Pesquisar
Close this search box.

Controle Remoto que carrega usando o WiFi e energia Solar: SolarCell Samsung

Controle Remoto SolarCell da Samsung é uma alternativa sustentável para evitar o descarte de baterias

O Controle Remoto SolarCell da Samsung, é, como diz o nome, um controle remoto movido a energia solar que será incluído nas novas TVs Samsung Neo QLED (site oficial). Não é uma coisa inovadora e revolucionária do mundo, afinal produtos abastecidos por energia solar não são novidades, mas, é algo interessante que vem inclusa na linha de TVs QLED e Neo QLED de 2021 e 2022, e pode ser a mudança mais inteligente para o ramo de TVs do ano.

A Samsung fez um grande esforço para melhorar a sustentabilidade de seus produtos de TV, reformulando a embalagem para não usar tintas à base de óleo e usando mais plásticos reciclados na fabricação. (Os novos controles remotos também são 24% de plástico reciclado.)

Mas a melhor jogada é a adição de uma bateria recarregável e uma célula solar na parte de trás do controle remoto da TV. Algo que, considerando vários fatores ambientais e econômicos, é muito bem-vindo em qualquer aparelho que vier com ele. Vamos falar um pouco sobre esse controle que vimos na BGS 2022 e, se você ficar com alguma dúvida, é só deixar aí nos comentários.

Controle Remoto SolarCell da Samsung

As melhores mudanças na tecnologia geralmente não são grandes saltos inovadores. Há mudanças grandes e dramáticas na tecnologia, mas quando você analisa produtos de consumo com um ciclo anual de produtos, esses tipos de tentativas de grande inovação têm a mesma probabilidade de fracassar ou causar um impacto significativo.

Ajustes iterativos, por outro lado, podem produzir mudanças pequenas, mas duradouras. Geralmente, é em ajustes menores que um produto é ajustado, progredindo de “bom” para “ótimo” alguns ajustes de cada vez. Este é o caso do Controle Remoto Solar Samsung que está disponível TVs QLED e Neo QLED de 2021 e 2022.

Em termos de impacto ambiental, é realmente uma mudança muito grande. De acordo com Mike Kadish, diretor de marketing de produtos da Samsung, explicou para o site Tom’s Guide: “Cada controle remoto vem com duas baterias triplo A, e se conseguirmos manter duas baterias triplo A fora de um aterro, multiplique isso por todos os milhões de TVs que vendemos, estamos falando de escala, e isso é uma tonelada de baterias que podemos manter fora dos aterros da sua casa e da minha.” Então, em uma estimativa rápida, ao longo dos 7 anos de vida de uma dessas baterias recarregáveis solares, a Samsung estima que evitará que cerca de 99 milhões de baterias sejam usadas e descartadas.

Essa pequena célula solar na parte de trás do controle remoto pode extrair energia suficiente da iluminação interna para manter a pilha recarregável carregada por até dois anos antes de precisar ser conectada e carregado novamente. O SolarCell pode ser carregado via porta USB-C e a própria bateria que vem com elas é classificada para sete anos de uso (algo aproximado da vida útil da TV).

Controle remoto solarcell
Estimativa da Samsung é eliminar o excesso de pilhas descartadas

Mas o efeito secundário dessa mudança é que você nunca ficará preso naquele momento estranho ao abrir o Netflix, mas não poderá selecionar um filme porque suas baterias acabaram de morrer. Algo que seria muito bem vindo nos controles de videogame também, não é?

Tecnologia de Carregamento Wi-Fi

O controle remoto, que vem com os mais recentes televisores Neo QLED ele usa a tecnologia “RF Energy Harvesting” para usar os sinais de 2,4 GHz do seu roteador wi-fi e outros aparelhos para mantê-lo carregado e carregado o tempo todo. Vire o controle remoto na frente e os painéis solares na parte de trás também podem usar a energia da luz ambiente (incluindo as luzes internas) para fornecer ainda mais carga.

Segundo a Samsung, o dispositivo não contém baterias no sentido convencional, mas usa um capacitor. Isso significa que, teoricamente, você nunca mais deve se preocupar com a carga do controle remoto. A coleta de RF não é um conceito novo, mas até agora, até onde sabemos, não foi empregado em nenhum dispositivo ou gadget de consumo comum. Como a tecnologia é realmente adequada apenas para dispositivos de energia ultrabaixa, sua aplicação é bastante limitada. Por exemplo, não espere ver uma câmera ou celular com carregamento automático tão cedo.

Mas talvez com gadgets muito menos potentes, como fones de ouvido sem fio simples ou talvez até um joystick do seu console, possa haver algumas possibilidades de retirá-los da fila da tomada quando combinado com métodos suplementares, como coleta de luz ambiente, em algum momento.

Funções do Controle

Em relação as funções do controle, não há muito o que se falar. A adição do painel solar certamente cobraria um preço e, para que ele não ficasse do tamanho de uma régua escolar, algumas coisas foram removidas e, no caso, o que foi retirado é o teclado numérico que é tão convencional em controles, mas há um botão para aumentar ou descer os canais, assim como um controlador de volume.

