Pesquisar
Close this search box.

Melhores MMORPG para PC: Jogos Grátis, Pagos e Freemium

Se você gosta de MMOs, veja os melhores MMORPG para PC para você jogar por horas e dominar o mundo online

Qual é o melhor MMORPG para PC? É um com feitiços para lançar e demônios para matar? Um em que você trabalha como um mineiro em uma estação espacial ou um figurão corporativo?

Resolvendo conspirações antigas e lutando contra os horrores de Lovecraft? Talvez sejam todos eles.

Mas o que é um MMO, afinal? Bem, essas letras frequentemente usadas para representar as palavras Massively Multiplayer Online e se referem a jogos onde centenas – senão milhares – de jogadores se reúnem no mesmo mundo para viver aventuras juntos.

Jogos de MMORPG como Mir4, World of Warcraft, da Blizzard, ou STAR WARS: THE OLD REPUBLIC, da Bioware, oferecem novos mundos para você viver, trocando sua vida normal por uma de aventura, tesouros e perigos.

MMORPG são games com grande longevidade e alto nível interação com vários jogadores de todo o mundo. Se você gosta do estilo, então veja os melhores MMORPG para PC.

Se quiser alguns jogos legais, sejam MMORPG ou não, temos também uma matéria sobre jogos de Mundo Aberto para Celular que você pode gostar! E, se ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

Escolhendo um MMORPG para Você

Antes de começar a jogar um MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game), é importante considerar alguns aspectos. Primeiro, escolha um jogo que se adeque ao seu estilo de jogo e preferências temáticas. Medieval? Sobrevivência? Sci-Fi? Verifique os requisitos técnicos do jogo e certifique-se de que seu computador atenda a esses requisitos. Se quiser dar um upgrade no seu PC, leve em conta as ofertas abaixo:

Além disso, leve em conta o modelo de negócios do jogo, como se é gratuito para jogar ou requer assinatura mensal. Considere também a comunidade do jogo e a disponibilidade de servidores ativos. Por fim, defina seu tempo de jogo e esteja ciente dos possíveis custos adicionais, como compras dentro do jogo.

Aqui está nossa lista dos principais jogos MMORPG no PC, começando com alguns dos principais Mmos gratuitos para PC. Você com certeza encontrará algo que consumirá dias inteiros de uma vez – seja no Mmo mais popular do mundo, em uma joia escondida com uma pequena comunidade dedicada de fãs ou até mesmo um jogo baseado em uma série ou livros populares.

CURTIU? QUER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE? DEIXE SEU NOME E EMAIL E RECEBA MAIS MATÉRIAS COMO ESSA

ELDER SCROLLS ONLINE

Apesar de um lançamento “problemático”, The Elder Scrolls Online (site oficial) continua a ser um dos melhores MMORPGs para PC. Os jogos de The Elder Scrolls estão entre os melhores RPGs do mercado e agora você pode dedicar ainda mais seu tempo ao rico e vibrante universo da série, jogando online com amigos ou estranhos.

Situado 1.000 anos antes de Skyrim e 800 anos antes de Morrowind e Oblivion. The Elder Scrolls Online começa na Wailing Prison de Coldharbour, onde, mantendo-se fiel à tradição dos Elder Scrolls, o jogador é um prisioneiro e explora a prisão do lorde Deadrico, encontrando outros prisioneiros como você e descobrindo o plano do maligno deus.

Mmorpg para pc
elder scrolls online
ELDER SCROLLS ONLINE

Depois de escapar, você estará livre para explorar o continente de Tamriel, lutando contra monstros, descobrindo masmorras e fabricando armas com outros aventureiros ou por conta própria. Com um punhado de expansões trazendo novas e velhas regiões para o jogo, como Murkmire e Summerset, sem mencionar muitos lançamentos DLC futuros planejados, o universo Elder Scrolls Online está sempre se expandindo fazendo um MMO que sempre parece novo.

