Pesquisar
Close this search box.

Como fazer Desenhos Kawaii: Descubra os Segredos de criar Personagens Fofinhos

Saiba como fazer Desenhos Kawaii e aprenda como desenhar personagens fofinhos

“Kawaii”. Uma palavra usada principalmente entre os otakus, os fãs de animação japonesa (sim, “otaku” tem outras definições, dependendo de para quem você pergunta, mas vamos ficar com esta), para se referir a personagens ou coisas muito fofas, bonitinhas e simpáticas. ‘Desenhos kawaii’, ‘personagens fofinhos’, ‘situações cuti-cuti’ e etc serão sempre, em geral, coisas que deixaram todos com aquele “quentinho no peito” e dizendo “ownnn”.

Em geral, os personagens tem várias características em comum, como olhos grandes e expressivos, são pequenos ou “versões espremidas” do personagem original e estão em situações ou demonstrando emoções de forma exagerada, como um choro, raiva ou alegria extrema.

Claro, existem aqueles que passam um pouco do limite e ficam exagerados nesse quesito e acabam mais nos irritando com sua “fofura forçada” e acabam fazendo o efeito oposto.

Além disso, a “fofura” também é uma medida muito específica para cada um, então, vamos dar algumas dicas para quem quer fazer alguns personagens que são fofinhos e “kawaii”. Se você tiver sugestões ou dúvidas, deixe aí nos comentários. E vamos a eles.

Leia Também:
Animes e séries baseados em games na Netflix
Animes para chorar na hora do banho
Animes mais assistidos no mundo
Sites para ver animes grátis
Animes imperdíveis para 2022

Desenhos kawaii | anime, colorizar, criação de personagem, desenhos, mangá, pc | como fazer desenhos kawaii: descubra os segredos de criar personagens fofinhos | edc948f8 klee | dicas/guias
Prepare-se para a overdose de fofura

Aprenda a fazer desenhos Kawaii e personagens fofinhos

O estilo Kawaii é muitas vezes visto como um gênero voltado para crianças ou adultos de espírito jovem. No entanto, essa direção de design tem raízes e potencial muito mais profundos do que sua aparência inócua lhe dá crédito. Se a história do design pode ser comparada à evolução natural, então o estilo kawaii se adaptou para sobreviver em um ambiente competitivo onde chamar a atenção era primordial para o sucesso.

Desenhos kawaii
Cartazes no Japão com personagens kawaii são muito comuns

Basta pensar em Tóquio, onde a vida urbana vertiginosa é surpreendentemente pontuada por mascotes infantis para coisas mundanas. Usar o contato visual para estabelecer a conexão é um truque básico ao projetar para ambientes de ritmo acelerado. Combine isso com a empatia humana inata em relação à fofura, baseada em uma necessidade evolutiva de proteger a prole, e você verá como a arte de desenhos fofos começa a marcar pontos.

Você pode estar pensando: “por onde eu começo?” Mas não se preocupe! Vamos guiá-lo no processo de criar seu Próprio personagem e como fazer seus desenhos kawaii! E é realmente muito simples. Vamos falar um pouco sobre as formas simples e adoráveis deste estilo de desenho e mostrar como é divertido, fácil e pode ser surpreendentemente criativo. Qualquer pessoa interessada em arte deve experimentar os desenhos kawaii porque é divertido aprender!

Características dos personagens kawaii

Não há aparência ou padrões definidos para coisas kawaii. Ele muda com base na pessoa que vê algo como “fofo.” No entanto, características gerais estão associadas a coisas fofas, como rostos com grandes olhos redondos, narizes pequenos e corpos pequenos com cabeças grandes são o padrão do kawaii conhecido do público em geral.

Existem muitas inspirações por aí que podem te ajudar a fazer seu próprio personagem kawaii. Embora todos os personagens nesse estilo sigam características muito semelhantes, sua estrutura visual pode variar muito, pois existem muitos outros personagens que não são baseados em coisas reais, como bichinhos ou pessoas, mas mais em conceitos abstratos como arco-íris, comidas ou estrelas e assim por diante.

