Pesquisar
Close this search box.

Conheça mais sobre Shang Chi e veja o 1° trailer

Divulgado o Primeiro Trailer de Shang Chi e imagens do set. Veja agora

Shang Chi, o novo herói da Marvel chega aos cinemas em Setembro carregado de ação, contexto histórico e referências aos filmes anteriores

Depois de algum tempo sem estreias relevantes no cinema e o sucesso de suas séries no Disney+, a Marvel divulgou o primeiro trailer de Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis. O longa que estreará logo após o adiado Viúva Negra, terá em seu elenco o astro Simu Liu (Kim’s Convenience), Tony Leung (Amor à Flor da Pele) e uma atriz que vem ganhando muito destaque, e um Globo de Ouro, por seu papel em “A Despedida”, a rapper Awkwafina.

O longa contará a história de Shang Chi, o filho do temido Mandarim, treinado em artes marciais desde pequeno, e que deve retornar a seu lar após dez anos de afastamento, para assumir seu lugar ao lado de seu pai na liderança da organização conhecida como Os Dez Anéis, mas se recusa, por conhecer o mundo real e perceber que seu pai não é um grande homem de bem como acreditava ser.

Leia Mais:
Todas as aparições de Venon nos Games
Os melhores jogos da Marvel
Conheça mais sobre Shang Chi
Os Melhores Jogos da DC Comics
Quem são os personagens de O Esquadrão Suicida

Shang chi
Pôster do filme

Veja o trailer de Shang Chi

Além do trailer, foram divulgados pôsteres e imagens dos bastidores através do Twitter

Shang chi | ação, artes marciais, aventura, cinema, disney, filmes, kung fu, marvel, marvel studios, mcu, shang chi | conheça mais sobre shang chi e veja o 1° trailer | b74d8ec4 imagem 2021 09 22 222637 | notícias
Imagens divulgadas do filme

As Origens de Shang Chi

O personagem foi criado em 1970, quando os filmes de kung fu faziam um enorme sucesso e a Marvel, para embarcar nesse fenômeno, tentou adquirir os direitos para adaptar a série Kung Fu, estrelado por David Carradine (Kill Bill Vol 1 e 2), mas sem sucesso na negociação, comprou os direitos de outro personagem ligado as artes marciais e já popular na época, o vilão da literatura inglesa conhecido como Fu Manchu.

Fu Manchu teve a sua primeira aparição em 1913, no conto escrito por Sax Rohmer, The Zayat Kiss, e é descrito como um dos primeiros “supervilões” ficcionais. Era um homem inteligente e líder de uma organização criminosa repleta de assassinos que usavam facas ou animais venenosos em seus crimes. Além disso, o vilão tinha acesso a uma poção de vida eterna.

O personagem nasceu de um medo xenofóbico e racista crescente do mundo ocidental contra o desconhecido oriente embalado pela imigração e conflitos políticos, que ficou conhecido como “Terror Amarelo”. Nesse período era comum ver a representação de orientais como criaturas perigosas e inferiores. Personagens como Namor, também da Marvel, começaram como vilões em suas histórias e tinham feições orientais.

Fu Manchu nasceu desse contexto, um vilão vindo da misteriosa China comunista e que representava o maior perigo para o “homem branco livre” e foi sendo esquecido aos poucos, quando o estereotipo do chinês de bigodes finos e unhas grandes passou a ser mal visto pela sociedade. Porém, até isso acontecer, ele recebeu participações em livros, séries de TV e filmes. Além de influenciar outros personagens como Ra’s Al Ghul, vilão do Batman, e uma banda de rock com seu nome.

Aproveitando o sucesso da figura criada nos livros, a Marvel adquirir os direitos de produção de história em quadrinhos do personagem e criou seu Mestre do Kung Fu, Shang Chi.

A história de origem do personagem é bastante similar a que veremos no filme: Shang Chi é filho de Fu Manchu, um líder de uma organização terrorista, que descobriu que seu pai não era um homem tão nobre quanto imaginava e se rebela contra ele. Ele se juntou ao arqui-inimigo do seu pai, sir Denis Nayland Smith, e passou a combatê-lo ao lado do MI-6.

Como herói, Shang Chi lutou ao lado de vários heróis conhecidos como o Coisa, Homem-Aranha, Capitão América e se afiliou a diversos grupos como Os Heróis de Aluguel e até aos Vingadores, até finalmente ver a morte de seu pai e se aposentar como um pescador. Porém, em 2015, quando a Marvel perdeu os direitos de publicação do personagem Fu Manchu foi necessário dar uma nova origem ao herói.

Na nova versão, Shang Chi é filho de um tirano líder de uma organização terrorista chamado Imperador Zheng Zu, Mestre dos Dez Anéis. Basicamente, é o Fu Manchu com outro nome! O resto é praticamente a mesma coisa: filho exilado, descobre que o pai é mau e se rebela contra ele! A história é bastante similar a original, mas o personagem se tornou mais autônomo e popular após essas mudanças.

