Pesquisar
Close this search box.

Os melhores jogos Nintendo Switch: Títulos que você não pode deixar de jogar em 2022

Ter um Nintendo Switch é simplesmente ter o passado, presente e futuro dos jogos entre as suas próprias mãos. O console da Nintendo é um dos queridinhos dos fãs de jogos por conta da sua mobilidade e por trazer em HD os melhores jogos da plataforma. Apesar de um preço bem salgado, ter um Switch é só vantagens. Então, se você comprou ou ganhou esse console recentemente e está perdido no meio de tantas jogos para comprar, nós da Married Games selecionamos os jogos indispensáveis para esse console portátil.

Ter um Nintendo Switch é simplesmente ter o passado, presente e futuro dos jogos entre as suas próprias mãos. O console da Nintendo é um dos queridinhos dos fãs de jogos por conta da sua mobilidade e por trazer em HD os melhores jogos da plataforma. Apesar de um preço bem salgado, ter um Switch é só vantagens. Então, se você comprou ou ganhou esse console recentemente e está perdido no meio de tantas jogos para comprar, nós da Married Games selecionamos os jogos indispensáveis para esse console portátil.

Caso a gente esqueça de algum título, nos deixe uma mensagem nos comentários lá no final dessa página para que possamos aumentar ainda mais essa lista. Vamos lá?

Os melhores jogos nintendo switch: títulos que você não pode deixar de jogar em 2022
Os melhores jogos nintendo switch: títulos que você não pode deixar de jogar em 2022

Confira essas reviews:

Super Mario Odyssey

Os melhores jogos Nintendo Switch: Títulos que você não pode deixar de jogar

É um jogo de plataforma desenvolvido pela Nintendo Entertainment Planning & Development e publicado pela Nintendo. Foi lançado mundialmente em 27 de outubro de 2017 exclusivamente para o Nintendo Switch. É o sétimo jogo de plataforma tridimensional na série principal Super Mario, retornando para o projeto de nível mais livre visto em Super Mario 64 e Super Mario Sunshine. No jogo, o icônico chapéu de Mario torna-se um personagem próprio (Cappy).

O jogo foi desenvolvido pela Nintendo’s Entertainment Planning & Development, e começou a ser desenvolvido logo após o lançamento de Super Mario 3D World em 2013. Várias ideias foram sugeridas durante o desenvolvimento, e para incorporar todas elas, a equipe decidiu desenvolver um estilo de jogo sandbox. Ao contrário de episódios anteriores como New Super Mario Bros. e Super Mario 3D World, que eram voltados para um público casual, a equipe projetou Super Mario Odyssey para atrair os principais fãs da série. O jogo também apresenta uma música tema vocal, “Jump Up, Super Star!”, a primeira da série.

Super Mario Odyssey recebeu aclamação universal dos críticos que a chamaram de um dos melhores jogos da série, com elogios à sua inventividade e originalidade. Também ganhou inúmeros prêmios, inclusive de jogo do ano. O jogo vendeu mais de 18 milhões de cópias até junho de 2020, tornando-se um dos jogos mais vendidos do Switch.

Em Super Mario Odyssey, o jogador joga como Mario em suas aventuras por terras além do Reino dos Cogumelos com o auxílio de um novo personagem introduzido no jogo, o Cappy. Esse “chapéu vivo” garante um novo acréscimo à dificuldade e a dinâmica já vista nos jogos anteriores, pois além de ser uma forma de ataque além do seu tradicional pulo, ele dá também a habilidade de “capturar” os carismáticos inimigos da série e alguns objetos.

A nova mecânica funciona da seguinte maneira: ao chacoalhar os Joy-Cons ou apertar um simples botão, Cappy é arremessado e volta para a cabeça de Mario automaticamente, apenas se não encostar em algo que ele possa interagir. Há também vários outros simples movimentos com os Joy-Cons que fazem o chapéu rodear o cenário de maneiras diferentes, sendo útil de várias maneiras, como por exemplo a possibilidade de coletar moedas eliminar inimigos ao seu redor com mais rapidez. As mecânicas já vistas anteriormente como o “Salto Bomba” e o “Salto Escalada” também estão presentes no jogo.

Pokémon: Let’s Go, Pikachu!

Os melhores jogos Nintendo Switch: Títulos que você não pode deixar de jogar

Em parceria com Pikachu, capture e colecione Pokémon em uma aventura diversa e vibrante no jogo Pokémon: Let’s Go, Pikachu!, já disponível no console Nintendo Switch! Torne-se o melhor Treinador de Pokémon que puder, enquanto batalha outros Treinadores, Líderes de Ginásios e a sinistra Equipe Rocket.

