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SEO White Hat vs Black Hat: Qual a Diferença e Qual Usar no seu Site

Black Hat ou White Hat? Qual é a melhor maneira de abordar o SEO no seu site? E o Grey Hat? Vale a pena usar?

Quando você começa a fazer o seu site e tenta conseguir uma boa posição nos mecanismos de pesquisa, é bem provável que você já tenha se deparado com os termos “white hat” e “black hat”. Muitas vezes esses termos estão ligados a hackers (página da Wikipédia) e com explicações que dizem que o “hacker white hat é bonzinho e o black hat é o malvado”. Mas, esses termos (e até esse estereotipo de “bom e mau”) também estão ligados ao SEO.

Como em qualquer setor tão grande quanto o  SEO (sigla para Search Engine Optimization), você encontrará muitas opiniões diferentes sobre as formas mais eficazes de abordar a otimização do site para os mecanismos de pesquisa. E embora muitas dessas táticas possam funcionar, e a ideia de qual é o “melhor” seja bastante subjetiva, há uma distinção que você precisa estar ciente: White Hat versus SEO Black Hat.

Embora alguns profissionais do SEOs possam pintá-las como “duas escolas de pensamento diferentes”, elas não são categorizações iguais, mas uma maneira certa e errada de fazer SEO. Então, vamos falar sobre as diferenças entre White Hat e SEO Black Hat, bem como as estratégias envolvidas em cada um, e alguns exemplos de SEO White Hat. Também discutiremos uma categoria intermediária menos comum e responderemos à pergunta “o que é SEO de Gray Hat?”

Se você quiser saber mais, continue lendo para aprender sobre essas diferentes abordagens de otimização de mecanismos de pesquisa — e como criar uma estratégia que não coloque sua empresa em risco. E em caso de dúvidas, é só deixar aí nos comentários.

Black Hat vs SEO White Hat: Qual é a diferença?

As maiores diferenças entre essas duas abordagens são que o SEO White Hat segue as diretrizes do Google e melhora a experiência do usuário, enquanto o SEO Black Hat viola essas diretrizes e geralmente é feito com total desrespeito aos usuários humanos, focando exclusivamente em atender ao robô do Google e fazê-lo pensar que o seu site é melhor do que ele é realmente. Dado que os objetivos principais por trás do White Hat e do SEO Black Hat são muito diferentes, não é de surpreender que haja muito pouca sobreposição nas táticas específicas envolvidas. Mais quais são as diferenças entre o SEO White Hat e o SEO Black Hat?

SEOBlack HatWhite Hat
SignificadoTécnicas usadas para obter classificações de pesquisa mais altas de maneira antiética.Está em conformidade com os designs dos mecanismos de pesquisa e não envolve fraude.
StatusReprovado pelos motores de busca.Aprovado pelos motores de busca.
ResultadoO site é eventualmente banido, desindexado ou penalizado por classificações mais baixas.Os resultados duram muito tempo.
TécnicasAs técnicas de black hat incluem preenchimento de palavras-chave, páginas ocultas e de entrada, criação de links, textos e links ocultos, spam de comentários em blogs .As técnicas de white hat incluem pesquisa, análise, reescrita de meta tags para serem mais relevantes, melhoria de conteúdo e redesenho da web.

SEO de White Hat

As diretrizes para webmasters do Google descrevem alguns princípios básicos a serem seguidos ao otimizar um site:

  • Crie páginas principalmente para usuários, não para mecanismos de pesquisa;
  • Não engane seus usuários com títulos click bait, pro exemplo;
  • Evite truques destinados a melhorar as classificações do mecanismo de pesquisa;

Uma boa regra geral ára saber se o que você está fazendo é Black ou White Hat é pensar se você se sentiria à vontade para explicar o que fez a um site concorrente ou a um funcionário do Google. Outro teste útil é perguntar: “Isso ajuda meus usuários? Eu faria isso se os mecanismos de busca não existissem?”

Pense no que torna seu site único, valioso ou envolvente. Faça seu site se destacar de outros em seu campo. O Google também explica que os proprietários de sites que defendem “o espírito dos princípios básicos” terão classificações melhores do que aqueles que usam práticas enganosas.