SENHOR DOS ANÉIS ONLINE

Senhor dos anéis online
SENHOR DOS ANÉIS ONLINE

O mundo da Terra-média de Tolkien é um cenário perfeito para um MMO. Tem ótimos personagens, um mundo enorme para explorar e todos estão sempre lutando. Humanos, Elfos, Anões e Hobbits formam as raças jogáveis de O Senhor dos Anéis Online (site oficial) e, como caçadores ou ladrões ou uma das outras classes, você embarcará em sua própria aventura, meio seguindo os passos da famosa Sociedade do Anel. Conheça Ents, perca-se em Moria ou faça longos passeios por Rohan.

As expansões impulsionam a história, seguindo os livros, e com cada ponto principal da trama vêm novas mecânicas, como a adição de combate montado. Se você já sonhou em experimentar o mundo de Tolkien em primeira mão, então este MMORPG tem tudo para você. O melhor de tudo é que é gratuito, o que o torna o MMO perfeito para jogar agora.

STAR WARS: THE OLD REPUBLIC

Uma galáxia muito, muito distante é o cenário perfeito para um dos melhores MMOs que você possa pensar, certo? Então não é surpresa que Star Wars: The Old Republic (site oficial) da BioWare esteja nessa lista. Jogue como uma das oito classes, divididas entre o Império e a República. Cada um tem uma história detalhada e dramática, e surpreendentemente, sim, todas são boas.

Star wars: the old republic
Star Wars: The Old Republic

Você pode assumir o papel de um Agente Imperial, trabalhando para o bem do Império, expulsando terroristas; um Cavaleiro Jedi que jurou caçar Sith e proteger a galáxia; ou mesmo um escravo que virou Inquisidor Sith, jogando um perigoso jogo de política (para quem gostou da trilogia dos anos 90). Você pode jogar tudo isso de graça, mas como assinante, você pode subir de nível mais rápido e se concentrar apenas na classe interessante e nas missões planetárias, em vez de ficar naquele monte de missões secundárias cansativas

Várias expansões fizeram com que o jogo parecesse razoavelmente novo, mas é a excelente expansão Knights of the Fallen Empire é que realmente merece ser jogada. Com sua teia de intrigas, relacionamentos e foco nas escolhas do jogador, parece mais uma sequência de Knights of the Old Republic do que qualquer coisa que veio antes dela. SWTOR é facilmente um dos melhores jogos de Star Wars de todos os tempos.

STAR TREK ONLINE

Star trek online
Star Trek Online

Agora, se você é um nerd mais “raiz em mundos sci-fi” (sim, Star Wars não é sci-fi… é mais uma “fantasia espacial”) então, você pode escolher Star Trek Online (site oficial).

Cada missão neste MMO é como um episódio das séries de TV, e cada série de missão é um arco, completo com um daqueles episódios mais casuais que depois forma uma história maior e mais profunda.

Faça uma viagem para Risa, visite a estação Deep Space 9 em Star Trek Online, pouse em planetas e pratique sua diplomacia ou entre em tensas batalhas espaciais com Cardassianos, Romulanos, Borgs e qualquer outra espécie que esteja causando problemas.

As lutas espaciais são táticas, enquanto se desenrolam em tempo real, pois é a chave para posicionar sua nave para obter o máximo de danos com seus disparos. Em qualquer missão fora da nave e que envolva o combate, o jogo se transforma em um shooter em terceira pessoa baseado em esquadrões completo, até com tempo cooldown de habilidades no melhor estilo Mass Effect.

Apesar de um começo difícil, STO se tornou um MMO gigantesco, atraente e gratuito e um dos melhores jogos espaciais que existem; é frequentemente expandido por atualizações massivas que adicionam histórias totalmente novas, e um tempo atrás, a facção romulana neutra introduziu missões e naves únicas.

