Pesquisar
Close this search box.

Leakers Vazam Render do Soquete AM5 da AMD

Leakers vazam renders do Soquete AM5 da AMD e imagens da ExecutableFix mostram as novidades da CPU que virá em 2022

Leakers vazam renders do Soquete AM5 da AMD e imagens da ExecutableFix mostram as novidades da CPU que virá em 2022

Soquete am5 da amd
Créditos: @ ExecutableFix

Renders do soquete do processador AM5 da próxima geração da AMD, que será o padrão dos processadores da AMD para desktops em 2022, foram publicadas pela ExecutableFix. As imagens mostram um soquete de retenção semelhante ao soquete LGA (Land Grid Array) padrão da Intel.

A plataforma AMD AM5 trará uma série de novos recursos e também levará o mais recente soquete LGA 1718, projetado para suportar a próxima geração de CPU para desktop da Ryzen. As imagens deste novo soquete foram postadas pelo mesmo site que também foi o primeiro a revelar o dissipador de calor integrado (IHS) e o design do pacote das CPUs (apelidadas pela empresa de ‘Raphael’) para desktop equipadas com Zen 4 que estão previstas para serem lançadas em 2022.

Olhando para as imagens, podemos ver que o design de retenção para o soquete AM5 ‘LGA 1718’ é muito semelhante aos soquetes de processadores existentes da Intel. O soquete tem uma única trava e já se foi os dias de preocupação com os pinos sob seus preciosos processadores. A próxima geração de CPUs Ryzen terá um pacote de land grid array e os pinos serão apresentados no próprio soquete que fará contato com as almofadas LGA sob o processador.

[amazon bestseller=”amd” tracking_id=”mg-paulo-20″ grid=”3″ items=”3″]

Como as imagens revelam, as CPUs AMD Ryzen ‘Raphael’ Desktop terão um formato quadrado perfeito (45x45mm), mas virão um dissipador de calor integrado (IHS) muito robusto. O raciocínio específico por trás disso é tão denso que chega a ser desconhecido por todos, mas poderia ser o de equilibrar a carga térmica em vários chips ou algum propósito totalmente diferente. Os lados são semelhantes ao IHS apresentado na linha Intel Core-X de CPUs HEDT.

Não podemos dizer se as duas partições de cada lado são recortes ou meros reflexos do render, mas no caso de serem recortes, podemos esperar que a solução térmica foi projetada para liberar o ar, mas isso significaria aquele ar quente seria soprado para os circuitos VRMs das placas-mãe ou ficaria preso dentro desta câmara central. Sem saber destas informações, resta esperar e ver o design final do chip. Lembrando que esta é uma imagem não oficial, então o design final pode acabar muito diferente.

Soquete am5 da amd | amd, cpu, intel, processador, tecnologia | leakers vazam render do soquete am5 da amd | ccaab29e render1 | notícias
Créditos: @ ExecutableFix

Sobre os processadores ‘Raphael’ Ryzen ‘Zen 4’ para Desktop da AMD e o Soquete AM5 da AMD

Os processadores Ryzen da AMD para desktops de próxima geração são baseadas no Zen 4 e terão o codinome ‘Raphael’ e substituirão as CPUs Ryzen 5000 Desktop baseadas no Zen 3,0 que têm o codinome ‘Vermeer’. A partir das informações que temos atualmente, os processadores ‘Raphael’ serão baseadas na arquitetura de núcleo Zen 4 de 5 nm e contará com matrizes de E/S de 6 nm em um design de chip. A AMD sugeriu aumentar a contagem de núcleos de suas CPUs para desktop padrão de próxima geração, então podemos esperar um ligeiro salto do máximo atual de 16 núcleos e 32 threads.

Há rumores de que a nova arquitetura Zen 4 oferece até 25% de ganho IPC em relação ao Zen 3 e atinge velocidades de clock de cerca de 5 GHz. Segundo a CEO da AMD, Dra. Lisa Su em uma entrevista dada a Anandtech:

‘Mark, Mike e as equipes fizeram um trabalho fenomenal. Estamos tão bem quanto estamos com o produto hoje, mas com nossos roteiros ambiciosos, estamos nos concentrando no Zen 4 e no Zen 5 para serem extremamente competitivos.

‘Haverá mais contagens principais no futuro – eu não diria que esses são os limites! Ele virá conforme escalarmos o resto do sistema. ‘

Soquete am5 da amd | amd, cpu, intel, processador, tecnologia | leakers vazam render do soquete am5 da amd | e1ec081d render6 | notícias
Créditos: @ ExecutableFix

Já Rick Bergman EVP da AMD, em uma declaração para a site The Street, falou sobre a próxima geração de núcelos Zen 4 dos processadores Ryzen da AMD:

Pergunta: Quanto dos ganhos de desempenho entregues pelas CPUs Zen 4 da AMD, que devem usar um processo TSMC de 5 nm e podem chegar no início de 2022, virá de ganhos de instruções por clock (IPC) em oposição à contagem de núcleos e aumentos de velocidade de clock.

Bergman: “[Dada] a maturidade da arquitetura x86 agora, a resposta deve ser, mais ou menos, todas as opções acima. Se você olhou nosso documento técnico sobre Zen 3, foi essa longa lista de coisas que fizemos para obter 19% [ganho de IPC]. O Zen 4 terá uma longa lista semelhante de coisas, onde você olha para tudo, desde os caches até a previsão do branch, [até] o número de portas no pipeline de execução. Tudo é examinado para extrair mais desempenho.

Certamente, o processo [de fabricação] abre uma porta adicional para que possamos [obter] melhor desempenho por watt e assim por diante, e também aproveitaremos isso”.

No momento, não há mais informações oficiais sobre estes processadores, então, resta esperar o seu lançamento. Deixe nos comentários o que você achou sobre essa nova linha e quais suas expectativas para este lançamento. Aproveite para ler mais sobre Tecnologia no nosso site.

Fonte: WCCFTech

Você sabe que é possível fazer jogos com JavaScript pode ser usada para fazer jogos? Mas, surge a questão de saber se ela é boa para essa tarefa.
Dicas valiosas para quem quem quer começar a fazer Arte para Jogos 2D
Saiba se ainda dá para ser um desenvolvedor de jogs e ter Sucesso Lançando Jogos 2D
Saiba mais sobre Modelagem 3D para Desenvolvedores de Jogos
Saiba como Instalar Mesa Digitalizadora sem Strees
Existem diversas Ferramentas de Desenvolvimento Jogos 2D, mas trouxemos para você só as melhores