Pesquisar
Close this search box.

Jogos e NFTs: 73% dos gamers acreditam que em algum momento possuirão NFTs

Segundo pesquisa inédita feita pela bayz®, 66% dos gamers brasileiros já conhecem ou pelo menos ouviram falar de tokens não-fungíveis

Os NFTs ou tokens não-fungíveis viraram um fenômeno nos últimos anos, sendo um dos termos mais buscados no Google em 2021. Os ativos criados a partir da tecnologia blockchain ganharam espaço não apenas no interesse dos brasileiros por conhecer um novo universo, como também por fazer parte dele, adquirindo as identidades digitais de um item.

É o que mostra a pesquisa da bayz® – “Jogos em web3: Potencial de Adoção na População Gamer Brasileira” – realizada em parceria com a Offerwise. O estudo aponta que 73% dos gamers que já conhecem ou ouviram falar de NFTs têm convicção ou quase certeza de que, em algum momento, possuirão um ativo digital. O universo contempla 66% dos brasileiros que se consideram gamers e afirmam conhecer, em algum nível, os tokens não-fungíveis.

Jogos e nfts
Tipos de investimento

As motivações para possuir NFTs variam. Entre os participantes da pesquisa, 41% acreditam na valorização e na possibilidade de possuir um asset que pode valer muito dinheiro; 37% acreditam que os NFTs podem se tornar grandes oportunidades de negócios para eles; 37% também se interessam em possíveis benefícios que os NFTs podem trazer, como acesso a produtos e serviços exclusivos; e 32% trazem a expectativa de ter a possibilidade de interferir sobre as decisões em produtos e serviços, especialmente dentro dos games.

Para o cofundador da bayz®, João Borges, a pesquisa é reveladora sobre o interesse e conhecimento por parte do público gamer em NFTs. Segundo o executivo, quanto mais as pessoas começarem a conhecer sobre esse universo, mais entenderão que os NFTs não trazem apenas benefícios financeiros. “Há muitas possibilidades que as empresas e marcas podem explorar com os NFTs, como oferecer experiências diversificadas e exclusivas, que em muitos casos podem ultrapassar o valor monetário”, destaca.

A pesquisa traz um cenário atualizado sobre o comportamento dos gamers do país quando o assunto são os jogos na web3, também conhecida como a “terceira fase da internet”, uma rede transparente e descentralizada, com base na inteligência artificial e tecnologia blockchain. Considerando os jogos Play & Earn, aqueles que oferecem formas de benefício monetário enquanto o usuário investe tempo em seus jogos, 56% dos entrevistados afirmam ter conhecimento sobre a modalidade e 28% já jogaram alguns desses jogos.

“Tendo em vista que os investimentos das desenvolvedoras e incubadoras de guildas desses jogos ganharam mais força a partir de 2021, ambos níveis de conhecimento e de adoção dessa nova categoria também são bastante altos, resultados que mostram que estamos no caminho de crescimento e que o mercado deverá expandir até sua fase de adoção massiva e consolidação”, afirma o executivo.

A pesquisa traça, ainda, um paralelo entre o comportamento de compra nos games em geral e nos jogos NFT. Foram abordados jogadores multiplataforma, em que o smartphone, o computador e o console de videogame foram os dispositivos com os principais focos. 63% dos jogadores de celular declararam ter comprado ao menos 1 jogo pago nos últimos 12 meses, além dos ativos e itens dentro dos jogos, sendo que 37% destes compraram frequentemente.

Quando perguntados sobre quais tipos de ativos, 23% declaram ter comprado ‘tokens e NFTs’ e quanto aos métodos de pagamento, 9% já usaram cripto nas transações. Quando vamos para computador, a parcela de jogadores que gastou com CD-Roms de jogos, cópias digitais ou mesmo DLCs (conteúdo extra para download, como pacotes de expansão e outros complementos) é de 62% e não muito diferente do comportamento nos jogos de celular. Nessa plataforma, já sobe para 29% a parcela que comprou ‘tokens e NFTs’ e para 13% quem usou criptomoeda para pagar.

Sobre a bayz®

A bayz® constrói e mantém as comunidades de jogos web3 mais engajadas, embarcando jogadores, desenvolvedoras e marcas para participar do futuro dos jogos. Fundada em 2021, a empresa já investiu US$1,5 milhão em diversos títulos de jogos blockchain, entre eles Metasoccer, Axie Infinity, Castle Crush, Monkey League e Thetan Arena. A bayz® também é a representante oficial de um dos maiores metaversos descentralizados do mundo, o The Sandbox.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Saiba como Criar Personagens para Games com os ensinamentos que retiramos do sucesso do Super Mario
Aprenda como desenhar um personagem, seja para um jogo, livro ou quadrinhos e como ilustrá-lo
Aprenda Como Criar Personagens para Jogos com a história do Sonic
Saiba como começar o seu trabalho Modelando um Personagem de Jogos para seu game 3D
Saiba mais sobre a identificação com personagens de videogame e como isso pode tornar seu jogo um sucesso
Entenda mais sobre a arte conceitual de personagens de videogame