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Tráfego Pago x Orgânico: Um Guia para Entender e Começar a Usar

O que você quer para o seu site? Resultados rápidos com custo ou resultados mais demorados e mais baratos? Entenda a diferença entre o Tráfego Pago e o Tráfego Orgânico

O que você acha melhor? Pagar um preço recorrente e potencialmente volátil por acessos garantidos para seu site (não necessariamente vendas, mas sim acessos) ou fazer um investimento único para gerar – não garantido – a mesma quantidade de acessos?

É uma pergunta difícil.

Mas é a diferença entre tráfego pago e orgânico, como através dos anúncios pagos no Google, por exemplo. Embora os objetivos finais sejam presumivelmente os mesmos, os meios para alcançá-los diferem muito. Como essas metodologias aparentemente diametralmente opostas funcionam na realidade? É possível combiná-las?

Saiba que ambos os tipos têm um papel a desempenhar em sua estratégia de SEO e você não precisa obrigatoriamente escolher entre usar um ou outro.

Vamos detalhar cada tática, seus benefícios (e desvantagens) e sua relevância para o SEO hoje. E se você ficar com dúvidas, é só deixar aí nos comentários.

O Que É Tráfego Orgânico?

O tráfego orgânico engloba os visitantes que chegam ao seu site por meio de mecanismos de pesquisa – sem que você pague diretamente por esse caminho. Ao clicar em listagens orgânicas que aparecem nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa, os usuários são trafegados para o seu site por meio de suas próprias iniciativas naturais. Por que alguém clicaria em um resultado em detrimento de outro? Por uma série de razões:

  • Parecia ser a informação mais relevante e útil disponível na página.
  • Parecia ser de uma fonte confiável e experiente.
  • Parecia combinar com a intenção de busca distinta naquele momento.

O tráfego orgânico é apenas isso: orgânico. Ele capacita os pesquisadores a encontrar informações on-line que melhor atendam às suas necessidades, sem serem coagidos ou manipulados a clicar em anúncios pagos. O espaço publicitário é comprado pelas marcas a uma taxa predeterminada, concedendo-lhes, essencialmente, o direito sobre ser o primeiro link que recebe a atenção dos pesquisadores quando eles usam um site de pesquisa.

Você pode pensar em anúncios pagos como o “1%” artificial, vivendo no topo das SERPs (os mecanismos de pesquisa, como o Google, Bing ou DuckDuckGo) por nenhum outro motivo além de poder comprar seu caminho para o topo. A orgânica, por outro lado, depende de uma relação mais elementar de pesquisa de negócios sem escalas ponderadas: apenas a oportunidade de se envolver de forma significativa para fins mutuamente benéficos. Eu (o pesquisador) quero informações e você (empresa) parece tê-las.

Trafego pago | estratégia, google ads, marketing, marketing de conteúdo, redes sociais, seo | tráfego pago x orgânico: um guia para entender e começar a usar | 6cde8365 imagem 2023 01 05 114846299 | dicas/guias

Quais tipos de conteúdo são melhores para tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é gerado por meio da otimização do mecanismo de pesquisa. Você escreve conteúdo amigável para pesquisa, ele aparece nas SERPs, os usuários encontram sua página e clicam nela.

A prática do SEO é produzir a página mais abrangente, prática e útil para que ela tenha uma classificação alta nas SERPs e os usuários orgânicos possam encontrá-la da maneira mais perfeita possível. E embora esse caminho represente o tráfego orgânico como uma métrica, o SEO não é uma tática fixa e estática que garante que 1.000 visitantes do site hoje sejam iguais a outros 1.000 visitantes do site amanhã.

A qualquer momento, um concorrente pode produzir um conteúdo mais eficaz e desviar o tráfego do seu site para o dele. Portanto, o foco principal do conteúdo para SEO deve ser superar as páginas dos concorrentes e manter suas páginas atualizadas. Isso normalmente é realizado por meio de:

  • Artigos de blog, geralmente perenes.
  • Landing pages, focadas em produtos ou serviços.
  • Vídeos.
  • Infográficos.

Como você pode ver, o tráfego orgânico costuma estar no topo do funil e a intenção do pesquisador é informativa. A chave é atrair tráfego para páginas que permanecerão em seu site por um longo tempo (ou para sempre), otimizadas em torno de uma única palavra-chave semente e que fornecem informações em um ambiente adaptado a experiência do usuário.

