Pesquisar
Close this search box.

Escolhendo a Melhor Arquitetura para Unity 3D na Hora de Desenvolver Jogos

Saiba qual é a melhor Arquitetura para Unity 3D e qual você deve escolher na hora de fazer seus games

Quando se trata de desenvolvimento de jogos em 2D ou 3D, escolher a Arquitetura para Unity 3D certa pode ser tão crucial quanto a ideia do jogo em si.

Você precisa organizar seus projetos, definir quem fará o que e distribuir as tarefas entre a sua equipe.

Então, definir exatamente qual é a arquitetura de desenvolvimento que você adotará é muito importante.

MVC (Model-View-Controller), MVP (Model-View-Presenter) e MVVM (Model-View-ViewModel) são três das arquiteturas mais populares em desenvolvimento de software.

Mas, qual delas é a melhor escolha para o seu projeto de jogo em Unity (site oficial)? Qual é a que você deve escolher, dependendo do seu projeto e dos seus objetivos.

Vamos mergulhar nesse universo de possibilidades, analisando detalhadamente cada uma e descobrindo qual se encaixa como a luva perfeita para suas aventuras de desenvolvimento em Unity 3D.

Mas, se ainda assim, você ficar com dúvidas, é só você deixar nos comentários.

O Que São MVC, MVP e MVVM?

MVC, MVP e MVVM são siglas que representam determinados tipos de arquitetura de desenvolvimento de jogos. O que diferencia uma da outra é a forma que a parte lógica do jogo se comunica com o que o jogador vê na tela durante o game. Temos matérias completas sobre cada tipo de arquitetura no site, mas você pode ver um resumo delas aqui:

MVC (Model-View-Controller):

  • Model: Representa os dados e a lógica de negócios.
  • View: É a interface do usuário, aquilo que o jogador vê e interage.
  • Controller: Faz a mediação da entrada, processando os comandos do usuário e atualizando o Model e a View.

MVP (Model-View-Presenter):

  • Model: Similar ao MVC, contém a lógica de negócios e os dados.
  • View: Ainda é a interface do usuário, mas geralmente é mais passiva, recebendo instruções do Presenter.
  • Presenter: Diferentemente do Controller, o Presenter possui uma conexão mais direta com a View, atualizando-a e reagindo às interações do usuário.

MVVM (Model-View-ViewModel):

  • Model: Mantém os dados e a lógica de negócios.
  • View: A interface do usuário que observa o ViewModel para manter-se atualizada.
  • ViewModel: Uma abstração da View que expõe propriedades e comandos para manipular o Model, facilitando a separação entre lógica de apresentação e lógica de negócios.

Deixa eu te contar uma coisa antes de continuarmos

Você já sonhou em transformar seu amor por videogames em mais do que apenas um hobby?

Estamos preparando uma nova SUPER-AULA ao vivo e exclusiva!!

Nessa aula exclusiva do Studio Married Games, revelaremos não apenas os fundamentos do desenvolvimento de jogos, mas também como você pode superar obstáculos técnicos e iniciar seus projetos com confiança e criatividade.

Esta é sua oportunidade de aprender com os melhores na área, ganhar insights valiosos e começar a trilhar seu caminho em direção a uma carreira dos sonhos no universo dos jogos. A paixão já está aí, agora é hora de dar poder a ela.

Não deixe escapar essa chance de fazer história no mundo dos jogos e seja avisado EM PRIMEIRA MÃO quando essa aula (e outras coisitas mas) forem acontecer!. 

Inscreva-se agora e transforme essa possibilidade em realidade. Estamos te esperando!

Qual é a Melhor Arquitetura para Unity 3D?

Unity 3D e Arquitetura MVC: A Unity 3D não segue uma arquitetura MVC estrita, mas é possível implementá-la. No entanto, devido à natureza interativa e gráfica dos jogos, muitas vezes você encontrará uma sobreposição entre a View e o Controller, já que a interface do usuário e a lógica de interação estão intimamente ligadas.

Em cenários onde você tem uma clara separação de lógica de jogo e apresentação, MVC pode ser útil, especialmente em jogos mais complexos com muitos elementos de UI e lógica de negócios.

Unity 3D e Arquitetura MVP: MVP é menos comum no desenvolvimento de jogos Unity devido à sua natureza mais adaptada para aplicações com formularios e sistemas complexos de UI.

No entanto, pode ser considerada para jogos que requerem uma separação rigorosa entre a apresentação e a lógica, tal como em jogos educativos ou simuladores complexos.

Unity 3D e Arquitetura MVVM: MVVM é interessante para projetos Unity que utilizam extensivamente binding de dados, especialmente quando acompanhados de ferramentas que facilitam esse processo.

Se seu jogo em Unity tem muitos elementos de UI dinâmicos que precisam refletir o estado do jogo em tempo real, MVVM pode ser uma boa escolha, pois simplifica a atualização da UI em resposta a mudanças nos dados.

