Pesquisar
Close this search box.

Artists’ Valley by Chiaroscuro Studios da CCXP22 revela credencial para artistas

Com 484 artistas, edição presencial que volta a acontecer no São Paulo Expo nos dias 1 a 4 de dezembro, reforça seu papel de inclusão e diversidade dentro do mundo artístico. Ciça é a artista homenageada do Artists' Valley nesta edição

Não é à toa que o Artists’ Valley, espaço dedicado aos criadores de histórias em quadrinhos, é considerado o coração do evento. Em 2022, o local favorito dos fãs de quadrinhos e cultura pop reunirá 426 artistas nacionais e internacionais inscritos, e mais 58 convidados, totalizando 484 artistas. E como de costume essa área da CCXP é marcada pela diversidade, seja ela regional, cor ou gênero. Um dado que mostra como a pluralidade é que dentre os inscritos, 38% de artistas que se identificam com o movimento LGBTQIAPN+ em números absolutos representam mais de 165 artistas no pavilhão. O reflexo dessa inclusão é o aumento de conteúdos editoriais com uma variação de olhares e interpretações de uma realidade fantástica ou não.

Leia Também:
Aprenda a criar Histórias em Quadrinhos
62 Melhores Mods De The Sims 4
15 Melhores Aplicativos Similares Ao HappyMod
Windows 10/11: Como Ativar Sem Instalar Nada
Guia Definitivo Para Criar E Desenhar Personagens
WordPress: Tudo Sobre O Criador De Sites

Chiaroscuro studios da ccxp22
Credencial feita pelo Chiaroscuro Studios

Além disso, para a CCXP22, 32% dos quadrinistas que estarão no Artists’ Valley disseram se identificar como negros, pardos e indígenas.  A representatividade segue e pode ser conferida quando 13,6% dos inscritos se identificam como transgêneros, não-binários, gender fluid, agênero e travestis, totalizando 58 artistas. Outro número interessante que sempre a CCXP destaca é a participação de mulheres (cis e trans), e para 2022 serão 144, representando 32% do total.

“O Artists’ Valley by Chiaroscuro Studios é um espaço apaixonante para quem vai ao evento porque conecta e aproxima artistas e fãs. É também um espaço marcado pela diversidade e pela representatividade. Temos mais de 110 artistas fora do sudeste, com destaque para 47 do norte e nordeste. Nesse retorno ao evento presencial, procuramos manter a visibilidade e oportunidade necessária aos artistas presentes visando fortalecer o cenário dos quadrinhos e principalmente na captação de novos leitores.

O espaço ainda conta com um palco central para esses artistas se apresentarem, alcançando assim um público ainda mais amplo entre os visitantes da CCXP22. Por tudo isso, a área deixou o nome tradicionalmente usado em outros eventos – Artists’ Alley (beco) – para adotar o nome Artists’ Valley (vale), que traduz melhor a importância e a grandeza dessa área que é o coração da CCXP e que é uma plataforma importante para quadrinistas brasileiros”, destaca Ivan Costa, cofundador da CCXP e curador do Artists’ Valley.

A representatividade também se faz presente considerando a temática dos trabalhos dos artistas participantes: as obras independente/alternativa ficaram em primeiro lugar com 14,5%, o segundo lugar ficou com fantasia (10,8%) e fechando o top 3, aventura (9,1%). Assuntos envolvendo histórias LGBTQIAPN+ (5,7%) ultrapassaram o tema super-heróis (3,6%), mostrando como a visibilidade e a oportunidade acabam construindo novas narrativas entre os fãs. 

O Artists’ Valley já anunciou mesas dos artistas: Mark Waid, Jim Starlin, Fabien Toulmé, Aimée de Jongh, Laerte, Germana Viana, Julian Totino Tedesco, Jim Cheung, Marcello Quintanilha, André Dahmer, Quinho, Ilustralu, Dan Mora, Vitor Cafaggi, Lucas Werneck, Tony Harris, Olivier Coipel e muitos outros. Confira o line-up completo do evento até o momento em https://www.ccxp.com.br/artists-valley-aprovados.