Falando em naves, é isso que realmente diferencia este jogo de outros MMOs. Você não está apenas equipando e subindo de nível um herói, você tem uma tripulação inteira e uma nave para gerenciar e personalizar.

WORLD OF WARCRAFT

Com mais de uma década e WoW ainda é o jogo MMORPG mais popular do mundo. World of Warcraft (site oficial) é um pouco especial. Durante seu longo reinado, WoW mudou muito. Novas classes, raças, uma revisão gráfica, novos continentes… os jogadores podem até viajar no tempo. É enorme, desnorteante, e você pode passar por ele tão rapidamente agora é até fácil perder algumas das missões surpreendentemente cheias de história que surgiram.

World of warcraft
World of Warcraft

Às vezes parece tradicional, o que não é surpreendente considerando que foi o MMO que definiu o estilo moderno do gênero, mas a Blizzard ainda está misturando as coisas. Pegue Guarnições, por exemplo: sua base de operações em Draenor, onde você comanda suas forças leais da Horda ou da Aliança. Eles estão cheios de coisas para fazer, clicar e saquear, e até mesmo tem seguidores NPCs que você pode enviar em suas próprias aventuras.

GUILD WARS 2

Guild wars 2
GUILD WARS 2

Em um mundo onde World of Warcraft é um Mmo tradicional, Guild Wars 2 (site oficial) é o seu estranho oposto. A premissa é “conserte o que está quebrado!”.

Seu design pode ser visto como uma tentativa de consertar e melhorar cada mecânica quebrada que os jogos online insistem em ter, e seu sucesso nessas áreas o torna um dos melhores MMORPGs que você pode jogar.

Tem poucas missões regulares: em vez disso, os jogadores se unem para lutar em eventos contínuos – mini-histórias – que se desenrolam em fases, dependendo do desempenho dos jogadores. Isso faz com que os jogadores trabalhem juntos organicamente e também têm um impacto na região em que estão, talvez reduzindo a ameaça de bandos de monstros errantes, pelo menos temporariamente.

O conteúdo do jogo final está em constante evolução por meio das atualizações episódicas do Living World, a última das quais colocará os heróis contra o dragão Jormag e seu icebrood. Se você não estiver pronto para enfrentar esse desafio, poderá participar de aventuras de nível inferior sem gastar um real, já que o jogo principal agora é totalmente gratuito.

SKYFORGE

O MMORPG Skyforge (site oficial) se destaca como um dos melhores MMOs graças à combinação de seu sistema de classes único, excelente início de jogo e um belo mundo. Incentivando a experimentação e a exploração pessoal, você é capaz de selecionar qualquer classe que tenha desbloqueado, permitindo que mude drasticamente o estilo de jogo a qualquer momento, sem ter que passar por mais cem horas de re-nivelamento.

Skyforge
SKYFORGE

E tudo se passa em um dos mundos de jogo mais atraentes que encontramos, uma elegante mistura de alta fantasia e ficção científica exagerada. O início do jogo é variado e interessante, com muitas opções de como realizar suas tarefas e muitas recompensas que permitem escolher como deseja jogar.

Ele alterna regularmente entre áreas com instâncias solo que contam uma história linear, zonas abertas que incentivam a formação de equipes casuais em um mundo vivo e conteúdo multiplayer que é mais difícil, mas oferece melhores recompensas. Embora você seja bloqueado pelo seu nível de Prestígio em algumas tarefas, é improvável que você fique sem coisas para fazer.

[amazon bestseller=”rpg” tracking_id=”mg-paulo-20″ grid=”3″ items=”3″]

TROVE

Trove
Trove

Trove (site oficial) é um MMO focado em ação, e na maioria das vezes é comparado a jogos semelhantes ao Minecraft, e um dos melhores jogos de construção para PC.

Em primeiro lugar, você precisará construir uma base, onde possa criar todos os tipos de armas e itens com base em Voxels (ou seja, pixels em 3D, iguais aos cubos de Minecraft).

