Se você está interessado em desenvolvimento de jogos 3D e planeja mergulhar no mundo dos iPhones e iPads da Apple (site oficial), abastecidos com o poderoso sistema iOS (site oficial), este blog é o lugar certo.
Unreal Engine (site oficial) tem sido uma ferramenta de primeira escolha para desenvolvedores de jogos 3D devido a sua velocidade, poder e qualidade de renderização.
Entretanto, desenvolver e otimizar jogos para iOS usando Unreal Engine pode ser uma tarefa desafiadora, especialmente se você é novo no campo.
Neste artigo, vamos fazer uma imersão nesse mundo, analisando uma série de passos essenciais que irão facilitar a sua jornada no desenvolvimento de jogos para iOS utilizando Unreal Engine e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.
Conteúdo desde artigo
Os Melhores Games iOS na Unreal
A Unreal Engine é conhecida por sua capacidade de fornecer gráficos de alta qualidade e experiências de jogo imersivas, tanto para títulos AAA quanto para jogos independentes. Abaixo, você encontrará uma lista que inclui jogos de diferentes gêneros, demonstrando a ampla aplicabilidade da Unreal Engine no desenvolvimento de jogos para iOS:
- Fortnite: Um dos jogos mais populares do mundo, conhecido por seu modo Battle Royale, onde jogadores lutam para ser a última pessoa ou equipe sobrevivente.
- Infinity Blade Series: Uma série de jogos de luta/adventura com gráficos impressionantes e mecânicas de combate inovadoras, que foram pioneiros no uso da Unreal Engine em dispositivos móveis.
- PUBG Mobile: Embora originalmente desenvolvido na Unreal Engine para PCs e consoles, a versão móvel mantém muitas das qualidades que fizeram do jogo um sucesso mundial.
- Life is Strange: Este jogo de aventura gráfica episódica traz uma narrativa poderosa e escolhas impactantes para o universo dos dispositivos móveis.
- Batman: Arkham City Lockdown: Um jogo de luta que explora o universo do Batman, oferecendo combate contra vários vilões em diferentes locais de Gotham.
- Epic Citadel: Demonstração tecnológica da Unreal Engine, oferecendo um passeio imersivo por um reino medieval detalhado, embora não seja um jogo no sentido tradicional.
- Oceanhorn: Jogo de aventura que lembra The Legend of Zelda, com uma bela direção de arte e uma história cativante.
- Mortal Kombat X Mobile: Leva a brutalidade e a complexidade do combate de Mortal Kombat para dispositivos móveis, com gráficos impressionantes para um jogo de luta.
- Injustice 2 Mobile: Combina a luta intensa com personagens da DC Comics, oferecendo gráficos detalhados e uma profunda mecânica de coleção de personagens.
- The Room Series: Embora conhecida por seus quebra-cabeças intricados e atmosfera envolvente, esta série também demonstra a capacidade da Unreal Engine de criar ambientes detalhados e interativos.
Deixa eu te contar uma coisa antes de continuarmos
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Criando seu Projeto
Criar Jogos para iOS pode parecer intimidador no começo. Você tem que pensar nos comando para a tela de toque, pensar no seu desenvolvimento para a tela do mobile, definir se irá se adaptar para uma tela maior de um iPad, sem contar toda a burocracia que será publicar seu jogo seguindo as normas e regras da Apple. Mas não desanime. Para começar, você vai precisar dos seguintes softwares:
- Unreal Engine: O Unreal Engine é um motor de jogo 3D/2D criado pela Epic Games. É um software poderoso e versátil que pode ser usado para criar jogos para uma ampla gama de plataformas, incluindo iOS.
- Xcode: O Xcode é um IDE oficial para desenvolvimento de software para macOS e iOS. Ele é necessário para empacotar e implantar seu jogo no iOS.
Existem vários plugins e extensões que podem ser úteis para o desenvolvimento de jogos para iOS com o Unreal Engine. Alguns plugins recomendados incluem:
- Unreal Engine iOS SDK: Este plugin fornece suporte para recursos específicos do iOS, como multitoque, acelerômetro e giroscópio.
- Unreal Engine iOS Deployment Tools: Este plugin facilita o empacotamento e a implantação de seu jogo no iOS.
