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Como Criar um Modo Multiplayer em Jogos

Quer fazer um game e está pensando em incluir um modo Multiplayer em Jogos? Saiba como

Desde os primórdios, desde o lançamento do Magnavox Odyssey, jogar vídeo game era uma atividade que podia ser feita a dois.

Ter dois controles e jogar um jogo com um amigo foi, com certeza, parte da infância de muita gente que hoje sonha em se tornar um desenvolvimento de jogos.

Passar as tardes batendo em capangas no Streets of Rage ou disputando partidas de futebol no Super Star Soccer? Quem nunca?

Porém, esses tempos ficaram para trás e os jogos com um modo multiplayer online, onde jogamos com amigos, cada um em sua casa, ou com centenas de desconhecidos são muito mais comuns.

E você, como um game dev, terminou seu jogo está pronto e agora só falta uma coisa para que ele possa ser finalmente lançado: aquele modo multiplayer que foi planejado.

E aí? Como posso finalmente colocar as pessoas para jogar meu jogo juntas e se divertirem com os amigos? Existem recursos nativos para multiplayer em engines como Unity (site oficial) e Unreal Engine (site oficial), mas como fazer isso?

Como eu faço e o que eu preciso para um modo multiplayer em jogos que torne toda a experiência de jogar divertida? O que eu preciso configurar?

Quais são os pontos mais importantes que você precisa se preocupar para que o seu jogo funcione corretamente? Vamos falar sobre isso e, se você tiver dúvidas, é só deixar nos comentários.

Como Começar a Criar Jogos?

Você ama videogames e imagina como seria criar o seu próprio, mas a ideia de aprender programação e mudar de carreira parece um desafio distante? Com o nosso curso, nós trazemos uma proposta diferente: aprender a criar jogos no seu tempo livre, sem a necessidade de se tornar um programador ou deixar seu trabalho atual.

Imagine poder criar pequenos projetos, jogos que contam histórias que você sempre quis contar, ou simplesmente experimentar suas ideias em um ambiente divertido e sem pressões. Nosso curso é desenhado para quem acha que não tem tempo ou paciência para aprender programação do zero. Através de ferramentas intuitivas e lições que cabem na sua rotina, você vai ver que é possível sim, trazer suas ideias para a vida digital.

Não é sobre mudar de carreira; é sobre adicionar mais paixão à sua vida. E quem sabe? Talvez isso se torne mais do que um hobby. Mas se não se tornar, tudo bem também! O importante é a satisfação de criar algo seu, no seu tempo e do seu jeito.

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Escolha do Modelo de Servidor

A escolha do modelo de servidor é uma decisão crítica para qualquer projeto de TI, já que impacta diretamente na performance, escalabilidade, custo e manutenção do sistema. Quando se trata de escolher um modelo de servidor, há vários fatores a serem considerados, e a decisão final dependerá de suas necessidades específicas, expectativas de tráfego, orçamento e recursos técnicos disponíveis.

No modelo Peer-to-Peer (P2P), dispositivos individuais se conectam diretamente uns aos outros, sem um servidor central. Cada dispositivo age como cliente e servidor, permitindo comunicação direta entre eles. Isso pode reduzir a latência e os custos de infraestrutura, mas pode ser difícil de escalar e apresenta desafios de segurança devido à falta de supervisão central.

É comumente usado em compartilhamento de arquivos, comunicação e jogos online, proporcionando uma rede descentralizada onde os dispositivos contribuem igualmente para a comunicação e os recursos são compartilhados entre os pares.

No modelo Cliente-Servidor, os dispositivos clientes se conectam a um servidor central que gerencia o jogo. O servidor coordena a comunicação entre os clientes, proporcionando uma experiência mais consistente e segura. Embora exija mais infraestrutura, pode oferecer escalabilidade e controle aprimorados.

Este modelo é comum em jogos online, onde o servidor controla aspectos como sincronização de jogadores, segurança e gerenciamento de recursos. Os clientes dependem do servidor para a maioria das operações, resultando em uma arquitetura hierárquica que facilita a administração e a manutenção do jogo.