Se você colocar um olho grande e expressivo em praticamente qualquer coisa, ela poderá ser considerada kawaii. Criar um personagem não é tão difícil, principalmente se você já tiver uma ideia do que quer fazer. Se você quer criar um mascote fofinho para algo relacionado a carros, um carro fofinho e kawaii pode ser o ideal, bastando adicionar a ele essas características comuns do kawaii.

Desenhos kawaii | anime, colorizar, criação de personagem, desenhos, mangá, pc | como fazer desenhos kawaii: descubra os segredos de criar personagens fofinhos | 66ec76dc imagem 2022 04 22 152333200 | dicas/guias
Qualquer coisa pode ser kawaii, até uma batata. (fonte: Emis Diary)

Existem muitos personagens sem braços ou pernas, já que o que se destaca são as características faciais e olhos grandes. Procure dar ao seu personagem um contorno único que o torne reconhecível até mesmo como uma silhueta. É mais fácil criar formas incomuns desenhando à mão livre, então tente criar alguns esboços rabiscando em papel ou em uma mesa digitalizadora. Depois de ter algo bom, você pode usar o esboço como modelo para arte vetorial.

Encontre as melhores ofertas em Mesas Digitalizadoras com um desconto exclusivo

[amazon box=”B0785S55QQ,B07NZ4DQP8,B01BA6XQI0″ template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″ price=”Aproveite descontos exclusivos”]

A fórmula básica para fazer algo parecer fofo é aumentar a cabeça e encolher o corpo. Isso dá à figura uma aparência de mascote e também cria mais espaço para as características faciais importantes. Tornar o corpo mais gordo e redondo é outro dispositivo kawaii comum, porque os filhotes tendem a ter proporções carinhosamente truncadas.

Como fazer expressões faciais

É aqui que a diferença entre o kawaii bom e o kawaii medíocre é mais pronunciada. Encontrar a forma e a distância corretas entre as características faciais pode ser surpreendentemente complexo e vale a pena fazer um esforço extra. Sempre teste muitos rostos em seu personagem e reduza-os ao mais atraente.

Usar um círculo perfeito como base para o rosto é feito em todos os lugares e o resultado é bastante previsível e desinteressante. O mesmo se aplica a olhos, corpo ou acessórios perfeitamente concêntricos. Portanto, sempre que surgir a necessidade de uma forma arredondada, dê a ela um pouco mais de individualidade brincando com oval, oval quadrado, ovo e outras curvas orgânicas.

Desenhos kawaii | anime, colorizar, criação de personagem, desenhos, mangá, pc | como fazer desenhos kawaii: descubra os segredos de criar personagens fofinhos | 5a6810fb imagem 2022 04 22 152621404 | dicas/guias
Expressões kawaii

Uma figura completamente simétrica pode parecer bastante estéril ou, na pior das hipóteses, como o resultado preguiçoso de copiar, colar e virar. A introdução de alguns elementos irregulares, ainda que sutis, torna a imagem mais atraente visualmente. Se sua linha de arte tiver que ser simétrica, adicionar sombreamento em lados diferentes ou desenhar o personagem de um ângulo leve também criará uma ilusão de assimetria.

Claro que essa é uma parte complicada de fazer e depende de treino e paciência. Fazer um circulo perfeito, criar uma figura simétrica perfeita e ainda mais, fazer um personagem adorável, são coisas que não é para qualquer um. Ter dificuldades em criar um mascotinho fofinho e interessante pode ser um verdadeiro desafio. Não é só a questão de fazê-lo fofinho, mas dar a ele uma personalidade. Se você pretende criar um personagem completo e complexo, talvez a melhor forma de aprender a fazer isso é com a ajuda de alguém com experiência ou procurar diversas referências por aí. O mundo dos  animes e mangás estão repletos de personagens fofos para você se inspirar.

Não faça isso em hipótese alguma

Um dos maiores, se não o maior, erro de quem quer fazer um personagem kawaii é tentar exagerar em sua fofura. Em geral, esse personagem não vai ficar fofo, vai ficar irritante e fará com que o seu público pegue raiva dele. Em geral, os criadores caem na besteira de tentar tornar o personagem muito adorável em sua personalidade. Quando um personagem kawaii é só uma imagem, não há muito como errar, mas quando você vai criar um personagem e quer que ele seja kawaii, não tente forçar isso.

