Pesquisar
Close this search box.

GameJamPlus: Copa do Mundo de desenvolvimento de jogos promove programação especial

GameJamPlus terá cronograma com diversas ações socioculturais que acontecem pelo Rio de Janeiro, além do evento de encerramento na Casa Firjan

O desenvolvimento de jogos deixou de ser um nicho e já é uma área com grande potencial no mercado. A área que vem em crescente expansão e consolidação mostra que o que antes era categorizado como hobby, hoje é um dos setores com múltiplas oportunidades e uma carreira promissora. Desde 2018, a indústria de games é a que mais fatura no setor de entretenimento.

A empresa internacional de análise Newzoo estima que, em 2020, o mercado nacional alcançou US$ 2,18 bilhões de faturamento e 89 milhões de jogadores. A previsão é que esse setor ultrapassará US$ 200 bi em todo o mundo até 2023. Diante disso, é perfeitamente possível seguir uma carreira nessa área, que já alcançou grande abrangência e maturidade frente a outras profissões relativas às artes gráficas.

Leia Também:
Aprenda a criar Histórias em Quadrinhos
62 Melhores Mods De The Sims 4
15 Melhores Aplicativos Similares Ao HappyMod
Windows 10/11: Como Ativar Sem Instalar Nada
Guia Definitivo Para Criar E Desenhar Personagens
WordPress: Tudo Sobre O Criador De Sites

Gamejamplus
GameJamPlus

É com essa premissa nasceu a GameJamPlus, a maior maratona competitiva de desenvolvimento de jogos do mundo, que tem como propósito alavancar projetos do mundo todo por meio de uma metodologia que recebe qualquer tipo de profissional, seja ele iniciante independente, estudante da área, como também quem já está bem estabelecido no setor. O processo criado pela startup consegue se adequar a todos os níveis de experiência dos participantes, entregando o que cada um precisa para crescer como profissional.

Desde sua origem, a GJ+ tem orgulho de se denominar uma organização feita pela comunidade para a comunidade. O movimento já teve em sua história mais de 2000 pessoas voluntárias envolvidas, e na edição atual conta com sedes regionais e organizadores locais em 20 estados no Brasil e 19 países do mundo.

Chegando a final da sua 6a edição, a GameJamPlus promove um cronograma de atividades que traz sua essência latente do senso de comunidade. “Em todas as nossas edições, compartilhamos momentos únicos com os participantes e voluntários. Muitos tendo a experiência de viajar de avião pela primeira vez. Outros contam que nunca conheceram o mar.

Esse ano, com a confirmação de grandes patrocinadores como Bemobi, Artplan, UTI Vida, SICOOB, DT3, Alura, Rappi, Casa Firjan, Usina de Startups, SEBRAE, Apex e Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, a GP+ fez um planejamento para alcançar um outro nível de experiência para os nossos finalistas e temos a certeza de que será marcante para todos”, antecipa Ian Rochlin, CEO da GameJamPlus.

Imersão cultural 

Para iniciar a programação, a GameJamPlus vai oferecer um tour guiado por dentro da Rocinha, uma das comunidades mais icônicas da Cidade Maravilhosa, para 10 dos principais líderes nacionais e internacionais de desenvolvimento de jogos que estarão presentes no Rio de Janeiro em função da Grande Final da GP+. Em parceria com as ONGs Vivendo um Sonho Surf e Lutando para Crescer, o passeio visa uma experiência social e humana.

E já que estamos no auge das comemorações de São João, umas das festividades mais tradicionais da cultura brasileira, os organizadores da GJ+ vão incluir no roteiro uma visita à Feira de São Cristóvão, o mais importante pólo da cultura nordestina no Rio de Janeiro. “A ideia é que todos os participantes tenham acesso a nossa riqueza cultural, sejam eles de outros países, ou brasileiros de outros estados”, complementa Ian.

