Como tirar um PrintScreen dos seus Jogos

Às vezes, só apertar a tecla não resolve, então, saiba alguns métodos alternativos para tirar um prinscreen do seu jogo

Você já quis poder gravar uma imagem daquele momento especial do seu jogo? Tirar um printscreen daquele dano absurdo que você conseguiu causar do inimigo? Aquela paisagem bonita está vendo naquela cutscene e eternizar tudo como uma foto? Não é tão difícil quanto pode parecer, e alguns jogos, já vem com um modo fotografia que permitem até mesmo pausar o jogo, colocar o personagem em poses divertidas e fazer uma captura da tela usando uma câmera livre.

O atalho mais comuns para fazer uma captura de tela da área de trabalho do PC, simplesmente apertar a tecla printscreen do teclado, às vezes, não funciona corretamente em alguns jogos. Você pode pegar uma tela preta ou uma imagem de sua área de trabalho ao pressionar o botão ao fazer uma captura de tela de um jogo em tela inteira. Por isso, outros métodos podem ser necessários caso você queira uma imagem mais elaborada e bonita.

Tirar um printscreen
Fazer um bom print pode até virar um quadro

Como tirar um PrintScreen dos seus Jogos

O Steam tem um atalho exclusivo para fazer um print da tela do seu jogo e esse recurso está embutido nos drivers gráficos da Geforce e da AMD também. Se você está jogando um jogo, com o driver mais atualizado da Nvidia, pode até aproveitar as vantagens do “NVIDIA Ansel” para pausar o jogo e tirar uma captura de tela do seu personagem do jeito que você quiser. Veja como usar esses diferentes métodos.

Captura de Tela pela Steam

Se estiver jogando via Steam, você pode usar esse recurso de printar a sua tela, com o atalhoo embutido na sobreposição do Steam e tirar uma foto do que está na vendo na tela no momento. Pressione a tecla “F12” do teclado para fazer uma captura de tela. Você ouvirá um som de obturador e uma notificação de “Captura de tela salva” aparecerá no canto inferior direito da tela.

Você pode alterar a tecla F12 para outra tecla de atalho, se desejar. Na interface do Steam, clique em Steam> Configurações> No jogo e altere a opção “Teclas de atalho de captura de tela”.

-- Publicidade --

Para ver as capturas de tela tiradas dentro do jogo, você pode abrir a “Sobreposição da Steam” pressionando Shift + Tab (ou no seu atalho de teclado personalizado, se você alterou isso na Steam) clicar no botão “Exibir capturas de tela” na sobreposição.

Configurações da steam
Configurações da Steam

Depois de sair do jogo, você também pode ver suas capturas de tela da página do jogo em sua biblioteca do Steam. Role para baixo até a parte inferior da página do jogo e você verá uma seção Capturas de tela com um botão “Exibir biblioteca de capturas de tela”.

A biblioteca de capturas de tela permite que você mande seus prints de tela para a Steam, compartilhando-as publicamente, ou apenas para amigos ou privadas e, opcionalmente, compartilhá-las no Facebook. Há também um botão “Mostrar no disco” e aqui ela mostrará os prints de tela como arquivos de imagem no seu PC, assim você pode fazer o que quiser com elas.

Faça capturas de tela usando atalhos no jogo

Muitos jogos, particularmente jogos que não estão na Steam, têm suas próprias funções de prints de tela ou atalhos integrados para isso. Alguns tem o “Modo Foto”, que podem ser acessado via as configurações do jogo. Esta tecla de captura de tela geralmente é apenas a tecla “Print Screen”, mas pode ser uma tecla diferente em alguns jogos. Tecle a tecla em questão e o jogo salvará uma captura de tela e veja o que acontece.

Nos jogos que estão na Battle.net, da Blizzard, por exemplo, a tecla Print Screen sempre salva uma captura de tela. Você pode então pegar suas telas em uma pasta em seu HD (embora isso seja diferente para cada jogo da própria Blizzard). Por exemplo, no caso do Overwatch, o jogo armazena suas capturas de tela em Documents\Overwatch\ScreenShots\Overwatch.

-- Publicidade --

Dependendo do jogo do qual você está fazendo uma captura de tela, pode ser necessário realizar uma pesquisa na web ou olhar o menu de configuração de atalho do teclado para encontrar a chave da captura de tela e salvar o local.

Usando o NVIDIA GeForce Experience

Geforce experience
GeForce Experience

Se você tem uma placa de vídeo da Nvidia, provavelmente tem o software Nvidia Geforce Experience instalado em seu PC. Ele tem alguns truques na manga, incluindo um recurso básico de prints de tela que deve funcionar em todos os jogos. Para fazer um print da tela com o GeForce Experience, pressione Alt + F1. A captura de tela será salva na galeria GeForce Experience e você verá uma notificação “A captura de tela foi salva na Galeria” no canto superior direito da tela.

