Pesquisar
Close this search box.

Jogamos na BGS 2022: One Piece Odyssey

você podia jogar 15 minutos de One Piece Odyssey na BGS

Para quem é fã do pirata que estica, o estande da PlayStation trouxe uma excelente surpresa: A possibilidade de você jogar uma demo do One Piece Odyssey! O próximo game da tripulação do chapéu de palha que chegará aos consoles Playstation 4 e 5, PC e Xbox Series X|S em 13 de janeiro de 2023. A demonstração de cerca de 15 minutos estava presente na BGS 2022 para quem teve coragem e disposição de encarar as filas que se formaram para controlar Luffy e seus companheiros em batalhas de RPG por turno em busca da companheira de viagens Nami.

Tinha também algumas máquinas rodando Elden Ring, mas o pirata roubava a atenção da sala onde a demonstração acontecia. Vamos falar um pouco sobre o que vimos de interessante na demo e, se você ficar com alguma dúvida, é só deixar ai nos comentários.

Passeie no Jardim do King Kong em One Piece Odyssey

A demo não dava muita explicação de como a tribulação foi parar naquela ilha, chamada de Jardim do King Kong, porém nos dava o controle de Luffy explorando o loca, com alguns pontos relevantes para se ver coisas como uma estranha família de pássaros cuidando de seus filhotes ou um navio encalhado. Você recolhia itens pelo lugar, como maçãs de recuperação de HP, e usava o poder de borracha de Luffy para saltar sobre abismos usando uma mecânica de mirar e apertar o botão de ação para que ele lançasse seu braço e agarrasse em algum lugar.

Porém, a atração mesmo ficava por conta das lutas por turno. Como era um tutorial, você tinha pouca liberdade no começo para explorar tudo o que Luffy, Usopp, Robin, Sanji, Chopper e Franky podiam fazer, ficando restrito a usar os seus ataques normais nos inimigos e usando itens para remover status como paralisia, ferido e desmaiado quando o jogo dizia para você que você deveria fazê-lo.

A tripulação do chapéu de palha
A tripulação do Chapéu de Palha

Entre esses acontecimentos, cenas de diálogos entre os personagens com comentários sobre a situação, discussões entre Sanji e Zoro, expressões exageradas de Luffy e piadas acontecem para ressaltar as personalidades divertidas dos personagens.

Um bando de pássaros atacou Usopp e o deixou paralisado, então, é preciso derrotá-los rapidamente antes que a energia do personagem de esgotasse. Nami foi encontrada e está ferida, antes de começar a luta use um item para recuperar sua energia. Passe entre os personagens e escolha o melhor para atacar o inimigo. Ações que deveriam ser cumpridas antes de que você pudesse começar a lutar mesmo eram a maior parte da demo. Depois de cumprido a ação, é aí que você pode começar a lutar.

Aí começam as exibições de poderes exagerados dos personagens do anime, mostrando o poder gráfico do jogo. É tudo bonito e muito fluído, mas, pelo menos nessa demo, não há nada de especial ou revolucionário em Odyssey que diferencie ele dos jogos anteriores de One Piece lançados para a atual e para nova geração. Na verdade, não há nada de novidade e espetacular em relação a Odyssey de outros jogos com licença de animes da Bandai Namco que sejam destaque aqui. Novamente, pelo menos nessa demonstração.

Bonito, mas sem inovação

Luffy espancando os inimigos
Luffy espancando os inimigos

Não é um jogo feio ou ruim e, para quem ama a tripulação do chapéu de palha ou um RPG de turnos, Odyssey é um prato cheio. Para quem quer um pouco mais de ação então talvez Odyssey seja um jogo que você pode esperar para jogar quando estiver em uma promoção.

Em relação ao que já sabemos do jogo, parece que os inimigos serão visíveis no mundo, e os jogadores poderão optar por enfrentá-los entrando em contato ou evitá-los, o que é muito semelhante aos jogos recentes de Dragon Quest. No caso da demo, isso não acontecia. Os inimigos pulavam na nossa frente e o confronto era inevitável.

Como muitos jogos japoneses, One Piece Odyssey funciona com um sistema do tipo Pedra-Papel-Tesoura (embora seja “Espada-Arma-Soco” neste caso). Cada personagem e monstro tem um tipo inato diferente (Luffy é “soco” enquanto Usopp é “arma”), mas cada personagem tem habilidades especiais de vários tipos. Em geral, o jogo é configurado para que as habilidades usem TP (“Pontos de Tensão”). Enquanto isso, os ataques normais restauram o TP. Isso facilita o uso de ataques especiais em batalhas normais sem sentir que você precisa salvar seu TP para um próximo chefe.

[amazon bestseller=”one piece game” tracking_id=”mg-paulo-20″ grid=”3″ items=”3″ price=”Aproveite descontos exclusivos”]

As batalhas acontecem em um sistema baseado em turnos de aparência tradicional. Este sistema é baseado no que eles chamam de “Scramble Area Battles”. Isso divide as batalhas em diferentes áreas onde os inimigos e seu grupo serão divididos aleatoriamente para se enfrentarem. As batalhas também terão um elemento “Cena Dramática” que permite que uma situação aleatória influencie a luta. Um exemplo dado foi que Sanji pode ser incapaz de lutar porque se encontra cercado por mulheres. Superar essas cenas recompensa os jogadores com maiores recompensas.

