Pesquisar
Close this search box.

The Sims Medieval: Um dos Jogos Mais Subestimados da Série

Embora muitas vezes esquecido em comparação com as entradas principais da franquia, The Sims Medieval é uma visão única do icônico simulador de vida.

A franquia The Sims (site oficial) é amada há mais de duas décadas. Não são apenas por seu modo de simulação e construção viciantes, mas muitos jogadores também acham o jogo relaxante. Embora haja o ocasional incêndio caótico na cozinha ou falta de dinheiro, os jogos The Sims oferecem diversão ininterrupta e cada novo lançamento aumenta a base de fãs.

No entanto, muitos fãs ignoraram os títulos derivados da franquia, a maioria dos quais lançados durante as eras The Sims 2 e The Sims 3 e, um título em particular que foi esquecido é o The Sims Medieval. Um jogo focado na franquia The Sims que leva você para jogar uma nova vida medieval, com castelos e cavaleiros.

Esse jogo de 2011 ofereceu uma experiência dos Sims como nenhuma outra. O jogo pega a criação de personagens e a jogabilidade que os fãs dos Sims adoram e os coloca com mecânicas de RPG. Apesar disso, o título nunca foi particularmente popular e foi praticamente esquecido quase uma década após seu lançamento. Vamos falar sobre esse game e, se você ficar com dúvidas, é só deixar um comentário.

Um Game Incompreendido

Parte da falta de impacto do The Sims Medieval (site oficial) pode resultar de mal-entendidos iniciais sobre o que era o jogo. Um DLC? Um Pacote de Expansão? Conteúdo para ser baixado e comprado dentro do game? Quando foi anunciado, alguns jogadores pensaram erroneamente que era um Pacote de Expansão para The Sims 3, e então o descartaram ao saber que era um jogo separado.

Além disso, como spinoff, nunca recebeu o mesmo tratamento dos títulos principais. Isso é muito ruim e atrapalhou na divulgação do game, pois The Sims Medieval traz elementos para a franquia que o tornam uma experiência única, mas familiar, digna de um jogo independente do The Sims.

Para começar, o jogo obviamente não se passa em um cenário contemporâneo de um suburbio urbano dos Estados Unidos. Enquanto outros jogos de Sims são ambientados em uma época que lembra os dias atuais, com objetos como laptops, smartphones e tablets introduzidos à medida que se tornaram mais comuns no mundo real.

Nada disso, em The Sims Medieval o jogo faz o oposto. Em vez de um subúrbio com casas e cerquinhas, o game ocorre em um cenário medieval, como sugere o título, com roupas e estética correspondentes. No lugar de casas e apartamentos, temos castelos. No lugar de carros e táxis, aqui temos carruagens. Ele também recebeu uma expansão Piratas e Nobres, que adicionou novas missões e itens.

Ao contrário de outros jogos da franquia, The Sims Medieval contém mais história e jogabilidade baseada em missões, com jogo livre para cada reino desbloqueado ao completar uma “Ambição do Reino”. Uma vez que a Ambição do Reino tenha sido concluída, o jogo desbloqueará novas ambições e desbloquear um modo de jogo livre para o reino que completou sua ambição.

Mesmo quando o faz, a jogabilidade é bastante limitada. Os jogadores podem controlar apenas um Herói Sim e, embora possam começar uma família, seu cônjuge e filhos permanecerão como NPCs. As crianças não envelhecerão a menos que o Herói Sim morra e eles sejam selecionados para assumir a missão. Essas limitações certamente contradizem a liberdade quase infinita que os principais jogos do Sims oferecem, mas continha recursos e temas de RPG interessantes e os combinava com elementos do Sims.

Visualmente, o The Sims Medieval foi uma grande melhoria em relação ao The Sims 3, graças aos aprimoramentos gráficos que os desenvolvedores adicionaram aos modelos do Sims para dar a eles rostos um pouco mais realistas e menos parecidos com “máscaras de borracha” e grandes bochechas que o jogo anterior tinha. Embora o jogo tivesse seu quinhão de bugs no lançamento, a jogabilidade única oferecia mais do que compensava.

CURTIU? QUER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE? DEIXE SEU NOME E EMAIL E RECEBA MAIS MATÉRIAS COMO ESSA

Um Jogo de Objetivos

Mesmo que os jogadores tenham que seguir um enredo roteirizado, o resultado do jogo depende muito do Herói Sim sendo jogado, das missões que os jogadores aceitaram, do caminho escolhido para completar a missão e de como os heróis se comportaram durante as missões. As histórias são interessantes e os jogadores podem escolher entre 10 profissões, incluindo Monarca, Cavaleiro, Sacerdote, Mago e Ferreiro, cada uma com suas próprias ações e missões a serem concluídas.

