Pesquisar
Close this search box.

Segurança digital: entenda a importância da proteção antivírus em roteadores

Segurança digital: entenda a importância da proteção antivírus em roteadores

Em geral, quando pensamos em vírus ou softwares maliciosos, costumamos associá-los apenas a dispositivos como notebooks, smartphones e PCs. No entanto, é preciso ter em mente que, em tese, qualquer sistema computacional está sujeito a esse tipo de ameaça, podendo ser adulterado ou hospedar programas estranhos, instalados com fins danosos. Assim, os roteadores não são exceção.

Conforme explica Fabio Appel, Coordenador de Produtos da TP-Link no Brasil, o roteador é o encarregado de atribuir um endereço lógico (IP) aos aparelhos conectados à rede, e são as configurações dele que decidem o tráfego que cada dispositivo envia e recebe. Em outras palavras, o roteador funciona como uma espécie de “porta de entrada”, por onde passam todas as nossas comunicações: “Ele é o aparelho responsável pelo gerenciamento das conexões de diversos dispositivos com a internet. E é justamente por isso que uma eventual invasão representaria um sério risco para todos aqueles que o utilizam para acessar uma determinada rede”, afirma.

A importância da proteção antivírus
A importância da proteção antivírus

Entenda mais sobre a importância da proteção antivírus

Ainda segundo Appel, em geral, o intuito dos ataques a roteadores gira em torno do roubo de informações confidenciais do usuário, como senhas e dados bancários: “Para alcançar o objetivo de acessar essas informações, os hackers adotam várias técnicas de ataque diferentes. Uma delas é alterar o endereço DNS (em inglês, Domain Name System) do roteador, fazendo com que, ao digitar o endereço de um site — como o do seu banco, por exemplo –, o usuário seja conduzido a um domínio fraudulento”.

Outras ameaças comuns se dão através de anúncios maliciosos, redirecionamentos de pesquisas e tentativas de download de programas indesejados, que procuram se aproveitar de usuários desprevenidos. “Em casos mais graves, as invasões podem chegar a interromper o acesso à internet, ou até mesmo corromper o sistema operacional do roteador”, alerta o especialista.

Em resposta a esse cenário, no qual a segurança efetiva da rede já deixou de ser algo opcional, a TP-Link, empresa líder global em conectividade, oferece aos seus clientes o kit de recursos integrados do TP-Link HomeShield, com ferramentas pensadas para ajudar o usuário a criar e gerenciar uma rede personalizada e segura, capaz de atender toda a família, seja protegendo dados confidenciais ou limitando o acesso de crianças e convidados.

Entre as funcionalidades do kit, está um antivírus adaptável, que fornece filtragem de conteúdos maliciosos, prevenção contra intrusões e quarentena para dispositivos infectados. Além disso, um banco de dados ativo protege todos os aparelhos conectados contra ameaças externas.

De acordo com Fabio Appel: “Em nossas casas, todos os dispositivos acessam a internet através de um roteador. Isso inclui produtos que normalmente não têm sua própria proteção contra ameaças cibernéticas. Pensando nisso, o HomeShield fornece proteção antivírus para roteadores e, assim, também mantém seguros todos os demais dispositivos conectados”.

Quando novos sites maliciosos são lançados, o kit de recursos da marca os bloqueia, impedindo automaticamente o acesso. Além disso, o recurso de prevenção contra intrusos identifica e bloqueia ameaças em potencial e corrige vulnerabilidades na rede, protegendo os dispositivos Wi-Fi de novas ameaças diariamente.

Outro diferencial garantido pelo sistema HomeShield é que os dispositivos infectados detectados na rede do usuário são colocados automaticamente em quarentena, mantendo informações pessoais seguras e impedindo a propagação de vírus para outros dispositivos. O scanner de rede doméstica também contribui para detectar ameaças em tempo real e alertar o cliente o mais rápido possível sobre potenciais problemas de segurança.

Proteção IoT em tempo real

Assim que novos dispositivos inteligentes (IoT) se conectam à rede, o TP-Link HomeShield os identifica e passa a monitorar seu desempenho de segurança. Por meio de um firewall, o HomeShield bloqueia acessos não autorizados, criptografa seus dados e protege os dispositivos conectados contra ameaças e ataques cibernéticos.

Controle de pais

Para além da proteção antivírus, o TP-Link HomeShield também oferece a funcionalidade de controle de pais, ideal para usuários que desejam bloquear conteúdo inapropriado, definir limites diários para o tempo gasto online, pausar a internet e também verificar quais sites estão sendo acessados pelos filhos. Tudo isso pode ser gerenciado via aplicativo, de maneira conveniente, simples e intuitiva.

Além disso, é possível criar perfis de usuários dedicados para cada membro da família, definindo limites de tempo personalizados por idade e prazos on-line, inclusive estendendo-os a dispositivos individuais, utilizados por diferentes pessoas.

[amazon bestseller=”TP-Link” tracking_id=”mg-paulo-20″ grid=”3″ items=”3″ price=”Aproveite descontos exclusivos”]

Relatórios detalhados

O TP-Link HomeShield emite relatórios detalhados para ajudar o usuário a obter uma compreensão mais completa da sua rede Wi-Fi doméstica, bem como de cada dispositivo conectado a ela. Com isso, é possível analisar o comportamento on-line de toda a casa, tendo uma ideia clara de quanto tempo cada membro da família passa na internet, além de receber dicas para um melhor aproveitamento da navegação.

Graças à análise do histórico do navegador, o cliente também pode consultar quais sites seus familiares visitaram e quais endereços maliciosos foram bloqueados pelo HomeShield. O kit de recursos ainda fornece estatísticas de segurança de rede, permitindo consultas aos resultados das verificações e prevenções contra ameaças e ataques cibernéticos, além de permitir o monitoramento dos dispositivos recém-conectados e de seus respectivos desempenhos de segurança.

Qualidade de Serviço (QoS)

Outro diferencial é o recurso de Qualidade de Serviço (QoS) personalizável, que permite ao usuário escolher os dispositivos ou atividades que deseja priorizar em sua rede. Com apenas alguns toques e comandos simples, o cliente pode otimizar o uso da rede, atribuindo largura de banda aos aparelhos e serviços mais utilizados e dando a preferência para streamings, jogos, navegação ou videochamadas na fila para Wi-Fi ou Ethernet.

“Esse e todos os demais recursos de configurações de rede personalizadas do HomeShield podem ser gerenciados por meio dos aplicativos dedicados Deco ou Tether, ou através da própria interface do navegador”, finaliza o especialista da TP-Link. Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Saiba como criar seus personagens usando os 12 Arquétipos de Personagens nos Games
Saiba como Criar Personagens para Games com os ensinamentos que retiramos do sucesso do Super Mario
Aprenda como desenhar um personagem, seja para um jogo, livro ou quadrinhos e como ilustrá-lo
Aprenda Como Criar Personagens para Jogos com a história do Sonic
Saiba como começar o seu trabalho Modelando um Personagem de Jogos para seu game 3D
Saiba mais sobre a identificação com personagens de videogame e como isso pode tornar seu jogo um sucesso