quinta-feira, julho 18, 2019
contato@marriedgames.com.br
Análises

Dead by Daylight e o Terror Slasher

A morte não é uma escapatória

dead by daylight logo by elizflo dbrqp9r fullview 1024x576 - Dead by Daylight e o Terror Slasher

                Dead by Daylight é um multiplayer online assimétrico (4 contra 1) de gênero Survival Horror, desenvolvido pela Behaviour Interactive e publicado pela Starbreeze Studios em 2016 para PC e em 2017 para Consoles (PS4 e XONE), onde quatro jogadores tomam a posição de sobreviventes que querem escapar de seu cativeiro enquanto o outro jogador toma controle de um sanguinolento assassino para impedir a fuga dos outros.

                Os sobreviventes têm que reativar geradores de energia desligados pelo cenário, o que possibilita que o portão de saída do cenário seja aberto e assim os sobreviventes consigam a tão almejada liberdade, porem nunca é tão fácil quanto parece. Ligar um gerador é um processo demorado e o mesmo pode estourar avisando o assassino que alguém está tentando consertar o gerador em questão

                Caso o assassino encontre um gerador que já começou a ser consertado, ele pode quebra-lo e isso fara com que o gerador comece a retroceder na barra de funcionamento. Geradores já consertados não podem ser quebrados

                Quando um assassino encontra o sobrevivente se inicia uma perseguição que proporciona uma sensação real de ansiedade ao sobrevivente, pois isso pode ocasionar em sua morte e saída da partida.

                O jogador que está sobrevivendo deve ser sagaz e fugir da vista de seu algoz, mas caso não consiga o assassino pode ataca-lo. O primeiro acerto deixa o sobrevivente ferido e agonizando enquanto o segundo o derruba no chão e neste momento o assassino pode mata-lo.

Para realizar essa ação o assassino pega a vitima em seus ombros e leva até o gancho mais próximo, nesse momento o sobrevivente pode se debater para tentar sair do ombro do assassino e fugir novamente ou outro sobrevivente pode ajudar caso tenha itens ou habilidades que permitam atrapalhar o assassino para que ele solte sua vítima recém capturada. Caso a vitima se solte, ela volta pro status de ferida e não ao de caída como estava anteriormente.

                Caso um sobrevivente seja pego pelo assassino, ele será levado a um dos inúmeros ganchos espalhados pelo cenário onde o assassino o deixa. Neste momento uma barra de resistência surge sobre o nome do jogador que mostra o tempo que o jogador tem antes de, efetivamente, morrer. Neste momento o jogador ainda pode ser salvo por outro sobrevivente que o retira do gancho o devolvendo para a partida

                O jogo ajuda na fuga em um ponto, caso 2 geradores tenham sido consertados surge no mapa um alçapão que possibilita fuga caso alguém tenha o item da chave ou caso sobre apenas um sobrevivente vivo o alçapão abre sozinho para que este pobre jovem possa tentar a sorte e encontra-lo antes do assassino

                Assim que todos os geradores forem ligados as luzes do mapa serão ligadas e junto com elas os dois portões de saída. Nesse momento os sobreviventes precisam abrir o portão, mas isso também leva um tempo e nisso o assassino novamente poderá aparecer para atacar e matar todos que encontrar pelo caminho.
                Abrindo o portão, finalmente, os sobreviventes podem fugir e abandonar o lugar em que estavam presos.

Personagens trazidos de seus pesadelos

image 1 - Dead by Daylight e o Terror Slasher

                O que ajuda muito na mudança da experiencia de Dead by Daylight é a quantidade de personagens que o jogo apresenta, uma variação enorme de sobreviventes e assassinos.

                Cada personagem, tanto assassinos quanto sobreviventes, tem habilidades únicas que os diferenciam dos outros e tornando a dinâmica de cada partida mais fácil. Existem assassinos que ficam invisíveis, coloca armadilhas, arremessão machados, enquanto do lado dos sobreviventes temos alguns que correm mais rápido por períodos limitados, os que conseguem se curar sem utilizar itens e os que conseguem realizar ações mais rapidamente.