E, assim como nos jogos principais, os jogadores também podem criar Sims com aparências e personalidades únicas. Embora você não consiga, por exemplo, criar um Sim com pele azul, ainda há uma variedade de opções de personalização para escolher.

Os jogadores também devem atribuir ao seu Sim Herói duas características e um Defeito Fatal de uma variedade de opções, com impacto na forma como os Sims reagem quando colocados em determinados cenários com script. Por exemplo, um monarca bêbado pode reagir a uma situação de maneira diferente de um sanguinário. Certas missões permitirão que os Sims superem seu Defeito Fatal e o substituam por um Traço Lendário especial.

The sims medieval
Hora do Duelo

As missões desempenham um papel central na jogabilidade, pois os jogadores devem realizar ações específicas indicadas para completá-las. Além de concluir a missão, é crucial se destacar e alcançar as melhores recompensas. O progresso do Sim herói na missão pode ser monitorado através de um medidor localizado à esquerda da tela.

Além das missões e seu desempenho, os Sims dos jogadores possuem vários empregos, cada um com suas próprias responsabilidades diárias. Duas tarefas são atribuídas a cada dia, e ao cumpri-las adequadamente, o foco do Sim aumenta, afetando suas interações e o desempenho geral na missão. No entanto, caso não cumpram suas obrigações, um efeito negativo é ativado, prejudicando o foco do herói.

Começando sua Missão

Ao abrir o The Sims Medieval pela primeira vez, os jogadores são presenteados com Patrick Stewart (Star Trek: Nova Geração e franquia X-Men) narrando seu papel nesta bela terra de fantasia. Os jogadores são o Observador, uma figura divina que voltou para ajudar os Sims deste mundo. Para fazer isso, o jogador usará Herói Sims para completar missões e construir diferentes reinos.

Em The Sims Medieval, o jogador controla dez Sims Heróis, cada um com uma profissão diferente no Reino. Essas profissões oferecem estilos de jogo individuais e maneiras de completar as missões. Os primeiros jogadores do Herói Sim criarão é o Monarca, o governante do Reino. O Monarca é o Rei ou a Rainha e está envolvido em muitas das missões. Eles podem caçar e lutar em duelos, e mesmo quando não são os Sims sendo controlados diretamente, muitas vezes ainda desempenham algum papel na missão ativa.

Alguns Sims Heróis têm profissões que envolvem minijogos para completar suas responsabilidades diárias. Estes incluem o Médico, o médico do Reino que pode criar poções e curas, bem como coletar ervas e sanguessugas, o Ferreiro que faz armas e armaduras, e o Espião, os agentes secretos da coroa que fabricam venenos e torturam pessoas – sim, realmente torturam outros Sims sem mods.

A religião desempenha um grande papel no The Sims Medieval, com dois dos Sims Heróis sendo Sacerdotes. Depois de construir cada uma das igrejas, os jogadores podem enviar os heróis jacobinos ou peteranos em missões. Cada igreja é diferente, com os peteranos tratando de paz e amor, enquanto a fé jacobina promove o medo e o controle.

Os outros Heróis são os Cavaleiros, os guardiões do Reino que se especializam em combate. O Mago ou Bruxa são conjuradores que trabalham principalmente para a melhoria das pessoas. O Bardo pode entreter o Reino por meio de poemas, peças de teatro e do alaúde e, finalmente, o Mercador, o comerciante especialista que vende seus produtos.

Jogabilidade

A jogabilidade do The Sims Medieval é mais como um RPG linear do que um jogo típico da franquia The Sims, já que as missões explicam ao jogador do Sims o que é necessário e os jogadores trabalham em missões para completar as ambições do Reino. Uma ambição é o objetivo geral que o jogador escolhe para aquele Reino.

As ambições incluem coisas como ter todos os dez heróis acima de um certo nível ou obter uma pontuação específica em pelo menos 16 missões. Completar ambições desbloqueia mais ambições e aumenta o nível de conquista do Observador. Subir de nível desbloqueia conteúdo como novos penteados, roupas e itens de decoração.

Um ferreiro
Um Ferreiro

As missões são usadas para aumentar o nível dos Sims heróis, avançar seu reino e completar ambições. Eles funcionam de maneira semelhante aos objetivos de trabalho do The Sims 3: Ambições ou às atividades do The Sims 3: Aventuras Pelo Mundo. As missões são escolhidas aleatoriamente cada vez que o jogador abre o menu de missões, embora os jogadores possam usar truques para rolar novamente ou mostrar todas as missões usando “rerollQuests” ou “ShowAllQuests” na barra de truques.