Portanto, desde que você mantenha seus visitantes em mente enquanto trabalha em seu site e faça alterações com o objetivo de proporcionar uma melhor experiência de navegação, pode ter certeza de que sua estratégia de SEO está alinhada com as diretrizes do Google.

Isso significa que táticas como escrever conteúdo útil e de alta qualidade, aumentar a velocidade da página, melhorar a experiência do usuário e trabalhar em prol da compatibilidade com dispositivos móveis são consideradas White Hat – e são os tipos de mudanças que terão um impacto positivo e duradouro em suas classificações.

Black hat | estratégia, marketing, redes sociais, seo, tecnologia, white hat | seo white hat vs black hat: qual a diferença e qual usar no seu site | 6cde8365 imagem 2023 01 05 114846299 | dicas/guias

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SEO de Black Hat

Embora as recomendações do Google para os tipos de estratégias que você deve usar sejam um pouco gerais e se refiram ao “espírito” por trás das mudanças, elas são muito mais diretas sobre as táticas que você não deve usar. Na verdade, eles dizem especificamente que as seguintes práticas podem levar a consequências:

  • Conteúdo gerado automaticamente;
  • Participar de esquemas de links;
  • Criação de páginas com pouco ou nenhum conteúdo original;
  • Redirecionamentos furtivos;
  • Texto ou links ocultos;
  • Páginas de entrada;
  • Conteúdo copiado;
  • Participar de programas afiliados sem agregar valor suficiente;
  • Carregando páginas com palavras-chave irrelevantes;
  • Criação de páginas com comportamento malicioso, como phishing ou instalação de vírus, trojans ou outro software malicioso;
  • Abusando da marcação de rich snippets;
  • Envio de consultas automatizadas ao Google;

Se você estiver usando qualquer uma dessas táticas, você está fazendo SEO Black Hat. Dito isto, é importante observar que esta não é necessariamente uma lista abrangente. Portanto, só porque uma tática não está listada aqui, não significa que seja segura de usar.

O que é SEO White Hat?

Primeiro, vamos dar uma olhada no termo SEO “White Hat”. Em suma, refere-se à maneira correta e ética de otimizar um site. Mas, para lhe dar uma ideia mais concreta do que significa, uma estratégia de White Hat atende aos três critérios a seguir.

1. Segue as diretrizes do mecanismo de pesquisa: A definição mais amplamente aceita de SEO White Hat é que ele segue as Diretrizes para webmasters do Google. Estas são as regras que o Google estabeleceu para definir a maneira correta de otimizar um site.

E enquanto eles entram em um pouco de detalhe sobre o que é uma estratégia de SEO “ética”, eles podem ser essencialmente resumidos em uma ideia simples: não seja manipulador. Portanto, em geral, se você não está tentando manipular as classificações ou enganar o algoritmo do Google, provavelmente está seguindo suas diretrizes e usando o SEO White Hat. Se quiser saber mais, você pode ler essa matéria sobre Core Web Vitals no nosso site.

2. Concentra-se em um público humano: SEO White Hat envolve fazer mudanças que são benéficas para os visitantes de um site. E quando você considera que a principal prioridade do Google é fornecer aos usuários os melhores resultados possíveis, faz sentido que esse seja um componente essencial da maneira “certa” de fazer SEO.

Felizmente, muitas das estratégias de SEO mais eficazes já envolvem a adoção de medidas que melhoram a experiência que um site oferece aos visitantes. Táticas como publicar conteúdo de alta qualidade e melhorar o tempo de carregamento da página melhoram o valor que os usuários têm de um site e a facilidade com que podem navegar, tornando-as estratégias aprovadas pelo Google.

3. É preciso uma abordagem de longo prazo: As estratégias que seguem as diretrizes do Google e criam uma experiência positiva para o usuário geralmente consomem mais tempo e trabalho do que os métodos Black Hat. Isso significa que levará tempo para ver os resultados desejados. Mas, por outro lado, o SEO White Hat também tem um impacto muito mais duradouro.

Isso ocorre porque, quando você usa estratégias projetadas para melhorar a experiência geral do site, pode ter classificações estáveis para as palavras-chave de destino. Como envolve investir em conteúdo que pode gerar resultados nos próximos anos e usar táticas que não o coloquem em risco pelas consequências do Google, o White Hat é uma abordagem de longo prazo.

