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SERP: Tudo Sobre Páginas de Resultados de Pesquisa

Saiba o que é e entenda como funciona uma SERP

Existem milhões de páginas na web, mas nenhuma é mais importante para os profissionais de SEO do que as páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa como Google, Bing, Yahoo e DuckDuck Go. Especialistas em otimização de mecanismos de busca e anunciantes de Resultados Pagos disputam o mesmo espaço precioso nas partes mais proeminentes das SERPs, mas a concorrência é acirrada e os desenvolvimentos tecnológicos nas buscas significam que é mais importante do que nunca para os profissionais de otimização de mecanismo de pesquisa saber como a busca funciona e o que eles podem fazer fazer para maximizar sua visibilidade.

As páginas de resultados do mecanismo de pesquisa são páginas da Web exibidas aos usuários quando eles pesquisam algo on-line usando um mecanismo de pesquisa, como o Google. O usuário insere sua consulta de pesquisa (geralmente usando termos e frases específicos conhecidos como palavras-chave), na qual o mecanismo de pesquisa apresenta uma lista de resultados.

E, o objetivo do SEO ou estratégia é aparecer no ponto mais alto dessa lista com o mínimo de custo. Vamos falar um pouco sobre os mecanismos de pesquisa e as SERP e, se você ficar com alguma dúvida, é só deixar um comentário.

SERPs – O que São e Como Funcionam

SERP significa a página de resultados dos mecanismos de pesquisa. Esta é a página que oferece aos usuários de mecanismos de pesquisa os melhores resultados para suas consultas. Os resultados do mecanismo de pesquisa podem variar de um usuário de mecanismo de pesquisa para outro com base em vários fatores, já que cada SERP é único, mesmo para consultas de pesquisa realizadas no mesmo mecanismo de pesquisa usando as mesmas palavras-chave ou consultas de pesquisa.

Isso ocorre porque praticamente todos os mecanismos de pesquisa personalizam a experiência de seus usuários, apresentando resultados com base em uma ampla gama de fatores, além de seus termos de pesquisa, como localização física do usuário, histórico de navegação e configurações sociais. Dois SERPs podem parecer idênticos e conter muitos dos mesmos resultados, mas geralmente apresentam diferenças sutis.

Serp
Uma boa busca para fazer todos os dias 😉

A aparência das páginas de resultados do mecanismo de pesquisa está em constante mudança devido a experimentos conduzidos pelo Google, Bing e outros provedores de mecanismos de pesquisa para oferecer a seus usuários uma experiência mais intuitiva e responsiva. Isso, combinado com tecnologias emergentes e em rápido desenvolvimento no espaço de pesquisa, significa que as SERPs de hoje diferem muito em aparência de seus predecessores mais antigos.

O algoritmo de pesquisa usado pelo Google apresenta centenas de fatores de classificação e, embora ninguém fora do Google saiba exatamente o que são, alguns são considerados mais importantes do que outros. No passado, o perfil do link de um site – o número de links externos que apontam para um site específico ou página da web de outros sites – era um importante sinal de classificação.

Ainda é até certo ponto (e é por isso que a Wikipédia tem uma classificação tão proeminente em resultados orgânicos para tantas consultas), embora a pesquisa avance em um ritmo tão rápido que os sinais de classificação que antes eram cruciais para o algoritmo de pesquisa podem ser menos importantes hoje, uma fonte de frustração constante para SEOs.

Resultados “orgânicos” e resultados pagos

SERPs normalmente contêm dois tipos de conteúdo – resultados “orgânicos” e resultados pagos. Os resultados orgânicos são listas de páginas da web que aparecem como resultado do algoritmo do mecanismo de pesquisa (mais sobre isso em breve). Os profissionais de otimização de mecanismos de pesquisa, comumente conhecidos como SEOs, são especializados em otimizar o conteúdo da Web e sites para obter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa orgânica.