As missões impactam o Reino do mundo aberto dos Sims atualmente sendo jogado influenciando os quatro aspectos: segurança, bem-estar, cultura e conhecimento. Os níveis desses aspectos mudam a forma como o Reino se comporta, como pragas com baixo bem-estar ou preços mais baixos na loja da vila com alta segurança. Quando um aspecto fica muito baixo, novas missões ficam disponíveis para ajudar a resolver o problema.

Sims Heróis

Os Sims Heróis são Sims que estão sob controle direto do ” Observador “. Em outras palavras, Heróis Sims são Sims que o jogador pode criar e controlar.

Cada herói tem uma classe que define suas habilidades, deveres e profissão em geral. Existem dez classes de heróis. Cada reino pode ter apenas um herói para cada classe; uma vez que um foi criado ou atribuído, a única maneira de escolher um herói diferente para essa classe é iniciar outro reino ou fazer com que o herói atual morra.

Cada classe de herói vive em um edifício exclusivo que deve ser comprado com pontos de recursos antes que o herói possa entrar no reino. Quando um reino começa, ele terá apenas um castelo e 0 pontos de recursos. Assim, novos reinos terão apenas um Monarca e precisarão fazer, pelo menos, uma missão com ele.

BardoO poeta local. Um dramaturgo e performer para arrancar. O Bardo fica em um quarto na Taverna.
FerreiroO artesão habilidoso de ferramentas e equipamentos. O ferreiro mora acima de sua oficina na Ferraria.
Sacerdote JacobanoO pregador que bate no púlpito. O sacerdote jacobino mora em um quarto da Catedral.
CavaleiroO nobre guerreiro e chefe do exército do reino. O Cavaleiro mora em um quarto no Quartel.
ComercianteO comerciante econômico de bens e mercadorias. Eles ficam em uma casa construída perto de seu mercado.
MonarcaO governante do reino e um lutador habilidoso. O Monarca vive acima da Sala do Trono do Castelo.
Sacerdote PeteranoO místico modesto e alegre. O padre peterano vive humildemente no mosteiro.
MédicoO curador e cientista erudito e esperançosamente compassivo. O Médico faz sua casa acima da Clínica.
EspiãoO “solucionador de problemas” de olhos astutos para a coroa. O Spy dorme e trabalha em segredo no Quartel dos Espiões.
MagoO mago poderoso e esotérico. Apropriadamente, o Mago trabalha na Torre do Mago.

Heróis são necessários para fazer missões. Missões diferentes requerem heróis diferentes e muitas vezes exigem mais de um herói por vez. Mesmo que eles não sejam um personagem central em uma determinada missão, algumas missões exigirão que certos heróis estejam presentes no reino para serem um “personagem de apoio” para o enredo da missão.

Além das missões, os heróis têm “vida cotidiana”; todas as manhãs, os heróis receberão duas responsabilidades com base em sua classe, que devem ser concluídas dentro de um limite de tempo, geralmente de 10 a 16 horas. Não cumprir suas responsabilidades muitas vezes fará com que o herói seja punido; até mesmo um monarca pode ser preso e colocado no estoque por não fazer seu trabalho.

Bardo
Alguém não gostou da Música do Bardo

Enquanto um herói é um personagem principal (ou seja, um personagem jogável) em uma missão, ele pode ganhar experiência alcançando os objetivos da missão ou realizando tarefas associadas à sua profissão. Quando um personagem ganha experiência suficiente, ele avança de nível, ganhando melhores habilidades, novas habilidades e, às vezes, um título diferente e mais grandioso. Cada classe começa no nível 1 e há 10 níveis para cada classe.

Diferente de Tudo

O que tornou o The Sims Medieval divertido e diferente foi a jogabilidade única, mais focada na história do que em outros títulos do The Sims. Cada Herói Sim desempenhou um papel diferente, o que significa que havia várias maneiras de concluir uma missão, dependendo da escolha do jogador. Com as necessidades dos Sims reduzidas a apenas fome e energia, significava mais tempo para se concentrar na jogabilidade em vez de gerenciar as necessidades.

The Sims Medieval conseguiu uma mistura brilhante de gráficos Sims mais realistas misturados com o típico visual de desenho animado dos Sims para os Sims e o mundo.

Os personagens são muito melhores visualmente do que os Sims com aparência de batata em The Sims 3, e alguns itens e cenários do jogo são genuinamente bonitos. Embora não houvesse nenhum edifício no The Sims Medieval, isso não é necessariamente ruim.

The sims medieval
Cura ou tortura?

A falta de construção incomoda alguns jogadores de Sims, mas nem todo mundo é um arquiteto capaz de fazer belas casas. Os edifícios são mais parecidos com casas de bonecas, o que pode causar alguns problemas de câmera, mas por não ter áreas planas para os jogadores construírem, The Sims Medieval foi mais criativo com seu terreno, tornando o Reino mais realista.

