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Otimização no GameMaker: Estratégias para um Desempenho Mais Suave nos Jogos

Saiba algumas dicas e truques para uma boa otimização no Gamemaker na hora de fazer seu jogo

Uma das principais reclamações dos jogadores atualmente é a falta de otimização de jogos. Lembra do lançamento de Cyberpunk 2077? Ou da versão PC de Batman Arkham Origins?

Desenvolver um jogo não se resume apenas à criatividade e mecânica; é necessário garantir um desempenho fluido para proporcionar uma experiência imersiva aos jogadores.

A otimização no GameMaker do desempenho do seu jogo é um processo detalhado e constante para criar jogos que ofereçam uma experiência de jogo suave e envolvente.

Ao aplicar estratégias de profiling, gerenciamento de recursos e otimização de código, é possível aprimorar significativamente o desempenho do jogo.

No contexto do  GameMaker Studio (site oficial), a otimização de desempenho desempenha um papel crucial nesse aspecto e você deve fazer o máximo para que ele chega aos jogadores da melhor forma possível.

Aqui estão estratégias detalhadas para otimizar o desempenho do seu jogo e, se você ficar com dúvidas, é só deixar um comentário.

1. Profiling e identificação de problemas

Antes de iniciar qualquer otimização, é essencial identificar as áreas problemáticas do jogo. O recurso de profiling do GameMaker (site manual) permite rastrear o desempenho do jogo e identificar quais partes do código ou recursos estão consumindo mais recursos do sistema.

Para usar o profiling, abra o menu Tools e selecione Profile. Em seguida, selecione o jogo que deseja analisar e clique em Start. O profiling exibirá uma série de gráficos que mostram o uso de recursos do jogo ao longo do tempo. Esses gráficos podem ser usados para identificar áreas problemáticas, como loops complexos, excesso de instâncias de objetos ou cálculos intensivos.

2. Uso eficiente de recursos

Gerenciar recursos é fundamental para um bom desempenho. Reduzir o tamanho dos arquivos de mídia, como sprites e sons, mantendo resoluções adequadas, é crucial. Além disso, evite o uso excessivo de recursos desnecessários, como objetos em segundo plano que não são visíveis na tela atual.

Aqui estão algumas dicas para reduzir o tamanho dos arquivos de mídia:

  • Use sprites com resolução menor quando possível.
  • Compacte sons e músicas usando um formato eficiente, como o OGG.
  • Reduza a taxa de bits de sons e músicas quando possível.

Para evitar o uso excessivo de recursos desnecessários, considere as seguintes estratégias:

  • Desative objetos que não estão visíveis na tela atual.
  • Remova objetos que não são mais necessários do jogo.
  • Use camadas para controlar a visibilidade de objetos.

3. Otimização de código

Refatorar e otimizar o código é uma prática essencial. Evite loops aninhados excessivos, simplifique cálculos complexos sempre que possível e utilize variáveis locais para reduzir a carga no sistema. Além disso, evite operações computacionalmente intensivas que não são essenciais para a jogabilidade.

Aqui estão algumas dicas para otimizar o código:

Eliminação de Elementos Inativos: A Limpeza de Instâncias

No universo do desenvolvimento de jogos no GameMaker, um dos primeiros passos para a otimização é a gestão inteligente de instâncias. Eliminar ou desativar instâncias que já cumpriram seu papel não só libera recursos preciosos como também assegura que seu jogo permaneça ágil e responsivo. A prática de usar instance_destroy() ou técnicas similares é essencial para manter seu jogo enxuto e eficiente.

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Preferência por Tiles: Construindo com Inteligência

A escolha entre usar tiles ou objetos para compor o cenário do seu jogo pode ter um impacto significativo no desempenho. Tiles, sendo elementos mais estáticos, exigem menos do sistema, tornando-se a opção preferida para desenvolvedores que buscam otimização. Integrar tiles na construção de mundos não só melhora a performance mas também pode facilitar o processo de design.

Otimização de Colisões: Estratégias de Detecção

As verificações de colisão são um aspecto fundamental em muitos jogos, mas seu uso excessivo pode sobrecarregar o sistema. Implementar estratégias para reduzir o número de checagens, como limitar as detecções a elementos visíveis ou ativamente interativos, pode melhorar significativamente o desempenho. A chave está em encontrar um equilíbrio que mantenha a jogabilidade intacta enquanto otimiza os recursos.