Use o movimento de arremesso para capturar Pokémon na natureza com um controle Joy-Con ou um acessório Poké Ball Plus (vendido separadamente), que irá acender, vibrar e produzir sons, dando vida à sua aventura. Você também pode usar os botões no modo portátil. Compartilhe sua aventura com amigos e familiares usando mais um Joy-Con ou Poké Ball Plus. Você pode até conectar o jogo ao aplicativo Pokémon GO usando um dispositivo inteligente compatível para transferir Pokémon descobertos na região de Kanto!

Explore a vibrante região de Kanto, terra de personagens adorados como Brock, Misty e o abominável trio Jessie, James e Meowth! Durante a história, seu vínculo com seu parceiro Pokémon fica mais forte enquanto vocês estreitam laços e viajam juntos. Percorra o mundo em estilo ao personalizar Pikachu e seu Treinador com uma seleção de figurinos.

Pokémon selvagens de dimensões naturais vagueiam pelo jogo. Capture-os como um verdadeiro Treinador de Pokémon usando uma Poké Ball no lugar e no momento certo. Batalhe e troque Pokémon com outros jogadores que têm o jogo por meio de uma conexão local sem fio ou online. Leve seu Pokémon favorito para passear na sua Poké Ball Plus para que ele suba de nível e receba recompensas quando ele voltar ao jogo. Conecte-se ao Pokémon GO* para transferir pare este jogo Pokémon capturados na região Kanto, incluindo as formas Brilhante e de Alola, assim como o recém-descoberto Pokémon Meltan!

The Legend of Zelda: Breath of the Wild

Os melhores jogos Nintendo Switch: Títulos que você não pode deixar de jogar

The Legend of Zelda: Breath of the Wild  é um jogo de ação-aventura desenvolvido pela Nintendo Entertainment Planning & Development e publicado pela Nintendo. É o décimo nono título da série The Legend of Zelda e foi lançado mundialmente para Wii U e Nintendo Switch em 3 de março de 2017. A história segue Link, que acorda em uma Hyrule devastada após cem anos de sono e precisa recuperar suas memórias e derrotar o mal causado por Calamity Ganon. A jogabilidade é apresentada em um mundo aberto e os jogadores podem explorá-lo livremente, completando diferentes tipos de missões e resolvendo quebra-cabeças para a obtenção de recompensas.

O desenvolvimento de Breath of the Wild começou pouco depois da estreia de The Legend of Zelda: Skyward Sword e durou cinco anos. A equipe tinha a intenção de reinventar a estrutura da série, assim introduziram elementos inéditos como um motor de física detalhado, visuais em alta definição e dublagem.

O mundo de jogo foi projetado para recompensar exploração e experimentação, com a história sendo pensada para poder ser completada de forma não-linear. Breath of the Wild originalmente tinha previsão de lançamento para 2015 como um exclusivo de Wii U, porém foi adiado duas vezes por problemas de desenvolvimento. Ele acabou servindo como um dos títulos de lançamento do Switch e o último jogo publicado pela Nintendo para o Wii U.

Mario Kart 8

Os melhores jogos Nintendo Switch: Títulos que você não pode deixar de jogar

Mario Kart 8 é um jogo de corrida de karts desenvolvido e publicado pela Nintendo para o Wii U. É o décimo primeiro título da franquia Mario Kart, o oitavo da série principal (como o título sugere) e foi lançado em 30 de Maio de 2014. O jogo tem como principal novidade os circuitos anti-gravitacionais e pistas antigas dos jogos anteriores. Assim como os jogos anteriores, possui modos um jogador e multijogador local e online.

O jogo traz circuitos anti-gravidade permitindo que os jogadores dirijam o veículo em paredes e tetos, novos personagens, pistas inéditas e conhecidas pelos fãs e novos modos de jogo. Alguns elementos de Mario Kart Wii e Mario Kart 7 foram reutilizados, como corridas com 12 pilotos, condução de baixo d’agua, motos e edição de componentes do veículo.

Mario Kart 8 foi um sucesso de crítica e comercial após seu lançamento. Os críticos deram críticas positivas, elogiando suas novas adições, faixas, gráficos, jogabilidade e trilha sonora orquestrada mas criticando seu modo batalha limitado. Atualmente é o jogo mais vendido do Wii U, com mais de oito milhões de cópias vendidas em todo o mundo. O jogo recebeu conteúdos para download e patches após o seu lançamento com a inclusão de mais personagens, faixas, veículos e o suporte para Amiibos.

Super Smash Bros. Ultimate

Os melhores jogos Nintendo Switch: Títulos que você não pode deixar de jogar

Super Smash Bros. Ultimate é um jogo de luta da série Super Smash Bros. desenvolvido pela Bandai Namco Studios e Sora Ltd. e publicado pela Nintendo. Foi lançado para Nintendo Switch em 7 de dezembro de 2018. O jogo segue o estilo tradicional de jogabilidade da série: controlando um dos diversos personagens, os jogadores devem usar ataques diferentes para enfraquecer seus oponentes e derrubá-los de uma arena.

