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Jogos x Violencia – A batalha dos jogadores

Jogos x Violencia – Primeiramente, existem muitos textos e lugares que tentam gerar a discussão sobre jogos em relação a violência.

Eu entendo o conceito de violência em relação a entretenimento em geral, porem não concordo com o fato de veículos de mídia estarem utilizando de jogos como bode expiatório

E alvo de culpa para problemas psicológicos que não tem influência única de meios de entretenimento

Então hoje eu quero conversar sobre o que jogos influenciam, ou melhor, o que jogos ensinam e seus pontos positivos para a evolução da sociedade

A famosa Lei anti jogo recua e pode ser arquivada

Pouco tempo atrás foi divulgado um novo projeto de lei que viabilizaria a criminalização de jogos violentos no Brasil. A dita PL-1577/2019

Promovida pelo deputado Júnior Bozzella do PSL, definiria como ilegal o consumo, distribuição e manuseio de jogos eletrônicos.

Claro que a lei foi totalmente rechaçada pelo publico e, logo na sequência, foi arquivada seguindo o famoso Jogos x Violencia.

Durante o final de semana passada (Mais exatamente, dia 12 de abril) foi realizada uma audiência pública na Alesp

E que tratou do assunto sob a supervisão de membros do governo e especialistas sobre o tema.

O evento que foi organizado pelo Deputado Tenente Coimbra teve a apresentação de fatos referentes a indústria dos jogos de forma geral.

Foram conversados sobre os pontos benéficos dos games e a situação do mercado brasileiro sobre o tema, também foi contextualizado sobre a posição dos E-sports em nosso pais.

Jogos x Violencia: Vamos falar psicologicamente

O artigo publicado, pela Universidade de Oxford, em fevereiro de 2019 no site The Royal Society

Sobre a relação em que jogos violentos teriam influência em pessoas para realizarem ações violentas enquanto pessoas que não jogam não teriam alterações.

A pesquisa consultou 2008 indivíduos, com idade entre 14 e 15 anos, em duas metades

Os que jogam e os que não.

O estudo utilizou uma combinação de subjetivos e adjetivos para medir a agressividade dos adolescentes.

Os responsáveis dos jovens também auxiliaram com informações para auxílio.

Como resultado não teve nenhuma evidência de que jogos violentos incentivam violência.

 “A ideia de que videogames violentos levam a agressão no mundo real é popular, mas não foi muito bem testada ao longo do tempo. Apesar do interesse no assunto por pais e legisladores, a pesquisa não demonstrou que existe motivo para preocupação.

Segundo Andrew Przybylski, diretor de pesquisa no Instituto de Internet da Oxford

“Nossas descobertas sugerem que os vieses de pesquisadores podem ter influenciado estudos prévios nesse assunto, e podem ter distorcido nosso entendimento dos efeitos de videogames.”

Netta Weinstein, co-autora do estudo comentou:

O relatório completo está no site do Royal Society Open Science

Jogos x Violencia: Os pontos positivos de jogos

As crianças do Autcraft               

Existem vários movimentos que utilizam de jogos para fins benéficos

Como é o caso do Autcraft, movimento que viabiliza a crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) um servidor de Minecraft onde podem jogar entre sí

Com apenas as regras de não realizar bullying umas com as outras e não falar palavrões.

O clínico geral e psicólogo Roberto Debski explica que o TEA compromete bastante o desenvolvimento de uma criança

Ao limitar as suas habilidades de interação social e comunicação.

Fora isso, o pequeno pode ficar inseguro para participar de atividades em determinados locais.

Segundo o médico, jogar pelo Autcraft faz com que a pessoa administre melhor essas questões.

Afinal, tende a se sentir melhor e mais acolhida pelos outros jogadores

Já que todos se encontram em condição semelhante e livres de julgamentos.

Debski ainda destaca que games como Minecraft trabalham a capacidade de planejamento e as habilidades manuais.

Jogo é usado para ajudar paciente com Esquizofrenia

A esquizofrenia é, primeiramente, um transtorno mental que causa dissociação da realidade.

Ou seja, o paciente tem dificuldades em distinguir o que é real do que não é.

Os principais sintomas são delírios e alucinações.

A estimativa é que 70% das pessoas com esquizofrenia sofrem alucinações auditivas

O que chamamos popularmente de “ouvir vozes”, e desta parcela, ainda existe uma porcentagem que não respondem ao tratamento com medicamentos.

Porém, uma pesquisa envolvendo um game bem simples pode ajudar com isso.

Realizada por uma equipe da University of Roehampton e da King’s College, ambos de Londres, esta pesquisa envolveu doze pacientes diagnosticados com esquizofrenia.

E o resultado os ajudou a desenvolver técnicas para diminuir os sintomas das alucinações auditivas.

As pessoas que sofrem com esquizofrenia e estas alucinações, tem um córtex auditivo mais ativo.

Sabendo disso, a equipe utilizou um jogo onde os pacientes precisavam pousar um foguete usando apenas o cérebro.

E com a ajuda de um equipamento de ressonância magnética, eles monitoraram a atividades destes pacientes.

A Dra. Natasza Orlov, do King’s College, explicou que doze pessoas são uma amostra pequena.

E ainda é necessário um grupo de controle para terem números realmente expressivos. Ainda assim estes são resultados bastante promissores

E o próximo envolve realizar testes com grupos ainda maiores.

Jogos x Violencia: Você sabe como funciona essa Midia no Brasil?

Com pesquisas realizadas por diversos sites demonstraram o avanço da mídia dos jogos relação as outras mídias, como cinema e musica

No ano de 2016, enquanto o cinema alcançou o valor de US$25,6 bilhões com os 100 filmes mais lucrativos do ano

E a musica alcançou a media de US$15 bilhões com um crescimento significativo devido a conteúdos via streaming

Enquanto isso, nossos queridos videogames alcançaram uma media de US$91 bilhões somando todos os devices e plataformas marcando o posto de mais rentável

Mas perdendo apenas para o conteúdo televisivo que alcançou um valor de US$289 bilhões com o crescimento do conteúdo por demanda.

Jogos x Violencia: Minha opinião sobre Jogos x Violencia e suas influencias

Estamos em 2019 em um mundo onde crises ocorrem, pessoas matam outras e muito disso é tornado como comum e levado a culpar as mídias (Tanto videogame quanto todas as outras) e isto é errado.

É muito fácil colocar a culpa de algo em um meio e não procurar entender o que realmente levou a o ocorrido em primeira instancia, pois se realmente descobrirmos como as coisas estão chegando ao ponto de uma pessoa resolver matar outra, podemos tentar mudar as coisas.

Jogos, assim como todas as outras mídias, tem controles de faixa etária, então é responsabilidade de pais ou parentes controlar os jogos, filmes ou qualquer tipo de entretenimento que seus protegidos tem acesso

Caso você tenha contato com qualquer pessoa que esteja com problemas, tanto físicos quanto psicológicos, não deixe esta pessoa achar que esta sozinha, ajude a pessoa a passar por esta fase ruim, em todas as cidades de médio porte para grande existem centros de atendimento psicológico gratuito exatamente para ajudar pessoas com qualquer tipo de dificuldade

Não vamos deixar que as coisas se repitam e que incidentes destes voltem a acontecer.

A culpa não é dos jogos.

Enfim, para mais noticias, clique aqui.

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