Windows 11: como instalar de forma rápida e oficial

Você precisa ter o Windows 10, mas é rápido e fácil

Finalmente está entre nós: ontem, dia 28 de junho de 2021, a Microsoft lançou a primeira versão do Windows 11 para membros do programa Windows Insider. Veja como se inscrever e instalar o Windows 11 Insider Preview em seu computador.

-- Publicidade --

O Windows 11 está em um estado inicial e incompleto. Ele tem bugs e falhas e pode corromper seus dados. Portanto, instale apenas o Windows 11 Preview em uma máquina de teste e apenas se você tiver backups completos de seus dados.

Este não é um lançamento de produto do Windows 11 destinado ao uso diário – o objetivo é ajudar a Microsoft a identificar bugs e corrigi-los antes do lançamento completo do Windows 11 ainda este ano.

Windows 11

Requisitos mínimos do Windows 11

Antes de começarmos a instalar o Windows 11, primeiro você precisará verificar se o seu PC atende aos requisitos do sistema.

A maneira mais rápida de fazer isso é baixando o aplicativo gratuito PC Health Check da Microsoft e executando-o em sua máquina. Você receberá uma mensagem informando que você está pronto para continuar ou que seu PC não pode executar o Windows 11, junto com alguns detalhes sobre por que ele não atende aos requisitos.

O aplicativo PC Health Check executará uma verificação rápida do seu sistema. Depois de alguns momentos, você verá o resultado. Se a mensagem disser: “Este PC pode executar o Windows 11”, você está pronto para continuar.

Windows 11

Se você vir uma mensagem que diz: “Este PC não pode executar o Windows 11”, seu dispositivo não atende aos requisitos de sistema para o Windows 11. A Microsoft menciona que você ainda terá atualizações do Windows 10 daqui para frente. O Windows 10 continuará a ter suporte até 14 de outubro de 2025.

Se o seu PC falhou inesperadamente neste teste, certifique-se de que a inicialização segura esteja habilitada no BIOS, reinicie o Windows e execute o teste PC Health Check novamente. Se isso não funcionar, consulte a lista de requisitos do sistema abaixo.

Não conseguiu ativar o Windows 11? Os artigos abaixo vão lhe ajudar:

É importante notar que a Microsoft anunciou que está relaxando alguns dos requisitos do sistema para corresponder aos requisitos mínimos de adesão ao programa Windows Insider durante o período de visualização do Windows 11.

Se você preferir não executar o aplicativo PC Health Check, também pode revisar os requisitos de sistema do Windows 11 e compará-los com as especificações de sua máquina manualmente.

Com o Windows 11 chegando ao final de 2021, a Microsoft anunciou as especificações mínimas do sistema necessárias para rodar o novo sistema operacional. Sabendo disso, você pode ver se o seu PC com Windows 10 está à altura da tarefa. Confira abaixo os requisitos mínimos para conseguir rodar o Windows 11:

  • Processador: 1 GHz ou mais rápido com 2 ou mais núcleos em um processador de 64 bits compatível. (A Microsoft fornece uma lista de processadores compatíveis em seu site).
  • RAM: 4 gigabytes ou mais
  • Armazenamento: dispositivo de armazenamento de 64 GB ou maior (como um disco rígido ou SSD)
  • Firmware do sistema: UEFI e capacidade de inicialização segura
  • TPM: Trusted Platform Module 2.0 (comum em placas-mãe fabricadas após 2016)
  • Placa de vídeo: compatível com DirectX 12 ou posterior com driver WDDM 2.0
  • Tela: uma tela HD com resolução de pelo menos 720p (1280 × 720) maior que 9″ na diagonal, 8 bits por canal de cor
  • Conexão com a Internet e contas da Microsoft: o Windows 11 Home Edition requer uma conexão com a Internet e uma conta da Microsoft para configurar o dispositivo na primeira utilização. Tirar um dispositivo do modo Windows 11 S também requer uma conexão com a Internet.

De todos esses recursos, o requisito do TPM 2.0 pode ser o motivo mais inesperado para o seu PC com Windows 10 um pouco mais antigo não poder executar o Windows 11. Você pode verificar a versão do TPM do seu sistema executando tpm.mscna na função Executar.

Em alguns lugares, a Microsoft disse que você precisará de um dispositivo com chip TPM 2.0, que exige um computador relativamente novo. Em outros, ele mencionou um requisito “leve” para o TPM 2.0 e um “requisito pesado” para o TPM 1.2, que abrange a maioria dos computadores nos últimos cinco anos. Essa reviravolta levou a que oportunistas tentassem ganhar dinheiro com os chips TPM.

Mas agora a Microsoft removeu esse palavreado, e não está mais claro qual é o caso. Parece que o novo requisito mínimo é o TPM 2.0, mas a Microsoft não está se comunicando bem. Em qualquer caso, a inicialização segura é um requisito. Para piorar as coisas, a princípio, se a ferramenta de compatibilidade da Microsoft determinou que seu PC não é compatível com o Windows 11, ela não diz o por quê.

