15 Dicas de Minecraft para começar bem

Pegou o game sucesso da Mojang e não sabe bem como começar? Então veja essas dicas de Minecraft e comece com o bloco direito

Minecraft é, em resumo, um grande mundo aberto em que você faz o que você quiser. É isso. Sem muita enrolação ou firulas, o jogo se resume a isso: Faça o que você quiser. O mundo te dá diversos recursos como madeira, pedra, areia e outros materiais básicos para você fazer coisas como uma casa, um castelo, uma fortaleza ou qualquer coisa. Tudo feito com blocos. É como se ele fosse um daqueles jogos 2D da era 16-bits, mas em 3D.

Lógico, o jogo também tem materiais extremamente raros como diamantes, obsidiana e pedras mágicas que podem ser usadas em um portal que te levará para a versão minecraftiana do inferno! Tudo isso é possível fazer no jogo. Além disso, a própria comunidade de jogadores ainda criam mods que permitem fazer coisas tão malucas quanto um Game Boy funcional para se jogar Pokémon dentro de Minecraft.

Dicas de minecraft
Não basta construir, tem que manter de pé

E esse é o motivo de Minecraft ser um grande sucesso que se expandiu tanto que criou uma série de jogos de diversos estilos, como RPG e point-n-click, livros e principalmente, youtubers que fizeram carreiras só jogando Minecraft. Ou seja, o jogo tem tantas possibilidades e permite a você fazer tanta coisa que fica até difícil saber por onde começar. Bom, estamos aqui para ajudar.

Dicas de Minecraft: Como começar

Você instalou jogo e está com um monte de ideias para começar a moldar o mundo conforme a sua imagem e semelhança. Mas, antes de sair por aí quebrando todos os blocos, acompanhe essas dicas de Minecraft. Este é um jogo um pouco diferente dos outros jogos que você possa ter jogado. Ele é um jogo ao estilo sandbox.

-- Publicidade --

Sandbox significa “caixa de areia” o que quer dizer que você faz o que quiser com ela, constrói e destrói como quiser tudo o que fez. As diferenças ficam um pouco por parte do gameplay. Por exemplo, não há missões ou objetivos. Não haverá na tela nada indicando o que você deve construir ou não. Isso é tudo por sua conta.

Não há orientação também. Se você construir uma casa e sair para explorar, é bem provável que você se perca, sem saber como voltar. Então, já vá pensando em construir uma bússola pois você vai precisar. E como construir uma ou como explorar até ter uma? Então, são esses os desafios que você terá de enfrentar.

Além disso, você se sentirá meio solitário no jogo caso queira jogá-lo em singleplayer. Você encontrará muitos monstros e animais (e provavelmente você comerá eles), mas não há NPCs em cidades que lhe darão missões pelo mundo, nem nada disso. No máximo, você encontrará os villagers, um pessoal narigudo que andará por aí, mas há muita interação com eles, exceto algum comércio. Sabendo de tudo isso, podemos começar o jogo. Vamos em frente.

Paciência

Pegou o jogo porque viu alguém que construiu o continente australiano em escala no Minecraft e quer fazer um igual? Boa sorte, mas calma lá: Você não fará isso nos primeiros dez minutos de jogo. Minecraft tem dois modos de jogo básicos: Sobrevivência e Criativo.

No Modo Criativo você é imortal, voa e tem recursos ilimitados. É nesse modo que a maioria dessas coisas malucas são feitas e, muitas vezes, esses construtores desenvolvem softwares ou mods que fazem isso. Ele deixa o programa rodando e o jogo constrói tudo. Você pode pegar seus recursos e criar coisas grandiosas no modo Criativo, mesmo fazendo tudo a mão, com certeza, mas saiba: isso vai levar algum tempo para ficar pronto. Então, comece devagar e vá deixando a imaginação fluir.

-- Publicidade --

No Modo Sobrevivência, você precisa sobreviver e coletar os recursos manualmente para construir tudo o que quer. Nesse modo você precisará ir atrás do que quer, encontrar as pedras certas para formar os materiais, descobrir as receitas e lutar contra monstros para fazer algo legal. Por isso, prepare-se e vá a luta, mas não vá pensando que em 10 minutos tudo se resolver. Esse aqui é, literalmente, um trabalho de formiguinha.

