Pesquisar
Close this search box.

BIG Awards 2023 elege SEASON: A Letter to the Future como Melhor Jogo do BIG Festival

Vencedores das categorias Melhor Jogo, Melhor Jogo: Brasil e Melhor Jogo: América Latina receberam, cada um deles, um prêmio de R$5 mil, além do troféu BIG Awards

SEASON: A letter to the future, jogo canadense desenvolvido pelo Scavengers Studio, é o grande vencedor da categoria Melhor Jogo do BIG Awards 2023 deste ano. Nesta sexta-feira (30), o BIG Festival, maior festival de games na América Latina, reconheceu e premiou os melhores jogos independentes do ano em diversas categorias.

Entre os principais premiados da noite também estão Bloodless, da Point N’ Sheep, na categoria Melhor Jogo: Brasil e What Lies in the Multiverse, do chileno IguanaBee & Studio Voyager, na categoria Melhor Jogo: América Latina.

“Isso é muito animador, nosso time está muito feliz pela conquista. Gostaria de parabenizar a todos que ganharam nesta noite, foi maravilhoso assistir à premiação e vibrar com os ganhadores. Obrigado por acreditarem no projeto, nossa equipe ficou muito lisonjeada por tantas categorias competidas e, ainda mais, pela conquista de melhor jogo!”, comentou Katie Postma, Community Outreach Specialist do Scavengers Studio, durante a entrega do prêmio.

Além do troféu do BIG Awards, os três títulos eleitos como Melhor Jogo, Melhor Jogo: Brasil e Melhor Jogo: América Latina pelo júri do BIG Festival 2023 receberam, cada um, R$5 mil. As demais categorias da cerimônia garantiram aos vencedores um troféu exclusivo que os reconhecem como os grandes vencedores da noite.

Nosso time presenciou muitas formas de fazer jogos durante a carreira, e definitivamente é melhor assim, juntos por um objetivo. Gostaria de agradecer à organização e curadoria do evento pela oportunidade a atenção ao projeto, é nosso segundo ano na feira e, finalmente, saímos vitoriosos em meio a tantos ótimos jogos finalistas! Viva o indie brasileiro!“, comemorou Danilo Freire, da Point N’ Sheep.

Outras vitórias de destaque do BIG Awards são Universe for Sale, do italiano Tmesis Studio, na categoria Melhor Arte; e RAILGRADE, do estúdio japonês Minkata Dynamics, na categoria Melhor Gameplay.

Já na categoria Inovação, o jogo vencedor foi  Touch Type Tale, do alemão Pumpernickel Studio. Nesta edição do BIG Awards, o BIG Festival ainda premiou três jogos nas categorias BIG Impact: Educacional, Questões Sociais e Diversidade. Nessa seção, os premiados da cerimônia foram, respectivamente, Turma das Patinhas, do brasileiro Crenix Games; Atuel, do estúdio argentino Matajuegos; e A Year of Springs, da japonesa npckc.

Ao todo,  626 jogos de 52 países foram inscritos à premiação. Os jogos enviados foram avaliados pelo Comitê de Seleção do festival e 110 foram eleitos para concorrerem nas 18 categorias da premiação, incluindo Melhor Narrativa, Som, Multiplayer e muito mais. Confira, nas linhas a seguir, todos os vencedores do BIG Awards, com declarações de alguns representantes dos estúdios premiados:

Vencedores do BIG Awards 2023

Melhor Jogo
SEASON: A letter to the future
Desenvolvedor: Scavengers Studios (Canadá)

Melhor Jogo: Brasil
Bloodless
Desenvolvedor: Point N’ Sheep

Melhor Jogo: América Latina
What Lies in the Multiverse
Desenvolvedor: IguanaBee & Studio Voyage (Chile)

Melhor Jogo Inédito
Stray Gods: The Roleplaying Musical
Desenvolvedor: Summerfall Studios (Austrália)

BIG Impact: Educacional
Turma das Patinhas
Desenvolvedor: Crenix Games (Brasil)

BIG Impact: Questões Sociais
Atuel
Desenvolvedor: Matajuegos (Argentina)

BIG Impact: Diversidade
A Year of Springs
Desenvolvedor: npckc (Japão)

Melhor XR / VR
YUKI MRrcade Mode
Desenvolvedor: ARVORE Immersive Experiences (Brasil)

Melhor Som
Sunday Gold
Desenvolvedor: BKOM Studios (Canadá) 

Melhor Arte
Universe for Sale
Desenvolvedor: Tmesis Studio (Itália)

Melhor Narrativa
SEASON: A letter to the future
Desenvolvedor: Scavengers Studio (Canadá)

Melhor Gameplay
RAILGRADE
Desenvolvedor: Minkata Dynamics (Japão)

Inovação
Touch Type Tale
Desenvolvedor: Pumpernickel Studio (Alemanha)

Melhor Multiplayer
Dorfs: Hammers for Hire
Desenvolvedor: Ravegan (Argentina)

Melhor Jogo Infantil
Turma das Patinhas
Desenvolvedor: Crenix Games (Brasil)

Melhor Jogo Mobile
Sequenza
Desenvolvedor: An Otter Game Studio (Argentina)

​Melhor Jogo de Estudante
Animal Planner
Desenvolvedor: MittagPause Studio (Aalto University) (China)

WINGS Spotlight
a pet shop after dark
Desenvolvedor: npckc (Japão)

Mesmo após o BIG Awards, todos os 110 jogos indicados à premiação continuam disponíveis para testar no espaço físico do BIG Festival 2023. Além disso, os visitantes podem experimentar os títulos selecionados para o Panorama Brasil.

Panorama Brasil 2023 by Banco do Brasil

Além do BIG Awards, o BIG Festival 2023 conta com o Panorama Brasil by Banco do Brasil — uma mostra não competitiva, com 40 games brasileiros. Nesta edição, nove games do Panorama Brasil 2023 foram desenvolvidos por estudantes. Em comparação ao ano passado, essa lista recebeu três títulos a mais.

No BIG Festival 2023, dois jogos que estiveram no Panorama Brasil do último ano voltaram ao evento, mas desta vez com indicações ao BIG Awards: o Astrea: Six-Sided Oracles, desenvolvido pelo estúdio Little Leo Games, concorreu às categorias Melhor Som, Melhor Jogo: Brasil e Melhor Jogo: Internacional e o  título Bloodless, da Point N’ Sheep, figura entre os concorrentes ao Melhor Jogo: Brasil.

BIG Festival 2023 e programação completa na sua mão!

BIG Festival preparou mais uma grande novidade para o público deste ano. O festival disponibilizou um site para que o visitante consiga fácil acesso à programação completa de cada dia, mapa do local, convidados e muito mais. O site é totalmente focado no mobile e permitirá que o público do BIG possa acessar todas as informações sobre o evento onde e quando quiser. Para conferir, basta acessar o link.

Agora, fale conosco e diga se você curtiu as novidades e aproveite para ler mais notícias, como sobre a placa de vídeo RTX 4090 no nosso site.

Saiba mais sobre a função do Modificador Boolean no Blender
Descubra o que faz, quanto ganha e como se tornar um Desenvolvedor de Games Profissional
Saiba mais sobre as Melhores Práticas de Level Design
Você sabe que é possível fazer jogos com JavaScript pode ser usada para fazer jogos? Mas, surge a questão de saber se ela é boa para essa tarefa.
Dicas valiosas para quem quem quer começar a fazer Arte para Jogos 2D
Saiba se ainda dá para ser um desenvolvedor de jogs e ter Sucesso Lançando Jogos 2D