Um caso desse sistema pode ser visto na luta contra os pássaros parecidos com pinguins que atacam Usopp. O atirador é paralisado pelos inimigos e cabe a gente atacar os inimigos até que ele possa se mover novamente, evitando que o HP dele chegasse a zero. Esse momento você tem dois campos de batalhas, com Usopp separado do grupo e sendo atacado pelos pássaros. Precisamos vencer rapidamente alguns inimigos aleatórios para podermos atacar os pássaros e salvarmos Usopp.

O que faz o jogo parecer Final Fantasy X é o fato de que você pode trocar de personagem a qualquer momento no meio da batalha. Isso permite que você explore facilmente a fraqueza de qualquer inimigo. Mas, felizmente, o jogo não copia apenas Final Fantasy X, ele o expande. Em vez de uma linha de heróis enfrentando uma linha de inimigos, o campo de batalha é dividido em diferentes áreas, como dito acima. Mas isso não é tudo, algumas batalhas ainda têm missões especiais – como curar uma Nami quase morta ou proteger um Usopp paralisado. Complete a missão e você ganha pontos de experiência de bônus. É um pequeno toque legal.

Infelizmente, como não sou fã de One Piece, não posso comentar muito sobre esse aspecto do jogo (o Juan é e adorou). Os modelos de personagens pareciam ótimos e as principais cenas da demo eram totalmente dubladas – embora houvesse muitas conversas paralelas que não eram. Por outro lado, na batalha, cada personagem tinha uma infinidade de ataques especiais que tenho certeza que foram tirados direto das páginas do mangá e, se não é esse o caso, posso dizer que eles pareciam incrivelmente legais.

Sabemos que você poderá controlar todos os membros da tripulação do Chapéu de Palha até certo ponto, incluindo Luffy, Zoro, Nami, Usopp, Sanji, Chopper, Robin, Frankie e Brook. Você pode trocar a qualquer momento, e cada um terá habilidades únicas, como Luffy com braços esticados e Zoro usando suas espadas para cortar obstáculos. Fora das batalhas, tudo o que vimos foi alguma exploração em alguns ambientes abertos, caça ao tesouro e o que pareceu ser a resolução de quebra-cabeças.

Navegue pela Grande Linha com Luffy e seus amigos

O famoso pirata, Monkey.D.Luffy, mais conhecido como Luffy Chapéu de Palha, e sua Tripulação do Chapéu de Palha, estão navegando pelo Novo Mundo em busca da próxima ilha e da próxima aventura que os aguarda.

No entanto, durante a viagem, eles são pegos por uma tempestade. A tripulação percebe que ficou encalhada em uma ilha tropical cercada por tempestades violentas constantes… Longe de sua tripulação, Luffy parte em uma nova aventura grandiosa para encontrar seus amigos e fugir da ilha Novos inimigos poderosos, forças da natureza e muito mais aguardam! Jogue com vários integrantes da Tripulação do Chapéu de Palha em um RPG clássico no mundo do famoso anime ONE PIECE!

One Piece Odyssey está chegando a todos os consoles atuais e da geração anterior. Isso inclui o PlayStation 4, PS5, Xbox Series X/S e PC. Até agora, nenhuma versão do Xbox One ou Nintendo Switch está listada, o que é um pouco estranho no caso do Xbox, considerando que está chegando ao PS4.

FAQ Rápido

One Piece Odyssey já foi lançado?

O jogo foi anunciado durante a Tokyo Game Show e chegará no início do ano seguinte, em 13 de janeiro de 2023.

Quem está produzindo One Piece Odyssey?

A Bandai Namco lançou um novo trailer na quinta-feira anunciando One Piece Odyssey, o próximo JRPG baseado no anime e mangá One Piece, está chegando ao PlayStation 4, PlayStation 5, Windows PC e Xbox Series X em 13 de janeiro.

One Piece Odyssey é canônico?

Não. O jogo One Piece Odyssey não faz parte do cânone da série, assim como os outros jogos da série.

One Piece Odyssey será lançado para Xbox One?

Até o momento, não há previsão de lançamento para o jogo no Xbox One, apenas para o Xbox Series X e Series S. O que é estranho, já que o game chegará ao PlayStation 4.

Sobre A BGS

A Brasil Game Show (BGS) é a maior feira de games da América Latina e uma das maiores do mundo em público e área. Realizada pela primeira vez em 2009, já recebeu mais de 2 milhões de visitantes somando todas as edições e, atualmente, ocupa os pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo. Reúne as principais empresas do segmento, é palco dos grandes lançamentos do ano, atrai personalidades da indústria mundial de jogos eletrônicos e abre espaço para estúdios independentes.

A BGS é também uma grande oportunidade de negócios que atrai investidores, empresários e profissionais do mercado de games e tem uma forte preocupação social, tendo arrecadado e doado mais de 450 toneladas de alimentos ao longo de suas 12 edições. Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias sobre a BGS no nosso site.

Saiba mais sobre animação de personagens 3D
Veja algumas estratégias de Marketing Digital para Jogos
Aprenda como Criar seus Jogos e todas as etapas do desenvolvimento
Saiba mais sobre a função do Modificador Boolean no Blender
Descubra o que faz, quanto ganha e como se tornar um Desenvolvedor de Games Profissional
Saiba mais sobre as Melhores Práticas de Level Design