Então, resumindo estas dicas de Minecraft, saiba o seguinte: é possível fazer um castelo de Hogwarts no modo sobrevivência? É! Mas, para isso você precisa de paciência e dedicação. Então comece pensado no que quer e tenha calma. Você vai precisar.

15 dicas de minecraft para começar bem | 4991271f image | married games dicas/guias | minecraft, minecraft java edition, mobile, mojang, multiplayer, nintendo, pc, playstation, sandbox, singleplayer, sobrevivência, telltale games, xbox | dicas de minecraft
Dicas de Minecraft: um bloco de cada vez

Sobreviva

Como o nome do modo indica: Você tem que sobreviver. Saia atrás de recursos, faça suas ferramentas e estruturas, mas, no primeiro dia, se você não conhece o jogo, é bem capaz que você tenha problemas para sobreviver a primeira noite, quando os monstros surgem aos montes e atacam com violência. É um verdadeiro “pernas para que te quero”.

Se uma simples aranha pode se tornar um pesadelo para o jogador na primeira noite imagine então o famoso Enderman, uma criatura alta e esguia que se teleporta e surge rapidamente para atacar o jogador? E, como se tudo isso não bastasse, enquanto você tenta sobreviver aos monstros você escuta vindo de trás de você um ‘tssss” e, de repente, você está morto e nem sabe o motivo.

Então, encontre um abrigo. Uma caverna natural ou uma que você cavou na primeira parede que viu é suficiente. Se enfie nela e feche, mas não completamente para que você não morra sufocado. Espere a noite passar e saia de manhã, quando os monstros são mortos pelo sol. Também dá para empilhar dois blocos em volta do jogador e ficar lá até o amanhecer, mas, considerando que você pode acabar morto por um Creeper lá dentro, é melhor ir para uma caverna mesmo.

-- Publicidade --

Comida para quem precisar

Você precisa comer em Minecraft. Alguns mundos são gerados com comida em abundância (uma vez acabei num mundo com milhares de gatos. Milhares mesmo), mas você pode surgir em alguns com suprimentos escassos ou muito longe de onde você está. Então, se você vai explorar o mundo de Minecraft, é bom ter comida com você no inventário.

Imagina ter que passar a noite numa caverna fechado sem ter o que comer? Começar a ver o seu medidor de comida cair e não poder fazer nada? Ter que escolher entre morrer fechado ou sair pra enfrentar o mundo e correr o risco de morrer por ai? Então, leve comida no inventário com você se quiser sair para longe da sua casa.

Não fique vendo construções na web

Não fique procurando por construções nababescas na web e pensando que você fará igual nos primeiros momentos do jogo. Como dito lá em cima, muitas dessas coisas são feitas no modo criativo, por mais de um jogador, demoram anos para ficar prontas e, muitas vezes, com a ajuda de softwares desenvolvidos especialmente para isso. Essas cosias são feitas, principalmente, para mostrar os limites do jogo da Mojang e não para serem jogadas.

Terra em escala

Portanto, ficar vendo essas criações e tentar fazer igual só irá lhe causar frustração. Comece com coisas simples e vá expandindo com o tempo. Não fique tentando copiar coisas por aí no começo. Vá brincando e aprendendo. Com e experiência você fará castelos, fortes, esculturas e vai saber o que mais.

Esta é uma das dicas de Minecraft mais importante: Obras complexas e magníficas. Pode ser que você aprenda o bastante para construir algo único no mundo de Minecraft, mas vai levar um tempo. Então, por enquanto, comece com um bloco de cada vez.

-- Publicidade --

Ferro é essencial

Ferro é um material relativamente fácil de achar e com uma boa durabilidade para se fazer suas armas, ferramentas e armaduras, portanto é bom ter sempre um estoque desse item com você. No começo do jogo uma boa picareta de ferro ou uma espada de ferro podem ser muito boas companheiras e você logo vai perceber a diferença no tempo que demora para um machado de ferro quebrar em relação a um machado de pedra.

Mesmo com o jogo avançado, muitas coisas que você poderá e quererá fazer levam ferro na composição, por isso, tenha sempre ele com você, pois, se a sua espada quebrar e você não tiver aquele material para fazer uma igual, uma boa espada de ferro é sempre bem-vinda. E as dicas de Minecraft não terminam apenas no ferro.