Ao escolher um modelo de servidor, é crucial uma avaliação detalhada de suas necessidades específicas e uma análise cuidadosa das opções disponíveis. A escolha certa irá garantir que seu jogo funcione de maneira eficiente, seja escalável conforme o crescimento e ofereça a melhor experiência possível aos seus usuários. Abaixo estão os pontos principais a serem considerados ao escolher um modelo de servidor:

  1. Tipo de Aplicação: O tipo de aplicação que você está executando é um fator crucial. Aplicações web, por exemplo, podem necessitar de servidores que suportem grandes volumes de tráfego e recursos de balanceamento de carga. Por outro lado, aplicativos de banco de dados podem requerer servidores com grande capacidade de armazenamento e processamento.
  2. Tráfego Esperado: A quantidade de tráfego esperado para o seu serviço e como esse tráfego pode escalar ao longo do tempo afetam diretamente a escolha do servidor. Servidores dedicados ou soluções em nuvem são mais adaptáveis ao crescimento do que soluções de hospedagem compartilhada, por exemplo.
  3. Custo: O orçamento disponível pode limitar suas opções. Servidores dedicados e soluções em nuvem tendem a ser mais caros, mas oferecem melhor desempenho e escalabilidade. Hospedagem compartilhada ou VPS (Virtual Private Server) podem ser opções mais acessíveis para projetos menores ou em estágio inicial.
  4. Escalabilidade: A capacidade de aumentar recursos conforme a necessidade é vital. Soluções em nuvem, como AWS, Azure e Google Cloud, oferecem excelente escalabilidade, permitindo que você ajuste os recursos dinamicamente com base na demanda.
  5. Performance e Disponibilidade: Servidores com hardware de alta performance e redes de alta velocidade podem oferecer melhor tempo de resposta e menor latência. Da mesma forma, garantias de uptime e mecanismos de redundância são fundamentais para manter seu serviço disponível.
  6. Segurança: A escolha de um modelo de servidor também deve levar em conta os requisitos de segurança da sua aplicação. Servidores dedicados oferecem controle total sobre o ambiente, permitindo uma configuração de segurança customizada. Soluções em nuvem frequentemente vêm com um nível de segurança integrado e conformidade com padrões industriais.
  7. Suporte e Manutenção: Alguns serviços oferecem suporte e manutenção gerenciada, o que pode ser uma vantagem se você não possui uma equipe técnica disponível.

Gerenciamento da Conexão de Rede

Gerenciamento de conexão e rede
Gerenciamento de conexão e rede

O gerenciamento de conexão e rede é um componente vital da infraestrutura de tecnologia da informação (TI) de qualquer organização e, é claro, em jogos multiplayer.

Ele abrange uma ampla gama de práticas e tecnologias destinadas a garantir que a rede da organização seja otimizada, segura e capaz de atender às demandas operacionais do negócio.

Em primeiro lugar, está a configuração e manutenção dos dispositivos de rede, como switches, roteadores e firewalls. Isso envolve definir a topologia da rede, configurar endereços IP, máscaras de sub-rede, gateways e outros parâmetros de conectividade.

Além disso, o gerenciamento de largura de banda é essencial para controlar o tráfego de rede e evitar congestionamentos. Isso é realizado por meio de técnicas como QoS (Quality of Service), que prioriza diferentes tipos de tráfego com base em critérios específicos.

A segurança da rede é outra preocupação importante. Isso inclui a implementação de firewalls, sistemas de detecção/prevenção de intrusão (IDS/IPS), autenticação de usuários e políticas de controle de acesso para proteger a rede contra ameaças internas e externas.

O monitoramento constante do desempenho, saúde e segurança da rede é realizado por meio de ferramentas especializadas que analisam logs e geram alertas para possíveis problemas e estratégias de gerenciamento de falhas e backup são implementadas para garantir a continuidade dos serviços em caso de falha de hardware ou da rede.

A virtualização de rede, utilizando tecnologias como SDN (Software Defined Networking) e NFV (Network Functions Virtualization), permite criar redes mais flexíveis e adaptáveis. Por fim, o gerenciamento da conectividade sem fio, incluindo redes Wi-Fi, é essencial para proporcionar acesso seguro e confiável à rede.