Para ver as capturas de tela, você pode pressionar Alt + Z, funciona até mesmo na área de trabalho do Windows, para ver a sobreposição do Geforce Experience. Clique em “Galeria” para ver suas capturas de tela junto com qualquer vídeo que você salvou. Você também pode achar as capturas de tela em Vídeos \ [Nome do jogo] junto com todos os vídeos que você gravou com o GeForce Experience.

Faça Prints Usando o Nvidia Ansel

Além das capturas de tela básicas, o GeForce Experience tem um recurso ainda mais impressionante, chamado NVIDIA Ansel, que pode tirar screenshots do jogo usando uma câmera de movimento livre.

Isso funciona apenas em jogos específicos em que o desenvolvedor ativou o suporte ao recurso, por isso, apenas alguns jogos terão suporte a ele. Você pode ver a lista completa de jogos habilitados para o Ansel no site da Nvidia. Jogos AAA como Dishonored 2, Hellblade: Senua’s Sacrifice, Middle-earth: Shadow of War e The Witcher 3: Wild Hunt estão inclusos nesta lista.

-- Publicidade --

Para usar NVIDIA Ansel em um jogo habilitado, simplesmente pressione Alt + F2. A jogabilidade congelará e você verá uma barra lateral “Ansel” aparecer. Você pode usar as teclas de movimento do teclado e clicar e arrastar com o mouse para reposicionar a câmera na cena do jogo para que você possa fazer a captura de tela perfeita.

Você pode alterar as opções na barra lateral para dar à captura de tela um efeito de filtro diferente (como tom de sépia) ou ajustar o campo de visão. Na parte inferior, você pode selecionar se quer tirar uma captura da tela normal, uma captura de tela de superresolução (que é ainda mais bonita do que uma captura de tela normal) ou uma captura de tela em 360° graus e essas podem ser visualizadas de várias maneiras, incluindo com um navegador da web de desktop ou com óculo de realidade virtual, como um Oculus Rift, HTC Vive ou Google Cardboard.

Clique no botão “Snap” e sua captura de tela será salva. Você pode continuar fazendo quantas capturas de tela diferentes quiser da cena pausada. Quando terminar, elas estarão salvas na sua galeria do GeForce Experience. Pressione Alt + Z e clique em “Galeria” para visualizá-las. Essas capturas de tela também aparecerão em Vídeos \ [Nome do jogo] junto com quaisquer vídeos ou capturas de tela normais do GeForce Experience que você fez.

Leve as Melhores GPU para sua Casa

Print de Tela com o AMD ReLive

Se você tiver uma placa de vídeo da AMD, você pode usar o recurso AMD ReLive para fazer um print da sua tela – mas apenas se tiver uma GPU baseada na arquitetura AMD Graphics Core Next (GCN). Não há nada sofisticado aqui como o NVIDIA Ansel. Você pode usar este recurso para fazer capturas de tela, bem como capturar vídeos, assim como faria com o Steam ou NVIDIA GeForce Experience.

-- Publicidade --

Depois de habilitar o ReLive, você pode pressionar Ctrl + Shift + E ou Alt + Z e clicar em “Captura de tela” para fazer uma captura de tela de um jogo. Por padrão, ele salvará as capturas de tela feitas na pasta Vídeos.

Com a barra de jogos do Windows 10

Como tirar um printscreen dos seus jogos | f6bdf579 print2 | married games dicas/guias |. Geforce, amd, nvidia, software, steam, windows | tirar um printscreen
Barra de jogos do Windows

A Barra de Jogo do Windows 10 também inclui um recurso de captura de tela, então você também pode usá-lo se uma das opções acima não funcionar. Para usá-lo, você pode pressionar Windows + Alt + Print Screen ou Windows + G para abrir a barra de jogo e clicar no botão em forma de câmera “Screenshot” na barra. Esses atalhos de teclado podem ser alterados em Ajustes> Jogos> Barra de jogos, se desejar.

Ao fazer uma captura de tela com a barra de jogo, você verá uma notificação do Xbox “Captura de tela salva” no canto inferior direito da tela. As capturas de tela que você tirou dessa forma aparecerão em Vídeos \ Capturas junto com quaisquer vídeos que você tenha capturado com o recurso Game DVR do Windows 10.

Estes são os métodos mais comuns para se fazer um Printscreen dos seus jogos. Claro, com eles você fará prints lindos e ainda poderá usar um software de edição para manipular as imagens como quiser. Veja aqui uma lista com softwares de edição grátis. Você também pode ler mais sobre tecnologia e outras notícias. Aproveite e deixe um comentário dizendo qual o método você usa normalmente!

-- Publicidade --
Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.