Pesquisar
Close this search box.

8 dicas essenciais para iniciantes em Unity e Desenvolvimento de Jogos

Dicas que todos os iniciantes em Unity devem saber antes de começar seu desenvolvimento de jogos

Adentrar o mundo do desenvolvimento de jogos pode parecer uma jornada complexa e desafiadora, especialmente para iniciantes.

Com o crescente interesse na criação de experiências interativas, a plataforma Unity (site oficial) se destaca como uma das principais ferramentas para transformar ideias em jogos impressionantes.

No entanto, dominar esta ferramenta requer não apenas conhecimento técnico, mas também uma compreensão sólida dos conceitos fundamentais por trás da criação de jogos.

Pensando nisso, esse artigo foi criado para oferecer orientações valiosas e insights essenciais para aqueles que estão dando os primeiros passos no universo do desenvolvimento de jogos utilizando o Unity.

Exploraremos oito dicas fundamentais que podem fazer toda a diferença no seu aprendizado e crescimento como desenvolvedor de jogos.

Desde entender os princípios básicos de programação até a importância de dominar as ferramentas e recursos oferecidos pelo Unity, cada dica aborda um aspecto essencial que pode impulsionar seu progresso.

Vamos falar sobre como se preparar para uma jornada de aprendizado no Unity e, se ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

1. Não reinvente a roda, use as ferramentas integradas ao motor

Ao trabalhar em qualquer motor, como Unity ou Unreal Engine, alguns desenvolvedores, principalmente (vindos da área de ciência da computação), podem ter a tendência a começar a trabalhar em algoritmos ou estruturas enormes sem saber se eles já existem no motor.

Aprenda a Fazer um Jogo em Unity

Tenho em mente exemplos de desenvolvedores tentando recriar o animador do Unity 3D, ou até mesmo um sistema básico de localização de caminhos! É claro que, mesmo conhecendo o motor, escrever suas próprias ferramentas para que se ajustem perfeitamente ao seu projeto pode economizar muito tempo e cobrir as falhas do engine.

Mas tenha em mente que para um desenvolvedor de jogos em aprendizagem, é importante estar ciente de todas as possibilidades que o motor oferece e usar o que o motor oferece em vez de tentar reinventar o sistema. Com esse conhecimento, escolha quais ferramentas aprender e quais criar do zero.

2. O Google é seu amigo, a documentação também

Depois de iniciar a produção do jogo, você encontrará problemas e faltará experiência em muitas coisas. Ao fazer isso, seu primeiro reflexo deve ser olhar a documentação (confira a do Unity 3D e do Unreal).

A documentação dos motores pode ser extensa, mas é realmente útil. Ele pode responder à maioria das suas perguntas sobre os componentes do mecanismo, fornecer acesso à documentação da API, ajudá-lo a definir uma sintaxe específica e, acima de tudo, pode ajudá-lo a definir em palavras um problema que você tem.

Tudo isso para chamar a atenção do nosso melhor amigo: o Google!

Não importa a pergunta que você tenha, você encontrará alguém que já fez a pergunta e recebeu uma resposta. É um verdadeiro impulsionador do desenvolvimento poder encontrar soluções para quaisquer problemas que você tenha!

Os principais sites que podem ajudá-lo, especialmente com Unity, são Answers.unity3d.com, stackoverflow.com e gamedev.stackexchange.com.

3. Compartilhe sua experiência com outras pessoas

Outra grande fonte de ajuda e inspiração são, claro, outros desenvolvedores de jogos criativos, do seu entorno ou da internet. Na verdade, o desenvolvimento de jogos, como muitas outras atividades, pode assumir tantas formas e projetos que você sempre terá algo para aprender.

Portanto, para maximizar o seu processo de aprendizagem, alimente-se das experiências e fracassos dos outros. Compartilhe seu trabalho. No mínimo, você terá uma boa conversa e, na melhor das hipóteses, aprenderá maneiras de melhorar seu trabalho atual e futuro.

4. Faça Game Jams

Game jams não são apenas uma forma de dar uma olhada no desenvolvimento de jogos, são uma ótima ferramenta para estimular sua mente e suas habilidades.

O processo de Game Jams não é o desenvolvimento clássico de jogos, mas essa é toda a sua força. Na verdade, como ocorre durante um período de tempo muito curto e fixo, você deve prototipar, pensar e decidir rapidamente. Além disso, você deve buscar a mecânica de jogo essencial e mantê-la simples.

É um exercício incrível experimentar novos recursos, testar suas habilidades com algo novo, até mesmo para simplesmente tentar e falhar! Você pode se refrescar e fazer uma pausa em um longo projeto.

Em algumas empresas, os game jams são uma etapa importante no desenvolvimento de um jogo. É utilizado para validar o conceito de um jogo, testar a viabilidade de um projeto, estimar o tempo de desenvolvimento ou questionar o escopo.

5. Seja organizado e rigoroso

Lembre-se sempre de reavaliar e criticar o que você criou! Com um novo olhar você pode analisar seu trabalho anterior, observar seus pontos fortes e falhas e melhorá-lo com base em seus novos conhecimentos. É um processo muito importante e torna mais fácil se desligar do trabalho. Ele permitirá cortar, excluir e reiniciar recursos do zero com mais liberdade quando necessário.

Algumas pessoas têm uma natureza organizada e outras não, mas você deve ser rigoroso e organizado, caso contrário você (ou sua equipe) poderá encontrar problemas no futuro.