Eficiência no Evento Step: Maximizando o Código

O evento Step, um dos pilares do GameMaker, quando mal utilizado, pode se tornar um ladrão de desempenho. É crucial revisar e refinar o código executado neste evento, garantindo que somente operações necessárias sejam realizadas. Dividir tarefas complexas e evitar redundâncias são práticas recomendadas para manter seu jogo rodando liso.

Racionalize o Uso de Draw: Pincele com Moderação

O sistema de renderização do seu jogo pode facilmente se tornar um gargalo se o uso da função Draw não for moderado. Agrupar elementos visuais ou optar por sprites que já contêm os elementos desejados são maneiras de reduzir a carga sobre a função Draw, otimizando o processo de renderização.

Qualidade de Áudio: Encontrando o Equilíbrio

A qualidade dos arquivos de áudio é outro fator que pode influenciar o desempenho e o tamanho do seu jogo. Ajustar a qualidade para um nível aceitável, sem comprometer demasiadamente a experiência auditiva, pode liberar recursos valiosos e reduzir o tempo de carregamento.

Corte de Sprites: A Arte do Essencial

O uso eficiente de sprites é um componente crucial na otimização de jogos. Cortar ou “cropar” suas sprites para remover áreas desnecessárias não só diminui o uso de memória como também pode acelerar o processamento gráfico.

Desativando a VSync: Uma Escolha Técnica

A sincronização vertical (VSync) pode limitar a fluidez do seu jogo ao sincronizar a taxa de quadros com a do monitor. Desativá-la pode melhorar o desempenho em alguns casos, mas é importante considerar os possíveis efeitos colaterais, como o tearing.

Escolha de Tiles: Menos é Mais

Optar por tiles maiores em vez de um grande número de tiles menores pode simplificar a renderização do mundo do jogo, melhorando o desempenho. Esta abordagem reduz a quantidade de processamento necessário, mantendo a estética desejada.

Evite execute_string(): Segurança e Performance

Por fim, o uso de execute_string() no GameMaker é desaconselhado devido a questões de segurança e desempenho. Substituir essa prática por métodos mais seguros e eficientes é uma mudança benéfica na otimização de seu jogo.

4. Gestão de memória

A eficiente gestão de memória é vital para um bom desempenho. Limpe recursos não utilizados ou libere memória quando não forem mais necessários, como instâncias de objetos que já não estão em cena.

Aqui estão algumas dicas para gerenciar a memória de maneira eficiente:

  • Use a função instance_destroy() para remover objetos que não são mais necessários.
  • Use a função room_destroy() para remover salas que não estão mais sendo usadas.
  • Use a função game_end() para terminar o jogo e liberar todos os recursos.

5. Renderização e atualização eficientes

A renderização e atualização de objetos devem ser otimizadas para evitar sobrecargas no sistema. Use camadas para controlar a ordem de renderização e minimize o uso de transparências, já que elas podem afetar negativamente o desempenho. Além disso, considere atualizar objetos apenas quando necessário para reduzir a carga de processamento.

Aqui estão algumas dicas para otimizar a renderização:

  • Use camadas para controlar a ordem de renderização.
  • Use sprites com tamanhos e resoluções consistentes.
  • Minimizar o uso de transparências.

Aqui estão algumas dicas para otimizar a atualização:

  • Atualize objetos apenas quando necessário.
  • Use variáveis locais para armazenar dados que são usados com frequência.
  • Evite cálculos complexos durante a atualização.

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6. Cache de dados

Implementar um sistema de cache para dados frequentemente acessados pode reduzir a necessidade de recálculos e reacessos, economizando recursos de processamento e aumentando a eficiência global do jogo. Aqui estão algumas dicas para implementar um sistema de cache:

  • Use uma estrutura de dados que permita acesso rápido aos dados.
  • Use um algoritmo de substituição que seja adequado para o tipo de dados que está sendo armazenado.

7. Testes e iterações constantes

Após implementar otimizações, teste o jogo em várias plataformas e dispositivos para garantir que as melhorias funcionem conforme o esperado. Faça iterações constantes, refinando e ajustando as otimizações com base nos resultados dos testes. Aqui estão algumas dicas para testar o desempenho do jogo:

Técnicas de Otimização Gráfica:

  • Shaders: Utilize shaders personalizados para realizar efeitos gráficos complexos de forma eficiente, descarregando a CPU e otimizando a renderização.
  • Batched Rendering: Combine a renderização de vários objetos semelhantes em um único lote para reduzir o número de chamadas para a GPU.
  • Z-Ordering: Organize a ordem de renderização dos objetos da cena para diminuir o overdraw (renderização desnecessária de objetos ocultos).