Legado para futuras gerações 

Ainda no quesito comunidade, a GameJamPlus, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, vai promover um encontro entre 100 profissionais que atuam no desenvolvimento de jogos de 10 países do mundo, ocupando as mais diversas áreas no setor, com mais de 100 crianças matriculadas em escolas públicas, que sonham em ingressar nesse universo e construir uma carreira profissional neste mercado.

Esse encontro será realizado na Nave do Conhecimento, localizada no Engenhão. O projeto assinado pela prefeitura visa democratizar o acesso ao universo digital em ambientes colaborativos e criativos, e oferece oficinas, cursos e eventos relacionados à Informática Básica, Economia Criativa, Tecnologias da Informação, Robótica e Programação, Trabalho e Empreendedorismo.

“Sempre tivemos como missão democratizar o universo dos games, além de capacitar talentos ao redor do mundo. Queremos que as crianças e adolescentes que já tenham essa vontade de trabalhar com jogos, saibam que esse universo é muito maior do que se imagina. Não há espaço somente para os gamers casuais ou jogadores profissionais de E-Sports, mas também para designers, programadores, contadores, profissionais de marketing, advogados, entre outras inúmeras carreiras que engloba uma empresa que produz jogos, além, é claro, dos programadores e profissionais de TI. E o espaço da Nave do Conhecimento é ideal para isso, porque possui uma estrutura de primeiro mundo, além de ser uma ferramenta gratuita”, explica Rochlin. 

O espaço é pensado para formar cidadãos capazes de conviver e de dialogar com a sociedade do conhecimento, valorizando a memória cultural e ambiental, a identidade local, produzindo conteúdos interativos, integrando arte, eletrônica e mobilidade e abrindo oportunidades de acesso aos recursos tecnológicos de última geração.

O Grand Finale

A cerimônia que marca a grande final, será realizada no dia 02 de julho (sábado) na Casa Firjan, um dos maiores símbolos de inovação e cultura do Rio de Janeiro. O evento receberá cerca de 200 pessoas de todo o mundo, que embarcaram na empreitada de desenvolver e aprimorar, em times, jogos com os mais variados temas e propostas. A maratona, que teve início em Outubro de 2021, contou com a produção de mais de 180 jogos. “Estamos muito orgulhosos da qualidade de desenvolvedores e produtos que tivemos nesta edição. Vamos anunciar os finalistas em uma cerimônia especialmente pensada, elaborada e organizada para esse momento”, afirma o executivo.

A grande final terá seu início às 16h do dia 02 de julho, e contará com a presença de lideranças locais de seus países que impulsionam e fomentam o desenvolvimento de jogos em sua região, além de nomes já confirmados como Pedro Caxa (o maior TikToker de desenvolvimento de jogos do Brasil e criador do game Camp Wars), Vanessa Riche (jornalista esportiva com mais de 20 anos de experiência em tv e rádio), Nicolle “Cherrygumms” Merhy (CEO da Black Dragons e-Sports, maior referência feminina em games no Brasil e Forbes Under 30), Davi Braga (CEO da Jovens Protagonistas e empreendedor brasileiro que ficou mais conhecido pela sua startup List-it ainda na infância) e Carol Paiffer (CEO da ATOM/S.A e integrante do programa Shark Tank Brasil).

Apesar de ser um evento fechado apenas para os convidados presenciais, a GameJamPlus irá transmitir ao vivo toda a cerimônia em seu canal oficial do YouTube em duas transmissões: português com tradução em LIBRAS e uma segunda com tradução simultânea em inglês. Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Veja algumas estratégias de Marketing Digital para Jogos
Aprenda como Criar seus Jogos e todas as etapas do desenvolvimento
Saiba mais sobre a função do Modificador Boolean no Blender
Descubra o que faz, quanto ganha e como se tornar um Desenvolvedor de Games Profissional
Saiba mais sobre as Melhores Práticas de Level Design
Você sabe que é possível fazer jogos com JavaScript pode ser usada para fazer jogos? Mas, surge a questão de saber se ela é boa para essa tarefa.