NotíciasPlataformasXbox

Microsoft compra Bethesda, será que os jogos serão exclusivos para Xbox? Confira!

Tudo que você precisa saber sobre a nova aquisição da Microsoft

A Microsoft adquiriu a Bethesda e sua controladora ZeniMax por US $ 7,5 bilhões, trazendo-a para o Xbox. Isso inclui algumas franquias como Doom, Fallout e The Elder Scrolls. Mas, como parte das notícias de aquisição, as empresas também lembraram que jogos originais como Starfield estão disponíveis no Game Pass após o lançamento.

Esse preço faz com que essa seja a segunda aquisição de videogames mais cara da história, atrás apenas da aquisição da desenvolvedora finlandesa Supercell pela Tencent por US $ 8,6 bilhões em 2016, e várias vezes maior do que a aquisição da Mojang pela Microsoft em 2014, que custou US $ 2,5 bilhões. Não é surpreendente, dado o tamanho do ZeniMax e sua longa lista de propriedades.

O anúncio da Bethesda menciona especificamente o Starfield:

“A Microsoft crescerá de 15 para 23 equipes de estúdios criativos e adicionará franquias icônicas da Bethesda ao Xbox Game Pass. Isso inclui a intenção da Microsoft de trazer os futuros jogos da Bethesda para o Xbox Game Pass no mesmo dia em que forem lançados em Xbox ou PC, como Starfield, o novo jogo épico espacial em desenvolvimento pela Bethesda Game Studios.”

Xbox e Bethesda

Todd Howard compartilhou suas idéias sobre a aquisição da empresa-mãe da Bethesda, Zenimax, pela Microsoft . Em um blog publicado esta tarde, o diretor de Fallout and Elder Scrolls disse que a Microsoft ajudaria a compartilhar a “profunda crença do estúdio no poder fundamental dos jogos”.

Em sua postagem, Howard descreve a Microsoft como “a parceira mais antiga e próxima” e diz que os caminhos do Xbox e da Bethesda “em muitos aspectos têm caminhado lado a lado”. A Microsoft começou a desenvolver seu primeiro console em 1999, o mesmo ano em que Bethesda ingressou na ZeniMax Media. Howard diz que duvidava de trazer seu próximo jogo, Morrowind, para a nova plataforma, mas finalmente entendeu a equipe do Xbox – “não deveríamos permitir que ninguém tivesse essa experiência? Por que importa onde está a tela ou qual é o controlador? “

O comunicado à imprensa não faz nenhuma menção específica ao Elder Scrolls 6, que Todd Howard disse que ainda está muito distante, mas o precedente estabelecido por outros jogos originais sugere que ele virá para o Game Pass também. Isso também significa que os jogos da ZeniMax atuais como Doom Eternal e Fallout 76 provavelmente chegarão ao Game Pass ou permanecerão no serviço para sempre. Quaisquer sequências dessas ou de muitas outras franquias da empresa chegarão ao Game Pass também.

Mods de Fallout 4

Uma nota de Todd Howard, também observou que Starfield e Elder Scrolls 6 se beneficiarão de algumas grandes mudanças tecnológicas no estúdio. Esses dois jogos, e possivelmente outros, usarão o que ele chama de “maior revisão de engine desde Oblivion”. Nenhuma data foi definida para nenhum dos jogos.

A Microsoft também observou em seu anúncio que as assinaturas do Game Pass aumentaram para 15 milhões de usuários. É um grande número de assinantes mensais para sua assinatura de jogos, mesmo sem os jogos extras provenientes da aquisição. Mas, claramente, o Xbox Game Pass é a chave para a aquisição da Bethesda.

O Game Pass também está incluído nos planos de pagamento para All Acess na compra do console, que pode ter outro grande impulso durante a pré-encomenda do Xbox Série X e Série S.

Controle Xbox One: Todos serão compatíveis com o Xbox Series X

Mais detalhes sobre a aquisição da Bethesda

Isso não significa exatamente ‘exclusividade do Xbox’ para os jogos que virão desta parceria. A Microsoft agora está ligada a alguns nomes importantes. Assim como The Elder Scrolls, Fallout e o próximo jogo da Bethesda, Starfield, a empresa possui os direitos de Doom, Dishonored e Wolfenstein. Mas o que Howard deu a entender em sua declaração é que o futuro desses jogos não estará vinculado a uma única plataforma. Dito isso, é improvável que a Microsoft tenha pago US $ 7,5 bilhões para compartilhar essas franquias com usuários de PlayStation, bem como isso pode ser um grande impulso para a venda da Microsoft para os consoles da nova geração.

A Bethesda é uma editora multiplataforma, mas esta aquisição coloca em risco o futuro dos jogos da empresa em outros consoles. Alguns de seus próximos jogos já foram anunciados para várias plataformas, mas o próximo Elder Scrolls? O próximo Fallout? Podemos vê-los apenas no PC e no Xbox.

Parece haver duas exceções atuais a este acordo, já que o Xbox estará honrando os acordos de exclusividade do PS5 para Deathloop de Arkane e Ghostwire de Tango Gameworks: Tokyo. Assim que esses acordos terminarem, no entanto, parece muito possível que esses jogos sejam trazidos para os novos consoles da Microsoft e, assim como, para o Game Pass e PC.

Aqui está a lista de estúdios que vêm com a aquisição, que tem cerca de 2.300 pessoas, junto com alguns de seus jogos mais conhecidos:

  • Alpha Dog Games (jogos para celular)
  • Arkane Studios (Dishonored)
  • Arkane Studios Austin
  • Bethesda Game Studios (Skyrim, Fallout 3, Fallout 4)
  • Bethesda Game Studios Austin (Fallout 76)
  • Bethesda Game Studios em Dallas
  • Bethesda Game Studios Montreal
  • Bethesda Softworks
  • ID Software (Doom, Doom Eternal)
  • MachineGames (série Wolfenstein atual)
  • Roundhouse Studios (Rune 2)
  • Tango Gameworks (The Evil Within, Ghostwire: Tokyo)
  • ZeniMax Online Studios (The Elder Scrolls Online, Fallout 76)

Bom a Microsoft acaba de colocar as mãos em alguns dos melhores estúdios e tecnologia da indústria. As ramificações serão, sem dúvida, enormes. O Xbox Game Studios agora tem Bethesda e Obsidian no time. As estrelas finalmente se alinharam para um New Vegas 2 ou um remake? Ainda não está claro o que vai surgirá com a aquisição, pelo menos no que diz respeito a novos jogos, mas Spencer menciona os “muitos jogos não anunciados” que Bethesda está preparando.

Enquanto esperamos pelos frutos da parceria, mais jogos da Bethesda estarão chegando ao Xbox Game Pass, tanto para console quanto para PC. Alguns, como Fallout 76, já estavam disponíveis, mas podemos assumir que no futuro os jogos da Bethesda começarão a aparecer no serviço no lançamento.

Confira o design e preço do Xbox Series S

Será que teremos novos jogos incríveis anunciados em breve? Continuações e remakes? O que você espera dessa aquisição da Microsoft? Sem dúvidas foi uma aquisição muito inteligente.

Taina Quini
O autorTaina Quini
Redatora / Designer
Designer e Redatora Web, com muitas horas perdidas em Dofus, esquecida no universo tentando resolver os puzzles da vida.

Deixe uma resposta