Pesquisar
Close this search box.

Infinix explica o funcionamento das baterias de smartphones e dá dicas para preservá-las

Paralelamente à evolução dos aparelhos celulares, os cuidados com o carregamento e a manutenção dos dispositivos também mudaram e usuários podem evitar o desgaste precoce da bateria com pequenos ajustes em suas rotinas de uso

Alguns hábitos simples dos usuários de smartphones podem resultar no desgaste precoce da bateria do aparelho. Entretanto, outras medidas igualmente básicas podem evitar que isso aconteça. Para explicar o funcionamento desse componente fundamental dos aparelhos celulares e indicar maneiras de preservar seu bom funcionamento, Gustavo Massette, Gerente de Produtos Mobilidade na Positivo Tecnologia, compartilha dicas e informações relevantes para consumidores de dispositivos de qualquer marca e faixa de preço.

Você também pode gostar:
Minecraft: Tudo sobre um dos Jogos mais Famosos do Mundo
TODOS os Comandos para Minecraft e como Executá-los
Saiba como Baixar e Instalar o Minecraft no seu PC, MAC e Mobile
Mods OBRIGATÓRIOS para Todos Jogadores de Minecraft
Maono DM30: A Escolha Perfeita Para Podcasters E Streamers
5 Melhores Microfones Para Podcast, Gamer, Streaming E Youtube Até R$ 400

Baterias de smartphones
Como preservar as baterias de smartphones

O funcionamento da bateria dos celulares

A bateria de um celular mudou muito desde os primeiros modelos. Inicialmente produzido com níquel-cádmio, hoje o componente conta com materiais muito mais resistentes e seguros, feitos com polímero e íon de lítio. Essa evolução impactou diretamente na vida dos usuários, que deixaram de enfrentar alguns problemas de preservação bastante comuns, como o chamado “efeito memória”, que fazia com que sua capacidade de carga retida caísse abruptamente e não com o passar do tempo.

“Esse é um problema que ficou no passado a partir da fabricação com polímero e íon de lítio. Claro que com o passar do tempo qualquer bateria perde a sua capacidade máxima, mas os usuários não precisam mais lidar com o que costumávamos chamar de ‘bateria viciada’. Com a perda repentina de sua capacidade”, Gustavo explica que isso não acontece mais por uma condição do próprio material utilizado na bateria, mas reforça que ainda é preciso tomar determinados cuidados no dia a dia para evitar que o desgaste não seja mais rápido do que o normal.

Nas baterias atuais, os íons de lítio se encarregam pelo fluxo de cargas elétricas do componente e fazem com que ela seja alimentada e carregue um aparelho. Normalmente, esse tipo de bateria suporta uma quantidade de ciclos de carga (quando ela vai de 100% da capacidade para zero) que pode mudar a partir da forma como é utilizada, inclusive no momento do carregamento e quando exposta a temperaturas fora do comum.

Já para saber o tempo que a bateria irá se manter carregada, em uso, é importante entender o conceito de mAh (miliampere-hora), uma subunidade de medida que serve para identificar as transferências de carga elétrica através de uma corrente de um ampere durante uma hora. “Esse é um dado que o usuário precisa se atentar para saber a duração média da bateria, o que não tem a ver diretamente com a sua potência. O Infinix HOT 11, por exemplo, tem capacidade de 6.000 mAh, o suficiente para dar uma grande autonomia de até 53h em ligação e podendo durar dias em um uso normal – a depender, é claro, das atividades desempenhadas com o aparelho nesse período”, analisa Gustavo.

Dicas para preservar a bateria do celular

Mesmo com certos problemas resolvidos graças à evolução da tecnologia, é importante saber como evitar a aceleração do desgaste natural da bateria. Entre as dicas para preservar seu bom funcionamento por mais tempo estão:

Evitar deixar a bateria com menos de 20% de carga ou mais de 80%:

“Para prolongar a vida útil da bateria, evite que esta opere em condições de alto estresse de corrente. Uma regrinha que pode ser utilizada é tentar manter a carga sempre entre 20% e 80%. Essa porcentagem exata pode variar entre aparelhos, mas, em geral, podemos considerar esses valores para que a bateria opere em sua tensão nominal, que é a condição mais confortável para operação”.

Evitar expor o aparelho a temperaturas muito altas ou muito baixas:

“Por conta das atividades químicas do interior da bateria de íon de lítio, a temperatura à qual o aparelho é exposto interfere no seu funcionamento e vida útil. Por isso, é aconselhável não utilizar o aparelho em locais com temperaturas acima de 40ºC ou muito baixas, evitando expor a fontes de calor ou exposição direta ao Sol, além de ambientes com alta umidade”.

Evitar utilizar o aparelho enquanto ele estiver carregando:

“Pode parecer óbvio, mas quando utilizado ligado à tomada, o celular demora mais para completar a carga e esquenta mais rápido – tanto pelo carregamento quanto pelo calor emitido pela própria mão do usuário. Dessa forma, o aumento de temperatura também prejudica o funcionamento do aparelho”.

Além desses cuidados, existem ferramentas que ajudam na preservação da bateria do celular. A Infinix, por exemplo, conta com a aplicações pré-instaladas, como ‘Phone Master’ e ‘Maratona de Energia’, que permitem ao usuário acompanhar o consumo de energia e economizar na carga.

Cuidados com o carregador

Por fim, outro fator importante para preservar a bateria é sempre utilizar um carregador original ou de qualidade. Os celulares Infinix ZERO 5G e Infinix NOTE 10 Pro, por exemplo, vêm com um carregador de 33W com certificado de rapidez e segurança emitida pela TÜV Rheinland. “Além da segurança do certificado e da qualidade do carregamento, as tecnologias proprietárias de carga rápida dos carregadores Infinix dão ainda mais tranquilidade e conforto para os usuários”, ressalta Gustavo.

Para informações adicionais e especificações dos smartphones Infinix lançados e fabricados pela Positivo Tecnologia no Brasil, acesse o site.

Sobre a Positivo Tecnologia

A Positivo Tecnologia é uma empresa brasileira de tecnologia que desenvolve, fabrica e comercializa computadores, celulares, tablets, dispositivos para casas e escritórios inteligentes, servidores e soluções para infraestrutura de TI, além de acessórios, terminais móveis de pagamento e tecnologias educacionais. Também oferece serviços integrados em locação de equipamentos de informática e mobilidade, mídia programática e suporte técnico.

O conjunto de produtos e serviços é voltado para consumidores finais, empresas, escolas e instituições públicas. A Companhia foi fundada em 1989, possui sede administrativa em Curitiba (PR), cinco fábricas no Brasil, além de presença na Argentina, Quênia, Ruanda, China e Taiwan. O portfólio de marcas e negócios é composto por Positivo, Positivo Casa Inteligente, Positivo Servers & Solutions, VAIO, Compaq, Anker, Infinix, 2A.M e Educacional. Informações adicionais podem ser obtidas no site.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias, sobre como os melhores monitores gamers, no nosso site.

Saiba mais sobre a identificação com personagens de videogame e como isso pode tornar seu jogo um sucesso
Entenda mais sobre a arte conceitual de personagens de videogame
Saiba mais sobre animação de personagens 3D
Veja algumas estratégias de Marketing Digital para Jogos
Aprenda como Criar seus Jogos e todas as etapas do desenvolvimento
Saiba mais sobre a função do Modificador Boolean no Blender