Pesquisar
Close this search box.

Confira todas as ações de aniversário de Ragnarök Online

O MMORPG completou 18 anos no Brasil com muita festa e ações para a comunidade, mostrando que é muito mais do que apenas um jogo

Ragnarök Online, um dos MMORPG’s mais icônicos do Brasil, acaba de completar 18 anos de operação no país e para relembrar e celebrar a sua trajetória, a Level Up realizou diversas ações durante o mês inteiro para a comunidade e fãs do jogo que marcou gerações.

As comemorações foram iniciadas na Taverna Medieval em um evento presencial e aberto para a comunidade em São Paulo, após dois anos sem encontros devido a pandemia. Jogadores e staff do icônico MMO se encontraram para falar sobre updates, expansões, novidades do jogo, além, é claro, de matarem a saudade. Também contaram com a participação do Influenciador Tixinha, comentarista de Valorant que é um conhecido talento da comunidade e possui fortes vínculos com o MMORPG para um Meet & Greet.

O evento foi realizado em um ambiente temático do restaurante, chamado de “Masmorra”, e decorado com a temática de Ragnarök Online 18 anos, que contou com cardápio personalizado, inclusive com comidas e bebidas que faziam alusão ao jogo. No dia também houve um concurso de cosplay de baixo custo com medalhas aos participantes.

O MMORPG também fez diversas ações online, como um evento de cosplay, cujo resultado será divulgado dia 07/10, disputa de Fan Art, e claro, manutenção, novidades no servidor, Ticket de Promoção e eventos in-game, como Festival do Melão, Evento de Refino, Nova Kachua e o tão desejado update, a Ilusão da Tartaruga e do Vampiro, que trouxe diversas novidades e qualidades de vida no jogo. Confira o vídeo de como foi esse evento aqui.

Na última quarta-feira, 28, aconteceu o Ragnaparty, um evento misto para imprensa, criadores de conteúdo e convidados com live especial para a comunidade. A comemoração para lá de animada foi realizada no Kat Klub, na Rua Augusta em São Paulo.

A live continua disponível aqui.

Glaucio Marques, CEO da Level Up Brasil e LATAM iniciou a festa relembrando a história do jogo e das empresas de games: “Ragnarök Online foi o primeiro jogo totalmente localizado no Brasil, um jogo que misturou a coragem da Gravity, que hoje é a WarpPortal, e a Level Up em investiram no mercado brasileiro, com muita determinação e competência. Ragnarök é um dos únicos jogos daquela época que está vivo até hoje, com uma comunidade ativa e com memórias muito marcantes também.”

Em 2004 a conexão ainda não era banda-larga na maioria das casas do Brasil, era conexão-discada, e para distribuir o jogo a Level Up realizou parcerias, como as revistas e cereais matinais famosos da época, que vinham com o CD, e logo em seguida o DVD para ter mais capacidade. “Então, além de marcar gerações, também marcou a evolução da tecnologia nos games nesses 18 anos, e a gente entende que não é só mais um jogo, ele é parte da vida em que as pessoas fizeram amigos, casaram, tiveram relacionamentos, criaram laços e isso é muito recompensador para todos nós”, afirma Glaucio.

Confira aqui o depoimento de alguns dos jogadores de Ragnarök Online.

Criadores de conteúdo como Guto Barbosa, Lu Himura, Henry Walnut, Samira Close, Felipe Goldenboy, Camilota XP, Gruntar, Dócil, Nyang e diversos streamers foram prestigiar a festa.

Cosplayers Vince, Naoto e Leon Marttins. Imagem/Reprodução: Level Up 

A festa de aniversário também foi uma realização para os profissionais por trás do jogo. A Melissa Morato, Especialista de Mercado na Gravity Inc. começou a trabalhar com o Ragnarök Online antes mesmo do lançamento no Brasil, fazendo a tradução de conteúdo em 2003 e nunca imaginou que o jogo chegaria tão longe.

