Pesquisar
Close this search box.

Roblox terá traduções em 16 línguas, incluindo português, utilizando Inteligência Artificial

Desenvolvido a partir de tecnologia própria, o recurso permite que usuários de diferentes lugares do mundo conversem em tempo real em suas línguas nativas

A Roblox, uma plataforma global imersiva voltada para comunicação e conexão, anunciou uma ferramenta que traduz automaticamente o bate-papo entre usuários, permitindo que eles se comuniquem com facilidade uns com os outros, independente da língua que estão falando. Construída a partir de tecnologia de Inteligência Artificial própria, a tradução em tempo real no chat permite diálogos entre os 16 idiomas disponíveis na plataforma, incluindo português do Brasil.

Roblox terá traduções | android, ios, roblox, roblox android, roblox corporation, roblox jogos, roblox online, roblox para pc, roblox plataforma, windows | roblox terá traduções em 16 línguas, incluindo português, utilizando inteligência artificial | 4df8440c imagem 2024 02 22 150705454 | notícias
Roblox terá traduções em 16 línguas, incluindo português, utilizando inteligência artificial | android, ios, roblox, roblox android, roblox corporation, roblox jogos, roblox online, roblox para pc, roblox plataforma, windows | roblox terá traduções

A partir de agora, usuários ao redor do mundo são capazes de iniciar conversas com outros membros da comunidade na língua de sua preferência. Por exemplo, se um jogador do Brasil enviar uma mensagem em português, o usuário que fala inglês receberá essa mensagem em seu próprio idioma. Da mesma forma, o usuário da Coreia do Sul irá ler e responder à mensagem em coreano.

“Nosso modelo de linguagem personalizado é tão rápido que somos capazes de fazer traduções entre qualquer um dos 16 idiomas enquanto as pessoas ainda estão digitando, ajudando-as a se conectar em tempo real, não importa de onde sejam” afirma Daniel Sturman, Líder Global de Tecnologia do Roblox.

“Nós começamos usando IA para traduzir o conteúdo das experiências na intenção de que os desenvolvedores da comunidade sejam capazes de atrair mais usuários globalmente. Agora, graças a nossa tradução simultânea do chat, nós tornamos possível na Roblox algo que nem mesmo é possível no mundo real: permitir que as pessoas superem as barreiras linguísticas e se comuniquem perfeitamente umas com as outras em ambientes imersivos em 3D. No futuro, nós queremos que todo aspecto da experiência do usuário no Roblox seja completamente localizada em suas línguas nativas, incluindo tradução de voz com Inteligência Artificial”, conclui.
 

Até o final do trimestre encerrado em 31 de dezembro de 2023, mais de 70 milhões de usuários estavam conectados e se comunicavam na Roblox todos os dias, com 19,7 mil novas amizades formadas na plataforma diariamente*. Usuários em mais de 180 países trocaram 2,4 bilhões de mensagens no chat diariamente e 904 bilhões em um período de 12 meses**. Normalmente, uma a cada três mensagens no chat enviadas dentro de uma experiência precisam ser traduzidas, o que significa que um terço do tempo, usuário dos mesmos servidores no Roblox estão falando com pessoas que não falam a mesma língua que eles.

No último trimestre de 2023, 78% dos usuários ativos diários (UADs) do Roblox estavam localizados fora dos EUA e Canadá. No Brasil, os usuários ativos diários do Roblox cresceram 30% ano a ano no quarto trimestre de 2023. De 2020 até o final de 2023, os usuários ativos diários do Roblox no Brasil cresceram a uma taxa agregada de 350% em quatro anos.***

“Enquanto continuamos crescendo nossa base de usuários globalmente, nós procuramos tornar a Roblox não apenas acessível, mas também totalmente e verdadeiramente localizada, oferecendo desde opções de pagamentos locais até elementos culturalmente relevantes, avatares e, claro, conteúdo dentro das experiências e tradução dos bate-papos” conta Zhen Fang, Head Internacional do Roblox. “Nossos experimentos iniciais com essa nova tecnologia mostraram que há um impacto muito positivo no tempo gasto, no engajamento do chat e na qualidade da sessão. Por isso, estamos muito animados em melhorar e expandir a comunicação diária da nossa comunidade. O mundo parece um pouco menor quando somos capazes de implementar recursos como esse em escala global” afirma.

Sobre o Roblox

Roblox é uma plataforma imersiva para conexão e comunicação. Todos os dias milhões de pessoas vão até a Roblox para criar, jogar, trabalhar, aprender, e se conectar com os outros nas experiências construídas pela nossa comunidade de criadores. Nosso objetivo é reimaginar a forma como as pessoas se juntam – em um mundo que é seguro, civilizado e otimista.

Para alcançar isso, nós construímos uma empresa inovadora que, junto à comunidade de Roblox, tem a habilidade de fortalecer o tecido social e apoiar o crescimento econômico para as pessoas ao redor do mundo. Para mais informações, acesse o blog da Roblox.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre Godot (site oficial), no nosso site.

Aprenda como Criar seus Jogos e todas as etapas do desenvolvimento
Saiba mais sobre a função do Modificador Boolean no Blender
Descubra o que faz, quanto ganha e como se tornar um Desenvolvedor de Games Profissional
Saiba mais sobre as Melhores Práticas de Level Design
Você sabe que é possível fazer jogos com JavaScript pode ser usada para fazer jogos? Mas, surge a questão de saber se ela é boa para essa tarefa.
Dicas valiosas para quem quem quer começar a fazer Arte para Jogos 2D