Segurança, Balanceamento e Fair Play

Esses três conceitos, embora distintos, podem sobrepor-se quando consideramos a construção de ambientes seguros, equilibrados e éticos em jogos multiplayer. A segurança cria o ambiente necessário para que o balanceamento e o Fair Play possam florescer, garantindo que todos os participantes tenham a oportunidade de competir ou interagir de maneira justa e equitativa.

A Segurança pode ser analisada em diferentes contextos, como segurança da informação, segurança pública, segurança do trabalho, entre outras áreas. No entanto, um elemento comum em todas essas áreas é a proteção contra riscos, danos ou perdas.

Na segurança da informação, por exemplo, isso envolve a proteção de dados contra acesso não autorizado, uso indevido, divulgação, interrupção, modificação ou destruição. Práticas recomendadas nessa área incluem o uso de senhas fortes, criptografia, firewalls, além da conscientização sobre phishing e malware.

O termo “Balanceamento” pode ser usado de várias maneiras, dependendo do contexto. No design de jogos, por exemplo, o balanceamento assegura que nenhum jogador ou estratégia tenha uma vantagem injusta sobre os outros. Em redes de computadores, o balanceamento de carga distribui o tráfego de forma eficiente entre vários servidores para melhorar a resposta das aplicações web.

No contexto dos sistemas de energia, o balanceamento envolve a gestão da oferta e demanda de energia para garantir a estabilidade do sistema. Balanceamento geralmente busca a harmonização ou equidade dentro de um sistema complexo.

Fair Play, ou jogo justo, é um conceito fundamentalmente ligado à ética e ao respeito mútuo no esporte, jogos e, por extensão, em várias áreas da sociedade. Encoraja a integridade, a honestidade e a igualdade entre os participantes. No esporte, isso significa competir de maneira limpa e respeitar tanto os adversários quanto as regras do jogo.

Em um sentido mais amplo, o Fair Play pode ser aplicado a qualquer competição ou interação, promovendo uma conduta respeitosa e ética. Isso vai desde dar crédito apropriado em um trabalho acadêmico ou profissional, até jogar limpo em competições online.

Performance do Jogo

Gestão cuidadosa desses aspectos durante o desenvolvimento pode levar a uma experiência de jogo multiplayer satisfatória e bem-sucedida. Muitas soluções requerem um equilíbrio cuidadoso entre os requisitos do jogo, a capacidade do servidor, e a experiência do usuário final.

A Escala do seu jogo é um dos maiores desafios no desenvolvimento de jogos multiplayer, especialmente para jogos que antecipam uma grande quantidade de jogadores simultâneos. Um aspecto crucial é a arquitetura do servidor.

Servidores dedicados podem ser escalados horizontalmente (adicionando mais servidores) para acomodar mais jogadores, enquanto uma arquitetura peer-to-peer coloca a carga sobre as máquinas dos jogadores, o que pode ser menos previsível e seguro.

  • Técnicas para Gerenciar a Escala:
    • Balanceamento de Carga: Distribuir as requisições dos jogadores uniformemente entre os servidores disponíveis.
    • Sharding: Dividir os jogadores em diferentes “shards” ou instâncias, para que cada servidor lide apenas com um subconjunto dos jogadores.
    • Autoscaling: Automatizar a adição ou remoção de recursos do servidor com base na demanda atual.

Para jogos multiplayer, manter uma performance de alta qualidade para todos os jogadores é essencial. A performance influencia diretamente a jogabilidade e a satisfação do jogador.

  • Otimização: Reduzir o uso de recursos, como CPU e memória, no cliente e no servidor.
  • Código Eficiente: Escrever rotinas de processamento, física e renderização que são altamente otimizadas.
  • Redução de Overhead do Protocolo: Utilizar protocolos de comunicação eficientes, como UDP, que oferece uma comunicação mais rápida e com menos overhead do que TCP para cenários em tempo real.

Manter todos os jogadores sincronizados, de forma que todos vejam o mesmo estado do jogo ao mesmo tempo, é um desafio técnico crucial em jogos multiplayer.