Torná-lo muito dependente de outras pessoas, chorão ou inconveniente fará com que o seu público ache que ele está atrapalhando o andamento da sua história ou que prefiram que ele nem apareça mais. Esse tipo de armadilha é bem difícil de contornar, pois a medida entre “fofo” e “irritante” varia bastante entre quem está vendo. Então, tente ir adicionando doses de “kawaii” aos poucos. Assim saberá quando, pelo menos, boa parte do seu público está gostando ou não do seu personagem.

Características complementares

Desenhos kawaii | anime, colorizar, criação de personagem, desenhos, mangá, pc | como fazer desenhos kawaii: descubra os segredos de criar personagens fofinhos | a8aa6828 imagem 2022 04 22 162601947 | dicas/guias
Um cérebro fofinho prestes a surtar também pode ser kawaii

Semelhante à irregularidade, adicionar textura torna seu personagem mais tangível e interessante de se ver. Isso pode variar de um corpo fofo ou peludo a um padrão de roupa distinto, dependendo do que você está desenhando. Se o seu personagem kawaii for algo como um órgão do corpo humano, fica difícil fazê-lo felpudo. Então, pense no que você está fazendo oque pode adicionar ou não. Mesmo uma fileira de dentes ou destaques no olho pode atuar como textura.

Muitos personagens kawaii criados correm o risco de ‘síndrome do mesmo estilo’, ou seja, várias formas vetoriais coloridas traçadas em um contorno preto uniforme. Se você tem um ótimo conceito de personagem, não diminua seu impacto cortando cantos com essa técnica. Algumas maneiras fáceis de fazer seu estilo se destacar é alterar a largura, a cor ou a textura de suas linhas em diferentes partes da ilustração.

O estilo Kawaii contém muitos temas e imagens arquetípicas que podem dificultar a produção de algo original. Então, em vez de tentar imitar o que já existe, use seus conhecimentos e interesses pessoais para criar algo novo. Você pode combinar seletivamente temas de seus animais, comidas, moda, memórias, músicas, pessoas ou lugares favoritos.

Com essas dicas, você pode começar a esboçar seus desenhos kawaii, mas, se você quiser aprender a desenhar de verdade e criar seus personagens e histórias, então temos uma matéria que vai lhe ajudar a começar a desenhar como um verdadeiro profissional e até mesmo a como ganhar dinheiro com seus desenhos.

FAQ Rápido

O que significa kawaii?

Em japonês, a palavra kawaii tem um significado que fica mais ou menos na junção de “fofo”, “pequeno” ou “amável”. A estética fofa – com suas linhas ousadas, quase caricaturais e formas arredondadas – informa um grande segmento da cultura popular japonesa.

Por que os japoneses gostam de kawaii?

Kawaii geralmente se refere a crianças pequenas, bebês e pequenos animais. Eles são indefesos e precisam ser cuidados. Em uma cultura que valoriza a juventude, tanto homens quanto mulheres são atraídos por qualquer coisa jovem.

Quem criou o Kawaii?

A cultura kawaii se originou no Japão, emergindo dos protestos estudantis do final dos anos 1960. Rebelando-se contra a autoridade, estudantes universitários japoneses se recusaram a ir as aulas, lendo quadrinhos infantis (mangás) em protesto contra o conhecimento acadêmico restritivo.

Por que o kawaii é tão fofo?

A palavra “kawaii” é derivada de uma frase que significa “um rosto radiante” que se refere ao rubor de uma pessoa envergonhada. Com o tempo, o significado mudou para o moderno “fofo” enquanto a forma como está escrito no alfabeto japonês significa literalmente “capaz de ser amado”.

Agora, deixe nos comentários: Você gosta de personagens estilo kawaii? Já faz alguns desenhos nesse estilo? Deixe aí nos comentários se ficou com alguma dúvida. Aproveite também e leia mais sobre animes e mangás no nosso site.

Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5
Quer saber se vale a pena jogar a última obra de Akira Toryama? Então veja nossa analise de Sand Land
Conheça o robusto HD portátil SSD T-FORCE M200
Aprenda como enviar comandos aos personagens do seu jogo com o Signals no Godot
Saiba mais sobre os processos e mecanismos de Renderização no Blender