Entendendo o ECS

Para a maioria dos projetos em Unity 3D, especialmente para aqueles que estão começando ou têm projetos de escala média, o padrão Entity Component System (ECS) muitas vezes é considerado uma das melhores escolhas devido à sua eficiência e flexibilidade.

O ECS se destaca no Unity porque trabalha muito bem com a natureza baseada em componentes do motor. Ele permite um alto grau de modularidade, facilita a reutilização de código e pode resultar em um desempenho superior, especialmente em projetos mais complexos ou que demandam muitos recursos, como jogos com muitos objetos simultâneos em cena ou sistemas complexos de simulação.

O Unity tem investido bastante no seu próprio framework ECS, conhecido como DOTS (Data-Oriented Technology Stack), que maximiza o desempenho aproveitando a arquitetura de múltiplos núcleos dos dispositivos modernos. DOTS e ECS podem ser uma curva de aprendizado a mais no começo, mas os benefícios em termos de desempenho e escalabilidade podem ser significativos para muitos jogos.

Portanto, se você busca uma arquitetura que ofereça um bom equilíbrio entre performance, escalabilidade e manutenção de código em Unity 3D, considerar o ECS, especialmente com o suporte do DOTS, pode ser a decisão mais acertada para seu projeto.

Aproveitando que estamos conversando, deixa eu te fazer um convite:

Imagine um lugar onde sua paixão por jogos se torna o alicerce de uma carreira empolgante. Imaginou? Então chega de imaginar e vem para onde isso é real: É a nossa Super-Aula ao vivo, exclusiva para entusiastas de jogos como você, que desejam dar o próximo grande passo. 

Nesta super aula do Studio Married Games, vamos juntos descobrir como transformar ideias em realidade, superar qualquer desafio técnico e explorar ferramentas que farão seus projetos ganharem vida.

Se você está procurando um sinal para começar, este é ele. Estamos preparando tudo, mas você já pode guardar um lugar para você! Tá esperando o que?

Junte-se a uma comunidade de criadores apaixonados e dê o primeiro passo em direção a uma carreira de sucesso no desenvolvimento de jogos. Seu futuro no mundo dos jogos começa com esta aula. A aventura está apenas começando. Vamos nessa? 🎮🚀

Entendendo ECS e DOTS

ECS (Entity Component System) é um padrão de arquitetura que enfatiza a composição sobre a herança. Isso significa que, ao invés de criar uma hierarquia complexa de classes para representar diferentes objetos no jogo, você compõe esses objetos (entidades) a partir de blocos de construção reutilizáveis (componentes), e opera sobre eles com sistemas lógicos (sistemas).

  • Entidades são basicamente contêineres vazios que atuam como identificadores para grupos de componentes.
  • Componentes são estruturas de dados que contêm apenas estados (por exemplo, posição, velocidade, saúde), sem comportamentos.
  • Sistemas contêm a lógica do jogo e operam sobre entidades que têm um conjunto específico de componentes, modificando seus estados.

DOTS é a implementação do Unity de ECS, que é parte do Data-Oriented Technology Stack. DOTS é projetado para tirar vantagem de hardware moderno, permitindo que jogos rodem com alta performance e eficiência, aproveitando múltiplos núcleos e minimizando o uso de memória de forma mais eficaz.

Vantagens do ECS com DOTS para Unity 3D

  1. Performance Superior: DOTS permite que o Unity execute operações em paralelo de forma mais eficiente, processando milhares ou até milhões de entidades de maneira rápida. Isso é ideal para jogos que precisam gerenciar muitos objetos simultaneamente, como simulações complexas ou ambientes ricos em detalhes.
  2. Manutenção e Escalabilidade: A separação clara entre dados (componentes) e comportamento (sistemas) torna o código mais organizado, fácil de entender e de manter. Além disso, adicionar novas funcionalidades ou modificar sistemas existentes se torna mais simples, sem a necessidade de alterar outras partes do código, favorecendo a escalabilidade do projeto.
  3. Reusabilidade de Código: A modularidade dos componentes facilita a reutilização de código entre diferentes projetos ou dentro do mesmo projeto, permitindo que você crie uma biblioteca de componentes reutilizáveis para acelerar o desenvolvimento.
  4. Optimização para Hardware Moderno: DOTS é projetado para aproveitar ao máximo os recursos de hardware disponíveis, especialmente CPUs multi-core, o que significa que seus jogos podem alcançar um desempenho muito mais alto em dispositivos modernos

Apesar de suas vantagens, ECS com DOTS pode apresentar uma curva de aprendizado mais acentuada, especialmente para quem está acostumado com a abordagem orientada a objetos tradicional. Além disso, a migração de projetos existentes para ECS pode exigir um esforço considerável de refatoração.

No entanto, para novos projetos em Unity, especialmente aqueles que visam performance e escalabilidade, adotar ECS com DOTS desde o início pode ser uma decisão estratégica que traz benefícios significativos a longo prazo.

