Como usar o xCloud no Brasil

O serviço de jogos em nuvem do Xbox, está disponível em diversos lugares, mas não por aqui. Se você quer conhecer o serviço, saiba nesta matéria como usar o xCloud no Brasil

O xCloud do Xbox, o serviço de streaming de jogos em nuvem do Xbox Game Pass Ultimate que não requer um console para uso, foi finalmente lançado para dispositivos iOS, incluindo iPhones e iPads, bem como PCs e computadores macOS via web. Está em um período beta somente para convidados desde meados de abril de 2021, mas os assinantes do Game Pass Ultimate agora podem acessar os jogos diretamente de seus dispositivos. Menos por aqui. Ainda não é possível jogar com o xCloud no Brasil.

A Microsoft diz que em PCs, o xCloud pode ser acessado através do navegador Edge e Google Chrome. Também é possível que ele funcione no macOS via Microsoft Edge e no Safari. Mais de 100 jogos estão disponíveis, e o serviço é compatível com joysticks Bluetooth ou aqueles conectados via USB.

Como usar o xcloud no brasil | b5bf6b94 game pass row | married games dicas/guias, tecnologia | apple, ios, microsoft, pc, xbox, xbox cloud gaming, xbox one, xbox series s, xbox series x | xcloud no brasil
“o Xbox Cloud Gaming está disponível para todos os membros do Xbox Game Pass Ultimate com PCs com Windows 10 e telefones e tablets da Apple, via navegador, em 22 países. Se você for um membro ou quiser se tornar um membro, simplesmente acesse xbox.com/play no Microsoft Edge, Chrome ou Safari em seu PC ou dispositivo móvel para começar a jogar centenas de jogos da biblioteca Xbox Game Pass.”

No iOS, ele funcionará como um aplicativo baseado na web via Safari, e você terá a escolha entre um controlador ou controles de toque na tela para determinados jogos. A Microsoft também compartilhou em seu blog que o xCloud agora é compatível com consoles Xbox Series X, configurando o streaming em 1080p em até 60 frames por segundo com uma conexão de internet rápida o suficiente.

O caminho para o xCloud chegar até o iOS foi complicado, graças as diretrizes da App Store da Apple, inicialmente bloqueando não apenas a Microsoft, mas também o Stadia do Google e os serviços de streaming em nuvem, como o GeForce Now da Nvidia, de serem lançados na App Store. A Apple acabou abrindo algumas brechas para permitir que eles operassem via web (mas não sem ressalvas).

-- Publicidade --

Onde o xCloud está disponível

Atualmente, a plataforma de streaming de jogos da Microsoft está liberada nas seguintes regiões para os assinantes do Xbox Game Pass Ultimate:

Alemanha;
Áustria;
Bélgica;
Canadá;
Coreia do Sul;
Dinamarca;
Eslováquia;
Espanha;
Estados Unidos;
Finlândia;
França;
Holanda;
Hungria;
Irlanda;
Itália;
Noruega;
Polônia;
Portugal;
Reino Unido;
República Tcheca;
Suécia;
Suíça.

Embora durante o teste beta da plataforma, que aconteceu em novembro do ano passado, o Brasil e outros países da América Latina tenham participado, por alguma razão não comentada, desta vez, eles ficaram de fora.

Requisitos para usar o xCloud Gaming

A Microsoft recomenda os seguintes requisitos mínimos para usar o serviço de streaming de jogos:

-- Publicidade --
  • Internet mínima de 20 Mbps para Pcs e iPads;
  • Internet mínima de 10 Mbps para iPhones;
  • Dispositivos com suporte Bluetooth 4.0;
  • Conexão Wi-Fi de, no mínimo, 5 GHz;

Também é necessário que o PC tenha a versão do Windows 10 com a atualização de Outubro de 2020 ou posterior. Em iPhone e iPad, o serviço roda no iOS 14.4 ou superior. Além disso, é necessário ser assinante da Xbox Game Pass para acessar o serviço xCloud.