Uma vez que sua base seja estabelecida, você poderá explorar e viajar entre mundos e saquear masmorras e partir em missões online com seus amigos ou companheiros de guilda. A comunidade dedicada do Trove está sempre atualizando e trazendo os melhores mods para o Trove, então sempre haverá algo para fazer e buscar se você está melhorando sua base ou explorando com seus amigos online.

RUNESCAPE

Como World of Warcraft, Runescape (site oficial) tem sido um pilar do gênero MMORPG desde a era das lanhouses. Mas em vez de diminuir, Runescape continua a crescer em termos de jogadores e conteúdo. Novas missões e eventos são introduzidos quase semanalmente para que os veteranos sempre tenham algo novo para experimentar, enquanto os novos jogadores entram em um mundo já enriquecido por uma década de histórias e aventuras.

Runescape
Runescape

Não se preocupe em se familiarizar com o Runescape, pois sua comunidade está entre as mais generosas e amigáveis em todos os jogos, quer você esteja procurando por conselhos sobre uma missão complicada ou simplesmente depois um bate-papo, você encontrará ajuda sempre à mão. Não é apenas história que Runescape ostenta, mas também grandes expansões, um lançamento para mobile e incontáveis spin-offs, o MMO da Jagex não mostra absolutamente nenhum sinal de parar.

ARCHEAGE

Archeage
ARCHEAGE

ArcheAge (site oficial) pode ser um MMO muito tradicional, com missões, facções e uma história completamente esquecível. Mas o que o torna um dos melhores MMORPGs é que você pode ignorar tudo isso e ir para o mar. O oceano é enorme. Navegar de leste a oeste no navio mais rápido do jogo pode levar entre 45 minutos e uma hora, dependendo de perigos como tempestades, redemoinhos, criaturas marinhas ou piratas.

Existe até um lendário Kraken que mora no oceano do norte, e é necessário um ataque inteiro de mais de 40 jogadores e dez navios do tamanho de um galeão, com canhões em chamas, para simplesmente arranhá-lo. Nas profundezas do oceano você pode encontrar naufrágios cheios de deliciosas recompensas, e o mais difícil deles requer equipamento de mergulho para ser alcançado.

O ArcheAge é gratuito para jogar, com uma assinatura premium disponível que oferece várias vantagens, incluindo a capacidade de reivindicar seu próprio pedaço de terra – não instanciado, genuinamente ocupando espaço no mundo aberto – no qual você pode construir uma casa ou até mesmo um subaquático aquafarm cheio de peixes. Como alternativa, há ArcheAge Unchained, uma nova versão separada do jogo que dá acesso a todas as vantagens de uma assinatura por uma taxa única.

Independentemente da versão que você escolher, o mundo fantástico de ArcheAge é o cenário perfeito para embarcar em uma vida de crime em mar aberto, onde você está essencialmente jogando um jogo de piratas e todos os outros são marinheiros desavisados – mas em vez de um papagaio, você tem um dragão.

BLADE & SOUL

Blade & Soul (site oficial) é um MMORPG de artes marciais de fantasia coreano. E, se isso não for suficiente para despertar o seu interesse, francamente, não sei o que fará.

Talvez o mundo intrincadamente desenhado do jogo – inspirado no estilo visual do artista Hyung Tae Kim – quatro raças únicas e dez classes talvez sejam atraentes o bastante para influenciá-lo.

Blade & soul
BLADE & SOUL

Quer você escolha jogar como o poderoso Gon, o versátil Jin, mestre do mundo natural, Yun ou o místico Lyn, lutar usando o sistema de combate rápido e explosivo é sempre uma alegria. Golpes rápidos e cadeias de combos são essenciais, quer você se junte a amigos para enfrentar uma grande variedade de masmorras ou se você quiser fazer uma disputa PvP.