                Também vale lembrar que o jogo tem alguns personagens de outras franquias que aparecem em forma de DLCs ao jogo como Michael Myers e Laurie Strode do filme Halloween, Freddy Krueger e Quentin Smith de a Hora do Pesadelo, Leatherface do Massacre da Serra Elétrica, o Porco e o Detetive Tapp de Jogos Mortais ou Bill Overbeck de Left 4 Dead (Bill está disponível exclusivamente no PC)

Os lugares que você tem medo

image 2 - Dead by Daylight e o Terror Slasher

                Sempre que uma partida se inicia os personagens são levados a um cenário diferente (A variação de cenários do jogo também é muito boa) onde os sobreviventes devem localizar os geradores e o assassino deve localizar os sobreviventes.

                Cada assassino tem um cenário próprio baseado em suas habilidades (Ou universo já estabelecido em caso de assassinos famosos) onde os geradores são espalhados aleatoriamente fazendo com que os sobreviventes tenham sempre que olhar em lugares diferentes na busca por seus geradores, já o assassino sabe onde estão todos os geradores do mapa possibilitando uma patrulha nos ainda não ligados para caçar suas presas

                Todos os cenários tem um ponto em especifico em comum: O porão.
No porão o assassino tem 4 ganchos que são indestrutíveis e também é um dos lugares mais difíceis de se conseguir salvar um jogador preso se o assassino ficar rodeando a área (Não façam isso se estiverem de assassino) pois ele pode te emboscar enquanto você tenta salvar alguém, mas o porão não é de todo mal, lá embaixo sempre tem um baú, onde você pode pegar um item pra te ajudar na fase e caso saia da fase com o item em mãos, você fica com ele para usar em outra partida

Se fortalecendo pra combater

image 3 - Dead by Daylight e o Terror Slasher

                Ao final de cada partida que você joga você recebe uma quantidade de experiencia que pode variar a partir do seu desempenho. Essa experiencia você utiliza para aumentar o nível de um personagem individual para que ele possa ganhar novas habilidades e tornarem-se mais versáteis.

                Cada personagem já começa com três habilidades únicas (ou Perks) que ele é capaz de realizar e outros personagens não.

                Utilizando como exemplo Jake Park: Ele começa o jogo com três habilidades únicas Iron Will que permite que ele resista a dor fazendo menos barulho quando ferido, Calm Spirit que faz com que os animais do mapa façam menos barulho quando ele se aproxima deles e Saboteur que permite que ele quebre ganchos do mapa sem ter um kit de ferramentas.

                Essas habilidades são únicas de Jake, porem caso seu Jake chegue a um nível superior a 30 ele poderá ensinar suas técnicas a outros sobreviventes.

                Assim caso encontre habilidades que poderiam ser interessantes para o personagem que você prefere jogar é possível, com um pouco de investimento de tempo, que seu personagem aprenda essa habilidade de forma que aos poucos você tenha seu sobrevivente ou assassino perfeito.

                Quando seu personagem atinge o nível máximo será possível continuar aumentando suas habilidades ou realizar o reset de suas habilidades. Com isso o personagem retorna ao nível 1, porem neste novo reset suas habilidades serão mais fortes conforme ele for as readquirindo.

Sobreviventes e seus Itens

image 4 - Dead by Daylight e o Terror Slasher

                Como os assassinos, literalmente, tem poderes os sobreviventes precisam de alguma coisa que os ajude em casos de necessidade, principalmente enquanto tem pouco nível (Tanto de experiencia quanto de habilidade) e para isso existem itens que você pode comprar na Bloodweb ou encontrar em baús pelo mapa e cada item tem uma habilidade especifica:                        

image 7 - Dead by Daylight e o Terror Slasher

          Cada item é categorizado por cor a partir de sua raridade sendo marrom o comum, amarelo o incomum, o verde raro, roxo muito raro e rosa os ultra raros.