A caixa no lado direito desta SERP é conhecida como Painéis de conhecimento (às vezes também chamada de Knowledge Box). Este é um recurso que o Google introduziu em 2012 que extrai dados para perguntas frequentes de fontes em toda a web para fornecer respostas concisas a perguntas em um local central na SERP. Alguns SERPs apresentarão resultados significativamente mais orgânicos do que outros. Isso se deve à intenção diferente de várias pesquisas. Existem três tipos principais de pesquisa na Internet:

  • Informativo
  • De navegação
  • Transacional

As buscas informativas são aquelas em que o usuário espera encontrar informações sobre um determinado tema. Não faria muito sentido colocar anúncios ou outros tipos de resultados pagos em uma SERP para todo o tipo de pesquisa, já que algumas palavras-chave tem uma intenção comercial muito baixa, por exemplo, ao pesquisar sobre Fernando Pessoa, a grande maioria dos pesquisadores que usam essa consulta não está procurando comprar algo e, como tal, apenas resultados informativos são exibidos na SERP. Agora, “livros de Fernando Pessoa”, seria algo bem diferente.

As consultas de navegação são aquelas em que o usuário espera localizar um site específico por meio de sua pesquisa. Este pode ser o caso de indivíduos que procuram um site específico, tentando localizar um site cuja URL não conseguem mais lembrar ou outro tipo de objetivo de navegação.

Por fim, as pesquisas transacionais são aquelas em que os resultados pagos têm maior probabilidade de serem exibidos na SERP. As pesquisas transacionais têm alta intenção comercial e as consultas de pesquisa que levam a SERPs transacionais podem incluir palavras-chave como “comprar” e outros termos que sugerem um forte desejo de fazer uma compra. Encontre as melhores palavras-chave no Google Ads podem ajudar você a segmentar o seu negócio nas páginas de pesquisa.

Ao contrário dos resultados orgânicos, os resultados pagos são aqueles que foram pagos para serem exibidos por um anunciante. No passado, os resultados pagos eram quase exclusivamente limitados a pequenos anúncios baseados em texto que eram normalmente exibidos acima e à direita dos resultados orgânicos. Hoje, no entanto, os resultados pagos podem assumir uma ampla variedade de formas e existem dezenas de formatos de publicidade que atendem às necessidades dos anunciantes.

Resultados pagos
O primeiro resultado é um anúncio

Os três primeiros lugares dos anúncios baseados em texto no topo da SERP (considerados posicionamento privilegiado para os anunciantes) são anúncios Resultados Pagos típicos. Desses três anúncios apresentam extensões de anúncio que permitem que clientes em potencial naveguem para páginas específicas em seus sites diretamente dos anúncios.

Os anúncios baseados em imagens da página são anúncios do Shopping, um recurso oferecido na plataforma Google Ads que permite que as informações de produtos dos varejistas de comércio eletrônico sejam exibidas junto com outros resultados na SERP. Os anúncios do Shopping podem conter uma ampla variedade de informações, como disponibilidade de produtos, avaliações de usuários, ofertas especiais e muito mais.

Como funciona a pesquisa paga?

A pesquisa paga, seja no Google ou outros sites, funciona como um leilão. Os anunciantes fazem lances em palavras-chave relevantes para seus negócios que podem acionar a exibição de seus anúncios quando os usuários pesquisam esses termos. Uma ampla gama de fatores determina onde um anúncio será exibido na SERP.

Alguns anúncios podem ser exibidos acima dos resultados de pesquisa orgânica, enquanto outros podem ser exibidos à direita dos resultados orgânicos. Alguns anunciantes optam por limitar a exibição de seus anúncios apenas a pesquisas para celular, enquanto outros excluem totalmente os resultados para celular. Alguns anúncios apresentam extensões e outros não. Como o SEO, a pesquisa paga é um tópico complexo, mas, por enquanto, lembre-se de que a pesquisa paga se concentra na otimização de anúncios para serem exibidos em uma posição de destaque na SERP.