[amazon bestseller=”games” tracking_id=”mg-paulo-20″ grid=”3″ items=”3″]

EVE ONLINE

Eve online
Eve Online

Eve Online (site oficial) é quase um “Game of Thrones” no espaço. É um jogo de traição sem coração, mineração, economia, mais traição, mais mineração e as ocasionais batalhas de naves espaciais de mil pessoas.

O universo de New Eden é um dos MMOs mais voltados para o jogador que existe. Guerras que duram semanas, senão meses, em vários sistemas espaciais que envolvem e afetam milhares de players.

Anos de conspiração e sabotagem para derrubar grandes corporações por dentro. Relatórios de enormes perdas em naves e cargas, algumas chegando a milhares de dólares em valores reais. Como você pode imaginar, não é o jogo mais fácil de aprender do mundo, mas isso não significa que seja impossível.

FINAL FANTASY XIV

Final Fantasy XIV: A Realm Reborn (site oficial) é uma história de redenção comovente. Quando foi lançado originalmente, não era muito bom. Na verdade, foi terrível.

Isso fez com que a Square Enix tomasse medidas drásticas: abandonar o time antigo, contratar um novo time e refazer Final Fantasy XIV do zero. O resultado é A Realm Reborn. E isso é bom!

Final fantasy xiv
FINAL FANTASY XIV

Se você é um fã de Final Fantasy, vai adorar Eorzea. Ele atinge tudo pelo que a série é conhecida: histórias épicas do bem e do mal lutando, ambientes variados e lindos, personagens exagerados, cenas chamativas e chocobos em abundância. Também é inteligente: os jogadores têm uma grande flexibilidade na escolha da classe. Assim que você atinge o insignificante nível 10, você ganha a habilidade de mudar para qualquer uma das oito classes de combate do jogo com apenas a troca da arma. A vantagem é que os jogadores não precisam criar contas secundárias para experimentar outras funções.

A expansão Shadowbringers adicionou novas raças, classes e instâncias, com um aumento do limite de nível e uma grande ajuda da história. O próximo patch intitulado ‘Vows of Virtue, Deeds of Cruelty’ permitirá que você revisite as missões anteriores com seus personagens de alto nível através do New Game Plus. Ele também apresentará o primeiro de uma série de raids com o tema Neir: Automata. Poucos MMOs receberam tantas atualizações de qualidade e expansões quanto FFXIV.

NEVERWINTER

Neverwinter
NEVERWINTER

Neverwinter (site oficial) é uma surpresa. É, tematicamente, Dungeons & Dragons pegando os lugares, classes, feitiços e habilidades do RPG de mesa e, em seguida, colocando-os dentro de um dos melhores MMORPGs. Não deveria funcionar, mas de alguma forma funciona. Ajuda o fato de haver um amor sincero pelo material de origem, e cada aventura deixa você no clima de quem está embarcando em um jogo com seus amigos em uma mesa.

Muitas expansões gratuitas – que incluem novas raças e classes – foram introduzidas desde o lançamento de Neverwinter, levando os jogadores para longe da segurança da própria Neverwinter, para terras como Icewind Dale, onde bárbaros e temperaturas desagradáveis são a menor de suas preocupações.

É um MMO basicamente linear, mas se você começar a ficar sem conteúdo novo, sempre haverá o material criado pelo jogador, que contém algumas joias reais escondidas no lixo. Porém, um aviso: a menos que você jogue o jogo de maneira casual, provavelmente terá de gastar dinheiro. É cada vez mais difícil jogar de graça, embora certamente não seja impossível.

BLACK DESERT ONLINE

Black Desert  (site oficial) é a franquia MMORPG de ação de mundo aberto da Pearl Abyss que redefine o gênero, trazendo visuais de ponta e combate com foco em habilidades. Com o sistema de customização de personagens de jogos mais avançado no mercado, os usuários podem quebrar o padrão e criar personagens únicos que realmente representem a si mesmos.