O que é SEO Black Hat?

O SEO Black Hat é essencialmente o oposto do SEO White Hat. Ou seja, uma maneira “errada” de fazer SEO e considerada por muitos “desonesta” em relação a como atrair os usuários para o seu site. Se uma tática atender aos seguintes critérios, ela pode ser classificada como Black Hat.

1. Viola as diretrizes do mecanismo de pesquisa: As táticas de Black Hat violam as diretrizes do Google e, em muitos casos, são diretamente mencionadas nessas diretrizes como práticas que você não deve usar.

2. Baseia-se em táticas de manipulação: Enquanto o SEO White Hat envolve a busca de maneiras de melhorar a experiência do usuário, o SEO Black Hat depende da manipulação do algoritmo do Google para melhorar as classificações. Simplificando, se uma tática for projetada para fazer o Google pensar que um site oferece mais valor aos usuários do que realmente oferece, ela é enganosa – e é SEO Black Hat.

3. Concentra-se em “ganhos rápidos”: Muitas das estratégias envolvidas no SEO Black Hat são focadas em explorar brechas no algoritmo do Google que podem levar a melhorias nos rankings sem muito trabalho.

E embora algumas dessas táticas possam produzir resultados, elas quase sempre duram pouco. Isso ocorre porque o Google está constantemente aprimorando seu algoritmo para fornecer os melhores resultados aos pesquisadores e para impedir que os proprietários de sites que não fornecem uma ótima experiência de site tenham uma boa classificação.

Isso significa que os sites que usam estratégias de Black Hat correm o risco de perder suas classificações sempre que há uma nova atualização de algoritmo – tornando essa uma abordagem de muito mais curto prazo do que o SEO de White Hat.

O que é o SEO Gray Hat?

Embora esse seja um termo menos comum, às vezes você ouvirá os SEOs se referirem a táticas de “Gray Hat”. E, como você deve ter adivinhado, esse termo é usado para descrever estratégias que ficam entre o SEO White Hat e o SEO Black Hat. Na maioria dos casos, eles podem ser considerados manipulativas, mas o Google não as considerou como práticas a serem evitadas.

Portanto, embora possam ser menos arriscadas do que as táticas que o Google definiu explicitamente como “ruins”, elas ainda têm potencial para consequências. Por exemplo, táticas como criar páginas de entrada, construir microsites e enviar para diretórios de links são consideradas “Gray Hat”. Ocasionalmente, você encontrará debates sobre se eles são seguros de usar ou simplesmente não valem o risco.

Os riscos de usar táticas de Black Hat ou Gray Hat

O uso de táticas que tentam manipular o algoritmo do Google tem duas consequências possíveis. Seu site pode ser rebaixado nas classificações devido a uma atualização de algoritmo ou penalizado manualmente pelo Google.

Atualizações de algoritmo: O Google atualiza regularmente seu algoritmo com o objetivo de melhorar os resultados que entrega aos usuários. E muitas dessas atualizações são projetadas para fechar as brechas exploradas pelo SEO Black Hat.

Por exemplo, uma das mudanças mais notáveis foi a atualização “Penguin” de 2012, projetada para direcionar sites que compram links ou usam práticas de links com spam.

Quando essa atualização foi lançada, milhares de proprietários de sites que usavam práticas de links enganosos viram suas classificações caírem — e perderam todos os resultados obtidos por meio dessas práticas.

Desde então, o Google lançou inúmeras atualizações visando práticas manipuladoras de SEO. Portanto, embora essas atualizações não tenham como alvos proprietários de sites específicos ou os “banam” dos resultados de pesquisa, elas podem ter um impacto sério nas classificações de sites que usam táticas de Black Hat.

Penalidades

Sites que usam SEO Black Hat também correm o risco de uma ação manual do Google. Essas penalidades são dadas por revisores humanos da equipe do Google e indicam que um site foi sinalizado por violar suas diretrizes. E, ao contrário das atualizações de algoritmo, as ações manuais podem impedir que os sites apareçam nos resultados da pesquisa. Nesse caso, as táticas de Black Hat podem ter o resultado exatamente oposto ao que os SEOs que as usam pretendem.