Uma das melhores partes de qualquer jogo Sims é criar um Sim, e uma das melhores partes do The Sims Medieval é que é impossível criar um Sims perfeito. Cada Sim tem apenas três traços de personalidade, um dos quais deve ser uma falha fatal. Essas falhas fatais são muito divertidas e impactam a jogabilidade, o que significa que a falha fatal escolhida para um herói Sims mudará a forma como eles agem e se desempenham nas missões.

O próprio sistema de missões guiava os jogadores pelos vários objetivos e estágios. Esta foi uma grande melhoria em relação ao design visto no The Sims 3. The Sims 4 adaptou e atualizou esse sistema com eventos sociais orientados a objetivos e agora com cenários.

The Sims Medieval foi um jogo Sims maravilhosamente criativo e ambicioso, e é uma pena que nunca tenha atingido todo o seu potencial. Uma atualização poderia ter permitido aos jogadores escolher entre jogar missões ou jogar com uma família Sims mais tradicional no jogo em um cenário medieval. Embora seja improvável que aconteça, uma atualização para The Sims Medieval seria fantástica e poderia expandir a jogabilidade, permitindo famílias expandidas e diferentes estágios de vida.

The Sims Medieval tinha suas falhas e podia, às vezes, ter bugs e falhas como todos os jogos do The Sims. No entanto, continuou o senso de humor peculiar e sombrio do primeiro jogo dos Sims, que se perdeu um pouco no The Sims 4. É improvável que uma sequência aconteça, já que muitos jogadores de Sims ignoraram esse ótimo jogo quando foi lançado, mas anos depois, The Sims Medieval continua sendo um jogo fantástico e novos jogadores continuam a descobri-lo.

Embora não tenha a mesma profundidade da série principal, The Sims Medieval ainda é um jogo divertido com muitas ideias interessantes, e seria bom vê-lo retornar de alguma forma. Já faz um tempo desde que obtivemos um título spin-off dos Sims que não fosse um jogo para celular.

The Sims Medieval

Paulo “Doido” Fabris

Gráficos
Jogabilidade
Música
Diversão

Ficha Técnica

Plataformas: Microsoft Windows, iOS, MacOS, Windows Phone, Mac OS, Mac OS Classic
Desenvolvedores: Electronic Arts, Maxis, The Sims Studio, Magic Pockets
Estúdio: Electronic Arts
Gêneros: Simulador de vida

Prós
– Jogo que inova na franquia trazendo um tema inédito;
– Objetivos e missões bem definidas, dando mais direcionamento ao gameplay;
– Belas músicas que dão uma boa ambientação;
Contras
– Gráficos melhores que os de Sims 3, mas ainda lembram rostos de borracha;
– Não dá para construir casas ou castelos personalizados;

3.3

FAQ Rápido sobre The Sims Medieval

Existe uma versão medieval do The Sims?

The Sims Medieval é um videogame de simulação de vida que foi lançado em março de 2011 pela Electronic Arts para Microsoft Windows e Mac OS X, e em 22 de setembro de 2011 para iOS, como parte da série The Sims. Também foi disponibilizado para Windows Phone em 26 de março de 2013.

Você pode jogar The Sims Medieval no Origin?

A EA descontinuou a versão em DVD do The Sims Medieval e apenas a versão digital permanece no Origin, tornando-a apenas para Windows, mas a versão OS X agora pode ser baixada pelo Origin.

Você pode jogar como um pirata no Sims Medieval?

Os jogadores podem liberar seu pirata fanfarrão interior ou nobre régio criando um novo herói Sim ou personalizando seu Sim medieval existente com novas roupas e acessórios. Eles começam a aventura épica escolhendo um lado – pirata ou nobre – e então a aventura depende deles como ela se desenrola.

Você pode construir casas em Sims Medieval?

Edifícios são características imutáveis do Reino que fornecem Sims Heróis, abrem missões e/ou aumentam a capacidade do reino para os quatro Aspectos. O único edifício com o qual um reino começa é o Castelo. Edifícios adicionais devem ser comprados usando Pontos de Recursos ganhos em missões.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, como nosso Review de The Sims 4, no nosso site.

Você sabe que é possível fazer jogos com JavaScript pode ser usada para fazer jogos? Mas, surge a questão de saber se ela é boa para essa tarefa.
Dicas valiosas para quem quem quer começar a fazer Arte para Jogos 2D
Saiba se ainda dá para ser um desenvolvedor de jogs e ter Sucesso Lançando Jogos 2D
Saiba mais sobre Modelagem 3D para Desenvolvedores de Jogos
Saiba como Instalar Mesa Digitalizadora sem Strees
Existem diversas Ferramentas de Desenvolvimento Jogos 2D, mas trouxemos para você só as melhores