Depois de configurar o ambiente de desenvolvimento, você pode começar a criar seu projeto. Para isso, abra o Unreal Project Browser e selecione “New Project”. Em seguida, selecione o template “Blank” e configure as configurações de seu projeto. As configurações de projeto mais importantes para criar um jogo para iOS são:
- Plataforma: Selecione “Mobile/Tablet” para garantir que seu jogo será executado em dispositivos iOS.
- Renderização: Selecione “Scalable 3D or 2D” para criar um jogo 3D ou 2D.
- Conteúdo inicial: Selecione “No Starter Content” para começar do zero.
Depois de configurar as configurações de projeto, clique em “Create Project” para criar seu projeto.
Fazendo algo simples
Vamos começar com algo simples, fazendo um personagem em sprite pular na tela.
// Crie uma classe Blueprint chamada "Pulo"
class Pulo extends Actor
{
// Defina as propriedades do sprite
UPROPERTY(EditAnywhere, BlueprintReadWrite, Category = "Sprite")
UPaperSpriteComponent* Sprite;
// Defina as variáveis de estado
float Velocidade = 100.0f;
float Altura = 0.0f;
// Crie uma função de inicialização
override void BeginPlay()
{
// Posicione o sprite no centro da tela
Sprite->SetWorldLocation(FVector2D(0.0f, 0.0f));
}
// Crie uma função para mover o sprite
void Mover()
{
// Atualize a posição do sprite
Sprite->SetWorldLocation(Sprite->GetComponentLocation() + FVector2D(Velocidade, 0.0f));
// Se o sprite atingir o topo da tela, faça-o saltar
if (Sprite->GetComponentLocation().Y >= 0.0f)
{
// Defina a altura do sprite
Altura = Sprite->GetComponentLocation().Y;
// Altere a direção da velocidade
Velocidade = -Velocidade;
}
}
// Crie uma função para fazer o sprite saltar
void Pular()
{
// Defina a velocidade para cima
Velocidade = 100.0f;
// Defina a altura do sprite
Altura = Sprite->GetComponentLocation().Y;
}
// Crie uma função para executar o jogo
override void Tick(float DeltaTime)
{
// Mova o sprite
Mover();
// Verifique se o jogador pressionou o botão de salto
if (InputComponent->GetKeyDown(EKeys::SpaceBar))
{
// Faça o sprite saltar
Pular();
}
}
}
Este código cria uma classe Blueprint chamada “Pulo”. A classe tem duas propriedades: uma propriedade para o sprite do jogo e uma propriedade para a velocidade do sprite. A classe também tem duas funções: uma função para mover o sprite e uma função para fazer o sprite saltar.
A função <strong>BeginPlay()</strong>
é chamada quando o jogo começa. Esta função posiciona o sprite no centro da tela.
A função <strong>Mover()</strong>
é chamada a cada quadro. Esta função atualiza a posição do sprite, movendo-o para a direita a uma velocidade de 100 unidades por segundo. Se o sprite atingir o topo da tela, a função altera a direção da velocidade para que o sprite comece a cair.
A função Pular()
é chamada quando o jogador pressiona o botão de espaço. Esta função define a velocidade do sprite para 100 unidades por segundo e define a altura do sprite para a altura atual do sprite.
A função Tick()
é chamada a cada quadro. Esta função chama a função Mover()
para mover o sprite e verifica se o jogador pressionou o botão de salto. Se o jogador pressionou o botão de salto, a função chama a função <strong>Pular()</strong>
para fazer o sprite saltar.
Para usar este código, você pode criar um novo projeto no Unreal Engine e importar o código. Em seguida, você pode adicionar um novo ator à cena e definir o tipo do ator para “Pulo”. O sprite do jogo aparecerá na tela e você poderá movê-lo e fazê-lo saltar usando os controles do jogo.
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Desenvolvendo Jogos para iOS com Unreal
Com o Unreal Engine, você pode programar seu jogo utilizando a linguagem de script visual Blueprint ou C++. Blueprint é ideal para iniciantes, pois é mais fácil de aprender e usar. C++ é mais apropriado para desenvolvedores mais avançados, pois oferece mais controle e desempenho otimizado.