Mas tudo ainda é muito confuso. Portanto, por enquanto, a melhor coisa que você pode fazer é experimentar a ferramenta PC Health Check. Mas se o seu processador não estiver na lista da Microsoft, a única solução é um novo processador ou PC.

Se mesmo assim, ainda não consiga, nós fizemos um post explicando como ativar o Windows 10 original e oficial, de forma rápida e barata, no seu PC. Nele você verá como obter uma chave de produto e ativá-la, sem precisar se preocupar ou sair de casa. Leia mais no nosso post sobre como ativar o Windows 10.

Como atualizar para o Windows 11

Participe do programa Windows Insider

Para dar uma espiada no Windows 11, você precisará ingressar no Programa Windows Insider, que é como se inscrever para ser um testador beta dos primeiros lançamentos do Windows. É totalmente gratuito (na verdade, você está ajudando a Microsoft testando seu software gratuitamente).

  1. Acesse o site do Windows Insider e clique em “Registrar”. Em seguida, entre com sua conta da Microsoft (se você não tiver uma conta da Microsoft, será necessário criar uma primeiro).
Windows 11

Depois de clicar em vários termos e condições, você será inscrito. Parabéns!

2. Agora que você é um Windows Insider, faça login no PC com Windows 10 que deseja atualizar para o Windows 11 Preview. Abra Configurações e clique em “Atualização e segurança” e, em seguida, selecione “Programa Windows Insider” na barra lateral.

Windows 11: como instalar de forma rápida e oficial | 5c03db4a atualize | married games dicas, artigos, tecnologia | microsoft, sistema operacional, tecnologia, windows 10, windows 11 | windows 11

Neste ponto, se você tiver os Dados de Diagnóstico Opcionais desativados na instalação do Windows 10, as Configurações informarão que você precisa ativá-los antes de instalar as atualizações do Insider. Se for esse o caso, siga o link fornecido na página Configurações, ative os Dados de Diagnóstico Opcionais e volte para Configurações> Atualização e segurança> Programa Windows Insider. Uma vez lá, clique em “Primeiros passos”.

Observação: se o Windows 11 não funcionar no seu PC – ou se a Microsoft recomendar que você evite executar o Windows 11 no hardware do PC – você verá uma mensagem informando sobre isso na página de configurações do Windows Insider, como na imagem abaixo.

Windows 11: como instalar de forma rápida e oficial | 9d162cd3 observacao | married games dicas, artigos, tecnologia | microsoft, sistema operacional, tecnologia, windows 10, windows 11 | windows 11

3. Agora, depois de vincular sua conta do Windows Insider, você será solicitado a “Escolha suas configurações do Insider”. Escolha “Dev Channel” para obter o Windows 11 Insider Preview e clique em “Confirmar”.

Windows 11

Na próxima tela de acordo, clique em “Confirmar”. Depois disso, clique em “Reiniciar agora”. Quando a reinicialização for concluída, seu PC estará totalmente conectado e inscrito no Programa Windows Insider.

Baixe o Windows 11 Preview

  1. Agora que seu PC foi inscrito no programa Windows Insider, abra Configurações e navegue para Configurações> Atualização e segurança> Programa Windows Insider novamente. Clique em “Verificar atualizações” e, após um momento, o Windows 11 Insider Preview começará o download.
Windows 11: como instalar de forma rápida e oficial | 7271e31a windows update | married games dicas, artigos, tecnologia | microsoft, sistema operacional, tecnologia, windows 10, windows 11 | windows 11

2. Reinicie sua máquina, após um longo processo de download e instalação dentro do Windows Update. O Windows Update assumirá a atualização do seu PC enquanto você vê uma tela azul que mostra o progresso e diz “Seu computador pode reiniciar algumas vezes”. Isso é realmente reconfortante porque, provavelmente, o Windows reiniciará seu computador de teste pelo menos cinco vezes durante a atualização.

Windows 11: como instalar de forma rápida e oficial | 71ad781c tela azul | married games dicas, artigos, tecnologia | microsoft, sistema operacional, tecnologia, windows 10, windows 11 | windows 11

3. De repente, seu PC irá reiniciar em uma tela de login com o relógio em um novo local. Seu PC agora está executando o Windows 11 Insider Preview. Sua conta será a mesma, então faça login e você verá o Windows 11 em toda a sua glória.

Windows 11: como instalar de forma rápida e oficial | 6cbace18 atualizado para o windows 11 | married games dicas, artigos, tecnologia | microsoft, sistema operacional, tecnologia, windows 10, windows 11 | windows 11

Relacionado

Avatar of denner perazzo

Jornalista, 26 anos. Apaixonado pelo que faço e sobre o que escrevo.