Ele possui uma grande variedade de modos de jogo, incluindo uma campanha para modos single-player e multiplayer versus. Ultimate apresenta mais de 80 lutadores jogáveis, incluindo todos os personagens dos jogos anteriores do Super Smash Bros., ao lado de vários recém-chegados. A lista varia entre personagens da franquia da Nintendo e personagens de franquias terceiras, com outros sendo adicionados através de conteúdo para download.

O jogo recebeu aclamação universal, com alguns críticos considerando o melhor da série. Eles elogiaram sua quantidade de conteúdo e o balanceamento dos elementos de jogabilidade, entretanto seu modo online recebeu algumas críticas negativas. Ultimate tornou-se o jogo de luta mais vendido de todos os tempos, tendo vendido de 25 milhões de cópias até setembro de 2021.

Hades

Os melhores jogos Nintendo Switch: Títulos que você não pode deixar de jogar

Hades é um jogo roguelike de RPG de ação desenvolvido e publicado pela Supergiant Games. Foi lançado para Microsoft Windows, macOS e Nintendo Switch em 17 de setembro de 2020, após um lançamento de acesso antecipado em dezembro de 2018. Versões para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S foram lançadas em 13 de agosto de 2021.

Os jogadores controlam Zagreu, o filho de Hades, enquanto ele tenta escapar do Submundo para chegar ao Monte Olimpo, às vezes auxiliado por presentes dados a ele por outros Olimpianos. Cada corrida desafia o jogador através de uma série aleatória de salas preenchidas com inimigos e recompensas, com o jogador usando uma combinação de seu ataque de arma principal, poder de colisão e habilidade mágica para derrotá-los, evitando danos para avançar o mais longe possível.

Embora Zagreu morra frequentemente, o jogador pode usar tesouros ganhos para melhorar certos atributos ou desbloquear novas armas e habilidades para aumentar as chances de escapar nas corridas subsequentes.

O desenvolvimento de Hades começou logo após a Supergiant finalizar Pyre, um jogo no qual eles queriam explorar narrativas processuais, mas devido à natureza da jogabilidade principal, descobriram que os jogadores não queriam explorar Pyre várias vezes de formas distintas. A estrutura roguelike de Hades deu-lhes a oportunidade de contar essas histórias ramificadas para o jogador ao longo de várias corridas.

Super Mario Maker 2

Os melhores jogos Nintendo Switch: Títulos que você não pode deixar de jogar

Super Mario Maker 2 é um jogo eletrônico de plataforma e editor de mapas desenvolvido pela Nintendo Entertainment Planning & Development e publicado pela Nintendo. É a continuação de Super Mario Maker de 2015 e foi lançado exclusivamente para Nintendo Switch em 28 de junho de 2019. A jogabilidade é bem similar a de seu antecessor, em que os jogadores criam suas próprias fases personalizadas usando elementos e objetos de vários jogos da franquia Super Mario, podendo compartilha-los online. Super Mario Maker 2 introduz um novo estilo baseado em Super Mario 3D World e muitos novos recursos, incluindo pistas e direção de rolagem automática modificável, novos inimigos, temas e itens, bem como multijogador cooperativo e competitivo.

Como seu antecessor, Super Mario Maker 2 é um jogo eletrônico de plataforma side-scroller no qual os jogadores criam seus próprios cenários usando elementos da série Super Mario e os publicam online para outros jogarem. Os jogadores podem escolher entre uma seleção de jogos anteriores da série Super Mario para basear o estilo visual e a jogabilidade de seu cenário, incluindo Super Mario Bros. (1985), Super Mario Bros. 3 (1988), Super Mario World (1990), New Super Mario Bros. U (2012) e um recém-introduzido tema do Super Mario 3D World (2013). A mecânica de jogo e os comportamentos do inimigos podem variar entre os estilos, com alguns elementos sendo limitados a estilos específicos.

Metroid Dread

Os melhores jogos Nintendo Switch: Títulos que você não pode deixar de jogar

Metroid Dread é um jogo eletrônico de ação-aventura desenvolvido pela MercurySteam e Nintendo, lançado para Nintendo Switch em 8 de outubro de 2021. O título é uma sequência de Metroid Fusion. O jogador assume o controle da caçadora de recompensas Samus Aran que enfrenta diversos inimigos robóticos no planeta ZDR. Ele mantém a jogabilidade de rolagem lateral dos jogos em 2D anteriores, adicionando novos elementos na ambientação e habilidades.