  • Técnicas de Sincronização:
    • Lockstep Protocol: Todos os jogadores enviam suas ações numa mesma “tick” da simulação de jogo. O jogo avança somente quando todas as ações são recebidas.
    • State Synchronization: O servidor mantém o estado do jogo atualizado e transmite esse estado a todos os jogadores de forma regular.
    • Prediction and Reconciliation: Clientes preveem ações locais e enviam ao servidor. Se houver discrepâncias entre a previsão do cliente e o estado do servidor, o jogo é “corrigido” para refletir o estado verdadeiro.

E a Latência, ou seja, o tempo de ida e volta entre a ação do jogador e a resposta do servidor – pode significativamente afetar a experiência de jogo, especialmente em jogos que requerem reações rápidas.

  • Redução de Latência:
    • Otimização de Rede: Selecionar servidores próximos geograficamente aos jogadores, usar técnicas de compressão de dados.
    • Interpolação e Extrapolação: Usar técnicas que suavizam os movimentos dos personagens e outros elementos do jogo, predizendo onde eles estarão considerando a latência.
    • Ajuste de Tick Rate: O “tick rate” é a frequência com que o servidor atualiza o estado do jogo. Um maior tick rate pode reduzir a latência percebida mas exige mais recursos do servidor.

Manutenção dos Servidores de Jogo

Testes, suporte e manutenção são pilares fundamentais para o sucesso e durabilidade dos jogos multiplayer. Esses elementos são essenciais para garantir que os jogadores desfrutem de uma experiência de jogo estável, envolvente e livre de problemas técnicos.

Os testes desempenham um papel crucial na fase de desenvolvimento, abrangendo desde testes de unidade e integração para verificar a funcionalidade individual dos elementos do jogo até testes de carga e estresse para garantir que os servidores possam lidar com o volume de jogadores sem comprometer a experiência de jogo. Além disso, os testes de segurança são vitais para detectar e corrigir vulnerabilidades que possam ser exploradas por trapaceiros ou hackers.

Manutenção dos servidores de jogo
Manutenção dos Servidores de Jogo

O suporte ao jogador é outro aspecto fundamental, pois oferece assistência técnica e solução de problemas para garantir que os jogadores tenham uma experiência positiva. Isso inclui responder perguntas, resolver questões técnicas e fornecer orientação sobre o jogo, geralmente por meio de plataformas como e-mail, chat ao vivo ou fóruns.

A manutenção é essencial para manter a infraestrutura de jogo funcionando sem problemas. Isso envolve a manutenção regular dos servidores para garantir segurança, eficiência e capacidade de resposta. Além disso, atualizações de software são lançadas periodicamente para corrigir bugs, melhorar o desempenho e adicionar novo conteúdo ao jogo. A refatoração do código também é realizada para melhorar a performance e a manutenibilidade do jogo ao longo do tempo.

FAQ Rápido sobre Multiplayer em Jogos

O que é o modelo Peer-to-Peer (P2P) em jogos multiplayer?

No modelo P2P, dispositivos individuais se conectam diretamente uns aos outros, sem a necessidade de um servidor central. Isso permite comunicação direta entre eles, reduzindo latência e custos de infraestrutura.

Como funciona o modelo Cliente-Servidor em jogos online?

No modelo Cliente-Servidor, os dispositivos clientes se conectam a um servidor central que gerencia o jogo. O servidor coordena a comunicação entre os clientes, oferecendo uma experiência mais consistente e segura.

Por que é importante escolher o modelo de servidor correto para um jogo multiplayer?

A escolha do modelo de servidor impacta diretamente na performance, escalabilidade, custo e manutenção do jogo. A decisão final dependerá das necessidades específicas do projeto, expectativas de tráfego, orçamento e recursos técnicos disponíveis.

Quais são os aspectos-chave a serem considerados ao escolher um modelo de servidor?

Alguns aspectos importantes incluem o tipo de aplicação, o tráfego esperado, custo, escalabilidade, desempenho e disponibilidade, segurança, suporte e manutenção oferecidos pelo modelo de servidor. Esses fatores garantem uma experiência de jogo eficiente e satisfatória para os jogadores.

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