Otimização de Motor de Busca (o SEO)

Como o próprio nome indica, otimização de mecanismo de pesquisa (ou SEO) é a prática de otimizar sites e páginas da Web para descoberta em mecanismos de pesquisa e, como resultado, um posicionamento mais visível nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa. Isso é feito através de uma variedade de meios, desde o que é conhecido como SEO “on-page” até técnicas “off-page”.

SEO na página

O SEO na página refere-se às práticas recomendadas que os criadores de conteúdo da Web e proprietários de sites podem seguir para garantir que seu conteúdo seja facilmente descoberto. Isso inclui a criação de metadados de página detalhados (dados sobre dados) para cada página e elementos como imagens, o uso de URLs únicos e estáticos, a inclusão de palavras-chave em títulos e subtítulos relevantes e o uso de código HTML limpo, para nomear uns poucos.

Serp | estratégia, google ads, marketing, marketing de conteúdo, redes sociais, seo | serp: tudo sobre páginas de resultados de pesquisa | 6cde8365 imagem 2023 01 05 114846299 | dicas/guias

SEO fora da página

Ao contrário das técnicas de SEO on-page, o SEO off-page refere-se a estratégias que afetam o site como um todo. Técnicas comuns de SEO fora da página incluem criação e troca de links, marketing social, marketing de conteúdo, submissões a diretórios e índices de mecanismos de pesquisa e a criação de comunidades online nas mídias sociais.

Embora o escopo completo do SEO seja muito amplo para cobrir de forma abrangente aqui, tudo o que você precisa saber é que o SEO se concentra principalmente em alcançar classificações mais altas de uma perspectiva orgânica. As empresas podem contratar uma agência ou profissional de SEO para realizar seu trabalho de SEO, mas além desse investimento, nenhum dinheiro muda de mãos e toda a ênfase é colocada em uma classificação mais alta na pesquisa orgânica.

Ao contrário do SEO, o marketing de pagamento por clique, ou Anúncios Pagos, concentra-se exclusivamente no investimento do orçamento de publicidade para obter um posicionamento de destaque nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. No entanto, não é tão simples quanto simplesmente jogar mais dinheiro em uma campanha – os anunciantes devem pensar estrategicamente para atingir seus objetivos.

Entendendo uma Página de SERP

No início dos resultados da pesquisa, o Google exibe o número aproximado de resultados da pesquisa para a consulta e o tempo necessário para entregar a SERP ao usuário. Dependendo da pesquisa, os três ou quatro primeiros resultados ganham um rótulo de “anúncio”, já que esses são anúncios do Google pagos por clique que segmentam a palavra-chave da sua pesquisa. Após os anúncios do Google, você vê a primeira listagem orgânica que aparece na SERP. Após essa listagem orgânica, o Google também pode incluir uma seção de FAQs, dependendo da palavra pesquisada.

Quando os usuários de pesquisa clicam em uma pergunta, outras perguntas relacionadas são exibidas. As respostas geralmente levam a uma página da Web para mais informações. À direita dos anúncios, da listagem orgânica e do FAQ, um painel com as informações sobre a palavra-chave pode aparecer. Essas informações podem variar com base na entidade que descrevem. Se você estiver em um dispositivo móvel, o Google pode mostrar coisas diferentes de uma pesquisa no Desktop.

Recursos de uma SERP

Embora o Google seja o rei das pesquisas, algumas páginas concorrentes como o Bing e o DuckDuckGo podem variar um pouco em seu layout, mas, em geral, eles tem um padrão similar para não afastar os usuários com um padrão tão diferente do que os usuários já estão acostumados. Independente da SERP que você use, é bem provável que você veja recursos iguais ou similares. Vamos dar uma olhada nos recursos SERP mais vistos no Google.