Aniversário de ragnarök online | level up, mmorpg, multiplayer, pc, ragnarok online | confira todas as ações de aniversário de ragnarök online | 1d28be51 image | notícias
Cosplay da Comunidade no Ragnaday/Reprodução: Level Up

“Hoje eu acredito que qualquer brasileiro tem apenas dois graus de separação do Ragnarök, isso por que ele fez parte da história da internet no país, sendo o primeiro jogo totalmente em português, com servidores nacionais e voltado ao público brasileiro, com compra em real, muita parceria e estrutura. Os comerciais por exemplo não vendiam o Ragnarök, os comerciais apresentavam o que era um jogo online e como isso era possível, além de conhecer e interagir com pessoas do Brasil inteiro. Então, o que eu observei ao longo de mais de 18 anos com o jogo é que qualquer brasileiro conhece outra pessoa que tem uma história ou que jogava Ragnarök Online em até dois graus. Se não é seu amigo, é o amigo do seu amigo, a cabeleireira da sua mãe… são sempre até dois passos para encontrar uma conexão com o jogo”, Melissa ainda conta como o Ragnarök mudou a sua vida: Nascida nos Estados Unidos, ficou no Brasil a trabalho e casou-se no ano que o jogo foi lançado com um colega de trabalho, também tradutor do jogo, e grande parte de sua carreira está totalmente voltada ao MMORPG.

“Espero que nos próximos anos o jogo continue trazendo novas memórias e histórias para as pessoas. Ragnarök só existe por causa da comunidade, da conexão, das piadas, e apesar de ser um jogo de estilo mais antigo que os atuais, ele tem muitas opções e é muito adaptável para vários estilos de jogadores. Você faz o seu próprio jogo. Se prefere explorar, se você se importa mais com o visual, se quer ser mais forte, mais rápido, se quer ser um apoiador que ajuda outras pessoas… Por isso é um jogo relevante e enquanto houver pessoas querendo jogar, Ragnarök vai continuar existindo”, completa.

Outro profissional muito conhecido na comunidade de Ragnarök Online é o Kauê, mais conhecido como Rufio, Gerente de Produto na Level Up: “Não é todo dia que um jogo faz 18 anos, isso é bem fora da curva porque os jogos hoje em dia tendem a morrer muito antes. Como a gente pode ver, pessoas que estão em outros setores de jogos, como o mobile por exemplo, também começaram no Ragnarök Online. Muitos casters e jogadores de League of Legends jogaram Ragnarök anteriormente em suas vidas, então vemos que é um jogo que é a base do cenário de games no Brasil e que também fundamentou o cenário de eSports com campeonatos internacionais”.

Sobre o futuro do jogo, Rufio afirma que ainda tem muito conteúdo para ser lançado e para ele é isso que torna o trabalho ainda mais divertido: “Eu quero que os jogadores tenham essa gana. Muitos jogadores voltam para o Ragnarök pela nostalgia, mas sempre trazendo algum amigo, uma amiga, namorada, alguém que também cria essa ramificação de novos jogadores. E ter novos jogadores em um jogo de 18 anos é algo sensacional e é isso que me intriga, por que eu como jogador, sei como um jogador antigo pensa, o que ele quer, o que ele não gosta, e isso também me instiga a trazer novos conteúdos para esses jogadores novos”.

Ragnarök Online pode ser baixado aqui.

Fique ligado e não perca as próximas ações, acompanhando todas as novidades nas redes sociais oficiais do Twitter, Facebook, Instagram e Discord.

Sobre o Ragnarök Online

Ragnarök Online é um MMORPG gratuito distribuído pela WarpPortal Brasil. Ele se baseia em elementos de fantasia medieval para criar um universo de aventuras fictícias no qual você pode construir vários heróis e evoluí-los da forma que achar melhor. Você também poderá criar grupos, formar clãs, trocar itens ou simplesmente se divertir num bate-papo. Para viver aventuras fantásticas acesse aqui.

Sobre a Level Up

A Level Up é uma empresa do grupo Tencent Games e tem a missão de aproximar os principais desenvolvedores de jogos do mundo às pessoas da América Latina. Com mais de 350 colaboradores em escritórios no Brasil, Colômbia e México, a Level Up atua na publicação e distribuição de games e é a maior distribuidora de jogos digitais do Brasil, com parceiros como Sony, Microsoft, Garena e Ubisoft. A empresa também oferece serviços de marketing, incluindo redes sociais, influenciadores, assessoria de imprensa, eSports, e atendimento ao consumidor em português, espanhol e inglês.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

BioWare abraça suas raízes narrativas em um RPG single player; Assista uma emocionante sequência de gameplay estendida que prepara a história e os desafios
TEAMGROUP na Computex 2024 apresenta novos produtos com o lema: "Elevate Gaming . Empower AI"
Saiba se vale a pena jogar Fabledom
Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5