Ranking de habilidade para nivelar o jogo

           Após o término de uma partida, o número de marcas obtidas será colocado na Classificação do Jogador, tanto para o Rank de assassino quanto para o Rank de Sobrevivente. Se um Jogador tiver preenchido seus slots ao máximo, o Jogador se classificará e seus ranks serão redefinidos, até o Nível 1. Se um Jogador completar um jogo sem receber um marca, ele perderá uma marca de sua Classificação. Se eles perderem marcas suficientes, eles serão rebaixados e perderão um Rank, até o Rank 15. A desclassificação abaixo do Rank 15 não é mais possível.

           Os jogadores nas categorias de 20 a 16 não podem ser rebaixados, eles ganharão marcas ou manterão o rank atual até atingirem o Rank 15.

           À medida q ue um Jogador se classifica, o número de marcas para alcançar a próxima Classificação aumentará.

           No Rank 1, marcas não são mais acumuladas. Nos jogos subsequentes, perder uma marca retornará o jogador para o Rank 2 com 4 marcas.

Hoje em dia tudo tem roupinha

image 10 - Dead by Daylight e o Terror Slasher

 Dead by Daylight tem um sistema de cosméticos muito bacana que (Graças a Deus) não interfere em nada no jogo em si sendo apenas novas aparências para os personagens ficarem diferentes e você fazer bonito quando te veem pela primeira vez com roupa nova. Para comprar cosméticos você pode usar o Iridescent Shards que você recebe conforme aumenta o seu nível ou comprando os Auric Cells com dinheiro pela loja onde optar por jogar o jogo.

Também existem roupas que você ganha ao chegar com um personagem ao nível máximo (Nível 50) e realizar o reset do personagem. Com três resets você recebe um kit todo manchado de sangue para o seu personagem

Por que é bom?

image 11 - Dead by Daylight e o Terror Slasher

                Essa dinâmica de gato e rato que o jogo proporciona é a mesma dos filmes Slasher dos anos 80 e 90, onde jovens se deparam com uma criatura que os quer mortos e isso os obriga a lutar para sobreviver tornando todas as vezes que você consegue escapar um grande momento de realização e assim como nos filmes nos tornamos mais aptos a encarar novamente um ataque daquele assassino e não posso negar que a primeira vez que consegui derrotar os quatro sobreviventes como assassino foi algo realmente gratificante.

                Conforme as partidas vão passando e você vai tendo consciência sobre as habilidades de seu personagem favorito o jogo toma uma nova forma. Quando você está em uma partida entre jogadores experientes o jogo vira um campo de batalha estratégia, pois os cinco jogadores já têm noção de o que poder ou não fazer para chegar a seus objetivos de vencer a partida.

                Dead by Daylight é um jogo de terror, onde você se depara com seu pesadelo e tem que lutar contra ele para sobreviver ou onde você é o ceifador de vidas que deve gerar caos sobre aqueles que você persegue, porem quando jogado com amigos a experiencia de terror é transformada em um agridoce de medo e diversão com todas as situações que o jogo pode te proporcionar

                Eu conheci o jogo quando ele ainda estava no beta e de lá pra cá ele passou por muita coisa que só o tornou melhor, caso você já conhecia Dead by Daylight e não tinha gostado, de uma nova chance ao jogo e se está é sua primeira vez ouvindo sobre o jogo, aproveite que o seu tempo será muito bem investido nele. Tanto para quem vai jogar sozinho quanto para quem vai jogar com amigos o jogo é incrivelmente prazeroso e eu recomendo.

                Não existem muitos títulos que chamam a minha atenção quando se fala de jogo multiplayer online, pois sou mais apreciador de uma boa historia no single player para poder vivenciar a experiencia a partir de meus próprios gostos, porem Dead by Daylight tem a capacidade de me deixar horas e horas jogando e não ver o tempo passar apenas dando boas risadas junto de meus amigos.

                No momento deste post Dead by Daylight está disponível para PC, pelo Humble Bundle, e para PS4 e XONE

Falacomoflavio
Graduando de Marketing Digital, tentando ver as coisas sempre pelo maximo de lados o possível, colecionador de jogos antigos e novos

1 comentário

Deixe uma resposta

Você besta offline