Sitelinks: Um dos principais recursos de pesquisa são os sitelinks. Sitelinks são simplesmente links que permitirão aos usuários de pesquisa encontrar conteúdo específico além da página inicial.

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Um bloco de FAQ

FAQ: Outro recurso de pesquisa importante é a seção de FAQ. Esse recurso pode aparecer em qualquer lugar em uma SERP. Normalmente, ele começa exibindo cinco das principais perguntas feitas sobre uma consulta de pesquisa e, conforme o usuário abre uma pergunta, outras relacionadas vão surgindo.

Quando alguém clica em uma pergunta na seção de FAQ, ela exibe a resposta para a pergunta, junto com um link para a fonte da resposta.

Avaliações: O Google, e outras SERPs, também pode exibir classificações de estrelas e contagens de comentários nos resultados de pesquisa orgânica. Além de comentários sobre empresas locais e outros dados que você vê em anúncios de compras e propagandas relacionadas principalmente a pesquisas de serviços como pacotes de viagens ou empresas de internet banda larga.

Imagens: Quando o Google antecipa que uma consulta de pesquisa seria melhor respondida visualmente, eles usam o recurso de imagens. Esse recurso pode aparecer em qualquer lugar da SERP. Quando clicado, o link vai para os resultados de pesquisa de imagens do Google para a consulta, além de detalhes adicionais sobre a imagem clicada.

Vídeos: Semelhante ao recurso de imagem, o recurso de vídeo das SERPs pode aparecer em qualquer lugar da página. O Google, geralmente, exibe uma seção de vídeos do YouTube em um snippet em destaque que funciona parecido com a sessão de FAQ e também pode apresentar o vídeo no momento em que ele se torna relevante para a pesquisa, colocando o usuário perto do momento em que a sua pergunta será respondida no vídeo.

Painéis de conhecimento: Os painéis de conhecimento são caixas de informações úteis geradas automaticamente, compiladas de várias fontes da internet. Eles geralmente aparecem no lado direito dos resultados da pesquisa. O mais comum é aparecer um Painel de Conhecimento com informações retiradas da Wikipédia.

Trechos em destaque: Os snippets em destaque geralmente aparecem no topo das SERPs, oferecendo uma parte do conteúdo de um dos principais resultados de pesquisa orgânica para uma consulta específica. Esse tipo de resultado, em geral, irá dispensar o usuário de clicar em uma página, já que a resposta pode aparecer bem no começo da SERP, mas se o usuário quiser se aprofundar no tema, ele já tem um resultado bem visível na pesquisa.

Resultados Pagos: Os resultados patrocinados de anunciantes que usam o Google Ads podem aparecer na parte superior e inferior das SERPs. Antes dos resultados orgânicos e do FAQ, uma consulta poderá exibir alguns resultados rotulados de “anúncio”. Isso fará com que você vá para uma página que pagou para estar naquela posição.

Anúncios do Shopping: Além dos anúncios de texto padrão, o Google também oferece aos varejistas a capacidade de criar anúncios de compras para seus produtos. Os anúncios do Shopping normalmente exibem o nome do produto, preço, imagem, varejista e classificação do produto.

Carrosséis: Os carrosséis geralmente aparecem no topo das SERPs, oferecendo respostas rápidas para a consulta de pesquisa. Por exemplo, uma pesquisa por “Elenco de Avatar 2” resulta em um carrossel de imagens com as imagens dos atores que estão presentes no filme.

Carrossel de imagens
Carrossel de Imagens

Respostas instantâneas: Quer obter uma resposta rápida para uma pergunta sem ter que clicar em um site? Respostas instantâneas é um recurso de pesquisa que o Google usa para exibir respostas para a consulta de um usuário de pesquisa na parte superior da SERP. Por exemplo, se você pesquisar a temperatura de hoje, o Google e outras SERPs pode mostrar essa informação rapidamente com base na sua localização. O Google também pode fornecer respostas instantâneas no topo das SERPs para os seguintes tipos de consultas.

