Assassin’s Creed é uma série de jogos produzida e publicada pela Ubisoft. O enredo central da trama gira em torno do conflito de duas sociedades secretas: Os Templários, ordem que foi fundada em 1129, com o objetivo de estabelecer a paz porém através de um controle social estabelecido pelos mesmos. E os Assassinos, que embora o nome pareça contraditório, têm o mesmo objetivo, mas almejam isso por meio do livre arbítrio.
Muitos jogos foram lançados na intenção de fazer o jogador imergir nesse mundo, porém, boa parte deles não seguiram uma narrativa linear. Portanto, abaixo, organizamos eles de forma cronológica (Sem DLC’s) para tirar as suas dúvidas.
Cronologia
Assassin’s Creed Odyssey

O jogo se passa entre 431-404 a.C, explorando a Grécia Antiga e dando enfoque no conflito de Atenas e Esparta. Embora aqui não tenhamos os Assassinos e os Templários, já podemos perceber algumas organizações que no futuro darão origem a elas. Além disso, no começo da jogatina podemos escolher com qual dos dois personagens principais jogaremos, sendo eles: Kassandra e Alexios.
Odyssey está disponível para as plataformas: PS4, Xbox One, PC e Stadia.
Assassin’s Creed Origins

O jogo se passa em 49-43 a.C no Egito Antigo, durante a governança da Cléopatra. Aqui, já veremos a fundação da Ordem dos Assassinos (antes chamados de Os Ocultos), e também o início da contenda entre Assassinos e Templários.
Origins está disponível para as plataformas: PS4, Xbox One e Windows.
Assassin’s Creed Valhalla

Embora o jogo vá ser lançado apenas em 10 de novembro deste ano, já se sabe que ele se passa por volta de 843 d.C durante as invasões vikings na Grã-Bretanha. Nele, o jogador também terá a possibilidade de escolher com qual dos dois personagens principais prefere jogar.
Valhalla estará disponível para as plataformas: PS4,PS5, Xbox One, Xbox One Series S, Windows e Stadia.
Assassin’s Creed: Altaïr’s Chronicles

O jogo se passa em 1190 d.C e narra a história de Altair antes do primeiro jogo lançado, se passando durante a Terceira Cruzada e mostrando os combates entre muçulmanos e Templários pelo domínio de Jerusalém.
Altair’s Chronicles está disponível para as plataformas: Nintendo DS, Android, IOS e webOS.
Assassin’s Creed

O jogo se passa em 1191 d.C, contando a história de Altair Ibn-La’Ahad, um membro da Ordem dos Assassinos que está atrás de um artefato denominado “Maçã do Éden”, após descobrir que esse objeto misterioso pode ser usado para controlar mentes.
Está disponível para as plataformas: PS3, Xbox 360 e Windows.
Assassin’s Creed Bloodlines

O jogo se passa no mesmo ano de seu antecessor, porém acompanhamos Altair viajando para Chipre para matar Templários que fugiram da Terra Santa.
Bloodlines está disponível apenas para PSP.
Assassin’s Creed 2

A história se passa em 1476-1499 d.C na Itália durante o período da Renascença. Contando com um novo protagonista, Ezio Auditore, vemos o seu treinamento como Assassino, e em especial, a sua busca por vingança.
AC2 está disponível para as plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, e PC.
Assassin’s Creed Brotherhood

Em sequência a AC2, aqui acompanhamos Ezio e seu confronto com os Bórgia, e também a sua participação na reconstrução de Roma, após uma governança corrupta dos Templários. Foi o primeiro jogo da saga a ser incluído o multijogador.
Brotherhood está disponível para as plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Windows e OS X.
Assassin’s Creed Revelations

O jogo se passa em 1511-1512 d.C mostrando a busca de Ezio pela biblioteca secreta de Altair em Constantinopla.
Revelations está disponível para as plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Windows e Android.
Assassin’s Creed Chronicles: China

Em 1596 d.C, acompanhamos Shao Jun, que foi aprendiz de Ezio, retornando ao seu país para se vingar dos templários Oito Tigres.
Chronicles: China está disponível para as plataformas: PS4, Xbox One, PC e PS Vita.
Assassin’s Creed IV: Black Flag

Se passando em 1715-1722 d.C, vemos a história do protagonista Edward Kenway, durante a Época Dourada da Pirataria. Inicialmente, Edward é apenas um pirata, mas se vê inesperadamente em um conflito entre Assassinos e Templários.
Black Flag está disponível para as plataformas: PS3, PS4 Xbox 360, Xbox One, Wii U, Windows e Nintendo Switch.
Assassin’s Creed Rogue

Em 1752-1760 d.C, vemos Shay Patrick Cormac durante a Guerra dos Sete Anos. Membro da Ordem dos Assassinos que se tornou Templário após uma traição.
Rogue está disponível nas plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Windows e Nintendo Switch.
Assassin’s Creed III

Em 1754-1783 d.C, nos colocamos no lugar de Ratonhnhaké:ton, neto de Edward Kenway, antes, durante e após a Revolução Americana, e a saga do protagonista para salvar a sua tribo dos Templários.
AC3 está disponível para as plataformas: PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One, Wii U, Windows e Nintendo Switch.
Assassin’s Creed III: Liberation

Pensando na ordem de lançamento, aqui é a primeira vez que temos uma mulher como protagonista. Acompanhamos Aveline de Grandpré em 1765-1777 d.C, uma assassina que é recrutada para a Ordem por Agate, um escravo fugitivo.
Liberation está disponível para as plataformas: PS3, PS4, PS Vita, Xbox 360, Xbox One, Windos e Nintendo Switch.
Assassin’s Creed Unity

Em Paris, 1776-1800 d.C, vemos Arno Dorian, membro da Ordem dos Assassinos, e como os mesmos, juntamente com a Ordem dos Templários, estavam relacionados com a Revolução Francesa.
Unity está disponível para as plataformas: PS4, Xbox One e Windows.
Assassin’s Creed Chronicles: India

Incorporando o protagonista Arbaaz Mir em 1841 d.C durante a guerra do Império Sikh contra a Companhia das Índias Orientais, o jogador deve roubar uma caixa pertencente à Ordem dos Assassinos e descobrir os objetivos dos Templários.
Chronicles: India está disponível para as plataformas: PS4, Xbox One, Windows e PS Vita.
Assassin’s Creed Syndicate

Se passando em 1868 d.C, em Londres, no final da Revolução Industrial, vemos os gêmeos Jacob e Evie Frye, lutando por justiça para a classe trabalhadora, que se vê oprimida pelo poderio Templário.
Syndicate está disponível para as plataformas: PS4, Xbox One e Windows.
Assassin’s Creed Chronicles: Russia

Jogo mais recente seguindo a cronologia, acompanhamos a narrativa de Nikolai Orelov em 1918 d.C, um Assassino que planeja escapar do caos da Revolução de Outubro, mas antes, deve ir em busca de um artefato do interesse da Ordem dos Assasinos e da Ordem dos Templários.
Chronicles: Russia está disponível para as plataformas PS4, Xbox One, Windows e PS Vita.
Compartilhe com seus amigos e conta pra gente qual jogo da franquia é seu favorito!

Confira também: Assassin’s Creed Valhalla: Gameplay contra boss é vazada.
Deixe uma resposta