CREDENCIAL E HOMENAGEM

A grande homenageada do Artists’ Valley da CCXP22 será Ciça. A artista paulista é responsável pela arte da credencial exclusiva dos artistas deste ano. Nascida em 1939, sua tira “O PATO” foi publicada na Folha de S.Paulo, diariamente, por mais de 20 anos, no Brasil e levou a história até a Inglaterra e África do Sul.

Entre as décadas de 50 e 80, Ciça morou no Rio de Janeiro, em Paris e em Nova York. Foi colaboradora do Pasquim na primeira e na segunda fase do periódico. Também tem entre seus trabalhos, a tira “BEL”, publicada no suplemento feminino da Folha. Ciça também é a ‘mãe’ da personagem Bia Sabiá.

“Ciça é uma referência para muitos quadrinistas. É uma honra ter a arte dela ilustrando a credencial que estará no peito de cada integrante do Artists’ Valley. Ela sempre se destacou por sua postura feminista durante ditadura militar, e como mulher ajudou a pavimentar uma luta da causa no Brasil e mundo”, destaca Costa.

Além de quadrinista, Ciça tem 16 livros publicados, voltados para crianças e adolescentes, além do livro de pesquisa sobre a fala popular, “Livro dos Provérbios, Ditados, Ditos Populares e Anexins”, pela Editora SENAC. Atualmente, ela continua a se dedicar aos seus livros, onde reúne humor e poesia para os pequenos, e, para os adolescentes, um olhar bem-humorado para essa fase desconcertante da vida.

Em 2009, Cecilia Whitaker Vicente de Azevedo Alves Pinto ganhou o 21º Troféu HQ Mix na categoria “Grande Mestre”.

Você também pode gostar:
Minecraft: Tudo sobre um dos Jogos mais Famosos do Mundo
TODOS os Comandos para Minecraft e como Executá-los
Saiba como Baixar e Instalar o Minecraft no seu PC, MAC e Mobile
Mods OBRIGATÓRIOS para Todos Jogadores de Minecraft
Maono DM30: A Escolha Perfeita Para Podcasters E Streamers
5 Melhores Microfones Para Podcast, Gamer, Streaming E Youtube Até R$ 400

ARTISTS’ VALLEY BY CHIAROSCURO STUDIOS

O patrocínio da área é da Chiaroscuro Studios, empresa cofundadora da CCXP, que contará com um amplo estande posicionado em frente ao Artists’ Valley, onde estarão diversos quadrinistas representados pelo estúdio, entre eles Ivan Reis,  Greg Tocchini, Rafael Grampá, Danilo Beyruth, Marcio Hum e Julian Totino Tedesco.

Criada em 2013, a Chiaroscuro Studios (www.chiaroscuro-studios.com) é uma empresa estabelecida no Brasil mas com presença global. Atua como agência de ilustração em projetos de design e campanhas publicitárias para clientes como Warner, Universal, Spotify, Iron Studios, Faber-Castell entre outros, além de ser a corealizadora de eventos de cultura pop como a CCXP e a exposição Batman Experience. Está também inserida no mercado de venda de artes originais de quadrinhos, representando 50 artistas brasileiros e estrangeiros, com centenas de clientes em todos os continentes. A empresa é ainda responsável pela gestão e pelo resgate da obra de Flavio Colin, grande nome dos quadrinhos e da ilustração brasileira.

SERVIÇO CCXP22  

  • Datas: de 1º a 4 de dezembro. 
  • Local: São Paulo Expo  
  • Para outras informações, acesse o site do evento: www.ccxp.com.br.   