  • Traduzir uma palavra ou frase.
  • Calculando o número de dias até uma data específica ou próximo feriado.
  • Descobrir o placar de um jogo esportivo recente.
  • Determinar a idade de alguém com base em sua data de nascimento.
  • Saber as datas para eventos populares, como convenções e festivais.
  • Ver o preço atual das ações e o resumo do mercado para ações populares.

Melhores Notícias: Se uma consulta de pesquisa tiver notícias relacionadas, o Google poderá exibir uma seção das principais notícias dos meios de comunicação. Essas notícias têm como intenção apresentar rapidamente as melhores fontes sobre uma situação atual. Por exemplo, uma pesquisa sobre a morte do jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé, mostrará vários resultados falando sobre o seu velório e outras informações relacionadas.

Tweets: Uma pequena porcentagem de SERPs apresentará em seus resultados os tweets relevantes para a consulta de pesquisa. Considerando que o Twitter e outras redes de microblogs são uma das principais formas que alguns cantores, atores ou políticos usam para divulgar informações rapidamente, as SERPs podem exibir essas informações nos resultados.

Aplicativos: Os usuários da pesquisa do Google em dispositivos móveis podem ver recursos disponíveis apenas em dispositivos móveis. Na pesquisa a seguir por aplicativos de edição de fotos, por exemplo, o Google pode exibir os aplicativos da loja da Apple ou da Google Play para que os usuários baixem os apps rapidamente.

Comparações de produtos: O Google tem a capacidade de coletar informações do produto e exibi-las nos resultados de pesquisa para usuários que desejam comparar produtos. Você pode ver uma lista lado a lado das imagens do produto, avaliações, preço e detalhes adicionais. Quando os usuários de pesquisa clicam no link de comparação detalhada, o Google exibe detalhes adicionais sobre os produtos comparados, com a opção de adicionar produtos adicionais para comparação quando relevante.

Empregos: O Google ajuda os candidatos a emprego agregando empregos de várias fontes na web e exibindo-os em SERPs para consultas como “empregos perto de mim”. Você pode conseguir visualizar as vagas rápidas sem a necessidade de clicar nos sites de busca de emprego. Um tipo de recurso que ajudar a economizar tempo ao buscar uma vaga.

FAQ Rápido

O que significa o termo SERP?

A página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) é a página que um mecanismo de pesquisa retorna depois que um usuário envia uma consulta de pesquisa. Além dos resultados de pesquisa orgânica, as páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) geralmente incluem pesquisa paga e anúncios de pagamento por clique (PPC).

O que é um exemplo de SERP?

Os recursos da SERP são elementos que aparecem na página de resultados do mecanismo de busca do Google que vão além dos tradicionais “10 links azuis”. Exemplos comuns de recursos SERP incluem trechos em destaque, painéis de conhecimento, carrosséis de vídeo e pacotes de imagens.

Como ter uma boa qualificação numa SERP?

O Google deseja fornecer aos usuários as respostas mais relevantes para suas consultas de pesquisa. Para ter uma classificação mais alta, sua página precisa realizar duas coisas críticas. Primeiro, deve ser relevante para a consulta de pesquisa e, segundo, deve ser um conteúdo de alta qualidade.

Qual é a diferença entre SEO e SERP?

Qual é a diferença entre SEO e SERP? SEO é um acrônimo para Search Engine Optimization, enquanto SERP é um acrônimo para Search Engine Results Page. São duas coisas diferentes, mas muito próximas.

O Google continua atualizando seu algoritmo e recursos de pesquisa para criar uma experiência melhor para os usuários de pesquisa. Esteja sempre atento a novos recursos que aparecem nas SERPs para suas consultas de pesquisa direcionadas. Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias, sobre como nossa lista de melhores TV smarts para você aproveitar e comprar agora, no nosso site.

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