Prop artist: trabalhando com arte na área de games

Prop artist pode ser o caminho para trabalhar em uma das industrias mais lucrativas e divertidas da atualidade? Ou ainda, você se interessa por desenvolvimento de jogos mas não curte muito a parte de programação?

-- Publicidade --

Então continue lendo para saber como ganhar dinheiro na indústria de jogos com sua criatividade !

Prop artist: trabalhando com arte na área de games | 711916ee pexels pixabay 163077 | married games desenvolvimento, guia, pc, plataformas, playstation, retro, switch, tecnologia, xbox | desenvolvimento de jogos, gamedev, life is strange | prop artist

No artigo anterior, falamos sobre programação de gameplay e continuando nossa série sobre profissões para quem quer criar jogos, dessa vez, especialmente para nossos leitores com alma de artista, hoje eu trago para vocês mais uma opção: prop designer.

Prop artist
Prop artist: trabalhando com arte na área de games | desenvolvimento de jogos, gamedev, life is strange | prop artist

Afinal, o que são props?

Este termo prop é herdado do teatro e  segundo o dicionario de cambridge  significa “um objeto utilizado pelos atores em uma peça ou filme” ou ainda “objetos utilizados em uma cena em um palco de teatro ou em um filme”. Mas o que isso tem a ver com jogos?

Se você já jogou Hearthstone provavelmente já se deparou com os segredos escondidos em objetos do cenário, como mostrado  neste video feito pelo canal KinkyGaming.

E não só nesse game, outro exemplo clássico são  as caixas e Wumpas (as famosas frutinhas) icônicas do jogo Crash Bandicoot, que inclusive, o título mais recente dessa amada franquia da Naughty Dog, Crash Bandicoot 4: It’s About Time foi anunciado para a plataforma Nintendo Switch  essa semana no canal oficial da Nintendo.

Citei esses jogos para que vocês tenham a percepção de que props podem ser todo e qualquer objeto em um cenário de game, podendo ser interativo ou apenas parte da decoração. Esses objetos são parte fundamental da composição dos jogos em geral, porque podem ser parte da jogabilidade  básica como itens de cura, armas e itens utilizáveis para resolver enigmas.

Além disso, também podem ser pequenos detalhes que contam mais sobre o mundo do jogo. Um excelente exemplo disso é a franquia  Life is strange, da Dontnod, que embora possui uma jogabilidade muito simples, todo o cuidado que a equipe  teve com os props, torna até mesmo posters e pequenos papéis pelo cenário em pedaços relevantes da história, fazendo este game muito mais interessante.

Agora que você sabe o que são props e qual e o quanto eles são importantes para a arte dos jogos, vamos entender um pouco mais sobre a profissão de prop designer.

Responsabilidades de um prop artist

Abaixo, algumas das principais responsabilidades no cotidiano deste profissional, ou seja, o que é realmente esperado de você no dia-a-dia.

Design

O prop artist é responsável por modelar os objetos desenhados pelo concept artist(artista conceitual), do começo ao fim, ou seja, além do modelo 3D esse profissional irá aplicar texturas, cores, iluminação e animações, de forma a deixar os objetos prontos para serem adicionados as cenas do jogo. 

Mas isso pode variar dependendo da empresa, porque em alguns casos o concept art, e o design do prop em si serão parte da sua responsabilidade também.

Otimização

É necessário ter um bom conhecimento de computação gráfica e arquitetura de computadores para saber como otimizar os modelos que irá entregar, para que essa pequena peça que compõe o cenário não estrague toda a performance do jogo.

O que é necessário para começar a carreira como prop artist

Se você está interessado em começar a carreira trabalhando em empresas de jogos, saiba que um diploma não é necessariamente uma exigencia, podendo ser apenas um diferencial.

Sendo assim, para trabalhar como prop artist a ausência de um diploma não é um determinante. O que realmente importa é o dominio de alguns dos principais softwares do mercado:

Para algumas vagas também é necessário o conhecimento em animação, seja 2D ou 3D, porque nem todo objeto de cenário será inanimado, mesmo que não seja interativo.

Um bom portfólio contendo trabalhos com temas variados ajudam a mostrar sua capacidade de atuar como artista em diferentes projetos.  Se você quer trabalhar apenas com 2D ou 3D é importante ter um portfólio com apenas um tipo, agora se você prefere demonstrar um conhecimento mais generalista, precisa demonstrar um bom domínio em ambos os estilos.

Perfil Profissional

Ainda que esta seja uma profissão voltada para a arte, você ainda irá trabalhar em conjunto com outros profissionais, como game designers, artistas e programadores, então a capacidade de comunicação é fundamental.

