Pesquisar
Close this search box.

Esports: projetos exclusivos furam bolha gamer e conseguem atrair novos anunciantes

Marcas fora do universo dos esportes eletrônicos e games também buscam falar com os jogadores e a Gamers Club, maior plataforma de Esports da América Latina, prova que existem diversas maneiras de conversar com esse público

O universo gamer vem crescendo exponencialmente nos últimos anos, e esse assunto tem atraído cada vez mais anunciantes que desejam chamar a atenção desse público para os seus produtos e serviços. Estamos falando de um mercado que hoje tem cerca de 2,5 bilhões de jogadores online espalhados pelo mundo, segundo o levantamento da TchNET Immersive.

Nesse contexto, fica impossível pensar em quem não se interessaria em falar com este público, esteja ele no mobile, no computador ou no console. Nos esportes eletrônicos, os chamados Esports, essa realidade não é diferente, já que tem atraído um público diferenciado e grande, que cresceu 10,7% em 2021 em relação a 2020, de acordo com a 8ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), representando um salto de 44,7% para 55,4% no número de pessoas que praticam alguma modalidade de esporte eletrônico.

Essa “subcategoria” dos games dispõe às marcas endêmicas – que estão naturalmente inseridas neste universo – e não endêmicas – que estão fora do universo dos Esports e games – milhares de formas de conversarem com os jogadores e o público interessado na modalidade. Porém, será que a estratégia para isso é sempre a mesma? Principalmente para as marcas não endêmicas?

Gamers club
Mapa Universal Studios

A resposta, obviamente, é não e quem prova isso é a Gamers Club, a maior plataforma de esportes eletrônicos da América Latina, que foi criada a partir da comunidade, para a comunidade e atualmente conta com mais de 2 milhões de usuários cadastrados. Desde sua fundação, a empresa vem entendendo as dificuldades que os anunciantes têm em digitalizar suas campanhas para, então, desenvolver projetos exclusivos, em que seus clientes consigam conversar de maneira legítima e autêntica com o seu target, aumentando assim a percepção da marca frente aos usuários.

“As estratégias não são iguais para todos os clientes e públicos. O nosso trabalho é entender as dificuldades de cada um e as especificidades de seus produtos ou serviços para então sugerir projetos que façam sentido tanto para o anunciante quanto para os jogadores. Dessa forma, conseguimos fazer com que os gamers criem uma maior percepção sobre a marca, que está de certa forma contribuindo para o crescimento dos Esports e ‘atendendo às suas necessidades’ como pessoa dentro ou fora do jogo, e passem a desejá-la mais”, comenta Vinícius Zuñiga, Vice-Presidente Comercial da Gamers Club.

A plataforma, que já atendeu diversas marcas endêmicas e não endêmicas como Intel, Lenovo, Dell, Acer, Razer, Logitech, Buscofem, Monster, Clear Corretora e muitas outras, recentemente, desenvolveu dois projetos interessantes para o Itaú e para a Universal Studios. No caso do banco, que estava lançando o “Players Bank” – o banco para quem é gamer, a Gamers Club desenvolveu um mapa temático para o jogo CS:GO, onde era possível ver anúncios do novo produto do Itaú bem como interagir com conteúdos durante a partida.

O mapa criado para o Players Bank chegou a ser indicado organicamente pela Steam como uma das principais novidades do jogo, ficando entre os mais populares por alguns dias. Além disso, com diversos influenciadores participando da ação e jogando nesse mapa, ele tornou-se um dos mais baixados na história do CS quando falamos de mapas desenvolvidos exclusivamente para marcas parceiras.

“Desde o ano passado, temos desenvolvido ações inovadoras com a Gamers Club com foco nos gamers. Porém, o lançamento do Players Bank foi um passo importante para criar algo especialmente para eles. Então, o mapa temático de CS:GO foi a solução que encontramos para chamar a atenção desses usuários que estão inseridos diariamente no universo gamer. E foi algo tão bem executado, que o mapa chegou a ser indicado organicamente como uma das principais novidades do jogo, ficando entre os mais populares por alguns dias, e foi o mais baixado da modalidade. Então foi algo incrível e que deu muitos resultados para o Itaú”, comenta Luiz Alberto Fiebig Junior, especialista em marketing institucional e plataforma de Games & Esports do Itaú.

Gamers club | consoles, e-sports, gamer club, pc, player's bank | esports: projetos exclusivos furam bolha gamer e conseguem atrair novos anunciantes | 2feacc2b mapa itau | notícias
Mapa Itaú

Já no caso do estúdio de cinema, o intuito era divulgar sua nova animação, “Os Caras Malvados”, que foi lançada no dia 17 de março. Para isso, a Gamers Club e a agência VMLY&R criaram um mapa temático, a partir de cenários do filme, que ainda contava com banners de divulgação da estreia. A fim de dar maior visibilidade e engajamento, a plataforma também desenvolveu um showmatch entre os influenciadores BT e Liminha – ambos com mais de 500k de seguidores nas redes sociais -, que jogaram, entre si, uma partida de CS:GO dentro do mapa previamente criado.

A live dos influenciadores, que ainda exibiu o trailer da nova animação da Universal, chegou a contar com 5 mil espectadores simultâneos. “A criação de um mapa temático, por si só, já foi algo inovador e que chamou a atenção do público interessado em CS:GO para a estreia da animação ‘Os Caras Malvados’. Porém, esse plus, de fazer um showmatch com grandes influenciadores dos Esports, que trouxe cerca de 5 mil espectadores simultâneos, ainda deu mais visibilidade para o filme. Então, com certeza a Gamers Club conseguiu entender a nossa demanda e transformar em algo visualmente bonito, além de atrativo para aqueles que estão inseridos nesse mercado, dando mais engajamento ao nosso público”, comenta Lucas Chedas Mazon, supervisor de mídia da agência VMLY&R.

“Em um mercado tão amplo quanto os Esports, a Gamers Club mostra que não há uma estratégia única para conversar com seu público-alvo. Principalmente para as marcas não endêmicas, que não estão naturalmente inseridas no dia a dia dos gamers, os caminhos são inúmeros e as dúvidas sobre qual seguir também. Seja como for, a Gamers Club se mostra como uma ótima opção para os anunciantes se inserirem nesse mercado de forma leve, legítima e genuína”, complementa Vinícius.

Sobre a Gamers Club

Gamers Club, subsidiária da Immortals Gaming Club (IGC), é a maior plataforma de esportes eletrônicos da América Latina, que atualmente conta com mais de 2 milhões de usuários cadastrados. Criada a partir da comunidade e para a comunidade, o que traz legitimidade para a plataforma e sua base, a empresa disponibiliza todas as funcionalidades para que um jogador amador ou aspirante a profissional precise para praticar, jogar, competir e se divertir. 

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Saiba como criar seus personagens usando os 12 Arquétipos de Personagens nos Games
Saiba como Criar Personagens para Games com os ensinamentos que retiramos do sucesso do Super Mario
Aprenda como desenhar um personagem, seja para um jogo, livro ou quadrinhos e como ilustrá-lo
Aprenda Como Criar Personagens para Jogos com a história do Sonic
Saiba como começar o seu trabalho Modelando um Personagem de Jogos para seu game 3D
Saiba mais sobre a identificação com personagens de videogame e como isso pode tornar seu jogo um sucesso