Inicialmente, o jogo havia sido projetado para o console portátil Nintendo DS mas foi cancelado devido a limitações técnicas. Seu título foi visto pela primeira vez em uma lista interna de softwares da Nintendo em 2005 e teve seu anúncio oficial anos depois, na convenção digital da E3 2021. Após o lançamento de Metroid: Samus Returns (2017), que foi desenvolvido em conjunto pela Nintendo EPD e a MercurySteam, o diretor e produtor de longa data da série Yoshio Sakamoto elogiou o trabalho da MercurySteam e propôs que a empresa pudesse desenvolver o próximo jogo da franquia.

Metroid Dread recebeu elogios da crítica e tornou-se o título da série mais vendido no Japão, Reino Unido e Estados Unidos. Desde o seu lançamento, o jogo vendeu 2.74 milhões de cópias, tornando-se o segundo título da série mais vendido, atrás apenas de Metroid Prime. Foi indicado em diversas categorias, incluindo Jogo do Ano, na The Game Awards 2021 e foi premiado como Melhor Jogo de Ação/Aventura.

Fire Emblem: Three Houses

Os melhores jogos Nintendo Switch: Títulos que você não pode deixar de jogar

Fire Emblem: Three Houses é um jogo eletrônico de RPG de estratégia desenvolvido pela Intelligent Systems e Koei Tecmo e publicado pela Nintendo para Nintendo Switch em 26 de julho de 2019. O jogo é um título da série Fire Emblem, e o primeiro para consoles domésticos desde Fire Emblem: Radiant Dawn, de 2007. Three Houses é situado no continente de Fódlan, dividido entre três nações rivais agora em paz, ligadas através do Mosteiro Garreg Mach.

Tomando o papel de um ex-mercenário e novo tutor em Garreg Mach, o jogador deve escolher uma nação para apoiá-los e guiá-los através de uma série de batalhas. O jogo transita na jogabilidade táctica baseada em turnos dos títulos Fire Emblem anteriores, ao mesmo tempo que incorpora elementos de simulação social e gestão de tempo.

A produção do jogo foi desafiadora para a Intelligent Systems, que atribuiu seu sucesso à Koei Tecmo Games, que já havia se associado à empresa com Fire Emblem Warriors. A equipe queria algo inteiramente novo para a estreia da série em consoles domésticos de alta definição, dando vida à mecânica e às expansões da escola para a batalha. Chinatsu Kurahana foi responsável por criar os desenhos e ilustrações dos personagens. O sistema escolar do jogo e uma pausa no final da história inspiraram-se em Fire Emblem: Genealogy of the Holy War.

Animal Crossing: New Horizons

Os melhores jogos Nintendo Switch: Títulos que você não pode deixar de jogar

Animal Crossing: New Horizons é um jogo eletrônico de simulação social desenvolvido pela Nintendo Entertainment Planning & Development e publicado pela Nintendo. Foi lançado em 20 de março de 2020 para Nintendo Switch, sendo o quinto título principal da série Animal Crossing.

A jogabilidade de New Horizons é apresentada após o jogador assumir o papel de um personagem personalizável que se muda para uma ilha deserta depois de comprar um pacote através do personagem Tom Nook, que aparece em todos os títulos da série Animal Crossing. Acontecendo em tempo real, o jogador pode explorar a ilha de maneira não linear, coletando e criando itens, capturando insetos e peixes e desenvolvendo a ilha em uma comunidade de animais antropomórficos.

New Horizons também foi um sucesso comercial e crítico, vendendo cinco milhões de cópias digitais em seu primeiro mês e 32 milhões de unidades totais, tornando-se um dos jogos mais vendidos de Nintendo Switch e de todos os tempos. Foi aclamado pela crítica especializada, com muitos elogiando suas opções de jogabilidade e personalização.

Ganhou o prêmio de jogo do ano no Famitsu Dengeki Game Awards 2020 e no Japan Game Awards 2020. Além disso, foi indicado em três categorias no The Game Awards 2020 vencendo na categoria Melhor Jogo para Família. O sucesso do jogo foi parcialmente atribuído ao seu lançamento durante a pandemia de COVID-19, com muitos jogadores buscando um sentimento de escapismo em meio a pedidos de quarentena em todo o mundo.

Mais informações no site oficial da Nintendo.

Caso a gente esqueça de algum título, nos deixe uma mensagem nos comentários lá no final dessa página para que possamos aumentar ainda mais essa lista!

Saiba mais sobre a identificação com personagens de videogame e como isso pode tornar seu jogo um sucesso
Entenda mais sobre a arte conceitual de personagens de videogame
Saiba mais sobre animação de personagens 3D
Veja algumas estratégias de Marketing Digital para Jogos
Aprenda como Criar seus Jogos e todas as etapas do desenvolvimento
Saiba mais sobre a função do Modificador Boolean no Blender