Se você está planejando um projeto em Unity e deseja otimizar performance, manutenibilidade e flexibilidade, considerar seriamente o ECS acompanhado do DOTS é sem dúvida uma escolha sábia.

Considerações para Escolher a Arquitetura Ideal

Complexidade do Jogo:

  • Jogos Simples: Para jogos mais simples, uma arquitetura complexa pode ser mais um empecilho do que uma ajuda. Nestes casos, seguir as convenções padrão da Unity e estruturar seu código de forma clara e modular pode ser suficiente.
  • Jogos Complexos: Jogos com muitas mecânicas, sistemas interativos e UI complexa podem se beneficiar de uma arquitetura mais definida como MVVM ou MVC, ajudando a manter o projeto escalável e manutenível.

Equipe de Desenvolvimento:

  • Equipes maiores com desenvolvedores trabalhando em diferentes aspectos do jogo podem se beneficiar de uma arquitetura que claramente separa responsabilidades, facilitando a colaboração e reduzindo a chance de conflitos no código.
Arquitetura para unity 3d
Um jogo simples pode ser feito com arquitetura simples

Futuras Manutenções e Escalabilidade:

  • Projetos que esperam manutenção contínua ou expansões futuras podem se beneficiar de uma arquitetura que organize e separe claramente a lógica de negócios da UI, facilitando atualizações e expansões.

Não Há Uma Resposta Única

Cada jogo e equipe de desenvolvimento é único, e a “melhor” arquitetura depende de uma variedade de fatores, incluindo a complexidade do jogo, as habilidades da equipe e as expectativas futuras para o projeto. Enquanto MVC, MVP e MVVM oferecem estruturas poderosas para organizar o código e facilitar a manutenção, a melhor escolha depende das necessidades específicas do seu projeto em Unity.

Dicas Finais:

  • Experimente: Considerando um pequeno projeto ou protótipo, experimente diferentes arquiteturas para ver qual se adapta melhor ao seu estilo de trabalho e às necessidades do projeto.
  • Pesquise: Olhe para outros projetos Unity e veja como eles estão estruturados. Aprender com os outros é sempre uma boa maneira de entender o que pode funcionar para o seu próprio jogo.
  • Flexibilidade: Esteja aberto para adaptar ou mesclar diferentes arquiteturas conforme necessário. O mais importante é que a arquitetura sirva ao projeto e à equipe, e não o contrário.

No fim das contas, a melhor arquitetura é aquela que permite que você e sua equipe criem um jogo incrível, mantendo o código organizado e manutenível. Feliz desenvolvimento!

Quer mais dicas de Desenvolvimento em Unity?

Aprender Unity e desenvolvimento de jogos é uma jornada emocionante e recompensadora. Com dedicação, prática e um entendimento sólido dos conceitos-chave, você estará no caminho certo para criar jogos incríveis e mergulhar em um setor dinâmico e em constante evolução.

Prepare-se para descobrir dicas valiosas que impulsionarão seu conhecimento e habilidades no Unity, abrindo portas para a criação de experiências únicas e impactantes. Vamos mergulhar neste mundo fascinante do desenvolvimento de jogos com as dicas essenciais para iniciantes em Unity juntos. Esperamos você!

FAQ Rápido

O que é arquitetura de software em Unity 3D?

A arquitetura de software em Unity 3D se refere ao design e à organização de código, objetos e sistemas em um projeto de jogo ou aplicativo desenvolvido na Unity. Ela visa criar uma estrutura sólida que seja escalável, fácil de manter e promova boas práticas de desenvolvimento.

Qual é a importância de escolher a arquitetura certa para um projeto Unity 3D?

A escolha da arquitetura certa pode afetar diretamente a eficiência do desenvolvimento, a capacidade de expansão do projeto e a facilidade de solucionar problemas. Uma arquitetura bem planejada pode economizar tempo e recursos ao longo do ciclo de vida do projeto.

O que é o padrão MVC em Unity 3D e como ele funciona?

O padrão MVC (Model-View-Controller) separa a lógica do jogo em três partes principais: o Modelo (que lida com os dados e a lógica), a Visão (que lida com a apresentação) e o Controlador (que gerencia a entrada do usuário). Isso ajuda a manter uma separação clara das responsabilidades no código.

O que é o padrão MVVM em Unity 3D e quando é adequado usá-lo?

O MVVM (Model-View-ViewModel) é uma arquitetura que separa a lógica de apresentação da lógica de negócios. É frequentemente usado em aplicativos que têm uma interface de usuário complexa e requerem uma separação clara entre a interface do usuário e a lógica subjacente.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre Dicas de Unity, no nosso site.

Aprenda como a Publicidade em Jogos Mobile é importante para o seu jogo
Procurando um Curso Unity do Zero ao Profissional? Então veja a melhor opção
Saiba como escolher o melhor Curso de Blender 3D
Veja os principais Cursos de C# para Unity e embarque em uma emocionante carreira de criação de jogos
Veja o que achamos de Horizon Forbidden West no PC
Procurando um Cursos para Jogos 2D? Então veja qual escolher