Isso porque cada prop é criado de forma incremental, ou seja, até ser aprovado o seu design continua sendo um protótipo, que precisa ser validada e modificada constantemente.

Além disso, para criar designs criativos, você vai precisar de bastante referencias, então gostar de pesquisar, em sites como pinterest por exemplo, será um grande diferencial. E estar sempre curioso sobre novas tendências, e observando o trabalho de outros artistas nas redes sociais.

E como mencionado anteriormente, ter uma certa flexibilidade como artista, sendo capaz de executar diferentes tarefas, em diferentes estilos conforme o necessário também pode fazer muita diferença em sua carreira.

Quanto ganha um prop artist 

Segundo o site Comparably , em algumas empresas de jogos do exterior, é possivel ganhar em média $60,000, podendo chegar até $72,000. Lembrando que essa variação se deve a fatores como experiencia e nivel de habilidade.

Nessa vaga de prop artist na Blizzard por exemplo, o salário estimado varia entre $61,000 e $83,000. Já nesta vaga da ArenaNet, a remuneração podendo variar entre $52,000 e $75,000.

🔴 Você quer ganhar até 75 mil dólares por ano?

Então tenho uma notícia excelente para você!
Em apenas um curso você aprende como:

➡ Tudo que você precisa para criar personagens, armas, cenários e muitos mais em 3D.
➡ Dar vida aos seus trabalhos e suas criações no Módulo de Animação.
➡ Criar seus próprios Assets.
➡ Aprender a modelar do absoluto zero.
➡ Texturas, iluminação, render e muito mais!

Além disso você conta com os benefícios incríveis de estudar com a Danki. Incluindo uma garantia blindada de 30 dias :O

Caminho alternativo

Como mencionado no artigo anterior, se você prefere uma rotina mais flexível e um pouco mais de autonomia, existe a opção de trabalhar como freelance.

Para isso, é necessário manter um portfólio atualizado, em sites como artstation e behance, e postar seu trabalho regularmente em redes sociais como twitter, linkedin e grupos do facebook. Ou ainda, montar seu próprio site.

Outro ponto que vale ser comentado é que nesse caso, a remuneração é um pouco mais imprevisivel e a ser combinada com os clientes de acordo com o tempo de duração do projeto.

Referências

Abaixo alguns propdesigns para que você tenha uma ideia um pouco mais visual do que é produzido pelos artistas, e ainda, algumas referencias para montar seu próprio portfólio.

JJutang Ha

Estes props feitos pelo artista JJutang Ha são exemplos do que você poderia entregar como prop artist se sua tarefa fosse fazer um concept art de props para outra pessoa modelar.

Ou ainda, se sua tarefa fosse apenas modelar os props com um design já pronto, você deve receber algo semelhante a essas imagens de um concept artist de sua equipe.

Michael Fleming

Estes trabalhos retirados do portfólio do prop artist Michael Fleming demonstram como você poderia organizar seu portfólio caso se interesse por trabalhar apenas com props em 3D.

Becca Hallstedt

Essas artes feitas pela Becca Hallstedt mostram que ela prefere trabalhar somente com 2D e com design de armas para os jogos. É interessante ter essa identidade como artista, porém vale lembrar que é bom ter outros trabalhos em vários estilos, assim você acaba atraindo mais clientes, no caso de trabalhar como freelancer.

Mikael Yusifov

E por fim, esses concept arts desenhados pelo MIkael Yusifov são algumas referências extras, nesse portfólio ele demonstra uma boa habilidade em desenho e colorização, e demonstrar habilidades especificas nas quais você esteja bem confiante é sempre uma boa ideia.

Para saber mais

Se interessou pela profissão de prop artist? que tal começar agora aprendendo algumas técnicas com esses tutoriais recomendados pela ArtstationMagazine.

Você pode procurar um trabalho como prop artist no site indeed e no simplyhired, onde grandes empresas de jogos como Epic games e Blizzard sempre postam vagas.

E para finalizar, essa entrevista bem legal com Hannah Watts, que é Prop Artist senior na Ubisoft, onde ela conta um pouco sobre sua trajetória e processo criativo.

Espero que tenham gostado deste artigo, não esqueçam de compartilhar com os seus amigos que também se interessam em entrar no mercado de games e deixar a opinião de vocês logo abaixo nos comentários . Até a próxima!

Avatar of tayla tineu

Engenheira de software, 20 anos, formada em Jogos Digitais. É apaixonada por desenvolvmento de games em Unity, linux e World of warcraft.