Pesquisar
Close this search box.

Como escrever prompt IA: a chave para melhores resultados da IA generativa

Saiba como escrever o melhor prompt IA para conseguir resultados corretos no ChatGPT

IAs generativas, como o ChatGPT (site oficial) e o Stabble Diffusion (site oficial) são o assunto do momento, como muita gente debatendo, por exemplo, se a IA vai roubar o meu emprego e com os artistas em greve em Hollywood após descobrirem que figurantes foram escaneados para serem usados no futuro como substitutos gerados por IA.

Existem ainda alguns problemas e discussões éticas para essas inteligências, mas, para a maioria das pessoas, elas são um passatempo. Gerar prompt IA diferentes e conseguir alguma imagem legal ou um texto bem redigido para a escola, por exemplo.

Eu, pessoalmente, tenho tentado gerar meus próprios personagens, das minhas próprias histórias, desenhos e personagens de RPG, como pessoas reais e ver o resultado e, minha avaliação sobre isso é que essas IAs são muito boas para gerar coisas abstratas.

Imagens de coisas como um cachorro astronauta na lua ou um foguete desenhado pelo Leonardo Da Vinci em geral ficam muito legais, mas para coisas específicas, como uma pessoa de cabelo verde vestindo camiseta azul, aí as IAs ainda estão longe de acertar.

Em geral, o que mais recebo são cores trocadas, objetos no lugar errado e principalmente, as IAs parecem ter muita dificuldade em conseguir fazer apenas UMA ÚNICA trança!! Claro que você pode passar horas para ensinar uma IA a fazer as coisas, mas e quem quer apenas gerar uma imagem de brincadeira ou um bom texto no ChatGPT? Vamos falar sobre como gerar um bom prompt para sua IA generativa e, se você ficar com dúvidas, é só deixar nos comentários.

Por que Meu Prompt IA não funciona?

Provavelmente há uma série de razões para isso. Um grande problema está relacionado ao tipo de conteúdo que você está tentando gerar. Mas também é possível que não estava usando a IA de maneira ideal. Para começar, vamos entender um pouco sobre as IA Generativas e sobre a engenharia de Prompt. Já ouviu fala de engenharia de prompt?

O prompt é o processo de elaboração de um prompt específico, detalhado e instrutivo para produzir uma resposta útil a partir de um grande modelo de linguagem. Prompts bem elaborados ajudam a tornar os modelos mais úteis em todos os níveis. Por exemplo, um engenheiro de prompt pode trabalhar diretamente por meio de uma API com GPT-3 ou GPT-4 — o grande modelo de linguagem da OpenAI no qual o ChatGPT se baseia — para treinar o modelo para uma aplicação específica.

Um engenheiro pode usar prompts para “ensinar” a IA a funcionar como um chatbot de atendimento ao cliente. O engenheiro poderia dizer ao bot qual texto fonte usar para produzir respostas e definir regras sobre os tipos de respostas que ele pode fornecer. Alertas eficazes ajudam a estreitar o foco da IA, o que cria resultados mais precisos, ao mesmo tempo que limita o potencial de “alucinações” (ou detalhes inventados).

CURTIU? QUER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE? DEIXE SEU NOME E EMAIL E RECEBA MAIS MATÉRIAS COMO ESSA

Mas os prompts não servem apenas para treinar um modelo para uma aplicação específica. Cada um de nós funciona como um engenheiro de prompt quando instruímos uma ferramenta como o ChatGPT a escrever ou criar um texto para nós ou criar uma imagem de um cachorro na lua. Os prompts informam ao modelo o que queremos ver. Quanto mais claro e detalhado for o prompt, mais próximo o resultado estará de uma resposta utilizável que você pode editar e modificar de acordo com suas necessidades.