Como usar o xcloud no brasil | 8fdc0a06 imagem 2021 07 01 125200 | married games dicas/guias, tecnologia | apple, ios, microsoft, pc, xbox, xbox cloud gaming, xbox one, xbox series s, xbox series x | xcloud no brasil

Como jogar com o xCloud no Brasil

Como dito acima, ele não foi lançado oficialmente no Brasil e isso significa que você terá de esperar que ele chegue por aqui para jogá-lo, certo? Não exatamente. Assim como vários serviços de acesso restrito em alguns países, como a Netflix que tem um catálogo de filmes e séries restrito para determinados países, é possível usar o xCloud no Brasil através de um VPN.

O projeto xCloud é o serviço de jogos em nuvem da Microsoft que surgiu após o Stadia do Google. Até agora, a Microsoft confiava em seu console Xbox para preencher as salas das casas com jogos. Mas, à medida que a tecnologia em nuvem começou a surgir, eles decidiram tentar uma solução mais integrada com a internet.

Como escolher a melhor VPN para xCloud

Para acessar o xCloud no Brasil e desfrutar dessa nova maneira de jogar, os usuários precisarão de um VPN confiável, além dos requisitos necessários para jogar. Isso significa escolher um serviço que atenda a determinados requisitos. Aqui está o que você deve procurar na hora de escolher o melhor VPN para jogar o xCloud:

Velocidade

Os jogos online precisam de uma grande quantidade de dados trafegando entre o dispositivo do usuário e os servidores online. Enquanto isso, uma VPN protege os dados dos usuários criptografando-os, o que tende a retardar o processo.

-- Publicidade --

Felizmente, existem algumas VPNs que são mais rápidas do que outras e podem oferecer suporte a jogos. Nem toda VPN pode fazer isso, então o usuário precisa escolher bem uma para obter a melhor experiência. Ainda mais com a qualidade dos nossos serviços de banda larga, usar um bom VPN é essencial para jogar com o xCloud no Brasil.

Estabilidade

As VPNs são conhecidas por sua capacidade de estabilizar a conexão dos usuários com a Internet. Isso geralmente é usado para evitar que os provedores limitem o tráfego e afetem suas velocidades. Como resultado, você obtém maior estabilidade de conexão, o que é crucial para jogos.

Com uma rede estável, seu jogo não irá ter lag e nem perda de conexão. Pelo menos não devido ao comportamento da sua internet enquanto você joga o xCloud no Brasil.

Rede de servidores

Se você deseja garantir que tem a melhor VPN para o xCloud, é necessário considerar sua rede de servidores. Como o nome sugere, trata-se de uma rede de servidores que se estende por todo o mundo. VPNs possuem servidores em vários países ao redor do globo.

Ao se conectar a eles, você pode alterar a sua aparente localização online. Como resultado, você pode contornar as restrições geográficas e a censura. Isso será crucial para usar o streaming em países que ainda não o suportam, como o xCloud no Brasil.

-- Publicidade --
Xcloud no brasil

Número de dispositivos suportados

O Microsoft xCloud está disponível para vários dispositivos, conforme mencionado anteriormente. Como consequência, você pode escolher como jogar e de qual dispositivo. Mas, para poder usar uma VPN, você precisa assinar um serviço que ofereça suporte ao dispositivo que você planeja usar.

Embora a maioria das VPNs ofereça suporte a dispositivos Android, muitos deles não permitem que você os use em consoles. Portanto, se desejar usar seu Xbox para xCloud, você precisará usar uma VPN que tenha um aplicativo dedicado para ele.

Nenhuma política de registros

VPNs são, principalmente, ferramentas feitas para obter privacidade online. É por isso que eles têm redes de servidores e criptografia em primeiro lugar. Uma grande parte disso é controlar quem armazena e visualiza seus dados online.

Tudo o que você faz na internet fica armazenado nos servidores do seu provedor. Claro, aqueles que usam VPNs podem redirecionar seus dados para serem armazenados em servidores de propriedade de VPNs. As melhores VPNs que existem entendem a necessidade de privacidade dos usuários, e é por isso que eles excluem todos os dados. Esta é a política de não registros que a maioria das boas VPNs pratica e você deve garantir que a VPN de sua escolha também o faça.

Segurança

Além da privacidade, as VPNs também são usadas para maior segurança. Os protocolos de criptografia e segurança evitam que os dados dos usuários sejam expostos. Dessa forma, os criminosos online não podem roubar informações confidenciais ou monitorar a rede.