Para começar a programar seu jogo, você pode criar uma nova classe Blueprint ou C++. Uma classe é um modelo que define o comportamento e as propriedades de um objeto no jogo.
Depois de criar uma classe, você pode começar a adicionar scripts à classe. Os scripts definem o comportamento da classe.
Otimização do Jogo
Para garantir que seu jogo rode suavemente em dispositivos iOS, é importante otimizar o desempenho do jogo. Aqui estão algumas dicas para otimizar o desempenho do jogo:
- Reduza o número de draw calls. Draw calls são solicitações para que a GPU renderize um objeto no jogo. Reduzir o número de draw calls pode melhorar o desempenho do jogo.
- Minimizar o número de materiais e texturas. Materiais e texturas podem aumentar o tamanho do jogo e o número de draw calls.
- Utilizar mapas de luz estáticos ao invés de dinâmicos. Mapas de luz estáticos são renderizados uma vez e armazenados na memória. Mapas de luz dinâmicos são renderizados a cada quadro. Utilizar mapas de luz estáticos pode melhorar o desempenho do jogo.
- Experimentar ajustar as configurações de post-processamento. As configurações de post-processamento podem afetar o desempenho do jogo. Experimente ajustar as configurações de post-processamento para melhorar o desempenho do jogo.
Empacotamento e Implantação no iOS
Depois de terminar o desenvolvimento e a otimização do seu jogo, você pode empacotar o jogo para iOS. Para isso, você precisará configurar o provisionamento de desenvolvimento no Xcode.
O provisionamento de desenvolvimento permite que você execute seu jogo em dispositivos iOS. Para configurar o provisionamento de desenvolvimento, abra o Xcode e vá para “File > Project Settings”. Em seguida, selecione a guia “Signing & Capabilities”.
Clique no botão “Add Provisioning Profile” e selecione “iOS Development”. Em seguida, selecione o perfil de provisionamento que você deseja usar.
Depois de configurar o provisionamento de desenvolvimento, você pode empacotar seu jogo. Para isso, abra o Unreal Editor e vá para “File > Package Project > iOS”.
O Unreal Editor irá empacotar seu jogo em um arquivo .ipa. Você pode instalar o arquivo .ipa em um dispositivo iOS usando o iTunes ou o Xcode.
Informações Técnicas Adicionais
Aqui estão algumas informações técnicas adicionais que podem ser úteis para criar um jogo para iOS com o Unreal Engine:
- Suporte a recursos do iOS: O Unreal Engine oferece suporte a uma ampla gama de recursos do iOS, incluindo:
- Multitoque
- Acelerômetro
- Giroscópio
- Câmera
- Microfone
- Bluetooth
- Wi-Fi
- Aplicações de jogos nativos: O Unreal Engine permite que você crie aplicativos de jogos nativos para iOS. Isso significa que seus jogos serão executados nativamente no iOS, sem a necessidade de um emulador.
- Desenvolvimento multiplataforma: O Unreal Engine também oferece suporte ao desenvolvimento multiplataforma. Isso significa que você pode usar o mesmo código para criar jogos para várias plataformas, incluindo iOS, Android, Windows, Mac e consoles.
Desenvolver um jogo 3D para iOS com o Unreal Engine pode parecer complicado, mas com dedicação e prática, você pode certamente criar jogos incríveis!
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FAQ Rápido
Por que o Unreal Engine é popular para jogos 3D?
O Unreal Engine é preferido devido à sua velocidade, qualidade de renderização e poder, oferecendo uma ampla gama de recursos para desenvolvimento de jogos 3D.
Requisitos iniciais para desenvolver jogos 3D no iOS com o Unreal Engine?
É necessário fazer o download da última versão do Unreal Engine da Epic Games e instalar o Xcode, o ambiente de desenvolvimento integrado para iOS.
Quais são as opções de linguagem de programação disponíveis no Unreal Engine?
O Unreal Engine oferece duas opções principais: o visual scripting Blueprint, ideal para iniciantes, e o C++ para desenvolvedores avançados em busca de mais controle e desempenho.
Desenvolver jogos 3D para iOS com Unreal é desafiador para iniciantes?
Embora possa parecer desafiador inicialmente, com dedicação e prática, é possível criar jogos 3D impressionantes para dispositivos iOS usando o Unreal Engine.
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