Elementos a serem incluídos em um prompt eficaz

Se eu pudéssemos resumir os maiores erros com grandes modelos de linguagem, podemos dizer que é ser muito breve e muito genérico em suas instruções. Isso não significa que um prompt deva divagar em vários detalhes inúteis, pois isso pode fazer com que a IA se confunda. Você deve, no entanto, escrever um prompt mais longo com os detalhes específicos de que precisa. Considere estes elementos de um prompt eficaz:

  • Descreva o resultado que você quer. Diga à IA qual resultado você espera ver. Se você quiser um texto sobre um assunto e uma resposta pronta para um e-mail, diga isso. Se você quiser que tenha menos de 100 palavras, diga isso também. Uma postagem de blog com 1.000 palavras ou menos? Especifique-o.
  • Descreva o público e o estilo. Diga à IA com quem você está falando e que tom deseja usar com eles. Eles são entusiastas da natureza? Médicos praticantes? Contadores recém-certificados? Você quer prosa coloquial, redação técnica ou terminologia específica do setor? Forneça esses detalhes.
  • Inclua palavras-chave ou frases que você deseja que a IA incorpore. Isso é claramente útil para fins de SEO, mas também para comunicar preferências sobre os termos que você gostaria de usar.
  • Peça uma formatação especial. A IA pode formatar sua saída como parágrafos, uma lista numerada, uma tabela com conteúdo que você pode inserir no Microsoft Excel ou no Planilhas Google e assim por diante.
  • Forneça material de origem ou exemplos. Um prompt que inclui uma fonte de conteúdo pode ajudar a IA a entender quais fatos ou detalhes você deseja usar e em qual tom ou mensagem principal você gostaria que ela se concentrasse.
  • Revise. Se você não conseguir o que espera da IA, tente novamente. Se estiver totalmente errado, tente um novo prompt. Se você achar útil parte do que ele produziu, diga o que você gostou e forneça instruções para revisar o restante.
  • Tenha em mente que alguns resultados são muito complicados para serem gerados de uma só vez. Pode ser necessário orientar a IA por um processo de coleta de informações, elaboração de um esboço e revisão antes de solicitar que ela gere um rascunho completo de algo.

Ajuda imediata está disponível se você quiser pagar por isso

É importante notar que algumas das ferramentas de IA generativas baseadas em assinatura paga disponíveis têm configurações integradas que você pode selecionar para especificar alguns desses detalhes separadamente do seu prompt. Muitos deles funcionam por meio de uma API para GPT-3 (ou GPT-4) e agregam valor com funcionalidades específicas de autoatendimento.

Você ainda precisa de prompts bem elaborados, mas também pode definir alguns detalhes, como onde será usado (postagem no blog, e-mail, etc.) e o tom (acadêmico, profissional, casual) como padrão. No entanto, se estiver usando a versão gratuita do ChatGPT, você precisará incluir esses detalhes no próprio prompt.

Aprender a adicionar instruções mais claras e depois interagir com a plataforma proporciona resultados muito melhores do que antes e é ainda mais fácil com a ajuda de um prompt eficaz. Um prompt eficaz que inclua todos os detalhes efetivos descritos e um exemplo, seja um trecho do seu texto original ou uma imagem de base, pode economizar o tempo e conseguir o resultado que você espera deixando a IA pode fazer isso por você.

FAQ Rápido

O que é um prompt eficiente para IA?

Um prompt eficiente para IA é uma instrução ou entrada dada a um modelo de linguagem, como GPT-3, que direciona o modelo a gerar a saída desejada. É projetado de forma a obter respostas específicas e úteis do modelo.

Qual é a importância de um prompt eficiente?

Um prompt eficiente é crucial para obter resultados desejados de modelos de IA. Ele ajuda a especificar claramente a tarefa ou a pergunta que você deseja que o modelo responda, economizando tempo e recursos.

Como devo estruturar um prompt eficiente?

Um prompt eficiente deve ser claro e conciso. Use linguagem direta e especifique a tarefa desejada. Se necessário, forneça contexto ou exemplos para esclarecer sua solicitação.

Posso usar exemplos no meu prompt?

Sim, exemplos podem ser úteis. Você pode fornecer exemplos de entrada e saída desejadas para ilustrar claramente o que deseja que o modelo faça. Se você precisa de uma resposta precisa, seja específico. Se deseja criatividade, pode dar instruções mais amplas, mas ainda claras.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre como identificar um SSD falso, no nosso site.

TEAMGROUP na Computex 2024 apresenta novos produtos com o lema: "Elevate Gaming . Empower AI"
Saiba se vale a pena jogar Fabledom
Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5
Quer saber se vale a pena jogar a última obra de Akira Toryama? Então veja nossa analise de Sand Land