2 botões de ação. A movimentação no mapa se tornava frustante quando o faxineiro prendia e se desviava em certas paredes se jogando (quase sempre) em cima dos policiais e reiniciando o mapa inteiro.

Diversão: 8/10

Serial Cleaner possui um tema um tanto quanto divertido e referências muito nostálgicas. Sua gameplay é afetada pela simplicidade dos botões mas nada que reiniciar o mapa pelo menos umas 15 vezes não resolva.

Comentários do autor:

Apesar de seus defeitos, Serial Cleaner é uma obra de arte para amantes da velha guarda que queiram se divertir em um jogo estilo “arcade” e rápido. O game conta com um game design incrível e mapas extremamente bem feitos mesmo que muitas vezes sejamos obrigados a reiniciar o mapa porque Bob se enfiou na ventilação errada ou pegou o corpo ao invés de se esconder. Frustrações a parte o game é bom, divertido e merece sua chance!

Onde Comprar?

Serial Cleaner está disponível nas plataformas:

Game Review | Married Games
Serial cleaner: análise | 6c093bc4 serialcleaner | married games análises, pc, plataformas, playstation, steam, switch, xbox | curve digital, draw distance, nintendo switch, pc, playstation 4, singleplayer, xbox one | serial cleaner

Preço: 99

Moeda do preço: BRL

Sistema operacional: Windows 10, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S, Xbox Series X, Nintendo Switch

Categoria da aplicação: Game

Classificação do editor:
5
Avatar of nonis

Divertido, engraçado, orgulhoso. Eclético para jogos e viciado em diversão, tento equilibrar vida com games a mais de 15 anos. Sinto amor e ódio pela Riot Games. Ah e mais uma coisa, só não me deixe com raiva, os dwarfs costumam guardar rancor ;)

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.
Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.