-- Publicidade --

No entanto, as VPNs fazem mais do que isso. Eles podem protegê-lo contra malware, anúncios indesejados, rastreadores e muito mais.

Como usar o xcloud no brasil | 76768b0f xbox accessories hero | married games dicas/guias, tecnologia | apple, ios, microsoft, pc, xbox, xbox cloud gaming, xbox one, xbox series s, xbox series x | xcloud no brasil

Aplicativos

Por fim, as VPNs também podem ajudar com diferentes aplicativos. Existem alguns serviços que permitem que você decida quais aplicativos em seu dispositivo devem ser protegidos. Dessa forma, você pode melhorar suas velocidades cobrindo apenas os aplicativos que exigem alta segurança.

Enquanto isso, os aplicativos que não podem colocar em risco suas informações privadas podem operar normalmente. Eles não vão atrasá-lo, e isso significa que mais velocidade irá para o seu xCloud.

Como você pode jogar de qualquer lugar?

O xCloud atualmente está disponível apenas em alguns locais, conforme mencionado. Mas, seu objetivo é estar disponível, não importa onde você esteja. Embora provavelmente será possível jogar em qualquer lugar, atualmente você precisará usar uma VPN para que isso aconteça.

Ter um VPN é muito fácil e tudo o que você precisa fazer é seguir algumas etapas:

-- Publicidade --
  • Escolha uma VPN;
  • Vá ao site e inscreva-se;
  • Baixe um aplicativo VPN para o dispositivo que deseja usar;
  • Instale o aplicativo, inicie-o e faça login;
  • Encontre uma lista de servidores e conecte-se ao país de que precisa (EUA, Reino Unido, Coreia do Sul);

É isso. Neste ponto, você deve ser capaz de usar o serviço de qualquer lugar do mundo, incluindo o xCloud no Brasil.

A Melhor VPN para xCloud

O NordVPN é considerado um dos VPNs de melhor classificação em todo o mundo. Possui mais de 14 milhões de usuários em todo o mundo. O serviço vem com muitos benefícios, como privacidade online avançada e recursos de segurança. Oferece mais de 5.000 servidores em mais de 60 países.

Oferece muitos recursos, como criptografia AES de 256 bits de nível militar e vários protocolos de segurança. Suporta torrent e oferece até servidores P2P dedicados. Enquanto isso, não há limites de largura de banda ou dados que você pode baixar ou fazer upload. Isso, junto com velocidades excelentes, o torna uma VPN perfeita para streaming e jogos.

Sua enorme rede de servidores permite desbloquear a maioria dos serviços de streaming. Você pode desbloquear Netflix, Disney +, Hulu, BBC iPlayer e muitos outros, de qualquer lugar do mundo. Também permite que você o use até 6 dispositivos ao mesmo tempo com uma única licença. E, como oferece aplicativos para Windows, Mac, Android, iOS e muitos mais, pode ser usado na maioria, senão em todos os seus dispositivos.

Por fim, NordVPN oferece uma garantia de devolução do dinheiro em 30 dias, caso você mude de ideia. Você pode comprá-lo e testá-lo por si mesmo e, se não funcionar bem para você, você pode obter um reembolso total.

-- Publicidade --
Como usar o xcloud no brasil | 13baf5ba nord | married games dicas/guias, tecnologia | apple, ios, microsoft, pc, xbox, xbox cloud gaming, xbox one, xbox series s, xbox series x | xcloud no brasil

APROVEITE A PROMOÇÃO

Assine agora, economize e ganhe
3 meses grátis

Claro, apesar do VPN, tentar acessar o xCloud com uma conta da Game Pass do Brasil, pode garantir um bloqueio ao serviço, então, tenha certeza de que irá conectar-se ao xCloud com a certeza de que ele pode não funcionar, dependendo de fatores como a sua conta Xbox e do Game Pass. Não nos responsabilizamos por bloqueios ou banimentos por parte da Microsoft. Esteja avisado!

Agora conte para nós nos comentários o que você achou do lançamento da xCloud. Vai experimentar o serviço? Tem uma assinatura da Game Pass? Deixe nos comentários e leia mais sobre a Microsoft e o Xbox no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.