Shang Chi é lutador habilidoso que já derrotou adversários dotados de poderes sobre-humanos. Especializado em artes marciais chinesas, mas é também um bom ginasta, atirador, espião e até pescador. Através de um controle único do seu chi, ele pode adquirir força, velocidade e precisão em níveis comparados a pessoas com super-habilidades. Além disso, por causa do seu domínio do sistema nervoso, ele pode se tornar resistente a ferimentos, dores e até venenos.

As origens do Mandarim

Contudo, nem Fu Manchu ou Zheng Zu serão vistos no filme. Shang Chi ganha um novo pai nessa adaptação cinematográfica, o já conhecido do público Mandarim. Sim, o mesmo Mandarim que apareceu em Homem de Ferro 3, mas, ao mesmo tempo, um Mandarim completamente novo.

O vilão foi criado em 1964 e é o principal inimigo de Tony Stark. Apesar de ter sido criado 9 anos antes de fu Manchu na Marvel, o vilão é fortemente influenciado pelo vilão literário, com o mesmo bigode e atitude, porém, os seus podere não vem de uma poção mágica e sim de dez anéis alienígenas que ele encontrou em uma expedição arqueológica.

Shang chi | ação, artes marciais, aventura, cinema, disney, filmes, kung fu, marvel, marvel studios, mcu, shang chi | conheça mais sobre shang chi e veja o 1° trailer | 22b56204 imagem 2021 04 20 175814 | notícias
O bigodinho Fu Manchu

Descendente de Genshis Khan, o Mandarim, cujo o nome real é desconhecido, é um personagem descrito como nascido na China antes da revolução comunista, filho de um pai chinês rico e de uma mãe aristocrática inglesa. Ambos morreram quando ele era muito jovem. Além de um cientista brilhante, ele é habilidoso em artes marciais e um atleta excepcional. Apesar dos recursos e aliados, a sua maior fonte de poder está em seus anéis, que ele encontrou em uma nave alienígena.

O Dez Anéis

Estes anéis vieram de um planeta chamado Kakaranathara (também conhecido como Maklu IV) que fica em algum lugar da galáxia conhecida como Nuvem de Magalhães. Os habitantes desse planeta eram um povo draconiano pacífico que se lançou ao espaço para conquistar outros planetas, mas ao chegar na Terra sofreram um acidente e foram forçados a viver entre os humanos para sobreviver.

O Mandarim encontrou a nave desses dragões e com a ajuda do cientista Ho Yinsen (aquele mesmo que ajudou o Tony Stark na caverna no primeiro filme) descobriu como os anéis funcionavam e usou eles para dominar parte da China. Entre os seus aliados mais comuns, está o Dragão Fin Fang Foom, que veio para a Terra na mesma nave que os anéis. O dragão, inclusive, quase apareceu no primeiro filme do Homem de Ferro, podendo ser visto em um outdoor.

Shang chi | ação, artes marciais, aventura, cinema, disney, filmes, kung fu, marvel, marvel studios, mcu, shang chi | conheça mais sobre shang chi e veja o 1° trailer | 92d367e3 imagem 2021 04 20 131527 | notícias
Quero ver falar o nome do planeta dele sem gaguejar

Os anéis tem os seguintes poderes:

Shang chi | ação, artes marciais, aventura, cinema, disney, filmes, kung fu, marvel, marvel studios, mcu, shang chi | conheça mais sobre shang chi e veja o 1° trailer | 8faa1053 imagem 2021 04 20 133344 | notícias
  • Explosão de gelo/”Zero”
    O anel emite ondas de frio que pode ser usadas para atordoar um adversário. O anel normalmente faz um caminho no ar em sua explosão para transformar em gelo, e pode diminuir a temperatura de um objeto para quase zero absoluto. A gema tem a forma de várias cápsulas cilíndricas pequenas, de cor azul-branco.
  • Luz negra/”Nightbringer”
    O anel pode criar uma área de escuridão absoluta que parece absorver toda a luz que está ao redor dentro dele. Apesar de “luz negra” ser um termo utilizado para se referir a radiação ultravioleta, a escuridão criada pelo anel é, provavelmente; uma forma de “Darkforce.” A gema tem a forma de quatro pequenos pontos pretos-azuis, dispostas em um formato quadrado em grupos de dois.
  • Mento-Intensificador/”The Liar”
    O anel amplia a própria energia psíquica do usuário, permitindo-lhe colocar uma ou mais pessoas sob seu controle mental e transmitir ordens a eles mentalmente. Mais frequentemente utilizado para criar ilusões. A gema tem a forma de um diamante azul/quadrado inclinado.
  • Feixe de desintegração/”Spectral”
    O anel emite um feixe de energia que destrói todas as ligações entre os átomos e moléculas do objeto que ele ataca. Este anel tem vinte minutos para recarregar após o uso. A gema tem a forma de um quadrado de ouro.
  • Explosão elétrica/”Lightning”
    O anel emite energia elétrica em quantidades e intensidades mentalmente determinadas pelo usuário. O limite máximo atingido atualmente não é conhecido. A gema tem a forma de uma linha verde angular.
  • Feixe de vórtex/”Spin”
    O anel faz com que o ar se mova sobre alta velocidade, como num vórtice. O vórtice pode ser usado como uma arma de ataque, como um meio de levitação de objetos; ou como um meio de propulsão do usuário do anel através do ar. A gema tem a forma de um círculo azul simples.
  • Explosão de chamas/”Incandescence”
    O anel emite radiação infravermelha ou de calor em intensidades mentalmente determinadas pelo usuário. Normalmente, o calor da chama se produz através de um incandescente caminho através das moléculas no ar gerando uma explosão. O feixe de calor pode ser utilizado para desencadear explosões químicas. A quantidade máxima de calor que pode gerar não é conhecida. A gema tem a forma semelhante ao anel de explosão de gelo, mas com quatro cápsulas e uma cor vermelha.
  • Feixe de impacto/”Influence”
    Este anel pode projetar várias formas de energia, mais frequentemente que de neutrões rápidos, com grande força de concussão. O anel também tem sido usado para projetar intensas vibrações sonoras e criar ondas magnéticas que atraem ou repelem objetos. O anel pode ser capaz de emitir outras formas de energia, bem como tem sido utilizado para jogar o Homem de Ferro através de uma montanha. A gema tem a forma de uma estrela, de cor púrpura (ou vermelha).
  • Luz branca/”Daimonic”
    Este anel pode emitir diversas formas de energia ao longo do espectro eletromagnético. Tem sido usado para criar poderosa gravidade suficiente para fazer o Homem de Ferro enterrar-se ao tentar andar para a frente. A gema tem a forma de dois círculos brancos, fixado em ouro (quase como um par de olhos).
  • Reorganização da matéria/”Remaker”
    Este anel pode reorganizar os átomos e as moléculas de uma substância, ou acelerar ou retardar o seu movimento, de modo a produzir vários efeitos. O anel tem sido usado para condensar o vapor de água no ar para líquida, para solidificar gases; para criar gases venenoso letais no ar, para transformar um grupo de homens em pedra, para transformar um homem em um besouro, para virar uma montanha em um monstro de rocha, e para fazer uma mão de pedra grande o suficiente para romper do chão. A gema tem a forma de um pequeno círculo roxo.

Porém o Mandarim que veremos em Shang Chi é outro. Apesar da atuação brilhante de Ben Kingsley, os fãs não gostaram do fato do Mandarim, o maior vilão do Homem de Ferro, ser apenas uma marionete e um farsante, por isso a Marvel divulgou que “ainda veríamos o verdadeiro Mandarim nos filmes” e lançou um curta-metragem chamado “All Hail the King” que mostra que o Mandarim sabia que estavam usando seu nome e não estava feliz com isso.

Além do Mandarim, a organização conhecida como os Dez Anéis também já apareceu em “Homem de Ferro” e ficou esquecida até o momento. Com o retorno dessa organização e a introdução de Mandarim e seus anéis mistico alienígenas, a Marvel pode estar abrindo as portas para diversas outras ameaças intergaláticas e possíveis conexões com outros filmes como Guardiões da Galáxia e o misticismo de Doutor Estranho.

Shang Chi nos cinemas

O filme vem sendo desenvolvido pelo Marvel Studios desde 2001, quando os direitos do personagem estavam com a Dreamworks Pictures e teve até o envolvimento do diretor Ang Lee, mas não havia conseguido o sinal verde para as filmagens e os direitos voltaram para a Marvel.

Somente em 2018, durante a San Diego Comic Con é que tivemos novidades sobre o filme, com o anúncio de Simu Liu no papel principal, roteiro de Dave Callaham (Mulher-Maravilha 1984 e Godzilla de 2014), e direção de Destin Cretton (O Castelo de Vidro e Temporário 12). O longa estreia no dia 3 de setembro de 2021 em salas de cinema, mas ainda não há informações sobre o lançamento em streaming.

E aí, empolgado para ver o Mestre do Kung Fu no cinema? Fale para nós nos comentários e já leia mais sobre a Marvel no nosso site.

Saiba mais sobre animação de personagens 3D
Veja algumas estratégias de Marketing Digital para Jogos
Aprenda como Criar seus Jogos e todas as etapas do desenvolvimento
Saiba mais sobre a função do Modificador Boolean no Blender
Descubra o que faz, quanto ganha e como se tornar um Desenvolvedor de Games Profissional
Saiba mais sobre as Melhores Práticas de Level Design