Mantenha materiais com você

Além de comida, é sempre importante manter uma boa quantia de materiais básicos com você, pois nunca se sabe o que você vai precisar para construir um abrigo rápido ou uma ferramenta que quebrou na exploração. Mantenha-se sempre esperto com um estoque dos materiais primários enquanto busca por novos materiais.

Como ter todos os itens no minecraft no modo sobrevivencia 2016 - youtube
Não despreze aquela madeira só porque achou diamantes

Você vai encontrar coisas raras como obsidiana e redstone no subsolo, mas não vai poder fazer uma básica espada se não tiver um palito de mateira no inventário. E para achar uma árvore no subsolo? Então, é melhor sempre estar preparado para essas eventualidades. Essas são dicas de Minecraft valiosas.

Pense nos objetos

É possível achar todo tipo de receitas para fazer as coisas em Minecraft na internet, mas também é muito legal descobri-las por si só. E a forma mais fácil é pensar nas coisas e tentar reproduzi-las dentro do jogo.

-- Publicidade --

O que é uma espada? Essencialmente um pedaço de madeira como cabo e um pedaço de metal afiado como lâmina. Então, para fazer uma espada de metal eu preciso de ferro e madeira. Madeira em baixo, ferro em cima, certo? Basicamente, a receita de uma espada de madeira é essa: um de madeira e dois de ferro para uma espada de ferro. Um de madeira e duas pedras para uma espada de pedra. E por aí vai.

Várias dicas de Minecraft vão seguir essa regra: Pense no que quer fazer, posicione os materiais de forma similar e veja o que você consegue no jogo. Vá experimentando e descobrindo e anotando, para que você sempre mantenha esse registro do que aprendeu.

Consulte a Wikia

A Minecraft wiki é enorme e tem uma versão em português. Tem tudo o que você pode pensar em fazer ou o que procurar no mundo, como fazer itens, casas, entender todas as mecânicas do jogo e tirar todas as suas dúvidas. Portanto, a wikia pode ser uma excelente aliada na hora de se aventurar pelo seu mundo. Deixe um navegador aberto com esse site enquanto joga

Pode parecer que essas dicas de Minecraft contradizem a anterior, mas não. Antes falamos sobre o descobrimento e como pensar enquanto joga. Aqui estamos falando de um vasto material de pesquisa para que você construa suas casas e castelos aproveitando o máximo dos seus recursos e como tirar vantagem de tudo o que você tem. Com essa ferramenta em mãos, você pode dominar o jogo em pouco tempo. Então, e quer aproveitar ao máximo o jogo a wikia é o caminho.

Era uma vez…

…três porquinhos que viviam em suas casinhas. Um fez ela de palha, outro de alvenaria e o outro de madeira, e você conhece o resto. Bom, se você conhece já sabe que não é uma boa ideia fazer a sua casa de madeira. Ou pelo menos, não a sua casa definitiva. Se for um abrigo provisório só para se esconder por um tempo, então está tudo bem, mas se fora a sua construção principal, é melhor pensar um pouco mais.

-- Publicidade --

Esqueletos atiram flechas de fogo e os monstros pegam fogo durante o dia, quando o sol está nascendo. Imagina o que acontecerá se tiver alguns monstros dentro da sua casa ou atirando nela enquanto o sol estiver nascendo? Então, fique com essas dicas de Minecraft: é melhor repensar a sua escolha de materiais.

Água é vida

Uma das coisas mais básicas e simples que você pode fazer em Minecraft é uma fonte de água infinita! Imagine a facilidade da vida das pessoas antigamente se houvesse esse recurso? Teríamos sido migrantes por muito menos tempo.

No seu caso, é só fazer o seguinte: cave um buraco de 3×1, com 1 cubinho de profundidade, e encha as duas pontas com um bloco de água, que vai preencher tudo. Se você retirar água sempre do centro, a fonte nunca secará.

