GuiaArtigos

Assassin’s Creed: Ordem cronológica dos jogos

Confira a cronologia para entender melhor a história de Assassin's Creed!

Assassin’s Creed é uma série de jogos produzida e publicada pela Ubisoft. O enredo central da trama gira em torno do conflito de duas sociedades secretas: Os Templários, ordem que foi fundada em 1129, com o objetivo de estabelecer a paz porém através de um controle social estabelecido pelos mesmos. E os Assassinos, que embora o nome pareça contraditório, têm o mesmo objetivo, mas almejam isso por meio do livre arbítrio.

Muitos jogos foram lançados na intenção de fazer o jogador imergir nesse mundo, porém, boa parte deles não seguiram uma narrativa linear. Portanto, abaixo, organizamos eles de forma cronológica (Sem DLC’s) para tirar as suas dúvidas.

Cronologia

Assassin’s Creed Odyssey

AC Odyssey: Personagens principais.
AC Odyssey para Windows, clicando aqui.

O jogo se passa entre 431-404 a.C, explorando a Grécia Antiga e dando enfoque no conflito de Atenas e Esparta. Embora aqui não tenhamos os Assassinos e os Templários, já podemos perceber algumas organizações que no futuro darão origem a elas. Além disso, no começo da jogatina podemos escolher com qual dos dois personagens principais jogaremos, sendo eles: Kassandra e Alexios.

Odyssey está disponível para as plataformas: PS4, Xbox One, PC e Stadia.

Assassin’s Creed Origins

AC Origins: Protagonista Bayek.
AC Origins para Windows, clicando aqui.

O jogo se passa em 49-43 a.C no Egito Antigo, durante a governança da Cléopatra. Aqui, já veremos a fundação da Ordem dos Assassinos (antes chamados de Os Ocultos), e também o início da contenda entre Assassinos e Templários.

Origins está disponível para as plataformas: PS4, Xbox One e Windows.

Assassin’s Creed Valhalla

AC Valhalla: Personagem principal Eivor.
Assassin's Creed: Ordem cronológica dos jogos | assassins creed, pc, playstation 3, playstation 4, playstation 5, singleplay, ubisoft, xbox 360, xbox one, xbox series x | Assassin's Creed

Embora o jogo vá ser lançado apenas em 10 de novembro deste ano, já se sabe que ele se passa por volta de 843 d.C durante as invasões vikings na Grã-Bretanha. Nele, o jogador também terá a possibilidade de escolher com qual dos dois personagens principais prefere jogar.

Valhalla estará disponível para as plataformas: PS4,PS5, Xbox One, Xbox One Series S, Windows e Stadia.

Assassin’s Creed: Altaïr’s Chronicles

Altair's Chronicles: Personagem principal.
Assassin's Creed: Ordem cronológica dos jogos | assassins creed, pc, playstation 3, playstation 4, playstation 5, singleplay, ubisoft, xbox 360, xbox one, xbox series x | Assassin's Creed

O jogo se passa em 1190 d.C e narra a história de Altair antes do primeiro jogo lançado, se passando durante a Terceira Cruzada e mostrando os combates entre muçulmanos e Templários pelo domínio de Jerusalém.

Altair’s Chronicles está disponível para as plataformas: Nintendo DS, Android, IOS e webOS.

Assassin’s Creed

AC: Personagem principal.
Assassin's Creed: Ordem cronológica dos jogos | assassins creed, pc, playstation 3, playstation 4, playstation 5, singleplay, ubisoft, xbox 360, xbox one, xbox series x | Assassin's Creed

O jogo se passa em 1191 d.C, contando a história de Altair Ibn-La’Ahad, um membro da Ordem dos Assassinos que está atrás de um artefato denominado “Maçã do Éden”, após descobrir que esse objeto misterioso pode ser usado para controlar mentes.

Está disponível para as plataformas: PS3, Xbox 360 e Windows.

Assassin’s Creed Bloodlines

AC Bloodlines: Personagem principal.
Assassin's Creed: Ordem cronológica dos jogos | assassins creed, pc, playstation 3, playstation 4, playstation 5, singleplay, ubisoft, xbox 360, xbox one, xbox series x | Assassin's Creed

O jogo se passa no mesmo ano de seu antecessor, porém acompanhamos Altair viajando para Chipre para matar Templários que fugiram da Terra Santa.

Bloodlines está disponível apenas para PSP.

Assassin’s Creed 2

AC2: Protagonista Ezio.
AC2 para Windows, clicando aqui.

A história se passa em 1476-1499 d.C na Itália durante o período da Renascença. Contando com um novo protagonista, Ezio Auditore, vemos o seu treinamento como Assassino, e em especial, a sua busca por vingança.

AC2 está disponível para as plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, e PC.

Assassin’s Creed Brotherhood

AC Brotherhood: Protagonista Ezio.
AC Brotherhood para Windows, clicando aqui.

Em sequência a AC2, aqui acompanhamos Ezio e seu confronto com os Bórgia, e também a sua participação na reconstrução de Roma, após uma governança corrupta dos Templários. Foi o primeiro jogo da saga a ser incluído o multijogador.

Brotherhood está disponível para as plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Windows e OS X.

Assassin’s Creed Revelations

AC Revelations: Protagonista Ezio.
AC Revelations, clicando aqui.

O jogo se passa em 1511-1512 d.C mostrando a busca de Ezio pela biblioteca secreta de Altair em Constantinopla.

Revelations está disponível para as plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Windows e Android.

Assassin’s Creed Chronicles: China

AC Chronicles-China: Protagonista Shao Jun.
AC Chronicles: China para Windows, clicando aqui.

Em 1596 d.C, acompanhamos Shao Jun, que foi aprendiz de Ezio, retornando ao seu país para se vingar dos templários Oito Tigres.