O que é Tráfego Pago?

O tráfego pago dos mecanismos de pesquisa chega aos sites quando um usuário clica em um anúncio colocado em uma SERP para um determinado termo de pesquisa. Esse anúncio é criado e pago por uma empresa – com o auxílio de uma plataforma de anúncios – que busca aparecer primeiro nos buscadores.

Google ads
Google Ads

Como você pode ver, o objetivo das campanhas de tráfego orgânico e pago é o mesmo: ser clicado com mais frequência do que qualquer outra pessoa competindo pelo mesmo termo de pesquisa. A publicidade de pesquisa paga existe dentro de uma plataforma automatizada de lances de leilão aberto, como o Google Ads. O Google define um preço para uma palavra-chave e as empresas fazem lances para essa palavra-chave. Google então:

  • Avalia seu lance máximo (geralmente medido como pagamento por clique ou PPC).
  • Avalia a relevância de seu anúncio proposto em relação ao termo que está sendo licitado.
  • Atribui um Índice de qualidade, uma medição da taxa de cliques, qualidade da página de destino e relevância do anúncio.

Ao observar as SERPs, você notará que geralmente há vários anúncios na parte superior e inferior. Mas então, como o Google decide onde classificar seu anúncio?

Como já discutimos detalhadamente antes, os recursos de SERP do Google geralmente são incrivelmente direcionados e comercializados para anúncios pagos. Quando há muitos lances para as mesmas consultas, neste caso, “software de marketing de conteúdo” e “Minecraft”, por exemplo, o Google atribui uma classificação de anúncio ao seu anúncio, que determina a posição nas SERPs em que o anúncio será destaque.

A fórmula rápida é: Lance máximo X Índice de qualidade = Classificação do anúncio = Posição de pesquisa.

Também é importante observar que, em geral, quanto maior o Índice de qualidade, menor o custo por clique (CPC). Assim, você pode realmente economizar dinheiro tornando seus anúncios de busca tão criativos, direcionados e relevantes quanto possível. Você pode realmente economizar dinheiro tornando seus anúncios de pesquisa o mais criativos, direcionados e relevantes o possível.

Quais tipos de conteúdo são melhores para tráfego pago?

Como a publicidade paga requer ajustes consistentes de lances e gastos com marketing, as empresas tendem a usá-la mais para palavras-chave de intenção comercial, como por exemplo “internet banda larga”, “roupas e acessórios”, “desentupir pias” ou outros bens de consumo e serviços.

Logicamente, se você vai pagar por espaço publicitário, o ideal é que esse tráfego também seja convertido em clientes. Dessa forma, você está trazendo seu tráfego diretamente para suas páginas de serviços e vendas, encurtando a jornada do comprador e, com sorte, fechando um negócio. Se você pesquisa algo um tanto “subjetivo” quanto, por exemplo, “blog”, fica mais difícil dos mecanismos de pesquisa saberem exatamente oque você está procurando. “Ele está procurando um blo? Qualquer blog? Como fazer um blog?” e os anúncios podem não aparecer.

Agora, uma palavra mais específica como “camisetas masculinas”, o tanto de resultados de anúncios que apareceram, será algo considerável. Assim, segue-se que os formatos de conteúdo focados em vendas são os mais propícios ao tráfego pago.

Esses ativos podem ser:

  • Páginas de destino do produto.
  • Páginas de destino da oferta de serviços.
  • Preenchimentos de formulário.
  • Páginas de check-out.
  • Demonstrações da Web.

Os defensores do modelo orgânico costumam usar esta analogia:

Publicidade paga é como alugar uma casa. Você paga custos mensais recorrentes que podem aumentar devido a fatores fora de seu controle. SEO é como comprar uma casa. Você faz uma hipoteca (um investimento inicial), mas tem valor de longo prazo (capital) e propriedade total para mostrar isso.”

A validade dessa declaração cabe a cada profissional de marketing determinar, pois há vantagens e desvantagens definidas em cada abordagem. Mas qual é o melhor? O trafego orgânico ou trafego pago?