Você pode começar a decidir em equipe (se não estiver trabalhando sozinho) sobre uma sintaxe comum, uma convenção de nomenclatura para seu código, para estar na mesma página e navegar facilmente por todas as suas classes e métodos.

Se você estiver usando Unity, você pode se basear na sintaxe oficial do C# ou criar a sua própria, desde que todos da sua equipe a respeitem!

É exatamente o mesmo em relação à nomenclatura de ativos e à hierarquia do projeto. Você pode usar a Convenção de Nomenclatura do Unreal Engine ou usá-la como ponto de partida. Desta forma você terá sempre um projeto limpo para integrar e incorporar convenientemente o trabalho dos artistas, sem se perder.

6. Use ferramentas de versionamento

Depois de definir sua hierarquia e estar pronto para trabalhar, você deve usar uma ferramenta de controle de versão para mesclar facilmente o trabalho de todos.

Não importa quais soluções de versionamento você escolha, certifique-se de que todos usem as mesmas e saibam como trabalhar com elas. Reserve um tempo para preparar seu projeto para controle de versão. Pode evitar grandes conflitos de fusão e permitirá que todos trabalhem pacificamente.

Mesmo trabalhando sozinho, uma ferramenta de versionamento permite que você faça backup facilmente do seu trabalho, tenha algum tipo de backlog e também ramifique seu projeto para experimentar sem medo de perder seu progresso.

Se você estiver usando Git, meu aplicativo favorito é GitKraken. É muito visual, intuitivo e ergonômico. Ainda existem alguns pequenos bugs aqui e ali, mas as atualizações regulares os reduzem gradualmente! Você também pode usar o Github Desktop, mais comum e eficiente.

Gitkraken
GitKraken

7. Plugins podem salvar sua vida

Por último, mas não menos importante, use plug-ins! Principalmente ao trabalhar no Unity, pesquise na Asset Store quais plugins podem ser úteis ou até mesmo salvar sua vida!

É claro que muitos plug-ins não são gratuitos, mas comprá-los pode economizar seu tempo, por isso pode ser bom considerar pelo menos gastar parte de seus fundos em plug-ins que economizam tempo. Poderíamos dizer muitas coisas boas sobre aqueles que adoro, mas prefiro apenas dar a vocês um pacote inicial de plugins que vai facilitar muito a sua vida na hora de começar.

  • DOTween (GRATUITO): Tweener muito legal e eficiente com uma documentação completa e fácil de usar.
  • Rewired (45$): Sistema de entrada que economiza tempo, permitindo fácil desenvolvimento para diversas plataformas e controladores.
  • Master Audio (30$): Poderoso sistema de integração de som.
  • Odin Inspector (35$): Novo plugin que permite personalizar facilmente seu inspetor.
  • Colorful FX (40$): Plugin de pós-processamento que reagrupa muitos efeitos.
  • Post Processing Stack (GRATUITO): Plug-in de pós-processamento gratuito do Unity.

Quer mais dicas de Unity?

Aprender Unity e desenvolvimento de jogos é uma jornada emocionante e recompensadora. Com dedicação, prática e um entendimento sólido dos conceitos-chave, você estará no caminho certo para criar jogos incríveis e mergulhar em um setor dinâmico e em constante evolução.

Prepare-se para descobrir dicas valiosas que impulsionarão seu conhecimento e habilidades no Unity, abrindo portas para a criação de experiências únicas e impactantes. Vamos mergulhar neste mundo fascinante do desenvolvimento de jogos com as dicas essenciais para iniciantes em Unity juntos. Esperamos você!

FAQ Rápido sobre iniciantes em Unity

Qual a importância das ferramentas de versionamento?

Ferramentas de versionamento, como Git, permitem mesclar facilmente o trabalho de todos, mesmo trabalhando sozinho. Elas também facilitam o backup do trabalho, a criação de backlog e a experimentação sem medo de perder o progresso.

Como posso encontrar soluções para problemas no Unity?

Consultar a documentação do Unity 3D e do Unreal Engine é uma ótima estratégia. Além disso, pesquisar no Google e visitar sites como Answers.unity3d.com, stackoverflow.com e gamedev.stackexchange.com pode fornecer respostas para suas perguntas.

Por que devo participar de Game Jams?

As Game Jams são oportunidades para estimular a mente e as habilidades de desenvolvimento de jogos. Elas permitem experimentar novos recursos, testar habilidades e prototipar projetos em um curto período de tempo.

Como a reavaliação do trabalho pode beneficiar meu desenvolvimento?

Reavaliar e criticar o trabalho anterior é essencial para identificar pontos fortes e falhas, permitindo melhorias com base no aprendizado contínuo.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre ser um Programador De Gameplay, no nosso site.

Você sabe que é possível fazer jogos com JavaScript pode ser usada para fazer jogos? Mas, surge a questão de saber se ela é boa para essa tarefa.
Dicas valiosas para quem quem quer começar a fazer Arte para Jogos 2D
Saiba se ainda dá para ser um desenvolvedor de jogs e ter Sucesso Lançando Jogos 2D
Saiba mais sobre Modelagem 3D para Desenvolvedores de Jogos
Saiba como Instalar Mesa Digitalizadora sem Strees
Existem diversas Ferramentas de Desenvolvimento Jogos 2D, mas trouxemos para você só as melhores