Chronicles: China está disponível para as plataformas: PS4, Xbox One, PC e PS Vita.

Assassin’s Creed IV: Black Flag

AC Black Flag: Protagonista Edward.
AC IV: Black Flag para Windows, clicando aqui.

Se passando em 1715-1722 d.C, vemos a história do protagonista Edward Kenway, durante a Época Dourada da Pirataria. Inicialmente, Edward é apenas um pirata, mas se vê inesperadamente em um conflito entre Assassinos e Templários.

Black Flag está disponível para as plataformas: PS3, PS4 Xbox 360, Xbox One, Wii U, Windows e Nintendo Switch.

Assassin’s Creed Rogue

Assassin's Creed: Ordem cronológica dos jogos | b25179c3 1023881 | Married Games Guia, Artigos | assassins creed, pc, playstation 3, playstation 4, playstation 5, singleplay, ubisoft, xbox 360, xbox one, xbox series x | Assassin's Creed
AC Rogue para Windows, clicando aqui.

Em 1752-1760 d.C, vemos Shay Patrick Cormac durante a Guerra dos Sete Anos. Membro da Ordem dos Assassinos que se tornou Templário após uma traição.

Rogue está disponível nas plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Windows e Nintendo Switch.

Assassin’s Creed III

Assassin's Creed: Ordem cronológica dos jogos | 1f002687 319633 | Married Games Guia, Artigos | assassins creed, pc, playstation 3, playstation 4, playstation 5, singleplay, ubisoft, xbox 360, xbox one, xbox series x | Assassin's Creed
AC3 para Windows, clicando aqui.

Em 1754-1783 d.C, nos colocamos no lugar de Ratonhnhaké:ton, neto de Edward Kenway, antes, durante e após a Revolução Americana, e a saga do protagonista para salvar a sua tribo dos Templários.

AC3 está disponível para as plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Wii U, Windows e Nintendo Switch.

Assassin’s Creed III: Liberation

AC Liberation: Protagonista Aveline
Assassin's Creed: Ordem cronológica dos jogos | assassins creed, pc, playstation 3, playstation 4, playstation 5, singleplay, ubisoft, xbox 360, xbox one, xbox series x | Assassin's Creed

Pensando na ordem de lançamento, aqui é a primeira vez que temos uma mulher como protagonista. Acompanhamos Aveline de Grandpré em 1765-1777 d.C, uma assassina que é recrutada para a Ordem por Agate, um escravo fugitivo.

Liberation está disponível para as plataformas: PS3, PS4, PS Vita, Xbox 360, Xbox One, Windos e Nintendo Switch.

Assassin’s Creed Unity

AC Unity: Protagonista Arno.
AC Unity para Windows, clicando aqui.

Em Paris, 1776-1800 d.C, vemos Arno Dorian, membro da Ordem dos Assassinos, e como os mesmos, juntamente com a Ordem dos Templários, estavam relacionados com a Revolução Francesa.

Unity está disponível para as plataformas: PS4, Xbox One e Windows.

Assassin’s Creed Chronicles: India

Assassin's Creed: Ordem cronológica dos jogos | b0bf9fdb assassins creed chronicles india 1920x1080 1 | Married Games Guia, Artigos | assassins creed, pc, playstation 3, playstation 4, playstation 5, singleplay, ubisoft, xbox 360, xbox one, xbox series x | Assassin's Creed
AC Chronicles: India para Windows, clicando aqui.

Incorporando o protagonista Arbaaz Mir em 1841 d.C durante a guerra do Império Sikh contra a Companhia das Índias Orientais, o jogador deve roubar uma caixa pertencente à Ordem dos Assassinos e descobrir os objetivos dos Templários.

Chronicles: India está disponível para as plataformas: PS4, Xbox One, Windows e PS Vita.

Assassin’s Creed Syndicate

AC: Syndicate: Protagonista Jacob.
AC Syndicate para Windows, clicando aqui.

Se passando em 1868 d.C, em Londres, no final da Revolução Industrial, vemos os gêmeos Jacob e Evie Frye, lutando por justiça para a classe trabalhadora, que se vê oprimida pelo poderio Templário.

Syndicate está disponível para as plataformas: PS4, Xbox One e Windows.

Assassin’s Creed Chronicles: Russia

Assassin's Creed: Ordem cronológica dos jogos | 65b075cd apps.29515.63247014866406746.df435824 51e5 4863 bbd3 185623886d0e.25e37298 b11b 426c ab20 1d30dedf1b70 | Married Games Guia, Artigos | assassins creed, pc, playstation 3, playstation 4, playstation 5, singleplay, ubisoft, xbox 360, xbox one, xbox series x | Assassin's Creed
AC Chronicles: Russia para Windows, clicando aqui.

Jogo mais recente seguindo a cronologia, acompanhamos a narrativa de Nikolai Orelov em 1918 d.C, um Assassino que planeja escapar do caos da Revolução de Outubro, mas antes, deve ir em busca de um artefato do interesse da Ordem dos Assasinos e da Ordem dos Templários.

Chronicles: Russia está disponível para as plataformas PS4, Xbox One, Windows e PS Vita.

Compartilhe com seus amigos e conta pra gente qual jogo da franquia é seu favorito!

Personagens da franquia Assassin's Creed.
Assassin's Creed: Ordem cronológica dos jogos | assassins creed, pc, playstation 3, playstation 4, playstation 5, singleplay, ubisoft, xbox 360, xbox one, xbox series x | Assassin's Creed

Confira também: Assassin’s Creed Valhalla: Gameplay contra boss é vazada.

Ana Tavares
O autorAna Tavares
Redatora
Estudante de jogos digitais e aficionada por literatura.

Deixe uma resposta