Tráfego OrgânicoTráfego Pago
Qual é mais mensurável?As métricas de SEO e de nível superficial são difíceis de correlacionar com o ROI real, embora seja possível com conhecimento avançado de GA.As métricas de anúncios são automatizadas, facilmente compreendidas e facilmente rastreadas antecipadamente.
Qual é mais sustentável?O marketing orgânico é, por definição, uma disciplina perene. Depois que uma página da Web é criada, ela existe para sempre, atraindo tráfego ad infinitum.Anúncios pagos são executados apenas quando são financiados. Assim que os orçamentos esgotam ou os CPCs ficam muito altos, não é mais fácil justificar o gasto com anúncios.
Qual produz mais ROI?O SEO produz três vezes mais leads do que a pesquisa paga, a longo prazo.Como o marketing orgânico normalmente leva seis meses para mostrar o ROI, o marketing pago é realmente mais lucrativo no curto prazo. O ROI é, na maior parte, estimado antecipadamente.
Qual é mais rentável?Dependendo dos orçamentos, táticas, época do ano e setor, a relação custo-benefício varia. No entanto, o SEO fornece ROI de longo prazo por uma fração do custo de anúncios pagos. Para programas estratégicos de marketing corporativo, o SEO é o melhor retorno para seus investimentos.Os anúncios pagos são mais comerciais e também muito dependentes da sazonalidade e da concorrência. Caso um novo negócio entre em seu mercado ou sua alta temporada se torne mais competitiva, seus gastos com anúncios podem disparar exponencialmente apenas para retornar o mesmo ROI – mas com margens menores.
Qual é mais fácil de começar imediatamente?Orgânico é um jogo perene, mas as escolhas feitas hoje podem trazer benefícios inesperados amanhã e todos os dias depois. Como tal, requer mais planejamento, talento e adaptabilidade a possíveis mudanças no algoritmo de busca.Existe algum nível de conhecimento técnico necessário, mas uma campanha publicitária paga geralmente é mais fácil de executar. Muitas vezes, requer menos pessoas envolvidas e menos planejamento de longo prazo.

Combinando os benefícios de ambas as fontes de tráfego

Muitas vezes, o melhor para o seu site pode ser uma combinação de ambas as estratégias. Há hora e lugar para orgânicos e pagos. Como visto acima, se existe a oportunidade de sua empresa possuir uma palavra-chave de intenção comercial de alto valor, especialmente na alta temporada, seria tolice não fazê-lo, mesmo que isso exija gastos pagos. Embora seja sempre um equilíbrio entre o dinheiro que entra e o que sai, os CPCs acessíveis que estão dentro do seu orçamento devem levá-lo a um modelo de anúncio pago.

Por outro lado, se você deseja aumentar o tráfego geral em todo o site, criar conteúdo compartilhável para mídias sociais e distribuir materiais relevantes para leads por e-mail, o tráfego orgânico é sua aposta certa.

Quais são seus principais objetivos? Qual é o seu gasto? Qual é a sua linha do tempo? Agora trabalhe para trás para determinar suas táticas, sejam elas pagas ou orgânicas. Se quiser mais dicas de como conseguir um bom tráfego orgânico, temos aqui no site uma série de matérias sobre SEO, basta seguir o site e não perder nenhuma.

FAQ Rápido

Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

O tráfego orgânico é qualquer tráfego que chega ao seu site a partir de um mecanismo de pesquisa, mas não é pago. Qualquer tráfego orgânico será resultado de seus esforços de marketing de entrada e SEO. Tráfego de pesquisa paga é qualquer tráfego proveniente de uma campanha de pesquisa paga que você lançou em um mecanismo de pesquisa como Google ou Bing.

Tráfego orgânico ou pago é melhor?

Se você está procurando os resultados mais rápidos, a pesquisa paga é melhor, mas se você está procurando os resultados mais econômicos, a resposta se torna menos clara. Em geral, a pesquisa orgânica é mais econômica a longo prazo.

Por que as campanhas de tráfego pago falham?

Uma boa campanha de tráfego pago deve consistir em vários pequenos grupos de anúncios, cada um sendo personalizado de acordo com suas respectivas palavras-chave. Colocar dezenas ou até centenas de palavras-chave no mesmo grupo de anúncios é uma receita para o fracasso. Seus anúncios não serão relevantes, causando uma taxa de cliques (CTR) mais baixa e um Índice de qualidade mais baixo.

Quais são as desvantagens da pesquisa paga?

As desvantagens da pesquisa paga incluem: Modelo de cobrança baseado no custo por clique, não por lead – cada clique em um de seus anúncios custa dinheiro e, conseguindo ou não os leads ou vendas, esse clique será cobrado.

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