Também há teclas de atalho e uma tecla Home, que abrirá o hub de controle da TV. Teclas de “voltar” e avanço rápido também estão presentes, assim como uma tecla para a ativação controle de voz. Além de ser possível ativar também a Game Bar da Samsung, um hub de atalhos e funções que ajudam a melhorar a sua experiência de jogo.

Um disco no centro também está presente, assim como algumas teclas de atalho para os serviços de streaming mais populares, como a Netflix e a Prime Video. Um botão para abrir as funções da TV Plus da Samsung está localizado logo ao lado dos botões de atalho de streaming. Nessa parte, o controle se torna bem padrão e conhecido dos usuários e não haverá nenhum estranhamento. Foi uma boa forma de mantê-lo familiar, mesmo com uma tecnologia tão incomum em gadgets de uso doméstico.

Salvando o planeta, uma TV QLED de cada vez

E esse é o melhor tipo de inovação, porque resolve mais de um problema por vez. Não é uma tecnologia nova – é a tecnologia solar de uma calculadora de bolso dos anos 80 aplicada ao controle remoto da TV, que poderia ter sido feita praticamente a qualquer momento nos últimos 40 anos – mas é uma ideia inteligente. Sua vida é um pouco mais fácil graças à mudança, e o mundo está um pouco melhor por causa disso.

Controle remoto solarcell
Controle SolarCell da Samsung

É também o tipo de mudança que muitos fabricantes podem não querer fazer. É uma pequena conveniência que passará despercebida pelo usuário 99% das vezes. Há muitas razões pelas quais uma empresa optaria por não buscar esse tipo de mudança – levou tempo e orçamento que poderiam ter sido usados para desenvolver algum recurso mais impressionante, adiciona complexidade ao processo de fabricação e é provável que ninguém compre uma dessas TVs QLED está pensando no design do controle remoto.

O novo controle remoto ecologicamente correto é apenas uma parte da nova estratégia ecológica da Samsung: ela também está reduzindo a quantidade de tinta que usa nas laterais de suas caixas de TV e diz que essas caixas podem ser reaproveitadas em outros itens domésticos, como uma casinha de gato, ou brinquedos para crianças (isso não é grande novidade já que as crianças e gatos sempre brincaram com caixas de papelão, sejam elas ecologicamente corretas ou não).

A Samsung prevê que isso pode salvar cerca de 200.000 caixas por ano de entrar no aterro e, para nós, parece que fornecerá às famílias entretenimento adicional na mesma linha dos projetos Labo da Nintendo. Embora essas mudanças possam parecer pequenas, a Samsung ocupa o primeiro lugar como a fabricante de TV mais vendida do mundo, portanto, em todo o mundo, o impacto de reduzir a tinta em sua embalagem ou usar controles remotos movidos a energia solar é bastante grande.

Controle Remoto SolarCell Samsung

Paulo ‘Doido’ Fabris

Visual
Construção
Recursos
Preço
Sustentabilidade
Compatibilidade

Vale a pena?

Certamente é um controle que te permite esquecer de pilhas e ajuda muito o meio ambiente, conteúdo pelo fato da tecnologia não ser nova e nem mesmo cara de ser implementada, não justifica muito o preço

4.3

Onde comprar?

Você pode comprar o Controle Remoto SolarCell da Samsung junto com as TV QLED e Neo QLED. Também é possível achar o controle em revendedores autorizados como a Amazon.

FAQ Rápido

Onde eu posso conseguir um controle remoto solar da Samsung?

O Controle Remoto SolarCell da Samsung está disponível TVs QLED e Neo QLED de 2021 e 2022.

O que é o controle remoto Samsung SolarCell?

As baterias descartáveis não são as melhores para o meio ambiente, mas o controle remoto da sua TV Samsung QLED não precisa delas. Em vez disso, inclui um painel solar para carregamento conveniente, seja em ambientes internos ou externos. Além disso, o SolarCell Remote é feito com materiais reciclados, tornando-o ainda mais ecológico!

Quanto tempo dura o controle remoto SolarCell?

Uma célula solar na parte de trás do controle remoto absorve a luz do sol ou a luz em sua casa para carregar a bateria interna. Uma única bateria totalmente carregada pode durar até dois anos, tornando-se uma alternativa econômica às baterias descartáveis.

O que é o botão 123 no controle remoto da Samsung?

O Samsung Smart Remote é compatível apenas com TVs Samsung UHD. Possui apenas as teclas essenciais e algumas teclas de função especiais. O usuário pode acessar teclas virtuais adicionais na tela da TV clicando na tecla “123”.

Agora, fale conosco nos comentários, o que achou dessa novidade e aproveite também para ler mais novidades sobre a Samsung, como o mini projetor portátil Freestyle, no nosso site.

Saiba mais sobre a Criação de Sistemas de Partículas em Jogos
Conheça as melhores mais práticas ferramentas de IA para Desenvolvimento de Jogos
Saiba como fazer uma Campanhas de Sucesso para Jogos
Torne-se um desenvolvedor de sucesso construindo Uma Base de Fãs para Jogos Indie
Já se perguntou em como Como Criar Física Realista em Jogos? Então saiba tudo o que você precisa saber para fazer isso
Veja como ter seu game com uma performance incrível com essas Técnicas de Otimização para Jogos 2D