Refloreste

Não se esqueça de sempre destruir a folhagem da árvores que for cortar, pois é com os brotos que dropam dela que você poderá fazer novas árvores. Nunca deixe o seu entorno desmatado, ou terá que ir cada vez mais longe para coletar materiais básicos. E como visto aí em cima, ficar sem materiais básicos não é uma boa ideia.

15 dicas de minecraft para começar bem | ca193eaa punchtrees getwood | married games dicas/guias | minecraft, minecraft java edition, mobile, mojang, multiplayer, nintendo, pc, playstation, sandbox, singleplayer, sobrevivência, telltale games, xbox | dicas de minecraft
Quem precisa de machado?

Sempre que pegar um broto e for plantá-lo, cave um buraco com dois blocos de profundidade ao invés de um, assim, um dia depois, você terá uma árvore maior do que a anterior.

-- Publicidade --

Não cave para baixo

Estas são dicas de Minecraft bem básicas e essenciais: Nunca cave para baixo! Você não é uma perfuradora e se encontrar uma caverna subterrânea (o que é quase certo) você vai cair e morrer. A dica é ir cavando para frente e para baixo, em forma de escada, assim, você terá um caminho de volta fácil e acessível, além de dispensar o uso de escadas de madeira.

Claro, também não há fazer degraus muito altos , porque, se não, você não consegue subir de volta. Dois ou três blocos de altura está muito bom e não corre o risco de você se machucar ou ficar preso.

Cave em torno dos minérios

Nunca deixe de cavar em torno dos minérios antes de ir direto para eles, pois você pode ter uma desagradável surpresa se houver lava em baixo dele. Então, sempre cave em torno dos minérios que você encontrar, assim você saberá o que espera você se for mais fundo naquela mina.

Outra coisa que você pode fazer é tapar os buracos com pedras ou terra, para que os minérios não caiam em algum lugar fora do seu alcance. Fique sempre espero ao seu redor, para que você não acabe deixando os seus diamantes irem embora sem você poder fazer nada para impedir.

15 dicas de minecraft para começar bem | b3af8795 giphy | married games dicas/guias | minecraft, minecraft java edition, mobile, mojang, multiplayer, nintendo, pc, playstation, sandbox, singleplayer, sobrevivência, telltale games, xbox | dicas de minecraft
Dicas de Minecraft valiosas para quem está começando

Tenha um amiguinho de quatro patas

Você pode domesticar os bichinhos de Minecraft para que eles lhe ajudem com as tarefas ou simplesmente lhe sigam para que você possa colocá-los em um curral e manter uma fazendinha.

-- Publicidade --

Lobos são domesticados com ossos, borcos podem ser alimentados com trigo e cavalos podem ser domados apenas montando neles e clicando em suas cabeças, até que se rendam. Ter um companheiro animal ou uma fazenda podem dar inúmeras vantagens, desde um aliado na luta contra os monstros, até se deslocar mais rápido ou colocar baús nas costas deles para que eles carreguem itens para você.

Mantenha suas cavernas iluminadas

Quanto mais escuro o lugar, mas chances dos monstros aparecerem, então, sempre carregue bastante tocha com você, para que você mantenha os seus túneis e cavernas iluminados o bastante para que os monstros não apareçam. A luz natural da lava não funciona para isso, então, é bom ter sempre algumas tochas no inventário.

Estas dicas de Minecraft costumam salvar vidas, pois a última coisa que você quer é um creeper aparecendo nas suas costas e explodindo tudo o que você coletou. Então, lembre-se, use tochas e mantenha tudo bem claro. E para fazer tochas? Tenha materiais básicos com você, como dissemos acima!

Deixe sua imaginação voar

Minecraft é jogo de construção em mundo aberto criado pela Mojang Studios e nele os jogadores interagem com o mundo, coletando recursos, colocando e quebrando diversos tipos de blocos em um ambiente 3D. Neste ambiente, jogadores podem construir criativas estruturas, criações e obras de arte em servidores multiplayer e em mundos singleplayer em vários modos de jogo. O jogo está disponível para PC, Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Wii U, Nintendo Switch, New Nintendo 3DS, Windows Phone, Android e iOS.

E aí, você joga Minecraft? Construiu algo impressionante? Sabe como fazer um círculo no jogo? Conte para nós nos comentários! E leia mais sobre Minecraft no nosso site.

-- Publicidade --
Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.