Uma preocupação comum entre os proprietários de sites é se o link building é considerado SEO Black Hat. Afinal, a maioria dos proprietários de sites cria links apenas com o objetivo de melhorar as classificações. Eles não afetam a experiência do usuário e seu principal objetivo é melhorar a credibilidade de um site nos mecanismos de pesquisa.

Então, isso significa que você não deve tentar ganhar links para seu site?

Felizmente, a resposta é não – mas você deve ter cuidado com as táticas que usa.

Como o Google descreve em suas diretrizes, você não deve participar de esquemas de links e programas afiliados que não fornecem valor. E você nunca deve tentar comprar links. Mas, desde que você não esteja tentando manipular o algoritmo do Google com spam, links não naturais, tomar medidas para ganhá-los não é uma prática inerentemente Black Hat.

Atenha-se às táticas de SEO White Hat

SEO de White Hat leva tempo. Requer uma quantidade significativa de tempo, esforço e, muitas vezes, dinheiro, para alcançar resultados significativos. Como resultado, você pode ficar tentado a procurar atalhos no SEO Black Hat para acelerar o processo. Mas quando se trata disso, os riscos simplesmente não valem as recompensas potenciais. Ou seja, MANTENHA-SE USANDO AS TÉCNICAS WHITE HAT.

White hat
Mantenha-se no White Hat

Invista em uma estratégia de White Hat e você terá muito mais sucesso a longo prazo — sem ter que se preocupar com atualizações de algoritmo ou possíveis penalidades. À medida que você se aprofunda no mundo do marketing digital e nas melhores maneiras de otimizar seu site, o debate de SEO Black Hat versus SEO White Hat é algo que você pode encontrar com frequência.

E quando o fizer, lembre-se de que este não é um debate que vale o seu tempo. SEO White Hat é, à queima-roupa, a melhor abordagem – e você não deve ouvir ninguém que tente dizer o contrário. Embora o SEO Black Hat possa permitir que alguns proprietários de sites tenham ganhos rápidos, ele viola diretamente as diretrizes do Google, depende de táticas manipuladoras e, em última análise, tem muito mais probabilidade de vocêe levar uma penalidade do que aos resultados desejados.

O SEO de White Hat, por outro lado, segue as diretrizes do mecanismo de pesquisa, concentra-se em um público humano e adota uma abordagem de longo prazo – todos essenciais para causar um impacto positivo e duradouro na visibilidade da pesquisa. Então, com isso em mente, você pode estar se perguntando o que exatamente você pode fazer para otimizar seu site de uma forma que tenha um impacto positivo.

FAQ Rápido

Qual ‘hat’ é bom para SEO?

Existem várias maneiras pelas quais o uso de white hat é muito útil. Embora seja um processo lento, ele oferece melhores resultados e é mais orientado a longo prazo. White hat também traz uma reputação para o seu site para o Google, o que tornaria difícil para os outros sites substituí-lo.

Por que o SEO de white hat SEO é melhor?

O uso de técnicas de white hat SEO ajuda a garantir que os mecanismos de pesquisa continuem a listar seu site nos resultados de pesquisa. Alguns mecanismos de busca, quando detectam métodos de black hat SEO, podem banir temporariamente ou permanentemente esse URL

O que é um exemplo de SEO black hat?

Exemplos comuns de estratégias de SEO black hat incluem o uso de texto invisível, páginas de entrada, preenchimento de palavras-chave, troca de páginas ou a adição de palavras-chave não relacionadas a uma página.

O uso de backlinks é considerado SEO Black Hat?

Os backlinks passam ‘autoridade’ para o seu site e suas páginas individuais, ajudando-as a serem vistas como mais confiáveis – e, portanto, mais dignas de classificações mais altas. Mas se você fizer spam desses links indiscriminadamente, ou se esses links não forem relevantes para o público deles, você será considerado um praticante de black hat.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade. Qual é o tipo de SEO que você usa? O que você pensa sobre o SEO Grey Hat? Diga o que você acha e aproveite para ler mais notícias, sobre como os teclados HyperX Alloy Origins, no nosso site.

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