O QUE CADA CREDENCIAL OFERECE:  

  • ●      Diárias: Uma credencial colecionável (badge), acesso às atividades, auditórios, painéis, participação de artistas e outras atrações dentro da CCXP22 que estão sujeitos a lotação, alteração ou cancelamento sem prévio aviso, não havendo garantia de entrada ou participação. Esta credencial NÃO dá acesso aos eventos pagos simultâneos à CCXP22, como por exemplo fotos e autógrafos com os artistas. SÁBADO ESGOTADO
  • ●      4 Dias (01, 02, 03 e 04/12/2022): Esta credencial dá direito a participar da CCXP22 nos quatro dias do festival. Esta credencial não dá acesso aos eventos pagos simultâneos à CCXP22, como por exemplo fotos e autógrafos com os artistas.– ESGOTADO  
     
  • ●      EPIC EXPERIENCE: Uma credencial colecionável exclusiva que dá direito aos quatro dias do festival. Entrada antecipada 1h antes da abertura para o público geral*. Entrada na Spoiler Night**. Uma foto OU um autógrafo com um dos artistas convidados pela CCXP***. Kit Epic composto por uma camiseta e um pin da CCXP, um pôster oficial do festival, um pôster com arte exclusiva, um pin da Iron Studios e um cordão. 
  • ●      FULL EXPERIENCE: Uma credencial colecionável exclusiva que dá direito aos quatro dias do festival. Acesso à entrada VIP – 1h antes da abertura dos portões*. Entrada na Spoiler Night*. Entrada garantida e assento reservado em área VIP próxima ao palco Thunder em todas as atividades, incluindo as concorridas pré-estreias de filmes. Uma foto e um autógrafo com quatro dos artistas convidados do festival**. Acesso ao estacionamento VIP sem custo adicional. Quatro colecionáveis em escala 1:10 produzidos pela Iron Studios, feitos exclusivamente para a CCXP. Acesso ao VIP lounge, com alimentação e serviço de concierge. Sacola exclusiva do festival. Kit Full: uma camiseta e um pin da CCXP, um pôster oficial autografado pelo artista do festival, um pôster com arte exclusiva, um pin da Iron Studios e um cordão. – ESGOTADO  
  • ●      UNLOCK: A conferência realizada pela CCXP voltada para negócios do entretenimento acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro de 2022 das 8h às 18h. O pacote inclui palestras e conteúdo de negócios. Apresentação dos dados da pesquisa Geek Power 2022. Café da manhã e almoço inclusos nos dias do Unlock. Conteúdo das 08h às 18h. Happy Hour para networking com diversos profissionais do mercado. Passeio guiado na montagem da CCXP22 na quarta-feira, dia 30/11/2022. Entrada na Spoiler Night**. Acesso aos quatro dias da CCXP22. Entrada antecipada 1h antes da abertura para o público geral durante os quatro dias de festival (de 1 a 4 de dezembro) *.

*Acesso antecipado para o festival pela entrada comum, não há preferência para entrada nos auditórios. 

**Vamos abrir as portas da CCXP22 um dia antes para quem for Epic Experience, Full Experience, Unlock, convidados e parceiros. A Spoiler Night acontecerá dia 30/11/2022, das 18h às 21h, no São Paulo Expo, neste dia não haverá programação nos auditórios. Não existe entrada antecipada na Spoiler Night. 

***Antes do início das vendas de fotos e autógrafos para o público geral, o adquirente deverá escolher pelo nosso site o artista, dia e horário da atividade. Após a escolha, não é possível realizar a troca, em caso de cancelamento do artista escolhido, poderá ser escolhido entre os demais convidados da CCXP. Todas as atividades são sujeitas a disponibilidade 

Sobre a Omelete Company   

Maior conglomerado dedicado aos fãs de cultura pop do Brasil, a Omelete Company utiliza seu site, redes sociais e parceiros para atingir mensalmente mais de 15 milhões de pessoas ávidas por novidades dos mundos do cinema, séries de TV, games, música e histórias em quadrinhos, com textos, vídeos e posts nas redes sociais. Fazem parte da Omelete Company as marcas Omelete, The Enemy, CCXP, BIG Festival, Game XP e Gaules. 

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias sobre a Nvidia no nosso site.

Durante a conferência TecToy Showcase, transmitida on-line neste sábado (22), fabricante revelou detalhes dos primeiros produtos da Zeenix, sua nova divisão gamer
BioWare abraça suas raízes narrativas em um RPG single player; Assista uma emocionante sequência de gameplay estendida que prepara a história e os desafios
TEAMGROUP na Computex 2024 apresenta novos produtos com o lema: "Elevate Gaming . Empower AI"
Saiba se vale a pena jogar Fabledom
Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!