Pesquisar
Close this search box.

5 de maio: Dia Mundial da Senha alerta para a importância de senhas fortes

5 de maio: Dia Mundial da Senha alerta para a importância de senhas fortes na proteção contra violações de segurança cibernética

Hoje, dia 5 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Senha (World Password Day) neste ano. Com tantos ataques cibernéticos ocorrendo recentemente, a data em questão se torna ainda mais importante para a conscientização sobre a importância do uso de senhas seguras e para a educação em segurança cibernética. De acordo com a recente pesquisa Threat Landscape Retrospective, da Tenable, empresa líder mundial em cibersegurança, mais de 40 bilhões de dados foram expostos em todo o mundo no ano de 2021. Somente na América Latina, o número de arquivos vazados ultrapassou 1,7 bilhões.

Já uma pesquisa da NordPass, feita com empresas listadas na Fortune 500, descobriu mais de 15 milhões de violações em 17 setores diferentes, o que mostra que essas empresas são vulneráveis a violações devido à falta de “higiene” de senhas. Segundo o levantamento, a própria palavra “senha”, que pode ser facilmente descoberta por cibercriminosos, continua sendo a senha mais usada em diferentes setores como varejo, tecnologia, finanças, energia, indústria química, agricultura, publicidade, hotelaria e RH. 

Dia mundial da senha
Dia Mundial da Senha

Celebrada todo ano na primeira quinta-feira do mês de maio, o Dia Mundial da Senha foi instituído para nos lembrar da importância de usar senhas fortes, que são mais seguras, para proteger nossos dados pessoais e confidenciais. A Tenable contribui com dicas rápidas e práticas sobre o tema:

É importante, além de uma senha forte, que o usuário tenha ao menos 2 formas de autenticação nos seus dispositivos e aplicativos conectados à internet. Para autenticação, o número de variáveis é mais importante do que o nível de complexidade dessas variáveis. Não há razão para uma senha conter mais do que de 4 a 6 dígitos. 

  • A autenticação pode ser baseada em quem você é (biometria), o que você sabe (pin), o que você tem (dispositivo/token) e de onde você está se autenticando (geolocalização).
  • Os gerenciadores de senhas e até mesmo os navegadores agora notificam quando as senhas são repetidas ou roubadas e sugerem senhas mais longas e mais fortes que eles lembram, em vez de você precisar lembrá-las.
  • A melhor maneira de usar senhas é não precisar usá-las manualmente! Obtenha um gerenciador de senhas como LastPass ou 1Password e use senhas mais complexas, difíceis de adivinhar e geradas aleatoriamente por meio de ferramentas como estas.

Curiosidade: você sabe qual é a história do Dia Mundial da Senha?

O pesquisador de segurança — Mark Burnet, em seu livro Perfect Passwords (publicado em 2005), encorajou as pessoas a estabelecerem um “dia de senhas” para atualizarem senhas importantes. Então, a Intel Security se inspirou em sua ideia e declarou toda primeira quinta-feira de maio como o Dia Mundial da Senha em 2013, para ampliar a conscientização sobre a necessidade de segurança de senha.

Sobre a Tenable

A Tenable®, Inc. é a empresa de Cyber Exposure. Mais de 30 mil organizações no mundo todo contam com a Tenable para entender e reduzir o risco cibernético. Como criadora do Nessus®, a Tenable ampliou sua experiência em vulnerabilidades para oferecer a primeira plataforma do mundo para verificar e proteger qualquer ativo digital em qualquer plataforma computacional. Entre os clientes da Tenable, estão mais de 50% das empresas da Fortune 500, mais de 30% das empresas da Global 2000 e agências governamentais de grande porte. Saiba mais em Tenable.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Saiba como criar seus personagens usando os 12 Arquétipos de Personagens nos Games
Saiba como Criar Personagens para Games com os ensinamentos que retiramos do sucesso do Super Mario
Aprenda como desenhar um personagem, seja para um jogo, livro ou quadrinhos e como ilustrá-lo
Aprenda Como Criar Personagens para Jogos com a história do Sonic
Saiba como começar o seu trabalho Modelando um Personagem de Jogos para seu game 3D
Saiba mais sobre a identificação com personagens de videogame e como isso pode tornar seu jogo um sucesso