Otimização de Colisões:

  • Quadtrees: Utilize quadtrees para otimizar a detecção de colisões entre objetos, especialmente em jogos com muitos elementos dinâmicos.
  • Spatial Hashing: Empregue o hashing espacial para identificar rapidamente objetos que podem estar em potencial colisão, reduzindo o número de verificações necessárias.
  • Trigger Volumes: Crie volumes invisíveis para acionar eventos de colisão apenas quando objetos relevantes entram, evitando cálculos desnecessários.

Gerenciamento de Scripts:

  • Código Assíncrono: Utilize scripts assíncronos para tarefas não essenciais à atualização do frame principal, evitando travamentos ou lentidão na jogabilidade.
  • Callbacks: Implemente callbacks para lidar com eventos específicos em momentos pontuais, otimizando o fluxo de execução do código.
  • Máquinas de Estados: Utilize máquinas de estado para modularizar a lógica do jogo, facilitando a manutenção e otimizando o desempenho.

Ferramentas e Frameworks:

  • Yoyo Compiler: Compile seu código GameMaker para linguagens nativas como C++, obtendo um aumento significativo de performance.
  • Exporters e Plugins: Utilize ferramentas especializadas para otimizar a exportação do jogo para plataformas específicas e incluir funcionalidades avançadas.
  • Frameworks de Performance: Explore frameworks de terceiros construídos para otimizar o GameMaker, como o popular “Performance Profiler” ou o “Fast2D”.

Mentalidade de Otimização:

  • Medir e Analisar: Acompanhe o desempenho do jogo constantemente utilizando ferramentas de profiling e análise para identificar gargalos e direcionar as otimizações.
  • Otimização Incremental: Faça otimizações de forma gradual e testando o impacto a cada passo, evitando regressões de performance inesperadas.
  • Priorização Inteligente: Foque nas áreas que geram o maior impacto no desempenho, considerando o trade-off entre custo e benefício de cada técnica.

Lembre-se, a otimização de performance é um processo contínuo e deve ser integrado ao ciclo de desenvolvimento do jogo. Ao aplicar as técnicas avançadas e adotar uma mentalidade de otimização constante, você poderá criar jogos cada vez mais imersivos e fluidos, conquistando o público com experiências excepcionais.

Não hesite em explorar recursos adicionais online, como fóruns de desenvolvedores GameMaker e documentação oficial, para descobrir ainda mais técnicas e ferramentas de otimização para aprimorar o seu jogo.

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A otimização é um componente vital no desenvolvimento de jogos, garantindo que seu projeto ofereça a melhor experiência possível. E se você está procurando aprofundar seus conhecimentos em desenvolvimento de jogos, confira o CursoGame.Dev. Este curso é um excelente recurso para quem deseja aprender a criar jogos do zero, com dicas e técnicas dos profissionais. Acesse agora e comece a transformar suas ideias em realidade!

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FAQ Rápido sobre Otimização no GameMaker

O GameMaker é gratuito?

O GameMaker oferece uma versão de avaliação gratuita com limitações de recursos. Para acesso completo a todos os recursos e exportação para todas as plataformas, é necessária uma licença paga, que pode variar dependendo das necessidades do desenvolvedor.

Quais são as principais características do GameMaker Studio 2?

O GameMaker Studio 2 é a versão mais recente, oferecendo uma interface mais refinada, aprimoramentos na GML, editor de imagem embutido, suporte a jogos 3D, exportação multiplataforma abrangente e ferramentas avançadas de otimização.

Quais tipos de jogos podem ser criados com o GameMaker?

O GameMaker é conhecido por sua versatilidade na criação de uma variedade de gêneros de jogos, incluindo plataformas, RPGs, quebra-cabeças, jogos de ação, entre outros. Sua flexibilidade permite a criação de jogos para diversas plataformas.

O que é o GameMaker?

O GameMaker é uma poderosa engine de criação de jogos que permite aos desenvolvedores criar jogos 2D e, em versões mais recentes, também jogos 3D. Ele oferece um ambiente intuitivo e uma linguagem de programação, a GML (GameMaker Language), para criar jogos de maneira eficiente.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre Motivos para usar a Unity, no nosso site.

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