A franquia ainda conta com controles intuitivos, mundos minuciosamente projetados e uma extensa lore, que empolgarão tanto os novatos quanto os veteranos de jogos MMO e RPGs de ação. A franquia Black Desert conta com mais de 40 milhões de jogadores em todo o mundo nos PCs, celulares e consoles.

PERFECT WORLD

Lançado pela Level Up Games no Brasil em 2008, Perfect World é um RPG online gratuito com um rico mundo baseado no folclore e na cultura chinesa. Perfect World conta a história de Pan Gu, o universo perfeito criado por deuses da mitologia chinesa e dividido em cinco impérios: das Sombra, do Fogo, do Gelo, a Cidade do Dragão e, por fim, o Império da Luz, onde os jogadores enfrentarão os novos desafios do jogo.

Após uma maldição, todos os impérios foram dominados pelas forças do mal, exceto as terras do Imperador Alexsander que foram salvas graças ao sacrifício do líder. Mas, após um grande período de paz, o Império da Luz está novamente ameaçado, dessa vez pelo filho adotivo do imperador, que foi treinado para ser seu braço direito, mas que bandeou para o lado das trevas e será oponente de Althea, imperatriz da luz.

O jogo é leve, ideal tanto para notebooks e computadores tradicionais, quanto para os set-ups gamers robustos. Perfect World já conta com o conteúdo de mais de 10 expansões desde seu lançamento. Para mais informações sobre Perfect World, visite a página oficial do jogo.

FAQ Rápido

Qual é o MMORPG nº 1 no mundo?

World of Warcraft. O mundo é enorme e repleto de missões ricas e repletas de histórias a cada passo. Às vezes parece tradicional, o que não é surpreendente, considerando que foi o MMO que definiu o estilo moderno do gênero, mas a Blizzard ainda está misturando as coisas.

Qual o melhor MMORPG para começar a jogar?

Existem excelentes opções de mmorpg para iniciantes, entre eles estão:
ELDER SCROLLS ONLINE;
SENHOR DOS ANÉIS ONLINE;
STAR WARS: THE OLD REPUBLIC;
STAR TREK ONLINE;
WORLD OF WARCRAFT;
GUILD WARS 2;
SKYFORGE;
TROVE;

Qual MMORPG tem a maior base de jogadores?

Final Fantasy XIV: A Realm Reborn. A série Final Fantasy de títulos JRPG roubou os corações e os controladores dos jogadores em todo o mundo. Não é segredo que um dos melhores jogos de RPG do gênero também traduziria esse sucesso para o gênero MMO.

Elder Scrolls Online é melhor do que WoW?

Em última análise, tudo se resume ao que você quer ao comparar ESO com WoW. Se você está procurando um jogo em que anos foram gastos criando uma história envolvente, World of Warcraft é uma ótima escolha. ESO, por sua vez, oferece uma abordagem mais acessível, madura e visualmente realista em comparação ao concorrente.

Então, deixe aí nos comentários: Qual o próximo mundo em que você mergulhará para viver grandes aventuras? Você vai optar por um dos MMOs gratuitos ou vai gastar muito com uma assinatura? Aproveite para ler mais sobre MMOs, como essas dicas para Black Desert, em nosso site.

Saiba como acabar de vez com o erro OpenGL no Blender
Sua carreira do sonhos é ganhar muito dinheiro Criando Jogos? Então veja como dar os primeiros passos
Jogo de ação com múltiplas batalhas superpoderosas apresenta narrativa inédita ambientada no mundo dos quadrinhos de Invincible, da Skybound Comics
Desenvolvedores independentes e artistas podem inscrever seus projetos gratuitamente para participar do BIG Festival 2024 e Artists' Alley, na gamescom latam 2024
Conheça Sites para Criar Jogos e crie seus games sem baixar ou instalar nada
Quer saber como Desenvolver Jogos no Celular? Veja esses aplicativos